Postagem do dia 01.04.2015

Prefeitura estuda privatização dos terminais de ônibus

O deputado estadual Capitão Wagner (foto) destacou hoje na Assembleia Legislativa que a Prefeitura de Fortaleza iniciou estudos para privatizar os seis  terminais de ônibus da cidade. “Isso mostra a incapacidade gerencial da atual gestão municipal”, ressaltou. O fato poderá acontecer até junho.
      Ele também disse ser esse um caso que só interessa aos empresários “perdendo o erário municipal,  que investiu na construção dos equipamentos,  e a população de Fortaleza, que certamente pagará mais caro pelos serviços. Não haverá melhoria para o povo”, destacou.

01.04.2015

O dia em que o Senhor morre

           Nesta véspera de Sexta-Feira Santa relendo a Bíblia: “Ao meio-dia começou a escurecer, e toda terra ficou três horas na escuridão. Às três horas da tarde, Jesus gritou bem alto – ´Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?´
          Ai Jesus deu outro grito forte e morreu. (Mateus 27-45).

01.04.2015

“Mata-se mais no Ceará do que no Iraque e Ucrânia”, diz deputado
          “Apesar de ter havido  diminuição percentual no número de homicídios no Ceará, o índice  de crimes de morte em nosso Estado ainda é muito elevado. Aqui mata-se mais por mês do que em países em conflito, como o Iraque e a Ucrânia” foi o que assinalou o deputado Audic Mota (PMDB-foto)  na tribuna da Assembleia Legislativa na manhã de hoje.
O deputado lamentou a morte por assassinato de um empresário correligionário na região dos Inhamuns e disse que “a prática dos crimes por intermédios de pistoleiros tornou-se banal em nosso Estado”. E citou dados levantados por seu colega, deputado Capitão Wagner, de que “somente 8% desses crimes são esclarecidos  porque o aparelhamento policial é insuficiente”. Ele cobrou mais ação do Governo.

01.04.2015

PSD muda de rota no Ceará
          O Partido Social Democrático do Ceará (PSD-CE), através do presidente estadual Almircy Pinto (foto), comunica que não faz mais parte do bloco partidário formado na Assembleia Legislativa pelas legendas PT, PROS e SD. O partido informa ainda que o deputado Leonardo Pinheiro (foto) passa a ocupar o cargo de líder da legenda na Assembleia Legislativa.
 
          Segundo Almircy Pinto a saída do bloco se deve ao fato de problemas relacionados a falta de diálogo com o governo, ausência de voz dentro do bloco e a necessidade de mais independência em relação ao governo Camilo na AL. De acordo com o presidente da sigla, o PSD se mantém na base, mas poderá contrariar o governo caso a matéria em votação seja “contra o pensamento do partido."

01.04.2015

Transporte escolar mais seguro
O TCE Ceará está lançando a campanha “O futuro levado com segurança”, para intensificar o uso seguro do transporte escolar. Com o auxílio da Escola de Contas Ministro Plácido Castelo e da 5ª Inspetoria de Controle Externo (ICE), o trabalho educativo será levado através dos programas Agente de Controle e Gestores Escolares para as escolas estaduais do Ceará.

01.05.2015

Ceará bate recorde no Paraquedismo
          Na semana passada, 16 atletas da Federação Cearense de Paraquedismo bateram um novo recorde nos céus cearenses: lançados a 15 mil pés, cerca de 3 mil metros de altura, eles fizeram uma formação com 16 componentes.
          O recorde anterior era com 13 atletas. O salto foi em Aracati, no litoral leste do Ceará.

       O deputado estadual Manuel Duca (foto), que também pratica o esporte, esteve lá prestigiando o grupo e sua façanha. (O jornalista Macário Batista forneceu as fotos ao blog).

01.04.2015

Decretos para nomear para a ARCE
          Os projetos de decreto legislativo 02/15 e 03/15, ambos de autoria da Mesa Diretora da Assembleia, apresentados na manhã desta quarta-feira,  aprovam indicações de conselheiros diretores para a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce). Os dois projetos  indicam para os cargos  o advogado Fernando Alfredo Rabello Franco e o engenheiro Artur Silva Filho.

Domingos e Artur

No ano passado, Artur Silva apressou sua aposentadoria como conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios para atender interesses políticos do Executivo com a nomeação do então vice-governador Domingos Aguiar para o TCM viabilizando por Cid Gomes a candidatura do atual governador Camilo Santana.

01.04.2015

Escola de Agronomia celebra 97 anos de existência

O dia 30 de março foi  lembrado no calendário acadêmico cearense  pelo aniversário da Escola de Agronomia do Ceará (foto), criada em 1918 como instituição de ensino superior particular e transformada, em 1954, em unidade acadêmica da UFC: o Centro de Ciências Agrárias (CCA). São 97 anos de ensino, pesquisa e extensão no setor agropecuário e em áreas científicas que, com o passar do tempo, foram sendo absorvidas pela unidade.
Hoje, são seis graduações em funcionamento: Agronomia, Zootecnia, Engenharia de Pesca, Economia Doméstica, Engenharia de Alimentos e Gestão de Políticas Públicas – este último inaugurado no semestre letivo 2015.1. Um novo curso, já ofertado na atual edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), terá início em 2015.2: a graduação em Economia Ecológica. "É um tempo de consolidação e renovação do Centro de Ciências Agrárias", comemora a diretora em exercício do CCA, Profª Sônia Maria Pinheiro de Oliveira.
          O Centro possui, ainda, nove programas de pós-graduação, contando com nove cursos de mestrado e sete de doutorado. (Fonte: Ascom UFC).

01.04.2015

Crise no casamento leva a Paris
          Nesta quinta-feira, 02, o Cinema de Arte faz o lançamento do drama anglo-francês “Um Fim de Semana em Paris” (foto), de Roger Michel, o realizador de “Um Lugar Chamado Notting Hill”.  A temática é o casamento na terceira idade. Elogiadíssimo pela crítica, acompanha a crise de um casal com mais de 60 anos e 3 décadas de casamento que tenta sobreviver a crise de uma possível separação retornando à Paris e se hospedando no mesmo hotel onde desfrutaram da lua-de-mel.
          No elenco, Lindsay Duncan, Jim Broadbent e Jeff Goldblum (foto). O Cinema de Arte tem sessões no Cinépolis Riomar de segunda a sexta-feira, às 19h30; sábados, 10h30 e domingos, 12h. (Fonte: Cinemeiro Pedro Martins Freire).

01.04.2015

Profissionalismo em eventos
          A 32a. reunião da Câmara Setorial de Eventos programada para esta quinta-feira, 2, vai  acontecer agora no dia 29 de abril. É que a ADECE decretou ponto facultativo e fechou o  auditório.
Por  ocasião do próximo encontro  a presidente Enid Câmara (foto), além dos assuntos relacionados ao setor,  que é o que mais cresce no Ceará, apresentará detalhes do planejamento que está em curso para dar mais profissionalismo ao segmento.

01.04.2015

URCA reforça atuação no Cariri

A reitoria da Universidade Regional do Cariri, Antônia Otonite (foto), veio a Fortaleza tratar de assuntos relacionados à sua administração junto ao Governo do Estado, inclusive liberação de recursos inadiáveis para projetos em andamento.
A URCA, como a Reitora ressaltou recentemente, “tem como missão promover o desenvolvimento regional sustentável e includente... qualificando profissionais para o mundo do trabalho, especialmente professores para a educação básica... vem crescendo e se fortalecendo nos últimos anos, reforçando o seu perfil de universidade pública gratuita”.

01.04.2015

Um fato inconteste

           Disse o ex-governador Lúcio Alcântara (foto) em seu Twitter: “Os presidentes da Câmara e do Senado sangram o governo e a presidente Dilma. Não estariam sangrando sobretudo o país?”

01.04.2015

Congresso Internacional de Turismo
          Jorge Ricardo Pinto, da cidade de Porto (Portugal-Foto), mandou  o seguinte comunicado aos sócios da Abrajet-Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, através da presidente nacional da entidade, jornalista Miriam Petrone, de São Paulo, que nos repassou: “Venho informar que no próximo mês de junho, entre os dias 21 e 23, vai ter lugar no Porto  o CIT2015-Congresso Internacional de Turismo, que vai contar com algumas das principais figuras na investigação em turismo no mundo.
“Este congresso foi criado em 2010, aqui no Porto, tendo contado com participantes de mais de 30 países diferentes. Depois o congresso andou por Odense, Valência e Antuérpia e agora regressa a casa, tendo o apoio institucional do Turismo de Portugal. Estão previstas palestras e comunicações escolhidas por uma comissão científica, visitas de estudo pelo Porto, “workshops”  e animação de rua.
         O tema do congresso é "O turismo e o mar" (foto) e contamos com a participação de um alargado número de participantes de vários pontos do globo. A chamada para resumos termina a 15 de abril. Entro em contacto para saber se há a possibilidade de a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e os jornais de turismo do Brasil divulgarem este evento antes ainda do dia 15 de abril, lembrando aos investigadores nacionais e internacionais que têm até essa data para entregar as propostas de comunicação.
            O site do evento é o seguinte: http://cit2015.iscet.pt.  No facebook, a página do evento é a seguinte: https://www.facebook.com/Cit2015ISCET. Estou naturalmente ao dispor para esclarecer qualquer outra dúvida. Com os melhores cumprimentos, Jorge Ricardo Pinto.”

01.04.2015

CURTAS SOCIAIS
*A cantora cearense Lucinha Menezes (foto) está com apresentação agendada para o Estoril, na Praia de Iracema, no dia 24 de abril.
*Na casa serrana de Guaramiranga, para estes feriados de Páscoa, Elenir e Édison Liberato (foto)  hospedam Maria Vanda Sá  e Valdélio Leite (foto).
*Dias 3 e 4 deste acontece a Forrozada do Cumbuco na Aldeia Terra Brasilis com diversos grupos musicais.

*Não se faz mais Semana Santa como antigamente com jejum, muito recolhimento e oração.
*São aniversariantes deste dia primeiro de abril o médico e cantor Maurício Cabral Benevides (foto), o cerimonialista Mafrense e Rafael Felício.
*Vão para os dias santificados da Páscoa em sua fazenda às margens do rio Curu, Sarah e Herbert Aragão (foto).

*Lenilza Campos fica em São Paulo até o dia 10. Também está na capital paulista a sra. Gláucia Galvão.

*Nesta quinta, 2, a partir do meio-dia, coquetel de inauguração da nova loja Victor Hugo no térreo do Iguatemi. Pompeuzinho Vasconcelos (foto)  como articulador promocional.
*Por hoje contei. Até amanhã. Feliz Páscoa.