Postagem do dia 06.02.2015

Eventos listam “gargalos” que prejudicam atividade
          Hoje, 6, foi um dia importante para o setor de Eventos do Ceará com o primeiro treinamento que marca uma nova fase na Câmara Setorial de Eventos, entidade agregada à ADECE, conduzida pela executiva Enid Câmara de Vasconcelos. Todos os componentes dos segmentos do setor estiveram presentes, além de representantes do turismo e da imprensa.
           Na abertura, a presidente Enid Câmara traçou o perfil da CS Eventos, que é formada por 23 instituições, composta por representantes das entidades privadas envolvidas com o setor, das organizações não governamentais, bem como órgãos públicos e privados relacionados com o setor ou a ele associado.
          Ela também destacou que a Câmara tem como objetivo atuar na identificação de oportunidades e entraves impeditivos ao desenvolvimento do setor, articulando agentes públicos e privados e definindo ações prioritárias de interesse comum, visando atuação integrada dos diferentes segmentos envolvidos.
          Falando na ocasião, o representante da ADECE, Edilson Teixeira (foto) destacou ser este “um momento de definição propositiva para se criar uma agenda com visão de 10 anos para que se ande mais rápido e que possamos sair daqui com sugestões para que se torne o setor cada vez mais forte”.
          O facilitador, consultor e professor Nóbrega (foto), estabeleceu cinco eixos sobre os quais os quase 50 participantes trabalharam: Inovação, Infraestrutura, Desenvolvimento Humano, Tributação, Capacitação/Atração de Investimentos.
          Durante quase cinco horas de trabalho os participantes ofereceram importantes sugestões para o fortalecimento do setor bem como listaram uma série de “gargalos” impeditivos à consolidação dessa importante atividade. Entre esses “gargalos” estão baixa capacitação de pessoal, pouca capacidade de investimento, tributação fiscal não compatível com a atividade, às vezes traduzida em bi-tributação, regime fazendário que dificulta a vinda para feiras de equipamentos de outros Estados ou do exterior, ausência de política e apoio oficial, falta de linha de crédito dos bancos oficiais de fomento, baixo nível de identificação com os mercados emissores, captação deficiente etc.
         Os assuntos enfocados serão tratados e transformados em documento a ser encaminhado às autoridades governamentais. Outros treinamentos irão ainda acontecer. “Temos que estar preparados para trabalhar num cenário cada vez mais competitivo”, disse a presidente Enid Câmara que, para a montagem desse treinamento, contou com o apoio e a participação efetiva de sua equipe da Prática Eventos.

06.02.2015

Quadra esportiva no Poço da Draga
      O prefeito Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra (foto) está convidando para a solenidade de entrega oficial da Quadra Esportiva do Poço da Draga, neste sábado, 7, às 9 horas, no cruzamento das ruas Tabajaras com Almirante Tamandaré - SER II, próximo ao Pavilhão Atlântico, na Praia de Iracema.

06.02.2015

Pilhas coletadas por alunos de Engenharia
Ambiental  são enviadas para reciclagem
          Cem quilos de pilhas e baterias coletados por estudantes do Curso de Engenharia Ambiental da UFC em escolas, estabelecimentos comerciais do bairro Pici e postos instalados no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, ao longo de 2014, serão enviados nesta quinta-feira (5), via correio, para reciclagem através do programa de Logística Reversa da Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).
          O grupo é formado por nove alunos que, há quatro anos, realizam ações de educação ambiental nas escolas do bairro Pici, instalando postos de coleta e fazendo palestras sobre os riscos de descartar lixo tóxico, como pilhas e baterias, junto aos resíduos domésticos.
          A Resolução nº 257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determina que produtos compostos por metais pesados, como chumbo, cádmio e mercúrio, devem retornar ao fabricante ou à rede de assistência responsável pela reutilização de pilhas e baterias. Caso sejam jogadas em aterros sanitários, essas substâncias podem contaminar o solo e a água e, para a saúde humana, podem causar danos cerebrais, perda da visão, paralisia nas mãos e inflamação nos pulmões.
          Na UFC, os estudantes gerenciam a coleta desses materiais em pontos de grande circulação, como a Biblioteca de Ciências e Tecnologia, de onde vem o maior volume de doações, e na cantina localizada no Centro de Tecnologia. O volume coletado na UFC neste ano é o dobro do ano passado e soma-se às 420 toneladas de pilhas e baterias tratadas pelo Programa Abinee Recebe Pilhas entre 2010 e 2013. (Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602).

06.02.2015

Água é o que mais falta


O novo deputado estadual Joaquim Noronha (foto) está reunindo prefeitos das regiões do Cariri e litoral Leste para ouvir deles sobre as necessidades mais urgentes dos municípios e poder encaminhar os  pleitos aos órgãos governamentais.
        “No momento o clamor maior de todos está relacionado com o abastecimento de água nas comunidades”, disse ao blog.

06.02.2015

Comemoração e inauguração
          Alegre por ter sido reeleito Primeiro Secretário da Assembleia Legislativa, o deputado Sérgio Aguiar (foto) passa este final de semana em sua terra natal, Camocim, onde ao lado da esposa, prefeita Mônica, além de comemorar a vitória.  participa neste sábado, 7, da inauguração de um novo posto de saúde na sede do município.

06.02.2015

Pacatuba: alunos sem aula

          “Na Pacatuba as crianças estão sem aula há mais de dois meses porque falta tudo”, disse na Assembleia o deputado Carlomano Marques (foto).

06.02.2015

Grande figura humana
          A morte de Tonzito Cavalcante, empresário da área imobiliária, grande figura humana, consternou a toda sociedade cearense.

Com a sua Ana, Tonzito vivia uma alegria contagiante onde quer que estivesse: em sua casa na lagoa do Banana, nas festas de Lúcio Brasileiro no Ugarte, nos meus Galas Internacionais ou nos fins de noites boêmias no caldo de peixe do Tocantins. Era sempre uma pessoa alegre e de bem com a vida.

          Parece que os bons morrem mesmo mais cedo.

06.02.2015

Pré-Carnaval Infantil anima
Casa de José de Alencar

Neste domingo (8), acontece mais uma edição do Pré-Carnaval Infantil Clube da Sivozinha, em parceria com a Casa de José de Alencar, equipamento cultural da UFC. A programação aberta ao público começa às 9h e segue até as 12h, no espaço localizado no Sítio Alagadiço Novo (Av. Washington Soares, 6055, Messejana), em Fortaleza.
A festa terá a participação do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, projeto de extensão do Curso de Música da UFC; do Grupo Adoleta; e da Turma do Alecrim. A entrada é gratuita. No evento, os organizadores estarão recebendo dos participantes a doação de uma lata de leite para entidades beneficentes.(Fonte: Frederico Pontes, Diretor da Casa de José de Alencar – fone: 85 3229 1898).

*Por hoje contei. Bom final de semana.