Postagem do dia 25.03.2014

Turismo rural mostra potencial e dificuldades

 

Na hora do Hino Nacional

Termina  quinta-feira, 27, a Conferência Intercontinental de Turismo Rural realizada em Fortaleza desde segunda-feira, 24, numa iniciativa da Associação Brasileira de Turismo Rural, Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural e Equestre, Associação Portuguesa de Turismo Rural, Eurogites e Aceter tendo o patrocínio da Organização das Cooperativas Brasileiras e apoio máster do Sebrae. A conferência  teve a organização da Prática Eventos, com a diretora Glória Ribeiro, à frente dos detalhes e o apoio institucional da Assembleia Legislativa.



Celina Godinho (Previtur) e Francisco Garcez (Abraturr)

assinam convênio de cooperação


Na abertura, na manhã de segunda-feira, o deputado Manuel Duca deu a boas vindas aos participantes e conferencistas em nome do presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque, e declarou aberta a conferência após as falas de saudação de Fabiana Ribeiro, presidente da Aceter (Associação Cearense de Turismo Rural),  e do presidente da entidade promotora, Associação Brasileira de Turismo Rural, Francisco de Andrade Garcez. Diversas personalidades cearenses foram homenageadas com diplomas de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol do setor no Brasil.

Deputado Manuel Duca recebe
homenagem do presidente Garcez

 Visão global e casos criativos

Fabiana Ribeiro faz saudação

Na parte técnico-científica da conferência, a técnica Ana Clévia Guerreiro Lima, do Sebrae nacional, expôs, em mesa redonda, “Uma visão global para expressar identidades” respondendo aos questionamentos da platéia. Seguiu-se a palestra de Alci Porto Gurgel Júnior, do Sebrae/Ceará, sobre “Turismo Rural e Territórios Criativos”.

Outros expositores foram Adriana Girão (Brasil) “Economia da experiência no contexto de uma ruralidade criativa”; Andréa Faria (Brasil) “Turismo rural brasileiro – Um mundo de criatividade”;  Maria Lúcia Carneiro Leão e Sebastião Cárias também focaram suas falas em “Casos criativos do Brasil rural”;  ”O cooperativismo desenvolvendo o turismo no meio rural” foi o tema da palestra de Márcio Canto de Miranda.

Anfitriões e homenageados

 Sem regularização e reconhecimento

           A visão internacional do Turismo Rural foi apresentada Maria Celina Lemos Godinho, de Portugal; Klaus Ehrlich, da Espanha, Celina Boccazzi, da Argentina; Patrick Farjas, da França; Panos Poulos, da Grécia, e Apolônia Rodrigues, de Portugal.

            Ainda não há uma legislação específica para o turismo rural. Em alguns apenas normas estão definidas. No Brasil é pior: existem 42 projetos de regularização da atividade tramitando no Congresso Nacional desde 2002, mas não existe consenso dos congressistas para nenhum deles, segundo revelou a técnica Andréia Roque. Hoje, segundo ela, o maior problema é a bi-tributação, pois são cobrados impostos próprios da  atividade rural e da atividade urbana (hotelaria). “Hoje o Turismo Rural não tem legislação própria. É preciso legalizar a atividade”, confessou.

           Nesta quarta-feira haverá uma reunião entre as entidades de classe e instituições de turismo rural internacional e um “city-tour” por empreendimentos turísticos de Fortaleza e na quinta-feira, 27, como etapa final da conferência haverá uma visita técnica a alguns hotéis fazendas da região metropolitana de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário