Postagem do dia 29.05.2013

“Fortaleza Apavorada” vai às ruas 

Cartaz chama a atenção para a manifestação 

Uma grande manifestação pacífica contra a violência no Ceará – “Fortaleza Apavorada” - está programada para acontecer em Fortaleza no dia 13 de junho, a partir das 15 horas, defronte ao Palácio da Abolição. O objetivo dos organizadores é chamar a atenção do governador Cid Gomes e das autoridades policiais para o grave problema da insegurança que reina na população da capital cearense.

Será que a Polícia vai deixar o grupo chegar até ao Palácio da Abolição? Duvido.
O movimento está ganhando força nas redes sociais, particularmente entre os milhares de compartilhadores do Facebook. Cordelinha Queiroz entre as articuladores e incentivadores dos grupos a participarem.
Flávio Saboya 

Ceará já perdeu 750 mil cabeças de gado

    Nas contas do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, Flávio Saboya, o Ceará perdeu durante o atual período de seca – de janeiro de 2012 até agora, maio de 2913 – cerca de 30% por cento do seu rebanho bovino que, ao final de 2010, era de 2 milhões e 500 mil cabeças de gado. Isso chegaria a 750 mil animais. “E ainda vamos ter baixa significativa até o final deste ano”, acrescenta.
Essas perdas são em decorrência da saída de animais para as regiões de pasto e água, como o Pará e o Maranhão; por abate antecipado e morte em conseqüência da fome e sede. “A implementação de políticas para salvar o que resta está difícil”, diz Flávio Saboya.

“Despovoamento” de Iguatu a Quixeramobim 

Pastos vazios
     E ainda sobre o estrago da seca no Ceará, o presidente da Associação riadores, Paulo Hélder Braga, me disse da sua estranheza ao fazer de carro o percurso de Iguatu a Quixeramobim, região normalmente de intensa pecuária, e não haver visto “nenhuma cabeça de gado nas fazendas à beira da estrada”. 

Ele acha que “o despovoamento de animais está se generalizando no Ceará”. Portanto, olho vivo.

Expô de Bandeira Lima na AL homenageia Antônio Bandeira

Bandeira em Paris


A Assembleia Legislativa mostra  até o próximo dia 10 de junho a exposição “As Cores Sempre Vivas”, do artista plástico Bandeira Lima. As obras, que estão expostas no “hall” do Edifício Senador César Cals, é uma homenagem ao artista cearense Antônio Bandeira (1922–1967), que completaria 91 anos em 26 de maio, e é tio de Bandeira Lima.

Bandeira Lima, o sobrinho



“Sempre procuro fazer essas homenagens a Bandeira nos meses de maio, que marca seu nascimento, e nos meses de outubro, período de sua partida. O que mais emprego   em meus quadros tem a ver com o estilo usado por ele, o abstracionismo”, explica o artista.
Além deste estilo, as 24 obras expostas na AL apresentam outros estilos, abordando temas que vão do regionalismo, com quadros que retratam as vaquejadas e a seca; passando pela cultura popular, com o samba; e chegando as pinturas clássicas.
              Dentre outros lugares, a exposição já foi apresentada na Câmara Municipal de Fortaleza, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, no Ideal Clube e na Câmara Federal, em Brasília. 
ENEM/SiSU eleva número de alunos
de  escola pública e do interior na UFC


            A Universidade Federal do Ceará aderiu, em 2010, ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com ingresso em 2011. Três anos após a substituição do vestibular tradicional pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a UFC realizou análise que constata as principais transformações ocorridas no perfil de seus estudantes após a mudança. Uma delas foi o crescimento do número de inscrições e de aprovações de alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas (todo ou em maior parte), em cursos da UFC. Enquanto, em 2011, o número de inscrições somava 55% do total, em 2013 a porcentagem subiu para 65% dos inscritos.

            O número de estudantes do interior do Ceará que se candidataram a uma vaga na UFC cresceu. Este ano, 36,9% das inscrições foram realizadas por alunos que residem em municípios do Interior, contra 28,5% em 2011. (Fonte: UFC).
Duo de acordeon e clarinete em ritmo de jazz

Em turnê pelo Brasil, os artistas franceses Daniel Mille e Stéphane Chausse se apresentarão domingo, dia 2, às 18 horas, no Theatro José de Alencar. Eles apresentam um concerto de grande qualidade, que seduz o público pela poesia, a doçura, a susceptibilidade e a cumpricidade do seu duo de acordeon e clarinete.          
A entrada  é grátis e a apresentação faz parte da programação de 70 anos de existência da Aliança Francesa no Ceará que, para este evento, conta com o apoio do Centro Cultural do Banco do Nordeste e do Theatro José de Alencar, segundo ressalta o diretor da Alliance Français, M.Jean-Christophe Tailpied.


Tururu sedia encontro de Conselheiros de Saúde


O município de Tururu sediou o Primeiro Fórum  Micro Regional de Conselheiros de Saúde. Na pauta foram debatidos sobre A atual situação de atendimento do hospital São Camilo, com ênfase no atendimento pediátrico;  apresentação das demandas da ouvidoria do consórcio público de saúde,  policlínica e CEO. Participaram:   Prefeitos, Secretários Municipais de Saúde, profissionais da área  da saúde dos sete municípios que compreende a micro região de Itapipoca.
O prefeito  Nonato Marim, confessou-se  bastante satisfeito de Tururu ter sediado este importante evento. (Radialista Joalano Tavares para o blog).
Unifor, novos  advogados e opereta


Haroldo Serra em cena na Valsa Proibida



Em sessão solene no dia 5 de junho, às 19 horas,  no Theatro José de Alencar, a OAB/Ceará homenageia os 40 anos de existência da Universidade de Fortaleza-Unifor, entrega carteiras aos novos advogados e desenvolve programa musical com homenagem ao grupo de teatro Comédia Cearense, que tanto sucesso fez com uma de suas operetas.

Projeto restabelece mandatos extintos

Lula Morais


Começou a tramitar na Assembléia Legislativa  projeto de resolução  de autoria do deputado Lula Morais (PCdoB) que  propõe anular a Resolução nº 01, da Mesa da Assembleia, de 12 de janeiro de 1948, que declarou extintos os mandatos dos deputados José Pontes Neto e José Marinho de Vasconcelos e seus respectivos suplentes, eleitos sob a legenda do Partido Comunista do Brasil. Os dois já morreram. Na época comunista era “bicho papão”.
Depois leitura no Plenário, a matéria segue para análise da Procuradoria da AL. Na sequência, para as comissões  técnicas da Casa. Se aprovado, será  encaminhado  para votação dos deputados e sanção ou veto do governo estadual. (Fonte: Assembléia Legislativa).

CURTAS SOCIAIS
 

Bárbara e Eymard Freire

*No Iate Clube nesta quinta-feira, à noite, caranguejada com música ao vivo.

*Os amigos Valdélio Leite, Olavo Moreira, Eymard Freire e Chiquinho de Matos Brito estão agora se encontrando para colocar a conversa em dia durante almoço, às sextas-feiras.

*Muita lamentada na sociedade a morte de Raul Cabral Neto. Minha solidariedade à viúva Suzaninha e à família.
 

Arialdo Pinho

*O Secretário de Governo Arialdo Pinho é o aniversariante do dia. Ele, aliás, voltou a ser avô.
 



Esmerino Arruda

*Também recebe cumprimentos na data  pelo mesmo motivo Esmerino Arruda, empresário, ex-deputado federal, ex-senador e ex-prefeito de Granja.

*Cecília Seligmann prepara noite especial no L´Ô Restaurante para comemorar o Dia dos Namorados, 12 de junho. Ludmila Amaral e banda fazem o fundo musical.

*Por hoje contei. Bom feriado.