Postagem do dia 21.05.2015

Manobra na AL para evitar CPI do Acquário rende irritação de deputados

Plenário da AL

          Os deputados que formam o bloco de oposição na Assembleia ainda não digeriram o que “chamam de manobra do presidente Zezinho Albuquerque para inviabilizar o pedido de uma CPI-Comissão Parlamentar de Inquérito para as obras do Acquário Fortaleza.” É que, enquanto eles colhiam as 14 assinaturas  necessárias e foram no protocolo eletrônico registrar a dita CPI lhes foi dito que já existiam duas CPIs protocoladas no Gabinete da Presidência, uma sobre Abuso Sexual de Menor e outra sobre o seguro DPVAT. E, pelo  regimento da Casa,  só podem funcionar simultaneamente no máximo duas CPIs.
          E o pior é que nenhum deputado afora o presidente Zezinho (Pros) e  o vice-presidente Tim Gomes (PHS) havia tomado conhecimento dessas comissões nem haviam assinado nenhum requerimento nesse sentido. Esse fato deixou oposicionistas como Carlos Matos (PSDB), João Jaime (DEM), Heitor Ferrrer (PDT), Audic Mota (PMDB) e Fernanda Pessoa (PR) revoltados e esbravejantes.
          “É uma manobra baixa, sem escrúpulo”, afirmou Carlos Matos (PSDB-Foto acima). “Isso só confirma as graves irregularidades que temos denunciado aqui sobre o Acquário, ou melhor “a casa de peixes” do Cid Gomes”, disse Heitor Ferrer (PDT-Foto abaixo).
          Na sessão de  quarta-feira,  presidente da AL informou que existem, no momento, quatro requerimentos solicitando a instalação de CPIs e que esses requerimentos necessitam de um número mínimo de assinaturas.  Quanto às CPIs requeridas – sobre o tráfico de drogas, exploração sexual, seguro DPVAT e Acquario -, Zezinho (Pros-foto abaixo) garantiu que todas serão analisadas.
          O presidente fez ainda  um apelo para que os parlamentares “não transformem a situação em um cavalo de batalha”. Para ele, a avaliação sobre importância de cada CPI varia de acordo com o parlamentar e, por isso. “todas serão avaliadas e consideradas conforme o regimento”.
          Na sessão desta quinta-feira o assunto não foi mais abordado. Mas me disse num deputado que “pode vir chumbo grosso por aí em cima da Mesa Diretora.”
          Pago prá ver!!!!

21.05.2015

Tirando a limpo a armação da saúde
          Sobre a questão da saúde em Fortaleza e os números apresentados, o jornalista Macário Batista (foto) publicou nota em sua coluna que transcrevo algumas passagens. Diz ele:
 
        “Não aguentei o leriado... Fui ao pote, ao descobrir que o IJF tem um negócio chamado Kanban, sistema usado há tempos por organismos oficiais e particulares pra tirar dúvidas e registrar coisas sérias. Peguei o tal do Kanban com seus números e tive a pachorra de comparar com os números do tal Corredômetro, um sistema usado por médicos e/ou Sindicato lá deles, de forma a mostrar um lado da questão dos internamentos e etc. e tal.
  “E fiquei preocupado porque os números são enormemente diferentes quando confrontados. Isso quer dizer que tem gente mentindo? Será verdade? Peguei as medidas dos dois, IJF e Corredômetro entre 4 e 10 de maio. O trem é feio. Dia 4: Kanban 60, Corredômetro 100. Dia 5: Kanban 47, Corredômetro 98. E pela aí vai. No dia 8 foi 45 a 118. Alguém aí tem explicação para isso?

Chão de mentira
          “A foto aí foi exposta para induzir quem a vê a imaginar que seria o caos da Saúde no Estado do Ceará. Pura sacanagem que teria passado pelo Sindicato dos Médicos do Estado, segundo blogs e por órgão de imprensa local. A foto é de 2012 e foi feita nos corredores de um hospital-maternidade em Rondônia. O Ministro Chioro sabe disso. Isso não justifica nada, mas que fique o registro da arrumação”.

21.05.2015

Irapuan Aguiar na academia do CCC

           No próximo dia 29, às 19h, no Teatro José de Alencar, o Centro Cultural do Ceará - CCC, realizará solenidade oficial de posse dos novos acadêmicos desta entidade cultural. Na oportunidade, Irapuan Diniz de Aguiar (foto)  estará sendo empossado como Membro Titular ocupando a Cadeira nº 19. Após a solenidade será servido um coquetel na Casa Juvenal Galeno, que fica ao lado do TJA.

21.05.2015

Substituição das plantas não é essencial
          Sobre nota do blog de que a Prefeitura pretende  substituir a  arborização da cidade retirando as plantas estrangeiras, a leitora Neila Cysne  assim se manifestou:

Charge de Clayton na Internet

          “Nosso prefeito deveria dar prioridade em replantar as árvores que estão sendo retiradas do parque do Cocó. O que já está plantado, deixa como está. Plantas ornamentais que ficam nas calçadas não vão prejudicar as nativas. Isto acontece perigosamente nas serras e nas matas. Mas, na Duque de Caxias, Heráclito Graça, são tão poucas, tem muito asfalto. Não vai prejudicar.        
        “Vejamos as prioridades. Replantar é a primeira.  Acho que a retirada poderia ser em outra etapa. Afinal, não estamos com essa grana toda, no momento.  Não desconheço o prejuízo que  plantas que não são nativas nos trouxeram. Sabemos dos problemas que aconteceram com nossas carnaubeiras. Mas isso acontece em áreas mais afastadas. É polêmico o debate. Porque os pássaros levam sementes em seus bicos, até no solado dos sapatos se pode transportar as semente. Mas mesmo assim, não sinto essa urgência na prioridade”.

21.05.2015

Convention pede ajuda para Salvador
          A Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureau, diante da situação calamitosa causada pelas chuvas em Salvador, onde muitas pessoas estão passando por dificuldades e a água é uma necessidade premente, iniciou campanha nacional junto aos Convention convidando os associados a contribuírem para que a situação seja amenizada.
          Para tal, disponibiliza a conta corrente número 23725-6 Agencia 4015-0 do Banco do Brasil para receber sua contribuição com a quantia que desejar.
O valor arrecado até o dia 31 deste mês de maio (prazo final)  será transferido para o Salvador Convention &Visitors Bureau que se encarregará de adquirir garrafas de água/capas de chuva e encaminhar para a população necessitada. Os valores serão auditados pelas Federações Estaduais de C&VBx, segundo informa o presidente Márcio Santiago.

21.05.2015

O mais antigo e também mais vigoroso
Rotary Club de Fortaleza, o mais antigo do Ceará, que em maio faz 81 anos de existência, tem novos sócios admitidos e apadrinhados por Tarcísio Porto (de paletó na foto), presidente 2015/2016, que tem se esforçado bastante, juntamente com o atual presidente Teobaldo Mânsio de Brito,  para elevar o quadro de associados na entidade. O êxito tem sido expressivo.
          O evento aconteceu em reunião festiva no Ideal Clube.  Na foto, o publicitário Francisco Ribeiro, cirurgião plástico Edilson Pinheiro, Tarcísio Porto, os empresário Ricardo Bezerra e Sávio Torres.
          Nesta quinta-feira tem almoço-reunião.

 

21.05.2015

Morre o Prof. José Alberto Rola

Prof. José Alberto entre os

amigos Mendes e Barros Alves

             
O mundo jurídico e o mundo acadêmico do Ceará estão contristados. Na quarta-feira, 20, deixou para sempre o nosso convívio o professor de Direito Comercial da Faculdade de Direito da UFC, José Alberto Rôla, ex-presidente do Instituto do Advogado, ”um gentleman, uma figura exemplar no respeitante à ética e à dedicação aos amigos, guardador cioso dos valores cristãos. Que Deus o tenha em prazeroso lugar na eternidade”, disse o poeta Barros Alves.

21.05.2015

Bolsão de negócios de turismo traz 300 “buyers” a Fortaleza
           O bolsão de negócios em turismo – o 24ª. Brazilian Tourism Mart (BNTM) - será nos dias 28 a 31 de maio, em Fortaleza,  e contará com a participação de 300 “buyers” (investidores) de países como Argentina, Itália, Inglaterra, Portugal e Estados Unidos.
O evento deve receber um público de 1.300 visitantes, entre operadores, agentes de viagens, hoteleiros, jornalistas e representantes do “trade”  nacional e internacional. A expectativa é de uma geração de negócios da ordem de R$ 200 milhões. Para este ano, o evento terá novidades como a Arena Cultural, um espaço de 200 m² para divulgação da cultura e gastronomia do Nordeste com apresentações folclóricas e degustação da cozinha regional. Tudo funcionará no Centro de Eventos.
É importante frisar que o evento não é aberto ao público e todas as rodadas de negócios são previamente agendadas. A BNTM é realizada anualmente, desde 1992, sempre em uma das capitais do Nordeste. No ano passado, foram agendadas cerca de 3.300 reuniões e encontros de negócios no evento realizado na Arena Pernambuco. 
Programação detalhada:
28/5
9h - Abertura oficial
9h30 - Encontro CTI-NE e convidados
10h - Seminários de capacitação
11h - Coletiva de imprensa
11h45 - Visita aos estandes
12h30 - Almoço
14h - Seminários de capacitação
19h - Festa de abertura no Terminal do Porto Mucuripe.
29/5
9h - Abertura rodada de negócios
12h30 - Almoço
14h - Rodada de Negócios
19h - Coquetel Estado do Maranhão para os “buyers”
30 e 31/5 – Retorno e passeios para os que ficarem.
(Fonte: Jornalista Yanne Magalhães – Ascom Setur).

21.05.2015

Tv Cidade entra no ritmo da culinária
          Gaída Dias, diretora de Marketing da Tv Cidade, avisa: novidades na programação da TV Cidade. Dia 23, sábado, estréia o Programa “Chef por Um Dia” ao meio dia. “O objetivo do programa é fazer do telespectador um chef da sua própria cozinha.
“Dividiremos como público receitas, desde as clássicas da culinária 
Internacional  até pratos da
cozinha diária, sempre dando um toque de cuidado na apresentação, nos acompanhamentos e na forma do preparo, desmistificando receitas complicadas e apresentando uma nova visão sobre a arte de cozinhar”, confessa.

21.05.2015

CURTAS SOCIAIS
 *Francisco José Figueiredo Correia informando de Goiás que a sua Radio Iracema do Cariri cearense  agora esta afiliada à  Rede Bandeirantes.
 *Muda de idade nesta quinta-feira, 21, o ex-vice-governador Maia Júnior (foto). Também fazem aniversário na data Enoe Carneiro, o jornalista Fábio Campos, Sérgio Juaçaba, Roberto Pessoa e Lília Carneiro.
*Por iniciativa do deputado Carlos Matos, líder do PSDB, a Assembleia Legislativa realiza hoje, às 18 horas, sessão solene em comemoração aos 95 anos de fundação do Centro Industrial do Ceará-CIC. O presidente da AL, deputado Zezinho Albuquerque, convida.
*Chegando hoje a Paris, vindos de Barcelona, Maria Vanda Sá e Valdélio Leite (foto). De lá, na próxima semana, vão para Nice e Mônaco. Ninguém é de ferro.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.