Postagem do dia 25.03.2014

Turismo rural mostra potencial e dificuldades

 

Na hora do Hino Nacional

Termina  quinta-feira, 27, a Conferência Intercontinental de Turismo Rural realizada em Fortaleza desde segunda-feira, 24, numa iniciativa da Associação Brasileira de Turismo Rural, Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural e Equestre, Associação Portuguesa de Turismo Rural, Eurogites e Aceter tendo o patrocínio da Organização das Cooperativas Brasileiras e apoio máster do Sebrae. A conferência  teve a organização da Prática Eventos, com a diretora Glória Ribeiro, à frente dos detalhes e o apoio institucional da Assembleia Legislativa.



Celina Godinho (Previtur) e Francisco Garcez (Abraturr)

assinam convênio de cooperação


Na abertura, na manhã de segunda-feira, o deputado Manuel Duca deu a boas vindas aos participantes e conferencistas em nome do presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque, e declarou aberta a conferência após as falas de saudação de Fabiana Ribeiro, presidente da Aceter (Associação Cearense de Turismo Rural),  e do presidente da entidade promotora, Associação Brasileira de Turismo Rural, Francisco de Andrade Garcez. Diversas personalidades cearenses foram homenageadas com diplomas de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol do setor no Brasil.

Deputado Manuel Duca recebe
homenagem do presidente Garcez

 Visão global e casos criativos

Fabiana Ribeiro faz saudação

Na parte técnico-científica da conferência, a técnica Ana Clévia Guerreiro Lima, do Sebrae nacional, expôs, em mesa redonda, “Uma visão global para expressar identidades” respondendo aos questionamentos da platéia. Seguiu-se a palestra de Alci Porto Gurgel Júnior, do Sebrae/Ceará, sobre “Turismo Rural e Territórios Criativos”.

Outros expositores foram Adriana Girão (Brasil) “Economia da experiência no contexto de uma ruralidade criativa”; Andréa Faria (Brasil) “Turismo rural brasileiro – Um mundo de criatividade”;  Maria Lúcia Carneiro Leão e Sebastião Cárias também focaram suas falas em “Casos criativos do Brasil rural”;  ”O cooperativismo desenvolvendo o turismo no meio rural” foi o tema da palestra de Márcio Canto de Miranda.

Anfitriões e homenageados

 Sem regularização e reconhecimento

           A visão internacional do Turismo Rural foi apresentada Maria Celina Lemos Godinho, de Portugal; Klaus Ehrlich, da Espanha, Celina Boccazzi, da Argentina; Patrick Farjas, da França; Panos Poulos, da Grécia, e Apolônia Rodrigues, de Portugal.

            Ainda não há uma legislação específica para o turismo rural. Em alguns apenas normas estão definidas. No Brasil é pior: existem 42 projetos de regularização da atividade tramitando no Congresso Nacional desde 2002, mas não existe consenso dos congressistas para nenhum deles, segundo revelou a técnica Andréia Roque. Hoje, segundo ela, o maior problema é a bi-tributação, pois são cobrados impostos próprios da  atividade rural e da atividade urbana (hotelaria). “Hoje o Turismo Rural não tem legislação própria. É preciso legalizar a atividade”, confessou.

           Nesta quarta-feira haverá uma reunião entre as entidades de classe e instituições de turismo rural internacional e um “city-tour” por empreendimentos turísticos de Fortaleza e na quinta-feira, 27, como etapa final da conferência haverá uma visita técnica a alguns hotéis fazendas da região metropolitana de Fortaleza.

25.03.2014

Batida na BR, trânsito engarrafado

 
     
             BR-116, sábado, 22, no final da tarde, pista em direção à Fortaleza próximo à saída para a Aldeota, batida entre dois carros, um ficou virado ao contrário, feridos, atendimento do SAMU, muitos curiosos... e aí vocês imaginam o engarrafamento.


Demorou a aparecer alguém da Polícia Rodoviária para orientar os motoristas.

 

25.03.2014

Mostra “Nosso Norte é aqui” e
oficinas gratuitas de “design” 

             Acontecem neste sábado mais oficinas para crianças a partir dos três e seis anos de idade  em programação paralela à mostra “O Nosso Norte é Aqui”, que permanece em cartaz até dia 22 de abril no Espaço Cultural Porto Freire (Cidade dos Funcionários) com 11 peças do designer Sérgio J. Matos. A exposição tem visitação gratuita, de segunda à sexta-feira (das 8h às 20h), aos sábados e domingos (de 8h às 18h). Agendamentos de visitas guiadas e grupos de estudantes de escolas públicas podem também ser feitos pelo fone (85) 3299.6626.


             A curadora da mostra, Juliana Castro exalta que as criações reunidas em ‘O Nosso Norte é Aqui’ despertam nossas memórias coletivas, a partir do uso de referências extraídas do nosso patrimônio material e imaterial. “O design remete à arte a partir da ideia de técnica, articularidade; as obras expostas envolvem com valores ligados à criatividade, subjetividade, emotividade, estética e à qualidade de vida”. 


As Oficinas  para todas as idades e famílias, que iniciaram em 15/03, seguem aos sábados, até 12 de abril. As inscrições para as duas próximas oficinas do dia 29/03  estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no local ou pelo telefone (85) 3299.6626  até sexta-feira. São elas “Story Teller” (Aventuras do seu objeto favorito) e “Estimulando os sentidos” (que estimula o participante a descobrir qual o material a partir do tato). Fonte: Kiko Bloc-Boris.

25.03.2014

Feira Internacional de
Turismo da Amazônia


O Governo do Pará, por meio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e com apoio da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (SETUR) promove a 7ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), entre os dias 20 e 23 de maio. O evento, que tem periodicidade bienal, é direcionado aos profissionais da área turística e a expectativa dos realizadores da feira, que tem apoio também do CNTUR – Conselho Nacional de Turismo, é de que o evento supere em resultados a edição de 2012, em que projetou um lucro ao Pará superior a US$ 60 milhões em negócios no setor. Na época foram agendados 299 encontros entre os suppliers e buyers e cerca de 600 profissionais participaram da programação nos quatro dias do evento, que aconteceu em junho de 2012, no Hangar, em Belém.

Estação Docas
          Esta 7ª. edição acontece na Estação das Docas, em Belém e deve reunir grandes marcas do turismo mundial, a exemplo da TAM, TAP. São esperadas participações de, no mínimo, 8 estados do Brasil e 14 países na programação, que terá foco principal na qualificação aplicada à excelência na prestação de serviços e comercialização de produtos turísticos.

Mercado Ver-o-Peso
 
A novidade deste ano é que a programação da Fita também vai absorver o Festival Gastronômico Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, realizado pelo Instituto Paulo Martins e que desde a sua concepção, há mais de 10 anos, conta com apoio da Paratur e o Congresso de Turismo, Hospitalidade e Gastronomia da Amazônia Legal. (Fonte: Paratur e New Trade do Turismo).
 

25.03.2014

Tauá sedia encontro de Jornalistas, 
Radialistas e Blogueiros do Ceará


            O município de Tauá, na região dos Inhamuns, sediará, no dia 29 de março, o XIII Encontro de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Ceará, promovido pela Aceji (Associação Cearense de Jornalistas do Interior) em parceria com a Prefeitura local. O evento, que estima reunir cerca de 400 comunicadores das diversas regiões do Ceará, terá lugar no Centro Pastoral da Igreja São José.

De acordo com os organizadores do encontro, a iniciativa, aberta aos profissionais de imprensa e estudantes de Comunicação Social, visa integrar os comunicadores na discussão da problemática local e regional, além das demandas da categoria. O tema “Marco Civil da Internet” estará no centro dos debates.

            Para o presidente da Aceji, jornalista João Ferreira (foto), a escolha de Tauá para sede do XIII Encontro de Comunicadores está diretamente ligada às experiências exitosas vivenciadas pelo município, citando o fato de ser referência em inclusão digital no Estado, através do Programa Município Digital, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Ministério das Comunicações, que provoca uma verdadeira revolução na vida da população.




            Por sua vez, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (foto), revela que será um momento importante para o município mostrar aos visitantes suas potencialidades e demandas da população, como forma de buscar as soluções e compartilhar conhecimentos. “Será um intercâmbio de grande valor para as comunidades cearenses e o nosso município estará de braços abertos para receber todos os participantes”, ressalta.
Palestras e homenagens


          Como forma de motivar ainda mais os comunicadores do interior, Aceji e Prefeitura de Tauá convidaram palestrantes de renome no cenário do jornalismo cearense: Plínio Bortolotti, diretor Institucional do Grupo de Comunicação O Povo; Valéria Feitosa, editora do caderno Regional do Diário do Nordeste; Antônio Viana (foto), jornal O Estado e Grupo Cidade de Comunicação; e Jussier Cunha, TV Jangadeiro.

          Durante a cerimônia de abertura do encontro a Aceji concederá a Comenda Jornalista Dutra de Olivera, honraria máxima da entidade, à prefeita Patrícia Aguiar, ao vice-governador do Ceará, Domingos Filho, e aos jornalistas Antônio Viana, Tadeu Nascimento e Paulo Nóbrega, em reconhecimento ao apoio prestado ao desenvolvimento regional e à comunicação cearense.

25.03.2014


“Terra, estão te maltratando por dinheiro”

Em defesa do parque


Dia 8 de junho, no Parque Ecológico Rio Branco, das 16 às 19 horas, o Movimento Proparque promove o evento “Terra, estão se maltratando por dinheiro”, que objetiva alertar a população para os sérios problemas urbanos de nossa capital, segundo o coordenador, jornalista Ademir Costa.
       De 6 de abril a 8 de maio  ocorrerão reuniões  preparatórias que serão  realizadas nas quintas-feiras, de 7h às 8h, no anfiteatro do Parque Ecológico Rio Branco. As sugestões, inscrições e diálogo podem ser feitos também pelo e-mail movimentoproparque@bol.com.br.
        As deliberações, notícias, propostas para o evento serão divulgadas na página no Facebook [Movimento Propqrque] e pela página do Movimento Proparque http://movimentoproparque.blogspot.com.

25.03.2014


CURTAS SOCIAIS

*25 de março é o dia dedicado ao Especialista da Aeronáutica. É também a data de aniversário de Marta Pinheiro e Roberto Machado.

Érika e o saudoso Assis

*Érika Martins e Roberta Ary mudam de idade nesta quarta-feira, 26.

Marcondes Viana
 *Na quinta-feira, 27, eu cumprimento ao colunista-editor da revista Chic, Marcondes Viana, pela idade nova. Também fazem aniversário Eudinha Palácio, Gina Fiúza e Haroldo Parente.

*Também há muitos anos eu cumprimentava no dia 27 o querido amigo Zenilo Almada, que morreu há alguns dias.

*A Ikone Eventos comemora 20 anos e inaugura sua nova sede na Rua Gilberto Studart (Duet Office Tower) nesta quinta-feira, 27, às 17 horas, com a diretora Maria Tereza Braga recebendo para o brinde.

Gurgel do Amaral
*O “coiffeur” Gurgel do Amaral concluiu uma expressiva reforma em seu salão de beleza, que ficou mais “clean” e continua agradável como sempre.

*O deputado Fernando Hugo mudou de idade e recebeu o abraço da lista afetiva.

*Por hoje contei. Até amanhã.