Postagem do dia 28.03.2016

Odebrecht dá o tom: Não  escapa ninguém
          Além de Aécio Neves (foto), presidente nacional do PSDB, a lista do executivo da Odebrecht Benedicto Barbosa traz os luminares da oposição, que aparecem como "parceiros históricos"; entre eles estão os senadores José Agripino Maia (RN), presidente do DEM, Cássio Cunha Lima (PB), líder do PSDB, José Serra (PSDB-SP), apontado como o principal conspirador pelo impeachment, o líder do PSDB na Câmara, deputado Antônio Imabassahy (BA), além do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); após a divulgação da lista na imprensa, o juiz Sérgio Moro determinou seu sigilo.
        Também há políticos da base do governo citados nas planilhas de Benedicto. Entre eles estão os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL-foto), José Sarney (PMDB-AP), Romero Jucá (PMDB-RR) e Humberto Costa (PT-PE), além do chefe de Gabinete da presidente Dilma, Jaques Wagner, do PT, do ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto em 2014, entre vários outros.
          O material foi inicialmente divulgado pelo jornalista Fernando Rodrigues, do UOL. Segundo ele, o material possivelmente é o mais completo acervo do que pode ser a contabilidade paralela da empresa descoberta e revelada  na investigação.
         Os documentos foram divulgados na terça-feira, 22,  pela Polícia Federal. No início da tarde de quarta-feira, o juiz Sérgio Moro determinou o sigilo das listas. "Em decorrência de notícias da imprensa, constato que, aparentemente, na residência de Benedicto Barbosa da Silva Júnior foram apreendidas listas com registros de pagamentos a agentes políticos", diz Moro no despacho. (Fonte: Portal 247).

28.03.2016

Conspiração discutida em Lisboa
          Segundo postou em seu Face o desembargador do Trabalho-TRT/Ceará, José Antônio Parente, “o Ministro do Supremo Tribunal Federal diz que o encontro realizado em Lisboa com os principais artífices do golpe no Brasil, como os senadores tucanos Aécio Neves e José Serra, não é uma "conspiração" contra o governo da presidente Dilma Rousseff, mas um encontro para debater ideias e trocar conhecimentos com a comunidade internacional.
          “Alguns nomes que constavam como oradores na programação do IV Seminário Luso Brasileiro de Direito, que começa na nesta terça-feira, 29, porém, desistiram de participar, como o vice-presidente Michel Temer (foto) e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza”.

28.03.2016

Diz Ciro Gomes|“Queda de Dilma é a ruptura da democracia”
          O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes disse que “só um milagre salva a nós, brasileiros, do impeachent da Dilma”.
          “A queda dela é a ruptura da democracia e o nascimento de um governo ilegítimo”, declarou Ciro. Esse é um dos assuntos mais comentados pelos jornais e nas redes sociais.

28.03.2016

Deputados e seus projetos
           Dr. José Sarto (PDT): Denomina de Tomé Gomes dos Santos a Escola de Ensino Médio localizada no município de Parambu.
     Dr. Santana: Torna de Utilidade Pública Estadual a Associação Cearense de Naturologia Clínica-ACENAC.
          Audic Mota (PMDB): Instituti o Dia Estadual do Escoteiro no Estado do Ceará.

28.03.2016


28.03.2016

Começa reforma da Beira-Mar
 A Prefeitura deu início à demolição das barracas que foram construídas ao longo dos anos, em vários trechos da Avenida Beira-Mar, sobretudo a partir da Volta da Jurema em direção ao Mercado dos Peixes. A reforma parece que agora vai.
           O mega projeto da avenida, projetado na gestão Luisianne Lins, e que sofreu várias reformulações no governo do prefeito Roberto Cláudio, dá melhor unidade à área, mas não haverá tempo suficiente para sua conclusão na atual administração. As intervenções que estão sendo feitas agora são absolutamente necessárias.

28.03.2016

Nem na Páscoa a violência diminuiu
          Gente o que é isso?. Ocorrências policiais registradas (homicídios) pelos radialistas do Grupo Radialistas do Ceará após ouvidas as autoridades policiais. Isso entre 14 horas de sábado e 16 horas de domingo. Os números do final de semana ainda estão sendo apurados.
            Limoeiro do Norte duplo homicídio; Itapajé, faca; Crato, bala; Boa-Viagem, faca; Crateús, faca; Independência, bala; Irauçuba, faca; Iguatu, bala; Em Forquilha, radialista sofre atentado à bala. Foi levado para Santa Casa de Sobral.
         Fortaleza e Grande Fortaleza – Vila Manoel Sátiro, bala; Alto Alegre (Maracanau), bala; Serrinha, bala; Caucaia achado de cadáver com perfuração à bala no pescoço; Jurema (Caucaia), bala; Barra do Ceará, afogamento; em Messejana, cabo do Exército lesionado à bala em assalto. Na avenida Beira-Mar tentativa de assalto no início da tarde.

28.03.2016

PSDC quer vereador com média de 3.800 votos
           Diz o deputado  Ely Aguiar (PSDC-foto): “Com a saída dos dois vereadores de Fortaleza do PSDC – Tamara Holanda e Vaidon Oliveira, que se transferiram  para  o PMDB, muita gente está procurando o PSDC para disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Fortaleza.  Motivo:  o partido só tem candidatos com um perfil  abaixo dos 3 mil 800  e não aceita ninguém acima desta média.”
          Ou seja: todos disputam em igualdade de condições. O objetivo do partido é eleger novamente 3 vereadores com essa média de votos. A filiação vai até o dia 2 de abril.

28.03.2016

Maracatus comemoram o seu dia na praça e igreja
          Uma concentração no Parque da Liberdade, mais conhecido como Cidade da Criança, marcou o início do cortejo de 15 agremiações de maracatu locais que, na sexta-feira à tarde, 25, festejaram o Dia do Maracatu. 
O grupo passou pela Praça do Ferreira e terminou na Igreja do Rosário (a mais antiga de Fortaleza, erguida à mão pelos negros da Irmandade de Nossa Senhora dos Pretos e tombada pelo Patrimônio Histórico em 1986), às 19 horas, quando houve a lavagem de sua entrada pelos afoxés participantes, culminando com a coroação das rainhas dos maracatus. Foi outra bela festa dos nossos Maracatus.

28.03.2016

30 professores e estudantes trabalharam
para explicar o fenômeno da brasilianização
          A exposição “Not Welcome”  será aberta nesta segunda-feira, 28, às 10h, no Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Resultante da pesquisa iniciada pela Kunstuniversität Linz, a exposição conta com a colaboração de 30 professores e estudantes da Alemanha (Universidade Alanus), Aústria (Kunsthochschule Linz) e Brasil (IFCE, UECE), que trabalharam questões relativas ao fenômeno conhecido por Brasilianização do Oeste. Para esse trabalho serão abordados assuntos relacionados a não sermos bem vindos em um mundo de constante mudança. O recorrente paradoxo de viver a vida cerceado em fronteiras de (re)nascimento da cultura do acolhimento, ou "Welcome Culture".

“'Not-Welcome' mostra a ideia de dois pesos e duas medidas, ou seja, ao mesmo tempo que na visão do estrangeiro o brasileiro cede seu espaço e tempo para outros povos, ao compartilhar suas casas para acolher os turistas que querem conhecer o mundo gastando pouco, adiciona desconhecidos às redes sociais e pratica o engajamento social para auxílio de migrantes e refugiados, acaba por evitar o indesejável, o que é Not Welcome. Se fechando para outras questões, como políticas, sociais etc”, destaca a coordenadora do Sobrado José Lourenço, Natália Maranhão.

28.03.2016


28.03.2016

Dr. Eduardo Arrais – artigo premiado
           No final de semana, o Dr. Eduardo Arrais, médico cardiologista cearense especializado em Marcapasso, publicou em sua página do Facebook: “Agradeço aos mais 36 especialistas que julgaram nosso trabalho para premiação como Melhor Artigo Original Publicado nos ABC - Arquivos Brasileiros de Cardiologia em 2015, revista existente há 65 anos, sendo o maior e mais antigo periódico de cardiologia da América Latina.
         “Agradeço a Deus e aos profissionais que nos ajudaram e orientaram, pessoas que terei gratidão eterna, em especial ao Prof. Mauricio Scanavacca, Dra Tatiana Pereira, Dr. Sebastião Abreu, Dr. José Wellington Oliveira e Dra Ana Rosa Quidute.”

28.03.2016

Novos aspectos trabalhistas para bares e restaurantes
           Empresários do setor gastronômico da capital cearense – principalmente bares, restaurantes, barracas de praia e hotéis – debateram com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE) e do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), os aspectos jurídicos do trabalho no setor, especialmente a folga aos domingos e o trabalho em regime parcial (diarista e horista).(Foto).
          Isso porque, ultimamente, alguns estabelecimentos receberam multas aplicadas por fiscais do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), algumas vezes, devido à falta de informações sobre esses regimes especiais de atividade.
          Segundo o advogado Hamilton Sobreira, conselheiro da OAB-CE, é preciso haver muita atenção por parte dos empresários, com relação aos funcionários que trabalham mais de 25 horas semanais – mesmo sendo horistas ou folguistas – pois eles são considerados empregados e possuem direitos trabalhistas. “Bares, barracas e restaurantes têm um funcionamento diferenciado de outros estabelecimentos comerciais, pois trabalham mais às sextas, sábados, domingos e feriados, mas precisam estar de acordo com a legislação.
          Na Convenção Coletiva de Trabalho ficou acertado, uma folga aos domingos por mês, até para não  prejudicar os funcionários, pois nesse dia eles faturam mais, devido ao maior número de clientes nos estabelecimentos”, destacou.
           Já o representante do CRC, Anderson Oliveira, enfatizou a questão do trabalho aos domingos e lembrou que os empresários precisarão ter um cuidado ainda maior no controle desse tipo diferenciado de empregado. “E ainda teremos o e-Social, que está em implantação, e trará uma exigência muito grande a todos  sobre o funcionamento do estabelecimento, número de funcionários, horários de cada um e outros dados.
          O presidente do Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de Praia, Buffets e Similares do Estado do Ceará (Sindirest-CE), Antônio Alves de Moraes Neto, disse que atualmente as fiscalizações não são mais educativas, os fiscais já chegam autuando e multando o estabelecimento. Não há um prazo para fazer a adequação”. “Foi muito esclarecedor o encontro, pois precisamos ficar atentos a essas questões”  (Leo Capibaribe - Assessoria de Comunicação Sindirest e Abrasel).  

28.03.2016

Eugênio Stone, amigos e canções
No mesmo palco estarão Rodger Rogério (foto), Eugênio Leandro, Cristiano Pinho, Will Nogueira e os Canibais, banda Rubber Soul, maestro Gladson Carvalho, Mona Gadelha, Edmar Gonçalves, Fets Domino, Banda Amor, Calé Alencar, Falcão e muitos outros. Aguardem a divulgação oficial.
         Vai ser no Theatro José de Alencar, dia 6 de abril, às 19 horas, o espetáculo “Eugênio Stone – Amigos e Canções” montado especialmente com renda em benefício do radialista Eugênio Stone. “Reserve o seu ingresso e, se puder, pague inteira para ajudar na nossa campanha”, dizem os produtores.
Eugênio Stone e Calé Alencar
        Todos os artistas doarão seus cachês para a campanha. Produção: Nelson Augusto, Dalwton Moura, Inês Aparecida e Kildare Rios.

28.03.2016

CURTAS SOCIAIS
*Encenada pela primeira vez no teatro brasileiro, a trama de um dos melhores filmes de tribunal da história, “12 Homens e uma Sentença” - “12 Angry Men”, EUA, 1957, de Sidney Lumet [1924-2011], chega ao Teatro Celina Queiroz no dia 2 de abril, às 20 horas. No dia seguinte também tem.
*Foi difícil acreditar no sábado, 26,  que Markito Ximenes (na foto com Cici Cabral e Ana Luiza Barreira) havia morrido de parada cardíaca. Com pouco mais de40 anos, já avô, Markito era a personalização da alegria e da cordialidade.
*Ganhou abraços no sábado o almirante Aloísio Pinto (na foto, à direita, com o general Júlio Lima Verde e o amigo José), cearense, foi Capitão dos Portos e voltou a morar em Fortaleza.
*Também recebeu cumprimentos no sábado Érika Martins (foto).
*E no domingo, 27,  os cumprimentos foram para o meu querido neto Rafael Rangel Felício (foto), Eudinha Palácio  e para o jornalista Marcondes Viana.
*Na segunda-feira, 28, eu cumprimento Josias Alves (na foto entre Osler Machado e Josué de Castro), Cristine Feitosa, Bel Machado, Margrit Castro Alves, Ruy do Ceará  e o deputado Roberto Mesquita porque fazem idade nova.
*Elenir e Edison Liberato (foto) hospedaram na casa de Guaramiranga nos feriados da Páscoa Maria Vanda e Valdélio Leite, Rosana e Marcos Bandeira de Melo.
*Daniela Machado  organiza curso “Especialização – Psicologia Jurídica” para acontecer no dia 7 de maio na Faculdade 7 de Setembro. O público alvo são os graduados em Direito, Serviço Social e áreas afins, segundo manda me dizer a assessora Helena Demes.

*Por hoje contei. Até amanhã.