Postagem do dia 23.03.2014


Fortaleza recebe a Conferência
Intercontinental de Turismo Rural
 
Presidente Garcez em seu projeto rural
 
Começa nesta segunda-feira, às 9 horas, indo até o dia 27,  a Conferência Intercontinental de Turismo Rural  que objetiva ampliar discussões sobre temas relevantes na área do turismo rural como um grande gerador de negócios,  de informação e da difusão e interiorização do turismo como importante alternativa de desenvolvimento econômico sustentável. A CINTURR é uma promoção da Associação Brasileira de Turismo Rural, que tem em sua presidência o cearense Francisco Andrade Garcez  e conta com o patrocínio máster do Sebrae.
Estão juntos na realização do evento a Associação Portuguesa de Turismo Rural (Privetur),  a Federação Européia de Turismo Rural (Eurogîtes) e o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur), associado e captador internacional dessa primeira reunião intercontinental do Conselho Nacional de Turismo de 2014 e que tem Fortaleza como sede.
A conferência  acontece no Anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará, auditório João Frederico Ferreira Gomes tendo como temática central: “Turismo Rural -Cenários, Desafios e Soluções”, focando um público alvo formado por pequenos e micro empresários, empresários de grande porte, instituições e entidades, profissionais e academia ligada ao  setor.
 
 
500 participantes
 
A programação do evento  motivará a atração de  cerca de 500 (quinhentos)  inscritos nas atividades técnicas da Conferência,  que contará com painéis apresentados por especialistas da área,   visitas técnicas a empreendimentos de turismo rural do  Ceará, bem como a Mostra Brasileira do Turismo Rural , um espaço no formato de vitrine com exposições do turismo rural das macrorregiões brasileiras, além da participação de operadoras de turismo para oportunizar a geração de negócios. Destacam-se ainda na programação, condecorações a profissionais e entidades que se destacam na área no Brasil.
Após a solenidade de abertura começa a conferência propriamente dita com a Mesa Redonda (de 10 às 12 horas) “Turismo Rural – Uma visão global para expressar identidade”  tendo como mediadora Ana Clévia Guerra Lima, do Sebrae/nacional, seguindo-se o Painel “Turismo Rural e Territórios Criativos” tendo como presidente de mesa Alci Porto Gurgel Júnior, do Sebrae/Ceará.
 
Alcy Porto é um dos palestrantes
 
 
Temas diversificados
 
Outros temas enfocados são: “O Cooperativismo Desenvolvendo o Turismo no meio Rural”; “Cenas Criativas do Brasil Rural”; “Uma Economia Criativa, baseada na experiência de Portugal; “Legislação e Política”, que terá como presidente de mesa o deputado Sérgio Aguiar, Primeiro-Secretário da Assembleia Legislativa; “Cooperação Público/Privada”   com Patrick Farjas, da França; “Sustentabilidade e Desenvolvimento”  com Marcos Pompeu; “Definição e Desenvolvimento do Produto”, com Panos Poulos, da Grécia, e “Turismo Rural no Brasil, Cenários Atuais”.
As últimas ações da conferência serão a palestra “Sustentabilidade, Desenvolvimento e Crescimento do Setor”, com Apolônia Rodrigues, de Portugal, seguindo-se uma reunião entre as entidades de classe e instituições de turismo rural internacional,  “city tour” em Fortaleza e uma visita técnica a empreendimentos de turismo rural filiados à Associação Cearense de Turismo Rural (Aceter), dia 27, de 7h30 às 18 horas.
 
Mais informações e contatos:
GLÓRIA RIBEIRO – (85) 9998.5445
Prática Eventos     –  (85) 3433.7684
Assessoria de Imprensa:
José Rangel – (85) 9906.0706