Postagem do dia 14.08.2015

Gastos de 6 milhões com locação  de geradores e carros
          Na tribuna da Assembleia na sessão de quinta-feira o deputado Heitor Ferrer (PDT-foto) disse que desistiu de pedir informações à Casa Civil do Governo do Estado e que vai direto ao Tribunal de Contas pedir explicações sobre os quase 3 milhões de reais que o Governo do Estado pretende gastar com a contração de geradores de energia e outros 3 milhões de reais com a locação de veículos.
       “Pra que, se o Ceará é muito bem servido de energia? Pra que mais carros extras se o Estado dispõe de uma enorme frota de veículos? Isso é esbanjamento de dinheiro público”, disse o parlamentar.
          Ele também enfocou o problema da falta dágua e citou matéria do jornal Costa Oeste informando que, até outubro, 40 cidades (sedes municipais)  cearenses estarão sem água. “E o que se pretende fazer para o abastecimento dessas populações?” – perguntou.

14.08.2015


2 milhões de pessoas na Caminhada com Maria
          Espera-se esta multidão neste sábado, 15, saindo da Barra do Ceará até à Catedral quando acontece a  solenidade da Assunção de Nossa Senhora,  padroeira de Fortaleza, e  a XIII CAMINHADA COM MARIA. “Caminhamos com Maria, levados pela Caridade de Cristo”  é o tema deste ano.
          Na Assembleia, o deputado Walter Cavalcante (foto) registrou o evento e conclamou os seus colegas deputados para que também prestigiem esse evento máximo da religiosidade fortalezense”.
       Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques (foto), arcebispo metropolitano de Fortaleza, enviou uma Carta Circular sobre a Solenidade de Nossa Senhora da Assunção: Caminhada com Maria. Na Carta o arcebispo  convoca todos os fiéis da Arquidiocese, especialmente das comunidades paroquiais e Áreas Pastorais das Regiões Episcopais, das comunidades religiosas, associações e movimentos eclesiais para essa manifestação pública.
         A Solenidade da Assunção neste ano será celebrada sábado  com a “Caminhada com Maria” saindo do Santuário da Assunção (Bairro Nova Assunção), às 14h, até a Catedral Metropolitana de Fortaleza. O arcebispo pede na Carta que os fiéis levem rádio e sintonizem na FM Dom Bosco ou Shalom AM para acompanhar as orações. E que o mesmo seja feito nas casas por onde a Caminhada passará da Avenida Leste-Oeste até a Catedral.

14.08.2015

Henry Campos e Custódio Almeida assumem comando da UFC
         A posse do Prof. Henry de Holanda Campos (foto) como Reitor da Universidade Federal do Ceará será na próxima quarta-feira (19), às 15h, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O ato acontecerá na presença do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e do secretário de Educação Superior do MEC e ex-Reitor da UFC, Jesualdo Farias.
          Já a data da transmissão do cargo em Fortaleza será no próximo dia 28, às 19h, na Concha Acústica da Reitoria, no Campus do Benfica. A nomeação do Prof. Henry como Reitor da UFC foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (7).
          Ele cumprirá mandato de quatro anos e terá como Vice-Reitor o Prof. Custódio Almeida (foto). Os nomes dos professores Henry e Custódio compuseram lista tríplice encaminhada à Presidenta da República, Dilma Rousseff. A lista havia sido formulada pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFC no dia 24 de junho, após consulta à comunidade universitária. Pelas normas vigentes, a nomeação da Presidência da República é feita apenas para o cargo de Reitor.

14.08.2015

Professores de Palhano poderão deflagrar greve nesta sexta-feira
          Os profissionais da educação do município de Palhano encontram-se com  seus salários atrasados desde o mês de maio/2015, como também ainda não receberam o adicional de 1/3 sobre as férias.
         O Sindicato APEOC, como representante da categoria nas redes estadual e municipais, já realizou assembleias, atos públicos e manifestações naquele município como forma de pressionar o prefeito Nílson Freitas a honrar seus compromissos com a classe.      
      Os professores e demais servidores da Secretaria de Educação do Município de Palhano percebem suas remunerações basicamente por meio de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.(Fonte: Jornalista Haroldo Holanda – Apeoc).

14.08.2015

Coleção “brasilidade” de joias
        Para lançar a coleção “Brasilidade” e comemorar os cinco anos no mercado cearense, a joalheria LaVie realiza, dia 19 de agosto, às 20h, um “fashion show” para convidados vips, em sua loja do  Iguatemi, com a participação de Miss Fortaleza,Vitória Araújo, e Miss Ceará, Arianne Miranda.
Desenvolvida pela Diretora e Designer de joias da LaVie Tayra Romcy, a coleção especial é inspirada na fauna, flora e pedras preciosas brasileiras.
          A temática é uma homenagem aos Doces Bárbaros (foto), que completam 50 anos em 2015. De acordo com a designer, as peças primam pelo luxo e brincam com a bossa brasileira. Elementos que remetem à natureza, plantas e animais, tudo com o design contemporâneo da marca.
        A marca foi.  criada há cinco anos pelos empresários Tayra Romcy e Leonardo Aguiar (foto).


14.08.2015

Neo Pineo supera drogas e volta aos palcos

           Depois de problemas por uso de drogas, que interrompeu sua carreira de cantor já chegando às paradas musicais, eis que Neo Pineo, já recuperado desse pesadelo, está de volta aos palcos cearenses, menos irreverente, com voz ótima como sempre. A convite de seu amigo Carlos Pompeu ele fez um "show" para calçadistas participantes da Apacace no bosque do Marina Park.      
         Com certeza vai retomar o seu trabalho vitorioso. Bravo, Neo!!!!!!

14.08.2015

80 anos do Sinditêxtil serão comemorados  com manifesto de valorização da moda no Ceará
           O ano de 2015 será marcado pela realização dos 80 anos do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral do Estado do Ceará (Sinditêxtil-CE), que estará comemorando com um manifesto intitulado “Valorização da Moda Local”, identificado também pela sigla VML. O movimento será anunciado no dia 19 de agosto, no evento de lançamento do Ceará Moda Contemporânea - Salão Nacional e Internacional de Moda e Negócios, em meio a formadores de opinião, marcas locais e representantes de toda a cadeia produtiva, com um café da manhã na cobertura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
          O objetivo da ação é mobilizar a sociedade para o consumo da moda local, fomentando, consequentemente, a valorização dos elos que fazem a moda. De acordo com o Sinditêxtil, esse será o primeiro passo de um movimento que  não tem previsão de término e já tem planejamento de ações até 2016.
          “Nossa Campanha vai às ruas com apoio e força das marcas locais, criadores de moda e design, imprensa, formadores de opinião, sindicatos, associados e parceiros do mercado com o intuito de engajar todos os integrantes da cadeia industrial, explica a superintendente do Sinditêxtil,, Kelly Whitehurst de Castro (foto).

14.08.2015

Ricardo Guilherme ficciona
encontro com Nelson Rodrigues
        Em comemoração aos 60 anos de Ricardo Guilherme e aos 45 anos de carreira do ator e dramaturgo, o Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, apresenta nos dias 14, 15 e 16/8, sexta, sábado e domingo, às 18h,  aula-espetáculo de Ricardo Guilherme.
          Nela o dramaturgo recorre a um heterônimo para "mimetizar, transcriar, compilar, reeditar e recontextualizar o contista Nelson Rodrigues. Em cena, o heterônimo Nelson Ricardo Guilherme Rodrigues ficciona o encontro do dramaturgo e ator cearense com Nelson Rodrigues. O resultado é uma verdadeira evidência das intertextualidades desenvolvidas a partir da literatura.          A aula-espetáculo tem censura indicativa de 16 anos. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do TJA: R$ 10,00 (inteira) e 5,00 (meia).
          Ricardo Guilherme (foto), ator, dramaturgo, diretor, preparador de atores, professor, produtor e articulador cultural, é um dos mais destacados protagonistas da arte e da cultura no Ceará. Tendo encenado dezenas de peças, conquistando prêmios em diversos festivais e reconhecimento nacional pela originalidade, pela performance e pela carga dramática de seu trabalho, também contribuiu para a formação de várias gerações de atores cearenses. Atualmente, dedica-se também à comunicação, apresentando o programa "Diálogo", na TVC, emissora pública do Estado do Ceará, entrevistando personagens atuantes em diversas áreas.
  A programação completa do TJA para o mês de agosto encontra-se disponível no site da Secult: www.secult.ce.gov.br e na fanpage do TJA.

14.08.2015

Sisu: UFC convoca 122 suplentes para ingresso em 2015.2
          A Coordenação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na Universidade Federal do Ceará divulga a convocação de suplentes para ingresso em 2015.2 (http://bit.ly/1Epgd3V). São 122 candidatos chamados, que deverão se apresentar na coordenação de curso até segunda-feira (17).
          Confira a convocação nominal de Banco de Suplentes do dia 13 de agosto: http://bit.ly/1Epgd3V (Fonte: Coordenação do Sisu na UFC – e-mail: ingresso-sisu@prograd.ufc.br).

14.08.2015

Afetos Urbanos: fotos e livro
          O projeto “Afetos Urbanos”, pelos artistas-fotógrafos Marília Oliveira e Regis Amora (foto), trafega em várias frentes para refletir e revelar memórias afetivas relacionadas ao Centro histórico da cidade de Fortaleza, seus personagens e experiências.
          Além da exposição com 22 fotografias, vídeos documentais e outras intervenções de linguagens artísticas, que permanece em cartaz até dia 12 de setembro no Espaço Cultural Correios Fortaleza (ECC) em festejos aos 10 anos do equipamento,
          O projeto  segue com lançamento de livro no próximo dia 18 de agosto (terça-feira) às 19h ao Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema), onde a dupla de autores tece detalhes sobre o processo criativo e convida para coquetel com trilha musical por Regis Amora. (Fonte: Kiko Bloc-Boris).

14.08.2015

TCE quer  falar sobre forma de controle  
          O Tribunal de Contas do Ceará está convidando  todos os órgãos e entidades que compõem a Administração Pública Estadual a participar de uma reunião técnica sobre o cumprimento da Instrução Normativa (IN) 01/2014-TCE  que dispõe sobre a forma de controle pelo TCE Ceará  do cumprimento da Ordem Cronológica de Pagamento.
        O encontro acontecerá na próxima segunda-feira (17/8), às 9 horas, no auditório do Edifício 5 de Outubro.

14.08.2015

Casa de José de Alencar recebe Pic-Nic Literário no  domingo

A Casa de José de Alencar, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará (foto), receberá no próximo domingo (16), de 9h às 12h, mais uma edição do Pic-Nic Literário, projeto que propõe uma interação entre famílias e crianças, por meio de diversas atividades. A entrada é gratuita.
Desta vez, a programação conta com a participação do Grupo Cultural Bola de Sabão, a Boneca Pimentinha e a contação de histórias Boranymah XD. O objetivo do Pic-Nic Literário é desenvolver a percepção sobre a importância da leitura, o senso de solidariedade, a responsabilidade ambiental, a amizade e a cidadania, através de atividades literárias e artísticas em contato com a natureza. 
        O projeto é realizado pelo Clube da Sivozinha em parceria com a Casa de José de Alencar - Av. Washington Soares, 6055, Sítio Alagadiço Novo, Messejana. (Fonte: Fred Pontes, diretor da Casa de José de Alencar – fone: 85 3229 1898).

14.08.2015

CURTAS SOCIAIS
*Shirley Fontelene (na foto com Luiz Carlos Martins)  e família movimentam neste sábado, a partir das 8h30 da noite, as comemorações pelos 15 anos de sua herdeira Luma tendo como cenário o Barbra´s Éden. Será uma festa caprichada com muito amor.
*Sarah Aragão (na foto com o marido Herbert)  fez aniversário na quinta-feira, 13, e vai ganhar carinhosa manifestação de apreço das amigas durante almoço na terça-feira, 18.
*Neste dia 14 os cumprimentos vão para o chanceler Airton Queiroz, Zilmar Cysne, Jorge Ary, Sergei de Castro (foto) e Tarcísio Morais.
*Em Paris, neste dia 15, Zélia Pérol (foto) recebe o carinho da lista afetiva. Aliás, eu não posso precisar se ela está lá ou se circula por aqui. Lá ou cá, parabéns!
*A data também marca o aniversário do prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (foto) e de dona Rosele Pinheiro.
*Salete Araújo (na foto com o marido)  ganha abraços da lista afetiva neste sábado durante jantar de confraternização.

*Por hoje contei. Bom final de semana.