Postagem do dia 24.11.2014

Zezinho pode ser  reeleito, mas mulheres querem lugar na Mesa
          Na Assembleia Legislativa já se pensa em nova eleição. Desta vez para o comando da Casa, o que deverá acontecer no dia primeiro de fevereiro próximo. As mulheres, que na próxima legislatura serão 7, querem por querem um lugar na Mesa Diretora. “Esta casa é a casa do povo e não dos homens”, diz a deputada Fernanda Pessoa (PR).
Deputada Fernanda Pessoa
Na semana passada a deputada Mirian Sobreira (PMDB) declarou para todos ouvirem:  “Não voto em nenhum candidato se não tiver mulher na mesa”.
Deputada Mirian Sobreira
A deputada Eliane Novais (PSB) completou: “Precisamos de equidade de gênero na mesa diretora.”
Deputada Eliane com o repórter
A presidência, pelo menos, será mesmo de um homem. Todos acreditam ser quase  certa a reeleição para o cargo do atual presidente José Albuquerque (Pros).
Deputado José Albuquerque
As mulheres eleitas no último pleito  são: Aderlânia Noronha (SD),  Fernanda Pessoa (PR), Laís Nunes (Pros),  Mirian Sobreira (Pros), Dra. Silvana (PMDB), Bethrose (PRP) e Augusta Brito (PC do B).

24.11.2014

Dimensionamento  da indústria de eventos
          Em parceria com a Câmara Setorial de Eventos, a ABEOC convida para o lançamento do II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil, que será apresentado pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Osiris Ricardo Marques, dia 4 de dezembro, às 17 horas, no Hotel Gran Marquise.

24.11.2014

Simpósio Padre Cícero debateu  questões relevantes  para o desenvolvimento regional
          A palestra do professor Gilbraz Aragão (foto), da Universidade de Campinas, São Paulo, foi um dos momentos acadêmicos importantes do IV Simpósio Internacional sobre Padre Cícero realizado pela URCA-Universidade Regional do Cariri em seu campus Crajubar, em Juazeiro do Norte. As palestras focaram também no desenvolvimento regional.
          Para a coordenadora do evento, pró-reitora de Extensão Sandra Nancy Freire (foto), “a URCA, instituição  realizadora do encontro, juntamente com a parceria da Diocese do Crato e do Geopark Araripe, cumpre importante missão de debater questões de grande relevância no que diz respeito ao processo de desenvolvimento regional.”

24.11.2014

Bienal de Dança chega a Uruburetama
          Aconteceu sábado,  22,  em Uruburetama uma apresentação da  Bienal Internacional de Dança do Ceará de Par em Par,  que chega à sua  4ª edição. O evento cultural teve  como local o anfiteatro da cidade,Uma rica e diversificada programação foi  apresentada  podendo-se  citar: performances cênicas, intervenções urbanas, oficinas e debates.
        Doze cidades no Ceará estão participando desse  programa circular de  dança. O evento é uma realização dos Correios, Caixa Econômica e Petrobras. Apoio logístico Prefeitura, através da  Secretaria de Cultura e Turismo.(Radialista Joalano Tavares especial para o blog).

24.11.2014

Encontros Nietzsche-Schopenhauer

    Consolidado no calendário cultural da Região Nordeste, bem como no cenário filosófico nacional, os Encontros Nietzsche-Schopenhauer, organizados anualmente pelo Apoena: Grupo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche, fazem parte dos principais eventos de caráter filosófico realizados em Fortaleza, prestando importante contribuição para expansão da discussão filosófica brasileira para além do eixo tradicional da produção científica e cultural do País.
    
         Neste ano, o VI Encontro Nietzsche-Schopenhauer terá como fio condutor das discussões o tema: Filosofia, Política e Tecnologias da Informação, contando com a participação dos seguintes conferencistas: Prof.Dra Beatriz Furtado, Prof. Dr. Daniel Lins (UNICAMP), Prof. Dr. Emiliano Aquino (UECE), Prof. Dr. Giuseppe Mario Cocco (UFRJ), Prof. Dr. Henrique Antoun (UFRJ), Prof. Dr. Homero Lima (UFPE), Prof. Dr. Miguel Angel de Barrenechea (UniRio), Profa. Dra. Renata Correia, Prof. Dr. Rogério da Costa Santos (PUC-SP), Prof. Dr. Tarcísio Pequeno (UFC/UNIFOR).
        A programação (http://apoenafilosofia.org/ se desenvolve a partir de quarta-feira, 26, no Auditório e Espaço Mix do Centro Dragão do Mar e no Porto Iracema das Artes. (Contatos:Juliana Holanda (85) 8725.7286 / 9634.9859 -  Produção/Pesquisadora).

24.11.2014


ICC: 70 anos de dedicação à oncologia
          Revoada de balões azuis, missa de gratidão, apresentação do Coral do ICC, homenagens da Casa Vida, do Memorial Benfeitores do ICC e de 70 funcionários entre colaboradores, médicos e voluntários, lançamento do Anexo II e a entrega da nova sede da Casa Vida são ações que marcam a celebração dos 70 anos de existência do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) no dia 25 de novembro.
           Para o presidente do Instituto, médico  Lúcio Alcântara (foto), a trajetória do ICC está diretamente relacionadas aos avanços que o Estado do Ceará conquistou na área da saúde e da oncologia. “O Instituto é sinônimo de excelência em todas as áreas oncológicas, com reconhecimento nacional e internacional. Todos àqueles que fazem e já fizeram parte do ICC trabalharam arduamente para que pudéssemos chegar aos 70 anos. Tenho muito orgulho desta instituição”, revela o presidente.
          Especialista em assistência oncológica e referência no Norte e Nordeste, o ICC vem ao longo destes 70 anos buscando aprimorar e intensificar suas ações junto à sociedade no combate ao câncer. Em um moderno centro de excelência o Instituto reúne ensino, pesquisa e os principais serviços para tratamento integral do câncer como: oncologia clínica, cirúrgica, radioterapia e quimioterapia. Além disso, para oferecer um tratamento integral, que vai do diagnóstico aos cuidados paliativos, o Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ), mantido pelo ICC, conta com o apoio de serviços diagnósticos, como Laboratório de Patologia, Biologia Molecular e Análises Clínicas, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e ainda, uma equipe de saúde multidisciplinar especializada em cancerologia que realiza, mensalmente, cerca de 22 mil atendimentos.

24.11.2014

Anexo II com 22 mil m2
          Outro marco na história do Instituto do Câncer do Ceará será o lançamento do Anexo II que será construído no mesmo terreno do HHJ e terá 22 mil m² de área construída com infraestrutura completa para atendimento ambulatorial e pronto atendimento, realização de exames e internação hospitalar exclusiva para pacientes oriundos do Sistema único de Saúde (SUS). “Com a construção do Anexo II o Instituto terá capacidade para realizar o dobro do número de atendimentos que hoje, chega a 22 mil ao mês”, conta o superintendente corporativo de Negócios do Instituto, Pedro Meneleu.
          O prédio contará com oito andares, estacionamento no subsolo, dois laboratórios sendo um exclusivo para pesquisa clínica e outro para pesquisa fundamental, e um setor completo voltado para diagnóstico por imagem com dois tomógrafos e dois aparelhos de ressonância magnética. De acordo com Meneleu, a nova estrutura tornará o atendimento ainda mais ágil e permitirá que um número maior de pessoas tenha acesso ao tratamento integral do câncer. A construção está programada para iniciar em 2015 e por ser complexa, contará com o apoio de voluntários no incentivo e subsídio da obra. A expectativa é que o Anexo II esteja pronto em três anos. (Fonte: Lane Vilas Boas – Analista de Comunicação AD2M).

24.11.2014

AL aprova  proibição de  venda e consumo de bebidas alcoólicas  nos estádios do Ceará

          Projeto da deputada Dra. Silvana (foto), aprovado pela Assembleia, proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nas dependências de estádios de futebol do Ceará.
          Falta saber se o Governador veta ou não a propositura.

24.11.2014

Fest Berro de Tauá
Patrícia Aguiar e o filho deputado
federal Domingos Neto
           Feira de negócios de ovinos e caprinos da região dos Inhamuns, a Fest Berro acontece em Tauá de 26 a 30 próximos numa realização da Prefeitura comandada por Patrícia Aguiar. É a maior festa  da região. A Prática Eventos de Enid Câmara na articulação.

24.11.2014

Doutorado em Sociologia comemora 20 anos
         Nos dias 24 e 25 deste mês, no Auditório Luiz de Gonzaga (Av. da Universidade, 2995, área III do Centro de Humanidades, Benfica), o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e o Departamento de Ciências Sociais da UFC comemoram as duas décadas de existência do Doutorado em Sociologia, com programação composta por mesas-redondas e palestras.
 
          A abertura será nesta  segunda-feira (24), às 16h, com a mesa-redonda "Memória e diálogos interdisciplinares na pós-graduação", que contará com a participação dos professores Mirtes Amorim, Isabelle Braz Peixoto da Silva, Irlys Barreira e Jawdat Abu El-Haj. No dia 25, haverá a segunda mesa-redonda: "A pós-graduação e a 'prata da casa': desafios da nova geração de docentes", tendo como integrantes os professores George Paulino, Danyelle Nilin e Leonardo Sá.
           A mesa de encerramento será formada às 18h, com a participação do Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias (foto), e do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil de Aquino. Às 18h30min, haverá a conferência "Brasil: passado e presente sob o olhar dos intérpretes", com o Prof. Jessé Souza, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em seguida, será servido um coquetel. A programação é aberta ao público. Mais informações no telefone (85) 3366 7422. (Fonte: Profª Danyelle Nilin, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC – fone: 85 3366 7422).

24.11.2014

CURTAS SOCIAIS
*Dia 6 de dezembro, às 8 horas da “matina”, café da manhã de  confraternização natalina entre professores e alunos da Academia  Prana Fit  com aula de Pilates grátis para as pessoas convidadas e/ou levadas pelo pessoal da casa. No comando, Carol Bellaguarda Torres (foto).
*No dia 2, às 19 horas, o cirurgião plástico Isaac Furtado (foto) estará promovendo a exposição Horizontes Abstratos (aquarelas sobre papel)  na Galeria Ink, no Shopping Rio Mar. A mostra irá até o dia 16 de dezembro.
Aquarela sobre papel
*O colunista Lúcio Brasileiro programa a passagem de ano com um grupo amigo em Palma de Majorca.
*Por falar em Brasileiro (foto), dia 13 de dezembro tem a festa de pré-réveillon do Ugarte, no Cumbuco, reunindo nomes do primeiro time social.
Desembargadores Jefferson Quesado, Tarcísio Limaverde
e Plauto Carneiro Porto.
*O desembargador do Trabalho Jefferson Quesado Júnior é o aniversariante desta terça-feira. Também marcam o calendário na data Ângela Gurgel do Amaral e Sérgio Fiúza.

Por hoje contei. Até amanhã.