Postagem do dia 24.08.2016

Deputados ameaçam sair na “porrada” na sessão da AL
Osmar Baquit gesticulando
           Olho vivo! Tempo quentíssimo no plenário da Assembleia na manhã desta quarta-feira quando os deputados Osmar Baquit (PSD), Agenor Neto, Tomaz Holanda e Daniel Oliveira, todos do PMDB, se envolveram numa discussão calorosa, que começou porque Agenor relatou o caso da presença do governador Camilo em Iguatu e que ele, governador, teria fugido a um debate público sobre as questões essenciais da região, como dinheiro para o Hospital Regional. "Eu só queria saber o porque dessa perseguição do Governador insuflado pelos Ferreira Gomes", perguntou Agenor.
          Baquit tomou as dores, atrapalhou o deputado Renato Roseno (Psol), que já estava na tribuna, e aí começou o bate boca incontrolável entre os quatro com alguns xingamentos de parte a parte. Agenor e Tomaz saíram para a “porrada”, mas foram contidos.
           O deputado Daniel Oliveira (foto), que já tinha tido uns entreveros com Baquit em sessão anterior, botou mais lenha na fogueira e disse que Baquit era um baderneiro contumaz. O tempo fechou, mas a turma do “deixa disso” agiu rápido e evitou o confronto. Sorte ninguém estar armado. Aliás, desde os tiros na Assembleia antiga que deputado não entra mais armado em plenário.
      O jeito foi encerrar a sessão, a única que a Casa realizou nesta semana de período eleitoral, por falta de clima. Mesmo porque, se continuasse, a chama da discórdia poderia reacender.

24.08.2016


24.08.2016

Também vamos perder o camarão cultivado?
          A praga “Mancha Branca” instalou-se nas fazendas de camarão do Ceará já tendo dizimado uma grande quantidade de viveiros na região de Aracati a Parajuru expandindo-se agora para a costa Oeste em direção a Camocim.
          Produtores de camarão de São Gonçalo do Amarante, Paraipaba e Paracuru já sentem o problema, que também  foi detectado em Acaraú.
          Este vírus é letal para camarões, mas  inofensivo para humanos, e  se instalou no Ceará. A  mancha branca já dizimou produções inteiras do crustáceo e ameaça fechar fazendas de cultivo. Em Jaguaruana, um dos principais polos produtivos do Estado, pequenos produtores têm se apavorado com a ideia de perder o sustento e buscam apoio científico e financeiro para manter o negócio, segundo registra o jornal O Povo.
          No Ceará, a mancha branca foi detectada em 2005 pelo Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC) em viveiros do município de Aracati (a 148 quilômetros de Fortaleza). Mas o surto foi caracterizado somente neste ano. Entre os danos causados ao camarão, são visíveis calcificações na carapaça e mudanças na coloração. Além disso, uma vez infectado o animal, a  morte é rápida.
          Por falta de cuidados, praga, seca e má gestão o Ceará já deixou de produzir lagosta, algodão, óleo de oiticica, mamona, cera de carnaúba, etc. produtos que foram importantes na pauta de exportação cearense.
          A pecuária está se acabando com a seca e falta de apoio do Governo   às fazendas. Calcula-se que nestes cinco anos de seca o Ceará já perdeu (por  morte, abate,transferência para outras regiões) cerca de 1,5 milhão de cabeças de gado.  E a castanha de caju vem em queda acentuada.

24.08.2016

Deputado pede proteção à Polícia Federal para andar em Parambu
         Dizendo-se ameaçado por políticos de Parambu, cidade dos Inhamuns,  o deputado federal  Genecias Noronha, do Partido Solidariedade, denunciou o fato ao presidente da Câmara Federal e pediu segurança à Polícia Federal.
        O deputado, acompanhado da esposa, deputada estadual Aderlânia Noronha, registrou BO na Delegacia de Tauá,  afirmando  que durante visitas ao comercio da cidade (Parambu) estava sendo seguido e constrangido por algumas pessoas.

24.08.2016

Otimismo e pessimismo empatam em pesquisa de expectativa  com profissionais 
A Fecomércio-Ce em parceria com o Conselho Regional de Economia (Corecon-Ce) divulgam a décima quarta edição da pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE). A pesquisa, de periodicidade bimestral, colheu no período julho-agosto as expectativas de 130 especialistas em economia.
           A amostra reúne profissionais dos mais diversos setores como: indústria, agricultura, setor público, mercado financeiro, comércio e serviços. Economistas, empresários, consultores, executivos de finanças, professores universitários, pesquisadores, analistas e dirigentes de entidades diversas contribuíram com suas percepções.
          A pesquisa pontua de zero a 200 pontos as variáveis analisadas. Abaixo de 100 pontos configura-se uma situação de pessimismo e acima desse valor, otimismo. Das nove variáveis investigadas, os analistas revelaram otimismo em apenas quatro: taxa de inflação (143,0 pontos), taxa de câmbio (120,9 pontos), cenário internacional (120,9 pontos) e taxa de juros (114,8 pontos).
          Além da evolução do PIB, os analistas revelaram pessimismo com quatro variáveis: gastos públicos (95,7 pontos), que na pesquisa anterior foi avaliada com otimismo, oferta de crédito (85,7 pontos), nível de emprego (83,0 pontos) e salários reais (40,0 pontos), que atingiu a menor pontuação.
          No caso de  Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE), a pesquisa  revela, na sua décima quarta edição,  que ocorreu um aumento, embora pequeno, no ceticismo dos analistas cearenses consultados, conforme indica o índice de percepção geral. O otimismo, capturado pelo índice de percepção futura (116,7 pontos), todavia, ainda é pequeno. Os resultados mostram que as incertezas quanto ao cenário econômico não foram dissipadas. (Fonte: Fecomercio).

24.08.2016


24.08.2016

Portal da Transparência do Ceará chega a 1 milhão de consultas
Com oito anos de existência, o Portal da Transparência do Ceará apresenta crescimento expressivo no número de consultas e atinge, nesta terça-feira (23), a marca de um milhão de consultas. São pessoas que buscam informações públicas sobre o Estado relacionadas à gestão administrativa, como licitações, contratos, recursos humanos, despesas, projetos, execução orçamentaria, receitas, entre outros.

          Para o secretário-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Flávio Jucá, a marca é motivo para comemorar. “Estamos bastante felizes com o alcance de um milhão de acessos no Portal da Transparência do Ceará. Isso mostra que a população cearense aprova, gosta e busca o Portal como referência para obter informações e, assim, interagir efetivamente com o Estado”, destaca.

24.08.2016

Heitor e seu dia de candidato já com a foto oficial
        Sequenciando  seu dia de candidato a Prefeito de Fortaleza, o deputado Heitor Ferrer (foto oficial da campanha)  cumpre hoje  expediente matinal  na Assembleia Legislativa e, à tarde, às 13h10, participa do primeiro de debate com os demais candidatos na Tv Cidade, às 17 horas faz bandeiraço na Avenida 13 de Maio em frente à Igreja de Fátima.
À noite, a partir das 19 horas, o candidato reservou para reunião sobre acessibilidade e inclusão social com representantes de entidades de apoio a deficientes físicos – na sede do PSB  (Rua Deputado João Pontes, 756 - em frente à Pça. Argentina Castelo Branco - Bairro de Fátima).

24.08.2016

Pôquer internacional em Manaus
        Uma atividade que vai  tomar conta do Tropical Hotel, em Manaus,  ainda este ano é o pôquer profissional. Dirigentes do BSOP Pôquer passaram pelo empreendimento da Ponta Negra para acertar a utilização do espaço para um grande torneio internacional da modalidade.
        Como sempre acontece, esses jogos são transmitidos por canais internacionais e têm adeptos em todas as partes do mundo, diz o jornalista Paulo Roberto Pereira, de  Manaus).

24.08.2016

Comtur e Fortur fazem reunião para acertar pautas
O  Conselho Municipal de Turismo de Fortaleza (COMTUR) e do Fórum de Turismo do Ceará (FORTUR) realizam na quinta-feira, 25,  Assembleia Geral Ordinária  e conjunta  com a seguinte pauta:
1. Apresentação dos resultados  da competitividade turística do Ceará no 1º semestre de 2016 - SETUR CE;
2. A importância do Museu do Caju para o Turismo no estado;
3. Definição de como se dará a participação dos candidatos à prefeitura de Fortaleza e Câmara Municipal de Fortaleza;
4. Constituição de Comissão  do FORTUR para formulação de pauta do segmento  turístico aos candidatos nesta eleição.
Edgar e Pedro
        Pedro Carlos da Fonseca e Edgar Sá, coordenadores das duas entidades, conduzem o evento que acontecerá no Auditório 6 do Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa.

24.08.2016


24.08.2016

Incentivo dos bons
          Na venda de um imóvel avulso no mês de agosto, além da comissão (4%) a construtora Dias de Souza concederá bônus de 20 mil reais ao  corretor. Os empreendimentos são o Carmel Imperial, o Monte Carmel e Juan Gris. É o que informa a Priscila (Eventos) Cavalcanti.

24.08.2016

“Django Livre” com palestra
         Nesta quarta-feira no Auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades da UFC, o Cine Freud apresenta o épico “Django Livre”, do diretor Quentin Tarantino, com palestra de Caciana Linhares, diretora do Cinema de Arte. Começa às 14 horas e a entrada é grátis.
        No elenco estão Jamie Foxx, Cristoph Waltz e Leonardo Di Caprio (foto).

24.08.2016

João Pessoa recebe agentes com hospedagem gratuita
          O Festival do Turismo de João Pessoa desde o início oferece hospedagem gratuita durante os dias do evento para os agentes convidados pelas operadoras parceiras. Este ano os agentes serão trazidos principalmente pelas operadoras Flytour, FRT, G7, Iberoservice, Masterop, MMT Gapnet e TREND.
          Além da hospedagem, o evento também patrocina caravanas rodoviárias, vindas de vários lugares do Nordeste. O agente de viagem deve procurar as operadoras e solicitar a sua inscrição diretamente com uma delas.
        O 6º Festival JPA será realizado nos dias 21 e 22 de outubro de 2016, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações. (Fonte: Jefferson Severino).

24.08.2016

OBS: Para ler as CURTAS SOCIAIS clique em Postagens mais Antigas.

24.08.2016

CURTAS SOCIAIS
*Folhinha de hoje a querida amiga Wilma Patrício terá seu aniversário comemorado com uma missa na Igreja de Santa Luzia.
*Também fazem aniversário na data Norma (sra. Humberto Bezerra com ela na foto), Antônio Sales, Elba Justa e Rosália Barbosa.
*Outro aniversariante da data é o humorista João Neto também conhecido como Zé Modesto.
*As amigas do grupo “As Azuis”, como eu já disse, estiveram reunidas na sua confraternização mensal na chácara de Fátima Goulart, no Euzébio, num momento de descontração e alegria. Na foto, a partir da esquerda,  Maria Vanda Sá, Wilma Patrício, Mana Holanda, Maria Vital, Márcia Medeiros, Marciane Ferrer, Leda Maria, Tane Albuquerque e a anfitriã.
*Aristeu Pires, de Móveis de Design Autoral, em Canela, RS,  convidando para um “happy hour” neste sábado no Espaço Canela Premium. “Sorry”, mas não dá para ir.
*O G2 Cia de Dança de Curitiba, uma das mais renomada do Estado do Paraná, formada por bailarinos veteranos e com idade média de 55 anos, permanece em Fortaleza para temporada nesta semana, na Caixa Cultural.
*De 25 a 28/08 será apresentado o inédito espetáculo La Cena. A montagem é uma homenagem a alguns clássicos do balé, mas de forma bem lúdica. Uma performance extra acontecerá no Shopping Iguatemi nesta quarta-feira dia 24. 
*Por hoje contei. Até amanhã.