Postagem do dia 02.04.2018

Monitoramento dos jovens mortos por homicídios

Com o propósito de dar maior transparência e monitorar os números alarmantes de homicídios de jovens de 10 a 19 anos no Estado, o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA) lança o portal eletrônico Cada Vida Importa.
No site também é possível acessar um apanhado de histórias de vida de adolescentes mortos nos últimos anos no Estado, a agenda de atividades do comitê e todas as publicações do colegiado, lançadas numa parceria entre Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e sociedade civil. O público pode acessar o portal pelo endereço www.cadavidaimporta.com.br ou pelo site da AL.
O Comitê acompanha regularmente os levantamentos de crimes violentos letais intencionais (CVLI) divulgados no site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). No ano passado, 5.134 pessoas foram assassinadas no Estado, o maior registro da história do Ceará. No território de Fortaleza, 414 adolescentes de 10 a 19 anos foram mortos em 2017.
Somente no ano anterior, o número de adolescentes mortos chegou a 98, colocando o Ceará como líder do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) no Brasil. Entre as capitais, Fortaleza também ocupa o primeiro lugar, com o registro de 414 homicídios de jovens.

02.04.2018

Dia estadual dos Grupos de Orações
                      
Projeto de autoria do deputado  David Duran institui o Dia Estadual  dos Grupos de Ações Sociais da Igreja Universal do Reino de Deus no âmbito do Estado do Ceará.

02.04.2018

Roteiros e vantagens de compra antecipada

A companhia MSC Cruzeiros inicia uma série de eventos nas capitais e cidades brasileiras (24 ao todo), entre os dias 27 de março e 10 de maio para apresentar o catálogo da temporada na América Latina de seus navios, os itinerários internacionais   e os serviços e expansão da frota.
A cada encontro, os representantes da empresa reforçarão as facilidades oferecidas para as vendas pensadas, com vantagens para compras antecipadas e de serviços extras nacional e internacional nas diversas rotas. Em Fortaleza a apresentação para os agentes de viagem será no dia 24 de abril.

02.04.2018

Mais um cearense pelo mundo

Um dos grandes nomes da música do Ceará e do Brasil, o cantor e compositor Tiago Araripe realiza show especial na quinta-feira, 5,  às 20h, no palco principal do Theatro José de Alencar. A apresentação marca o lançamento, no Ceará, do novo EP de Tiago Araripe, "Na Mala, Só a Viagem", gravado em Recife, com produção do aclamado guitarrista pernambucano Juliano Holanda. Com quatro faixas, o EP já está disponível em todas as plataformas digitais.
No “show”  no TJA, que marca a despedida de Tiago do Brasil, antes de uma viagem por diversos países para busca de novos horizontes artísticos e pessoais, Tiago Araripe interpretará também músicas de seus álbuns "Cabelos de Sansão" (gravado pelo Lira Paulistana, em São Paulo, em 1982, redescoberto por Zeca Baleiro e relançado por seu selo Saravá Discos em 2008) e "Baião de Nós", lançado em 2012, também com participação de Baleiro.

02.04.2018


Festival de Moda Autoral

O Festival DEB  2018 já está se programando para se realizar em Fortaleza. O evento, considerado uma das mais relevantes mostras multidisciplinares do Nordeste e maior encontro da moda autoral da América Latina, vai acontecer de 9 a 12 de maio.
O ponto do encontro e desfiles será  o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, trazendo como tema central os princípios da Economia Circular.

02.04.2018

Após cotas, aumenta presença de estudantes com deficiência na graduação da UFC

Na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SISU 1º/2018), que pela primeira vez adotou cotas para pessoas com deficiência, 131 candidatos com deficiência ingressaram na Universidade Federal do Ceará. A maioria possui deficiência física (80), mas há também pessoas com deficiência visual (28), mental (13), auditiva (8) e múltipla (2). Os números são parciais e se referem aos candidatos aprovados na chamada regular do SISU 1º/2018, que solicitaram matrícula entre 5 e 7 de fevereiro de 2018 e tiveram toda a documentação deferida.
O total inclui tanto os ingressantes de primeiro quanto os de segundo semestre, pois a UFC oferta todas as suas vagas (para ambos os semestres) no SISU 1º/2018. Foram oferecidas vagas em 110 cursos de graduação presencial. Os números não incluem a licenciatura em Letras-Libras, que não participa do SISU, pois sua seleção é feita por edital específico, também com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mas com prioridade para pessoas com deficiência auditiva.
Antes da implantação das cotas, a UFC tinha pessoas com deficiência em seu corpo discente. De acordo o Censo 2017.2, informado pela Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, 88 estudantes (computados os alunos do Curso de Letras-Libras) com deficiência estavam matriculados na Universidade, a maioria deles (49) com deficiência auditiva. Os demais tinham deficiência visual (18), física (13), altas habilidades (7) e transtorno psiquiátrico/déficit de atenção (1).
O pró-reitor de Graduação da UFC, Prof. Cláudio Marques, destaca a importância da adoção de cotas específicas para pessoas com deficiência no processo de democratização do ensino superior. "É um grande avanço para a sociedade que as universidades assumam esse papel e ampliem a inclusão de modo mais efetivo, com todas as cotas existentes hoje."  
Segundo a titular da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, Profª Vanda Leitão, a UFC está se preparando para ampliar o atendimento a esse público, mediante a aquisição de novos equipamentos, contratação de intérpretes e ampliação da interlocução com as unidades acadêmicas, a fim de garantir formação de qualidade às pessoas com deficiência. (Fonte: Ascom/UFC).

Deslancha o Savoy

Com obras suspensas há uns 5 anos, o projeto do Ed. Savoy (ruas Leonardo Mota  quase esquina com a  República do Líbano),  será agora construído pela  Reata Arquitetura e Engenharia de Jayme Leitão.  O Savoy contará com apartamentos de 330 m², um por andar.
De acordo com o arquiteto Jayme Leitão, que assina o projeto, foram meses de trabalho no estudo inicial do edifício, que será a 52ª obra da Reata. O arquiteto ressaltou que, apenas na Rua Silva Jathay, a empresa está construindo, neste momento, sua 13ª obra.

39 anos da Academia de Retórica
A Academia Cearense de Retórica convida para a solenidade dos 39 anos de fundação  da Arcádia e outorga da Medalha de Orador Modelo ao acadêmico  José Augusto Bezerra. Será no dia 19 de abril, às 19 horas.
A saudação será proferida por Neuzemar Gomes de Moraes e coquetel aos convidados após o término da cerimonia. O presidente  Maurício Benevides assina. Traje esporte e o evento terá lugar na sede da Academia Cearense de Letras.

02.04.2018

Técnicos em Agronegócio
            Na solenidade de formatura de 42 Técnicos em Agronegócio pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR-CE, realizada  no Centro de Negócios do Sebrae, o presidente do Conselho de Administração do SENAR e Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flavio Viriato Saboya (na hora do Hino Nacional), além ressaltar a criação em 2015, dos dois primeiros Pols da RedeETec em Fortaleza e Cascavel, com 100 alunos, destacou a importância deste novo profissional , “que tem seu foco de atuação na gestão das empresas agrícolas, independente de porte,, um fator de fundamental importância para o sucesso de qualquer empreendimento, notadamente no agronegócio, sujeito a intentos riscos e incertezas”, disse.
            Representando o SENAR-Administração Central, esteve presente à solenidade o Diretor da Diretoria de Inovação e Conhecimento, Luiz Tadeu Prudentes Santos para quem  “o SENAR já está com mais de 100 Polos da RedeETec espalhados pelo Brasil, entrando de forma muito forte na educação formal, através deste Curso de Técnico em Agronegócio” (formandos, juramento), ressaltou. 

02.04.2018


02.04.2018

CURTAS SOCIAIS
*Flanando pelos cafés de Paris, as amigas Lucile Nóbrega, Ana Maria Aquino e Gláucia Mota pararam em um dos agradáveis locais de Montmartre para um “vin rouge” nessa sua peregrinação parisienses, como elas mesmas postaram a foto no seu Face.
*A  segunda etapa do Circuito Cearense Beach Run  será realizada em Jericoacoara nos dias 7 e 8 próximo.
 *No sábado, 7, ocorrerão as corridas de 7 e 12 km, com largada às 16h, em frente ao Club Ventos.
*Já no domingo, 8, a Meia Maratona de Jeri terá largada às 6 horas da Barraca Chez Loran, na Lagoa do Paraíso.
*A desembargadora do Trabalho Fernando Uchôa ganhou no domingo, primeiro,  o abraço da lista afetiva por conta do seu aniversário.
*Também no dia primeiro foi o aniversário de Rafael Felício, campeão e coordenador de provas de Automodelismo.
*Nesta segunda-feira os abraços vão para o jornalista esportivo Tom Barros.
*O dia de hoje é também consagrado a São Francisco de Paula.
*Na terça-feira, 3, será cumprimentado  o Agente Consular Alemão no Ceará Dieter Kuehnitzsch.

*Por hoje contei. Até amanhã.