24.08.2016

Otimismo e pessimismo empatam em pesquisa de expectativa  com profissionais 
A Fecomércio-Ce em parceria com o Conselho Regional de Economia (Corecon-Ce) divulgam a décima quarta edição da pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE). A pesquisa, de periodicidade bimestral, colheu no período julho-agosto as expectativas de 130 especialistas em economia.
           A amostra reúne profissionais dos mais diversos setores como: indústria, agricultura, setor público, mercado financeiro, comércio e serviços. Economistas, empresários, consultores, executivos de finanças, professores universitários, pesquisadores, analistas e dirigentes de entidades diversas contribuíram com suas percepções.
          A pesquisa pontua de zero a 200 pontos as variáveis analisadas. Abaixo de 100 pontos configura-se uma situação de pessimismo e acima desse valor, otimismo. Das nove variáveis investigadas, os analistas revelaram otimismo em apenas quatro: taxa de inflação (143,0 pontos), taxa de câmbio (120,9 pontos), cenário internacional (120,9 pontos) e taxa de juros (114,8 pontos).
          Além da evolução do PIB, os analistas revelaram pessimismo com quatro variáveis: gastos públicos (95,7 pontos), que na pesquisa anterior foi avaliada com otimismo, oferta de crédito (85,7 pontos), nível de emprego (83,0 pontos) e salários reais (40,0 pontos), que atingiu a menor pontuação.
          No caso de  Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE), a pesquisa  revela, na sua décima quarta edição,  que ocorreu um aumento, embora pequeno, no ceticismo dos analistas cearenses consultados, conforme indica o índice de percepção geral. O otimismo, capturado pelo índice de percepção futura (116,7 pontos), todavia, ainda é pequeno. Os resultados mostram que as incertezas quanto ao cenário econômico não foram dissipadas. (Fonte: Fecomercio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário