Postagem 2 do dia 25.09.2017

Conselheiro em disponibilidade vai assumir TCE
           Por toda esta semana o nome do conselheiro em disponibilidade Ernesto Sabóia será submetido ao plenário da Assembleia, indicado que foi para o Tribunal de Contas do Estado.
          O presidente Zezinho Albuquerque irá definir a data em que o nome de Sabóia entrará na pauta de votação. O conselheiro do extinto TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), Ernesto Sabóia foi o escolhido pela
 Mesa Diretora da Assembleia para ocupar a vaga que o Legislativo tem direito com a aposentadoria do conselheiro Teodorico Menezes, que foi acusado de participação no desvio de recursos conhecido como “escândalo dos banheiros” do Governo do Estado.

25.09.2017


25.09.2017

De Fortaleza para Europa
              O governador Camilo Santana reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 25, em São Paulo, com representantes da Gol, Air France e KLM, empresas aéreas que estão interessadas nos preços diferenciados que o Ceará pratica no fornecimento de combustível para aviação e as duas últimas de olho no Norte/Nordeste. Na foto acima, Paulo Kakinoff, presidemte da Gol; Jean-Marc Pouchol, Diretor da AF/KLM para a América do Sul, e Camilo Santana.
           Nesse encontro, o Chefe do Executivo cearense participou do anúncio oficial de que Fortaleza será um centro de conexões dessas empresas no Nordeste. Ótimo. Se houver um bom sistema de voos da Gol e das outras aéreas que fazem as linhas nacionais das capitais do Norte e Nordeste com Fortaleza, esses voos da Air France e KLM poderão se tornar grande sucesso. Nos próximos seis meses o Aeroporto Pinto Martins será adaptado.

25.09.2017

Prefeitos somem com previdência dos servidores
        “Vários prefeitos cearenses não estão depositando as cotas da previdência municipal dos seus servidores, o que vai causar um enorme problema para eles na época da aposentadoria”, denunciou na tribuna da Assembleia o deputado Roberto Mesquita (PSD).
        Conforme o parlamentar, “em alguns municípios, os prefeitos fizeram sumir diversos milhões de reais dessas contas, o que é um crime que precisa ser punido.” Roberto Mesquita defende rigorosa apuração desses fatos com punição dos culpados.

25.09.2017


25.09.2017

Cearense entre os mais ricos do Brasil
          Conta Roberto Moreira em seu blog que o  empresário cearense Mário Araripe  entrou para a lista dos mais ricos do Brasil, de acordo com a revista Forbes. O empresário, dono da Casa dos Ventos, possui R$ 4,4 bilhões de patrimônios.
            Mário Araripe já mexeu com construção civil em Fortaleza, criou a fábrica de jipes  Troler, depois vendeu para a Ford, e  tornou-se o maior investidor em energia eólica no Brasil, segundo dizem,  um dos maiores do mundo. Ele trabalha com futuríssima  energia limpa.

25.09.2017

Leito separado e Paixão de Cristo
        Projeto do deputado Tin Gomes (PHS), aprovado pela Assembleia, determina que a rede privada de saúde do Estado ofereça leito separado para mães de natimorto e mães com óbito fetal e, se necessário ou solicitado, com acompanhamento psicológico.
         O espetáculo religioso A Paixão de Cristo, encenado no município de Pacatuba, será incluído no Calendário Oficial de Eventos do Ceará, conforme determina projeto subscrito pelos deputados Wálter Cavalcante (PP), Fernanda Pessoa (PR), Roberto Mesquita (PSD) e Elmano Freitas (PT) e aprovado pela Assembleia Legislativa.

25.09.2017

Linda flor do baobá
          O amigo Aurélio, do Grupo Radialistas do Ceará no WhatsApp, mandou para mim esta linda flor do Baobá, que floresceu na árvore existente na Praça Dois Irmãos, em Recife, esta semana.
        Segundo ele disse, ela só aparece a cada 50 anos. Estou publicando agora porque não verei a próxima.

25.09.2017

Ceará 2050
       No dia 2 de outubro será o lançamento oficial de Ceará 2050, “a construção de uma nova plataforma de desenvolvimento sustentável do Estado”, segundo os promotores.
           Iniciativa do Governo do Estado, a cerimônia  acontece às 9 horas da manhã no Centro de Eventos do Ceará.

25.09.2017


25.09.2017

Vítor Valim absolvido pela cúpula partidária
          O PMDB nacional anulou a punição aos 4 deputados federais do partido que votaram a favor da abertura de processo de investigação contra o presidente Temer. O deputado Vitor Valim, do Ceará,  votou para que Temer fosse investigado e estava no castigo.
            Vitor Valim disse “não me sinto  feliz por ser punido por um bandido que responde a  mais de uma dezena de processos e que ganhou de presente a presidência de um grande partido”, confessou referindo-se a Romero Jucá. Ele  ganhou a parada na executiva do partido.

25.09.2017

Curso de extensão para pessoas “trans”
         No país que mais mata travestis e transexuais do mundo, como aponta a Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil, a educação é uma forte frente de combate à violência contra essa população. E é por esse caminho que Syssa Monteiro, de 25 anos, tenta afastar quaisquer comportamentos transfóbicos. 
           Mulher trans e cearense, Syssa é coordenadora do curso de extensão Transpassando, primeiro projeto acadêmico do País voltado para quem não se reconhece no “corpo de nascença”. Funcionando há dois anos no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o programa não se reduz somente à inclusão desse público no Ensino Superior.
            “Não é um cursinho em si. Vai além: é um programa de combate à transfobia”, argumenta a coordenadora.Nesses dois últimos anos, ela contabiliza que 50 pessoas tiveram acesso ao projeto. O curso funciona das 14h às 18h30, de segunda a sexta-feira, no Centro de Humanidades da Uece, na Avenida Luciano Carneiro, 345.

25.09.2017

Turismo sustentável
           A Associação Brasileira de Turismólogos convida para sessão especial no dia 26, de 8 às 12 horas, alusiva ao Dia Mundial do Turismo e Dia Nacional do Turismólogos com o tema “Turismo sustentável – Uma ferramenta para o desenvolvimento”.
         Conduzido pelas dirigentes da entidade, Rosana Lima e Socorro Abreu, o evento terá como cenário a sede da Facic, no centro da cidade.

25.09.2017


25.09.2017

CURTAS SOCIAIS
                                          
*Dia 7 de outubro, sábado, no Aterro da Praia de Iracema acontece a 9ª. Marcha pela Vida contra o Aborto numa realização do Movida-Movimento pela Vida.
 *José Lino da Silveira Neto fechou com o ótimo conjunto Os Brasas para musicar
o “réveillon” de seu Hotel Reserva da Serra, na Meruoca, um dos “point” da sociedade sobralense.
*Os Brasas (foto) animaram quase todos os 30 Galas Internacionais que realizei no Ideal Clube e no Barbra´s Buffet ao longo de 30 anos.
*Super animada e plena de amizade a recepção de aniversário que Herbeneurgel ofereceu a seu grupo. As clientes predominaram. Na foto, Cremilda, Gurgel e Herberne, os manos Gurgel do Amaral.
*Lenise Queiroz Rocha (sra. Cláudio Rocha) é a aniversariante deste dia 25.
                        *Também fazem aniversário na data Eymard Freire (na foto com a sua Bárbara),

 Gláucia Mota (com a filha Giana) e Rosa Ester Vieira (foto abaixo).
*Na terça-feira, 26, os abraços vão a o campeão de surf Dunga Neto que, aliás, nunca mais o vi.
                             
 
*Por hoje contei. Até amanhã.

Postagem do dia 25.09.2017

Dia do Comerciário: abolição da escravatura no comércio
          O Dia do Comerciário, ou do Comércio, é comemorado no Brasil  no dia 30 de outubro, mas, no Ceará, anteciparam para hoje, 25 de setembro. É feriado, parte do   comércio não funciona (os supermercados, sim). 
  A compreensão do significado  do dia do Comércio se concentra no início do século XX, época em que os trabalhadores da área  eram extremamente explorados por seus patrões e encaravam dia após dia jornadas de trabalho abusivas, que muitas vezes superavam as 12 horas consecutivas. Folgas praticamente não existiam e nos feriados eles também eram obrigados a trabalhar, já que nesses períodos o comércio também ficava altamente aquecido.
 Foi então que em 29 de Outubro de 1932 5 mil comerciários marcharam até o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro,  onde se encontrava o Governo Federativo da nossa República. Sem ter outra escolha, o então presidente Getúlio Vargas recebeu em seu gabinete os reclamantes. Acabou cedendo aos seus pedidos e assinou no mesmo dia o Decreto de Lei 4042, publicado no dia seguinte no Diário Oficial da União, no qual se determinava que aqueles que trabalham com comércio só devem trabalhar 8 horas diariamente, além de ter descanso remunerado aos domingos.
Na data posterior a mesma lei foi publicada no diário oficial da união. Em 2013, a presidente Dilma Rousseff reconheceu a sua validade, mantendo viva a tradição de luta dos comerciários de todo o nosso país. (Fonte: Calendário BR).