Notícias do dia 23.02.2013

Produção agropecuária despenca no Ceará

Flávio Saboya

Olho vivo. Reflexo do abandono da produção agropecuária do Ceará: em 2009, o valor da produção do que o setor produziu foi de 4 bilhões de reais; em 2012, chegou apenas a 400 milhões de reais, segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária Flávio Saboya. Ele diz que se faz urgente o estabelecimento de uma ação coordenada  para a recuperação do setor. Portanto, olho vivo.
Cego, surdo e mudo

Com muita  decepção, o deputado federal Eudes Xavier tem revelado publicamente e em conversas  particulares que “ainda não vi o governador Cid Gomes falar nada sobre a campanha que se move pela extinção do Dnocs e também não faz absolutamente nada pela recuperação dos perímetros irrigados. Até parece que ele quer que o Ceará perca o Dnocs e que haja a falência completa dessas áreas de irrigação”, falou ele na reunião conjunta da Assembléia Legislativa e Agropacto para todo mundo ouvir.

Faculdade de Direito da UFC comemora 110 anos

Cândido Albuquerque, diretor da Faculdade de Direito


Terão início no dia 1º de março  as comemorações pela passagem dos 110 anos de criação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, a primeira instituição de ensino superior do Estado. No auditório da Faculdade, a partir das 19 horas, ocorrerá abertura solene das atividades, que incluem assinatura da ata de fundação do Memorial da Faculdade; lançamento do selo comemorativo, com cerimônia de obliteração; e descerramento de placa alusiva à data.


Antes chamada de Faculdade Livre de Direito do Ceará, a instituição foi criada no dia 21 de fevereiro de 1903, pela Lei Estadual nº 717. O Curso começou a funcionar no andar superior do antigo prédio da Assembleia Legislativa, que hoje abriga o Museu do Ceará, situado na Praça dos Leões, no centro de Fortaleza. A partir de 12 de março de 1938, passou a funcionar no atual endereço, na Rua Meton de Alencar, em frente a então conhecida Praça da Bandeira, que em 1959 passou a denominar-se, oficialmente, Praça Clóvis Beviláqua.

Durante todo o ano de 2013  serão realizadas diversas atividades de relevo acadêmico e cultural”, diz o Prof. Cândido Albuquerque, diretor da unidade acadêmica. “Celebrar uma data como essa é reafirmar a relevância histórica e acadêmica da Faculdade de Direito e seu compromisso com a ética e a justiça social”, observa o Prof. Regnoberto Marques de Melo Junior, presidente da comissão coordenadora das festividades.
PROGRAMAÇÃO – Na programação, os seguintes eventos também são destaque: 

• 2 de março: jantar comemorativo aberto aos professores (ativos e aposentados), ex-professores, alunos e ex-alunos, demais servidores e familiares;
• 5 de março: colação de grau no auditório da Faculdade;
• 6 de março: culto ecumênico; lançamento de livros, revistas e fac-similares; premiações; show artístico.

Câmara de Eventos faz reunião de trabalho

A 16ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos do Estado do Ceará,  que se realizará no dia 27 de fevereiro, quarta-feira, às 8h30min., na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará-ADECE, terá como pauta relatório do Grupo Temático de Pesquisa, dirigido por   Glória Ribeiro (BPW) e o  GT Incentivos Fiscais e Tributários - Análise dos contratos de fornecedores empresas de formatura, sob  o comando de Alexandre Linhares e Gustavo Beviláqua, detalhando a  inclusão da atividade no Código Brasileiro de Ocupação;
Haverá ainda trabalhos sobre o  Manual de Orientação para Realização de Eventos no Ceará por  Ricardo Göelner.
Um aniversariante querido

Tarcísio e Beatriz


Neste sábado, 23, Tarcísio Porto Rebouças, empresário do mercado imobiliário, movimenta a lista afetiva para comemorar o seu aniversário com uma feijoada e música ao vivo durante almoço no hotel Gran Marquise. Ele vai estar ao lado da mulher Teresa, da filha Beatriz e dos muitos amigos. Depois eu conto mais detalhes.
Oitenta anos bem vividos

“No calendário da vida, dias, meses e anos se traduzem em uma linda família que me fortalece e em amizades que me completam”, diz Terezinha Martins de Castro no convite dos filhos Aluízio Júnior, Abelardo Joaquim, Kátia Maggy e Artur Emílio para as comemorações dos 80 anos dela, dia 26, às 20 horas, no Teka´s Buffet, festa que será sem dúvida um dos belos eventos da temporada.
Idade nova

Cumprimentados ontem porque marcaram o calendário Aracy Justa, Fernando Dall´Olio e Paulo Simas. Amanhã, 24, os abraços vão para Nilo Sérgio Holanda Gomes, médico Ernane Rocha Machado,  Kátia Mont´Alverne e Eliânia Damasceno. Na segunda-feira, 25, é dia de cumprimentar a sra. Esmeralda Oliveira e o jornalista Vicente Alencar.
Problema que continua

 Registra o jornalista José Maria Melo em sua coluna “Vaivém”, no Diário do Nordeste, que as autoridades do trânsito continuam fazendo “ouvidos de mercador” e não têm tomado providências com relação ao semáforo colocado em frente ao terminal de passageiros do Aeroporto Pinto Martins, “onde as batidas se sucedem”.
Lá vou eu: E a falta de sincronia entre os semáforos, hein?.Em duas avenidas – Santos Dumont e Antônio Sales – onde existe uma seqüencia de sinais luminosos próximos, é irritante observar-se que, quando abre um, o próximo fecha no mesmo sentido do fluxo de veículos. Pode?
CURTAS SOCIAIS


  • Chegando para uns dias de férias com familiares, entre Fortaleza e Santana do Cariri, Ana Maria Oliveira, cearense de Santa Catarina.
  • Retorna de viagem de negócios a São Paulo a executiva Enid Câmara de Vasconcelos. Mas já agenda nova reunião de trabalho para esta semana.
  • Funcionando com muita determinação na Turisforma de Valmir e Melânia  Torres,  na divulgação dos pacotes de viagens da agência, Roberta Boris.

Profa. Gina Pompeu


  • Segunda-feira, às 9h30, no Teatro Celina Queiroz (Unifor), Gina Pompeu articula manifestação pela “Dignidade, Igualdade e Tolerância à Diversidade Sexual”.

  • Os casais Crica Bezerra de Menezes e Deda Gomes (sócios no empreendimento) estiveram curtindo a largada oficial do Jardins Kid, do Jardins Open Mall.


Por hoje é só. Tenham todos um bom final de semana.