02.04.2018

Após cotas, aumenta presença de estudantes com deficiência na graduação da UFC

Na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SISU 1º/2018), que pela primeira vez adotou cotas para pessoas com deficiência, 131 candidatos com deficiência ingressaram na Universidade Federal do Ceará. A maioria possui deficiência física (80), mas há também pessoas com deficiência visual (28), mental (13), auditiva (8) e múltipla (2). Os números são parciais e se referem aos candidatos aprovados na chamada regular do SISU 1º/2018, que solicitaram matrícula entre 5 e 7 de fevereiro de 2018 e tiveram toda a documentação deferida.
O total inclui tanto os ingressantes de primeiro quanto os de segundo semestre, pois a UFC oferta todas as suas vagas (para ambos os semestres) no SISU 1º/2018. Foram oferecidas vagas em 110 cursos de graduação presencial. Os números não incluem a licenciatura em Letras-Libras, que não participa do SISU, pois sua seleção é feita por edital específico, também com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mas com prioridade para pessoas com deficiência auditiva.
Antes da implantação das cotas, a UFC tinha pessoas com deficiência em seu corpo discente. De acordo o Censo 2017.2, informado pela Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, 88 estudantes (computados os alunos do Curso de Letras-Libras) com deficiência estavam matriculados na Universidade, a maioria deles (49) com deficiência auditiva. Os demais tinham deficiência visual (18), física (13), altas habilidades (7) e transtorno psiquiátrico/déficit de atenção (1).
O pró-reitor de Graduação da UFC, Prof. Cláudio Marques, destaca a importância da adoção de cotas específicas para pessoas com deficiência no processo de democratização do ensino superior. "É um grande avanço para a sociedade que as universidades assumam esse papel e ampliem a inclusão de modo mais efetivo, com todas as cotas existentes hoje."  
Segundo a titular da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, Profª Vanda Leitão, a UFC está se preparando para ampliar o atendimento a esse público, mediante a aquisição de novos equipamentos, contratação de intérpretes e ampliação da interlocução com as unidades acadêmicas, a fim de garantir formação de qualidade às pessoas com deficiência. (Fonte: Ascom/UFC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário