Postagem do dia 06.05.2016

Subtenentes da PM e Bombeiros podem agora fazer carreira
Alegria e muita confraternização dos Subtenentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros com a aprovação pela Assembleia Legislativa do projeto oriundo do Executivo que assegura a eles, atingidos 20 anos de corporação, a possibilidade de ingresso direto ao curso de oficiais. Essa era uma reivindicação antiga da categoria.
         A aprovação foi por unanimidade dos deputados presentes ao Plenário tendo na ocasião se manifestado sobre o assunto os deputados Bruno Gonçalves (foto), que se esforçou desde o início pela aprovação da matéria; o presidente da Casa, Zezinho Albuquerque (foto abaixo) que, mesmo sem regime de urgência,  deu prioridade à tramitação da mensagem  na pauta legislativa; o líder e o vice-lider do Governo, Evandro Leitão e Júlio César Filho, e o capitão Wagner.
      Aliás, as galerias estiveram cheias de familiares desses militares e também de professores, lideranças da Apeoc, com faixas de “Professores em luta pela valorização da escola pública.”
 E representantes do meio-ambiente com palavra de ordem de “petróleo e carvão, deixem no chão. Fora as termoelétricas”.
     Fora do Plenário esposas e filhos dos Subtenentes mostravam faixa de agradecimento.

06.05.2016


06.05.2016

Estado vai pedir mais U$ 350 milhões de empréstimo
        A Assembleia aprovou também  o projeto do Governo  pedindo autorização para contratar operação de crédito (empréstimo com bancos internacionais) de 350 milhões (mais de 1,2 bilhão de reais) de dólares  para amortização da dívida  pública estadual no triênio 2016/2018. Foram 29 votos favoráveis, três contra e três abstenções.
        Esse foi o tema mais polêmico do dia. O deputado Roberto Mesquita (foto) disse na tribuna: “Isso mostra que o estado não tem saúde financeira para bancar os seus projetos ao contrário do que disse aqui, há algum tempo, o secretário da Fazenda Mauro Filho quando se vangloriou de o Ceará estar com todas suas contas em dia.”
     Ele também disse que o Estado deveria vender os “tatuzões” (máquinas especializadas na escavação de túneis, foto), adquiridas por mais 200 milhões de reais, e   que estão se deteriorando, além de pagar mensalmente 1 milhão de dólares para manutenção.. “Além do que, de julho do ano passado até agora, está casa já autorizou  ao Governo do Estado a contrair cerca de 2 bilhões de reais”, completou.

06.05.2016


06.05.2016

Pimentel diz que Senado deve ter cautela na votação do “impeachment”
          Registra o jornalista Macário Batista que o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE-foto), defendeu na quinta-feira (5/5) que o Senado tenha cautela nos próximos passos do processo de “impeachment”  da presidenta da República, Dilma Rousseff. O alerta do senador foi feito em decorrência da decisão do Supremo Tribunal Federal de suspender o mandato do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (foto abaixo) e, consequentemente, afastá-lo da presidência da Câmara Federal.
“Nós precisamos nos acautelar. É preferível que a gente conclua os trabalhos dessa comissão e, no plenário, aguardemos um pouco mais as decisões que o Supremo Tribunal Federal está tomando”, ponderou.
Pimentel justificou sua posição afirmando que o STF pode tomar novas decisões que afetem o processo de “impeachment”  em andamento no Senado. “Pelo discurso de grande parte dos ministros do Supremo, fica claro que este processo em curso no STF está longe de concluir o julgamento sobre todos os atos que envolveram a decisão da Câmara dos Deputados sobre o impeachment”, disse.

06.05.2016

Deputados cearenses apoiam afastamento de Cunha
        Decisão do STF de suspender o deputado do mandato e da presidência da Câmara é exaltada por parlamentares cearenses. Inclusive quem votou em Eduardo Cunha quando ele se elegeu para o cargo, em janeiro de 2015.
      “Antes tarde do que nunca”, declarou o deputado José Aírton Cirilo (PT-foto), repetindo a reação de Dilma Rousseff à suspensão do mandato de Eduardo Cunha pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A aprovação ao resultado do processo foi partilhada por outros deputados federais cearenses. Há divergência, entretanto, quanto ao que poderia ser interferência da Suprema Corte no poder legislativo.
        Para o deputado Genecias Noronha (SD-foto), Cunha deveria ser apenas afastado do comando da Casa, o que o impediria de estar na linha sucessória da presidência, mas a privação do mandato foi um exagero. “Não precisava de tudo isso”, comentou o parlamentar, para quem a questão não deveria ser de competência do STF.
        Para alguns parlamentares, porém, a ação dos ministros do Supremo era necessária. “Esperava que o STF o afastasse, já que (na Câmara) não conseguimos”, afirmou Cabo Sabino (PR-foto).    
          Segundo Chico Lopes (PCdoB-foto), o acompanhamento do supremo deveria ter sido mais veloz. “O Tribunal deveria ser mais ágil com essas questões de corrupção. Não é só com ele, é com todos”. O parlamentar também questionou o trâmite do processo contra Cunha no parlamento. “Tem mais de 100 deputados sobre a liderança dele (de Cunha),” afirmou. (Fonte: Boletim da Fecomercio).

06.05.2016


06.05.2016

Rotary Fortaleza faz 82 anos
          Hoje, 6, é um dia especial para o Rotary Club de Fortaleza, o mais antigo do Ceará, e o primeiro novamente em número de associados: amanhã, 7, completa 82 anos de fundação.
Tarcísio e José Carlos
       
A festa, conduzida pelo presidente Tarcísio Porto, acontece hoje no Salão Nobre do Ideal Clube com a entrega de diplomas Paul Harris, da Medalha Antônio Gomes Guimarães e de homenagem ao empresário José Carlos Pontes que receberá o cristal Major Donor, nível 2, e o Pin com dois brilhantes. Depois eu conto mais.

06.05.2016

Oportunidades de Negócios em Biotecnologia
Promover o intercâmbio entre os setores acadêmico, empresarial e governamental e difundir as aplicabilidades da biotecnologia na base produtiva de diversos setores da economia. Esses são alguns dos objetivos do Fórum de Oportunidades de Negócios em Biotecnologia, que será realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Fundação Oswaldo Cruz no Ceará (Fiocruz-CE) e a Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) entre os dias 9, 10 e 11 de maio de 2016, na sede da FIEC em Fortaleza.
 O Fórum abrigará no mesmo período, os seguintes eventos: "II Workshop de Biotecnologia em Produtos Farmacêuticos: Desenvolvimento, Produção e Regulamentação", organizado pela Fiocruz-CE;  "Workshop de Exposição de Tecnologias do Programa de Pós-graduação da Renorbio", organizado pela Renorbio, e Reunião Brasil e União Europeia em Bioeconomia, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Informações: Gerência de Comunicações - Sistema FIEC - (85) 3421 5435 / (85) 3421 5434.

06.05.2016

Perguntinha inocente
        Por que os carros têm uma tendência a saírem da estrada mesmo em reta quando sabe-se não houve problema mecânico? Esse ônibus escolar de Sobral é um exemplo. A foto é do blog Sinhá Sabóia.

06.05.2016


06.05.2016

CURTAS SOCIAIS
*Os supermercados de Fortaleza lotados nesta sexta-feira que antecede o Domingo das Mães. Olhando assim, a gente pergunta: crise? Que crise!!
*Cerimonialista Teresa Borges (foto) marcando mais uma visita aos Jerônimos, em Lisboa, nesse início de férias pela Europa.
*Ah quem também se deixou fotografar nesta circulada de alguns dias por Portugal foi a amiga Ester Lins Cavalcante (foto).
*“Show” de Toquinho e Ivan Lins no Ideal Clube lotado para esta sexta e sábado. O promotor Elenilton Jorge no comando.
*Nesta sexta-feira Beto Studart faz aniversário e faz uma “big” recepção para mais de mil pessoas  em "buffet" da cidade.
*Também mudam de idade a sra. Edyr Rolim (foto) e o hoteleiro Hugo Machado, que eu não sei se hoje está em Fortaleza ou em Portugal.
*É isso aí, amigos, tenham todos um bom final de semana.