Postagem do dia 15.05.2015

Deputado quer premiar bom motorista e obrigar o Estado  atender com urgência paciente com câncer
          O deputado Roberto Mesquita (PV-foto)  está preparando dois projetos para submeter à aprovação da Assembleia: um propõe redução do IPVA para o motorista que nunca tenha se envolvido em acidentes; o segundo obriga o Estado a providenciar em 30 dias no máximo exames e tratamento para os pacientes com câncer que procurem a rede hospitalar pública estadual.
          Ao repórter o deputado justificou suas  proposições: premiar com um percentual de redução do IPVA  o bom motorista vai servir de incentivo  a outros para que tenhamos um trânsito mais responsável.
          Quanto o segundo projeto,  é preciso que a saúde pública estadual veja a questão do doente de câncer como uma prioridade  que precisa ser atendida com a máxima urgência.

15.05.2015

Ministro acusa “tucana”  de prejudicar saúde do Ceará
          O Ministro da Saúde, Arthur Chioro (foto), em entrevista a equipe da TV Diário, em Brasília, falou sobre a crise na saúde pública que o Ceará vem enfrentando. Chioro  recebeu informações do Ceará de que uma “tucana”, possivelmente, a presidente do Sindicato dos Médicos, Mayra Pinheiro, estaria se infiltrando nos hospitais para conseguir informações.  “Nós sabemos que há uma ação política muito clara feita por certos setores da oposição, lideradas por uma médica vinculada ao PSDB que agora anda de enfermaria em enfermaria”, destacou o ministro.
          Arthur Chioro não citou o nome da presidente do SIMEC/CE, mas a relação se dá por conta da candidatura de Mayra Pinheiro, que concorreu ao cargo de deputada federal em 2014 pelo PSDB (foto). A produção da TV Diário fez contato com a assessoria do SIMEC/CE sobre as declarações do ministro, mas até o momento ainda não houve resposta. (Roberto Moreira publicou em seu blog em 14.05.2015).

15.05.2015

Internet e planos de Tv em audiência pública na AL
          Audiência pública foi realizada pela Comissão de Direito do Consumidor da Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado Odilon Aguiar (Pros-foto), para discutir centenas  de reclamações recebidas de usuários de planos de Internet e  Tv por assinatura de todas as operadoras, Net, GVT, Sky, Multiplay e Oi. Apenas esta mandou seu diretor regional à reunião.
          Da comissão participam ainda os deputados Wálter Cavalcante (PMDB)  e Joaquim Noronha (PP). Todos os órgãos de direito do consumidor marcaram presença e até que se chegue  a um ponto de convergência  para assinatura de termo de responsabilidade entre os principais atores envolvidos, o presidente Odilon propôs um plano de ação e novas reuniões durante este mês.

15.05.2015

2.000 imóveis em feirão no Cariri
                                                
          O Cariri vai vivenciar de 12 a 14 de junho um dos maiores eventos na área imobiliária, o 8o Feirão de Imóveis, com 2.000 unidades habitacionais novas, usadas e na planta.
           O Sinduscon, sob o comando do presidente André Holanda (foto acima), realiza esta grande promoção no Cariri Garden Shopping e a executiva Enid Câmara (foto abaixo), com a eficiente equipe da sua Prática Eventos, cuida de toda estruturação. Solenidade de abertura no dia 12, às 11 horas. Informações: Prática Eventos - (85) 3433.7684.
      Prefeitos da região caririense e empreendedores estão sendo convidados pelo Sinduscon que “numa visão voltada para o futuro e investindo cada vez mais no desenvolvimento do Estado do Ceará e, principalmente na região do Cariri, realizará o evento citado, disponibilizando aos interessados adquirir sua tão sonhada casa própria”, afirma o presidente André Holanda.

15.05.2015

Altar em grande estilo
          Na Igreja de São José do Seminário da Praínha (Avenida Monsenhor Tabosa com Dom Manuel) acontece nesta sexta-feira, às 20 horas, um dos acontecimentos sociais mais significativos desta temporada: a união em Deus de Giovanna, herdeira de Regina Valéria e Antônio  Lima Câmara, e Rafael, filho de Maria de Nazareth e Jonas Menezes Pereira.
Após a cerimônia os noivos serão cumprimentados no Ideal Clube onde os pais dos nubentes montaram uma lista festa para receber os seus convidados. Depois eu conto e mostro todos os detalhes.

15.05.2015

Se o Governo se meter, atrasa
  A presidente Dilma Rousseff disse que deve inaugurar a Companhia Siderúrgica do Pecém (Ceará), uma parceria da Vale (VALE3, VALE5) com as sul-coreanas Dongkuk e Posco, até o início do ano que vem. Aliás, a Vale planeja diminuir a sua participação de 50% no projeto siderúrgico do Ceará, disse o diretor financeiro da companhia, Luciano Siani.
           Segundo Siani, a companhia está racionalizando investimento em pesquisa e desenvolvimento. Para ele “Não faz sentido gastar mais que o necessário para criar novas oportunidades” (Fonte: Jornalista Macário Batista).

15.05.2015

Dom Mauro  90 anos de vida e dedicação à Igreja
           Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, 14,  a deputada Fernanda Pessoa (PR) falou  sobre o aniversário de 90 anos do bispo emérito de Iguatu, Dom José Mauro de Alarcon e Santiago. “Quando vivemos em meio à violência social; quando vivemos uma das crises mais profundas da desestruturação familiar, temos o exemplo daquele que busca a vida através da fé, através do Evangelho, através da generosidade. E esse exemplo temos no Bispo Dom Mauro.” discursou a parlamentar.
          Fernanda Pessoa (foto) lembrou que o bispo dedica toda a sua vida a serviço de Deus, da Igreja e do Povo. Dom Mauro nasceu em 14 de maio de 1925 na cidade de Russas, no vale do Baixo Jaguaribe, onde passou toda a sua infância. É o décimo filho do senhor José Ramalho de Alarcon e Santiago e Maria Ramalho de Alarcon e Santiago. Em 1937, entrou para o seminário da Prainha, em Fortaleza e concluiu seu curso em 1948, quando foi ordenado sacerdote por Dom Aureliano Matos, o primeiro bispo da Diocese de Limoeiro do Norte. Celebrou  sua primeira  missa no dia seguinte, aos 23 anos.
          Em 31 de janeiro de 1949, assumiu em Limoeiro do Norte o cargo de diretor do Colégio Diocesano (foto), posto em que permaneceu até dezembro de 1953. Nos anos de 1954 e 1955, passou por Aracati onde serviu de capelão da congregação dos Irmãos Maristas; Foi professor no Instituto São José e em dezembro de 1955, foi nomeado vigário da paróquia de Aracati, onde ficou até outubro de 1961. Em 6 de janeiro de 1962  foi nomeado peloPapa João XXVIII o primeiro bispo da Diocese de Iguatu.  Assumiu o bispado que durou 38 anos, até julho de 2000.
          “Dom Mauro sempre foi e continua com a sua missão de acolher, não somente como líder religioso, mas também pela sua participação e influência nos debates e na defesa de questões e projetos que levem  benefícios para as população de Iguatu e de toda a região centro sul.” (Informações com a jornalista Kátia Karan).

15.05.2015

Mapeamento da cultura cearense
          O Mapeamento Cultural do Ceará foi lançado na noite desta quinta-feira, 14/5, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com a participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio (foto), do secretário adjunto, Fabiano dos Santos Piúba, da coordenadora metodológica do Mapeamento e ex-secretária de Cultura do Estado Claudia Leitão e do representante da Petrobras/Lubnor Luiz Antonio Simonetti, além do coordenador do projeto, Leandro Guimarães.
          O projeto conta com apoio da Secult, por meio da Lei do Mecenato, com patrocínio da Petrobras, mediante renúncia fiscal. O secretário Guilherme Sampaio parabenizou todos os envolvidos, desejou bom trabalho à equipe do Mapeamento, reiterou a disposição da Secult em colaborar com o projeto e destacou a importância de um levantamento abrangente e atualizado das expressões culturais de todo o Ceará. A noite teve apresentações da Orquestra Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e do Quarteto de Cordas da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.
          "O mapeamento tem essa função objetiva de identificar artistas, produtores, gestores, patrimônio material, imaterial. Tudo isso constitui uma base de dados fundamental não só pras políticas de cultura, mas pros agentes cultuais de forma geral. O mapeamento vai evidenciar a dimensão da cadeia econômica da cultura no Estado do Ceará", acrescentou o secretário Guilherme.
          O projeto  incluirá uma extensa pesquisa  abrangendo os 184 municípios do Estado  para identificar artistas, produtores culturais, articuladores, gestores, instituições e produtos culturais. Para esse levantamento, serão utilizadas diferentes metodologias, técnicas e ações.Também serão mapeadas  manifestações artísticas modernas e eventos culturais (teatro, dança, música, artes plásticas, artes visuais, festivais, mostras) e equipamentos culturais (biblioteca, museu, teatro, auditórios, salas de cinema, estádio, ginásio, boate ou casa de forró, bar com palco, clube, livraria, loja de discos, vídeo-locadora). Fonte: Jornalista Dalwton Moura –Assessoria Secult.

15.05.2015

Enfermagem homenageia fundadora do curso
          Será inaugurado nesta  sexta-feira (15) o Memorial Grasiela Barroso  em homenagem à professora  responsável pela implantação do Curso de Enfermagem da UFC, em 1970, durante a gestão do reitor Fernando Leite. A  solenidade  acontecerá às 10h30min, no Departamento de Enfermagem da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), com a presença do  reitor em exercício,  Henry de Holanda Campos, e da diretora da  unidade acadêmica, Maria Goretti Rodrigues de Queiroz.
Grasiela Teixeira Barroso (foto) foi consultora do Ministério da Educação e fundou o Programa Especial de Treinamento (PET) de Enfermagem, em 1988, pioneiro do Brasil na área. Em 1994, recebeu o título de Professor Emérito da UFC. Em 2001, foi agraciada com o Mérito de Personalidade, pelo apoio prestado ao engrandecimento da Enfermagem no Ceará, pela Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Ceará.

15.05.2015

CURTAS SOCIAIS
*Dia 19 de junho, a partir das 21 horas, no Náutico, São João dos Becistas 2015 (ex-funcionários do antigo BEC-Banco do Estado do Ceará). Com  atrações Chico Pessoa e Armando Teles. O fotógrafo Fernando Cavalcanti entre os divulgadores.
*É sempre bom lembrar que hoje tem o excelente saxofonista Carlos Magno (foto) soltando o seu talento para os enamorados dançarem na Whiskeria do Parque Recreio. Vale a pena conferir.
*Cumprimentado ontem, 14, pela idade nova o querido Stênio Carvalho Lima (na foto com o ministro César Rocha), advogado brilhante, homem de sociedade de vida intensa e que agora curte aposentadoria às margens da lagoa de Messejana.
*Ganha abraços hoje, dia do seu aniversário, Manoel Castro Neto (foto). Também fazem aniversário na data Hilda Prisco Bezerra e Vânia Canamary.
*No sábado, 16, os cumprimentos vão para o ex-governador Lúcio Alcântara (foto acima), o empresário da construção civil Antônio Cardoso Linhares (na foto abaixo com Sílvio Fiúza e o mano Francisco) e Seridião Montenegro.
*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.