Postagem do dia 13.06.2016

Deputado paga despesa com dinheiro do contribuinte
           “O deputado Adail Carneiro (PP-Ce) não pensou duas vezes em colocar na nossa conta a compra de um suco de laranja por R$ 16.50 e uma latinha de refrigerante por R$ 7.50”. Ele pagou a conta com o cartão corporativo da Câmara Federal.
          A nota foi publicada pelo jornalista Cláudio Humberto, de Brasília, e repercutida pelo blog do Edison Silva no Ceará.

13.06.2016

Tiro que saiu pela culatra
      Pois é, bem no estilo de algumas manifestações europeias, quando os autores procuram humilhar o opositor mostrando-lhe o bumbum, o que para eles é uma atitude altamente pejorativa, um grupo protestou na sexta-feira,10, em Brasília, contra Temer apresentando o "derrière."                                      
       Uma atitude que teve efeito contrário ao que os manifestantes esperavam, pois, postadas as fotos na Internet, a atitude mereceu mais reprovação do que comentários positivos e incentivadores.

13.06.2016

Ferreira Aragão sai da Tv Diário
                  
           Como eu antecipei sábado, 11, em minha página do Facebook, o deputado Ferreira Aragão não apresenta mais o seu programa policial na Tv Diário. Ele e a emissora chegaram a um acordo para o fim do seu contrato. No entanto, continuará com seu programa na Tv Interativo do Rio de Janeiro. O deputado fez esse comunicado sábado no grupo Radialistas do Ceará do WhatsApp.
        Ferreira lamentou que a Tv Diário não tenha aceito ele ficar com programas nas duas emissoras e disse “respeitar a decisão da empresa”. Entre companheiros de tvs diz-se que Ferreira poderá ocupar o espaço que pertenceu a Roberto César, recentemente falecido, na Tv Cidade.

13.06.2016


13.06.2016

UFC oferta 224 vagas para transferidos de outras instituições
          A Universidade Federal do Ceará divulgou edital para o processo de transferência de outras instituições de ensino superior (IES) referente ao semestre letivo 2016.2. Neste ano, a UFC passa a contar com dois processos seletivos para transferência de outras IES.
          Conforme o Edital serão ofertadas 224 vagas, sendo 190 nos campi de Fortaleza, 12 em Quixadá e 22 em Sobral. As vagas são destinadas a matrículas no segundo semestre letivo de 2016. A quantidade de vagas por curso, sede e turno está especificada no edital.
          Mais informações, com as  normas para inscrição, critérios de seleção, lista de documentos necessários e procedimentos para matrícula, podem ser conferidas no Edital nº 11/2016: http://goo.gl/IxKp3a. A divulgação do resultado final e das informações referentes à matrícula dos aprovados está prevista para 1º de julho. (Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação da Prograd/UFC – fone: 85 3366 9528).

13.06.2016

"Star Wars” à luz do espiritismo
                                
          Domingo, 19, às 9h30, acontece no cinema RioMar projeção do filme “Star Wars – O despertar da força” tendo, na sequência, o terapeuta Walfrido Carvalho analisando essa aventura à luz da Doutrina Espírita.
          Raimundo Neto, que é o articulador, está convocando os amigos a participarem desse projeto que denominou de “Cine Flor”.

13.06.2016

Congressos do Skal em Fortaleza
          A Presidente do Skal Internacional do Brasil, Priscila Cavalcanti,  e o Presidente do Skal  de Fortaleza, Colombo Cialdini, estão  convocando  os Diretores da entidade a  se fazerem presentes à  reunião extraordinária de Diretoria, nesta segunda-feira, 13, às 17 horas, na sede da ABAV.
        Vão  estar em pauta os congressos nacional e latino-americano do Skal, em Fortaleza, no próximo ano. 

13.06.2016


13.06.2016

Um resgate de Fortaleza escondida



 
A galeria Contemporarte recebe  a partir de 16 de junho  a exposição “Plácido Povo”, de Cadeh Juaçaba, que usa a tecnologia digital num processo quase arqueológico para o resgate de uma Fortaleza escondida. A mostra é uma parceria das Galerias Contemporarte e Artequattro e segue aberta para visitação até 8 de julho.
         O trabalho é resultado de uma vasta pesquisa de Cadeh Juaçaba sobre a relevância sociocultural de obras arquitetônicas no centro de Fortaleza e as intervenções por elas sofridas. “Fui motivado pela nostalgia da memória que não é minha e busco compreender os contrastes promovidos pelo tempo, os costumes, volumes urbanos e o lugar comum da publicidade”, revela.
        De acordo com o diretor da Contemporarte, Aldonso Palácio (na foto à esquerda com o artista plástico J. Pinheiro), a exposição traz um olhar subjetivo de Cadeh Juaçaba para uma Fortaleza cheia de contrastes. “A cidade é viva e está em constante de mudança. Cada um tem uma nostalgia particular e também um modo próprio de lidar com as intervenções de cada época. As obras são um excelente convite para essa reflexão”, provoca.
          Durante o coquetel de lançamento da exposição “Plácido Povo”, a Contemporarte apresentará o Clube do Colecionar, programa da Galeria, em parceria com a Artequattro,  para fomentar a arte no Ceará. No primeiro grupo, 15 sócios receberão obras de uma edição limitada dos artistas Cadeh Juaçaba, Rafael Limaverde, Totonho Laprovitera (foto), Tulio Paracampos e Zé Tarcísio. Cada trabalho será produzido em apenas 15 unidades, exclusivas para os sócios do projeto.

Serviço:
Galeria Contemporarte - Rua Vilebaldo Aguiar, 300 - Cocó - Fortaleza-CE
Informações (85) 3023 2001.

13.06.2016

CGE treina servidores em Acesso à Informação 
          A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) encerrou  mais uma turma de formação em Acesso à Informação, em parceria com a Escola Pública de Gestão do Estado (EGP). Cerca de 20 servidores de órgãos e entidades do Poder Executivo estadual participaram da capacitação.     
          Somente em 2016, cerca de 80 servidores passaram pelas salas de aulas para aprender ou reciclar seus conhecimentos na área.
        O conteúdo do curso incluiu  o funcionamento dos fluxos dos pedidos de Acesso à Informação, os procedimentos para classificação de informação sigilosa, as atividades do Conselho Estadual de Acesso à Informação e o funcionamento do Sistema SOU, que integra atendimentos tanto de ouvidoria como de acesso à informação. Todo conteúdo segue à risca a Lei Estadual de Acesso à Informação (LAI).

13.06.2016

Projeto Duetos abre com Beto Guedes
          O cantor e compositor Beto Guedes abrirá a quarta edição do Projeto Duetos, dia 18 deste mês, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema.
        A partir das 21 horas do mesmo dia e local, o cantor cearense Pingo de Fortaleza fará o show de abertura do artista que fez parte da nova safra de músicos mineiros.
          Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Anfiteatro, Cantinho do Frango, Casa dos Relojoeiros na Rua Major Facundo, no Centro, Iguatemi, North Shopping e Benfica. Mais informações pelos fones: 3488.8600 // 3488.8608.

13.06.2016

Dia do casamenteiro Santo Antônio
          Santo Antônio ou Antônio de Lisboa, também conhecido como Santo Antônio de Pádua, nasceu em 15 de agosto de  1191 ou 1195, em Lisboa, e morreu em 13 de junho de 1231, em Pádua. De sobrenome incerto,  mas batizado com o nome de Fernando, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII.
          Primeiramente foi frade agostiniano no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, indo posteriormente para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde aprofundou os seus estudos religiosos através da leitura da Bíblia e da literatura patrística, científica e clássica. Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. No ano de 1221 fez parte do Capítulo Geral da Ordem em Assis, a convite do próprio Francisco, o fundador, que o convidou também a pregar contra os albigenses em França. Foi transferido depois para Bolonha e de seguida para Pádua, onde morreu aos 36 (ou 40) anos. (Fonte: Wikepedia).
        É um dos santos honrados nas popularíssimas Festas Juninas e diversos costumes folclóricos estão ligados a ele. A título de exemplo, no Brasil moças casadoiras retiram o Menino Jesus das estátuas e só o devolvem quando arranjam casamento. Daí a sua popularidade como Santo Casamenteiro e a homenagem no Dia dos Namorados.

13.06.2016


Brasil Convention vai ouvir candidatos
          O setor de turismo é um dos mais importantes indutores econômicos e a sua cristalização ocorre nos municípios. O Brasil Convention & Visitors Bureaux  estimula que o setor se mobilize e realize um encontro com todos os candidatos às Prefeituras do Brasil. O encontro acontecerá no dia 16 de agosto de 2016, nas cidades que aderirem a esse processo de alta relevância para o nosso país.
          No evento serão ouvidas todas as propostas dos candidatos para o desenvolvimento do turismo de negócios, lazer, científico, esportivo, religioso, aventura, etc.,  do município.  Ainda no encontro, empresários farão perguntas específicas e ao final, a assinatura de um termo de compromisso com o segmento.
        “Em princípio nossa intenção  é realizá-lo nas 115 cidades brasileiras onde existam um Convention & Visitors Bureau instalado” diz Márcio Santiago, presidente do Brasil Convention & Visitors Bureaux.
        O Convention do Ceará, comandado por Régis Medeiros (foto), e as demais entidades do turismo  deverão  também se interessar pela proposta e promoverem reuniões com os candidatos como sempre fazem. Depois eu conto mais.   

13.06.2016

Paris não quer mais em suas ruas carros poluidores
        A partir de primeiro de julho nenhum automóvel ou moto  fabricado antes de 1997 poderá entrar em Paris, de segunda a sexta-feira, no horário normal, de 8 às 20 horas. Decisão tomada pela prefeita Anne Hidalgo  para deixar fora dos muros da cidade os veículos “nauseantes  e poluidores.” A proibição para os caminhões, e até mesmo veículos militares,  já vem desde setembro de 2015.
        A prefeita Hidalgo (foto) lidera um movimento de prefeitos das grandes cidades do mundo que desejam que seus “cidadãos vivam em cidades  onde possam respirar melhor.” Ela acha que ninguém poderá se opor a esse princípio. Essas 83 cidades respondem por 600 milhões de pessoas e um quarto da economia mundial.
        Todos os veículos que não correspondem aos critérios estabelecidos não poderão mais entrar em Paris, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 20 horas. Isso quer dizer que, entre 20 e 8 horas, à noite, será possível como também nos finais de semana. As avenidas periféricas ainda poderão ser utilizadas no dia a dia desde que não entrem na capital. A edição desta semana da revista “Le Point” publica matéria sobre o assunto.


OBS: Para ver as notas CURTAS SOCIAIS  clic em Postagens mais Antigas.

13.06.2016

CURTAS SOCIAIS
 *Tane e Francisco de Matos Brito (foto) seguem nesta segunda-feira para um cruzeiro pelo Alasca a partir de Vancouver, no Canadá.
*A cerimonialista Teresa Borges (foto) novamente na cidade  depois de temporada de 40 dias na França revendo as amizades e os locais de sua afeição.
*Chegou na sexta-feira à noite  e já foi no sábado  almoçar no L´Escale com as amigas Zeneida Rangel, a mana Lenilza Campos (foto) Regina Koblitz, Ester Lins Cavakcante, Mazé Coelho e Bárbara Busgait.
*Em São Paulo, neste dia 13, o banqueiro Norberto Pinheiro (na foto da Balada In, à esquerda, com Júlio Ventura) ganha abraços por conta do seu aniversário.
*Amanhã, 14, Maria da Graça e Roberto Maia (foto) brindam mais um aniversário de casamento.
*E neste 14 é também dia de cumprimentar Elenir Liberato (na foto com Edison Liberato)  e Guilharneide Façanha pelo aniversário.
*Dia 9 de julho vai acontecer a Festa da Comunicação, a partir das 8 horas da manhã, no Clube Icaraí, na praia do mesmo nome, em Caucaia. A promoção é da Aceji-Associação Cearense dos Jornalistas do Interior.
*“Será um sábado de muito lazer e animação, com feijoada, banho de piscina, trenzinho da alegria e muito forró com Vanessa Barros”, diz o presidente da Aceji João Ferreira.
”Uma festa para toda a família. Vá e leve seus amigos e parentes. Você não vai se arrepender”, completa.   Informações: (85) 3318.1688/ 9732.5010.

*Por hoje contei. Até amanhã.