Postagem do dia 05.07.2017

Concessão da Coelce termina em maio de 2018, mas deve ser renovada
          Em maio do próximo  teremos o fim (ou renovação)  da concessão do Estado às empresas estrangeiras para administrar a Coelce. Em 1998, quando da chamada “venda da Coelce”, o Estado cedeu à empresas do Chile, Espanha e Portugal os direitos de gestão e distribuição  de emergia no Ceará. Hoje é a italiana Enel que está no comando. 
  Esta foi a primeira concessão de um ativo estadual à iniciativa privada. Pois bem, o  deputado Renato Roseno (PSol)  disse ontem na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa   que vai propor a realização de um plebiscito para saber se o povo quer a Coelce  de volta.
 O colega dele, deputado Carlos Felipe (PCdoB), externou suas dúvidas e perguntou “Mas será que o Governo do Estado tem dinheiro para recomprar a Coelce?”
Nem tem nem quer, digo eu.

05.07.2017


05.07.2017

05.07.2017

Secretário faz visita de cortesia à AL e acerta falar aos deputados
          O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT) recebeu, no fim da tarde desta terça-feira (04/07), em seu gabinete,  visita de cortesia do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, André Costa. Eles conversaram sobre os rumos da pasta e também sobre a necessidade de aproximar as secretarias estaduais da Casa Legislativa.
Zezinho Albuquerque informou  que, no próximo mês de agosto, André Costa fará uma nova visita à AL, desta vez para expor no Plenário detalhes de seu planejamento e discutir novas ideias para a pasta. 
A iniciativa também foi aprovada pelo secretário. "Tenho ido às ruas para discutir com a população, a iniciativa privada e a sociedade civil. Não podemos achar que vamos, dentro da secretaria, ter todas as fórmulas e soluções para os problemas da segurança pública. É preciso ouvir a população e também os deputados, que representam o povo", afirmou Costa. (Fonte: Ascom/AL).

05.07.2017

Patrícia Aguiar vai comandar a Finep/ NE  com R$ 1 bilhão para projetos
          A gerência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a Região Nordeste foi entregue à Patrícia Aguiar, que já foi Secretária de Turismo de Fortaleza, ex-prefeita de Tauá e a  presidente estadual do Partido da Mulher Brasileira (PMB),  O anúncio foi feito   pelo ministro Gilberto Kassab, durante a abertura do Encontro de Inovação promovido pela Finep, em Fortaleza.    
Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com sede no Rio de Janeiro, a Finep estimula os projetos na área de inovação e tem linhas de créditos para universidades e empresas. Para a Região Nordeste, a estimativa do montante para novos projetos chega a R$ 1 bilhão.
         “O Nordeste anseia pela chance de ocupar o seu lugar na geração de riqueza do nosso país, e com essa presença maior da Finep na Região, será determinante para o alcance deste objetivo”, destacou Patrícia Aguiar.

05.07.2017


05.07.2017

“Rabada” amiga e  benemerente
        Dia 14, às 11h30, o Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra Leonardo Salema Cabral (na foto com a esposa), anfitriona o tradicional almoço tendo “Rabada” como “pièce de résistence”, alusivo ao 160º.  aniversário  de criação da Capitania dos Portos do Ceará. Será na sede da Capitania. 
  Este ano está sendo solicitada a contribuição de 1 kg de alimento não perecível ou a importância de 10 reais, que reverterão em prol dos projetos sociais desenvolvidos pelas Voluntárias Cisne Branco, que reúnem as esposas de oficiais da Marinha. Para os civis o traje é esporte.

05.07.2017

Votação do novo Código de Processo Penal na Câmara deve acontecer em setembro, diz Danilo Forte
        Em audiência pública para tratar do novo Código de Processo Penal (CPP), o presidente da Comissão Especial, deputado federal Danilo Forte (PSB-CE, o primeiro à direita)) afirmou que a apresentação do relatório-final e a votação das propostas na Câmara dos Deputados devem acontecer até setembro próximo.
        Forte pediu ainda celeridade no trabalho realizado pelos membros da Comissão e chamou atenção para o crescimento do número de homicídios no Ceará. "De janeiro pra cá já aconteceram mais de 2 mil assassinatos no meu Estado, um número alarmante e que expõe a necessidade de, cada vez mais, avançarmos na conclusão do novo CPP", afirma.  
          A proposta do novo Código de Processo Penal foi dividida entre cinco relatores. Dois já apresentaram seus pareceres, outros dois o farão no início de julho. Na etapa seguinte, prevista para setembro, o relatório-final será lido e posto em votação. 

05.07.2017

Sinalização de primeiro mundo 
        Assim é que deveria ser, sobretudo nos principais cruzamentos das ruas de Fortaleza, mas, não, esta que vi e fotografei, às 7 da noite, sem flash, só com a luz do carro, se encontra na rua República do Líbano, esquina com o Hospital Montklinikum.

05.07.2017


05.07.2017

05.07.2017

50 anos de união a dois
          As filhas de Bárbara e Eymard Freire – Lia (com os filhos Eymard Neto, Ana Paula e Ana Carolina), Ane e Leonardo (com Amanda e Lucas) e Ira e Alexandre (com Bruno, Barbara e Beatrice) convidam para as Bodas de Ouro dos pais..
Será no dia 14, às 20h30, no Barbra´s Eden. Ao invés de presentes pessoais, eles gostariam de receber latas de leite em pó que serão doadas ao Lar de Amparo aos Idosos Filhos de Maria.

05.07.2017



Santo Inácio será polo universitário
          O Colégio Santo Inácio fechou parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com a Universidade Católica de Quixadá (Unicatólica)  e com o Movimento Jesuíta “Fé e Alegria” e montou um polo universitário.
         A pedra fundamental do projeto foi  lançada esta semana  e a inauguração do empreendimento é prevista para agosto. O  colégio continuará oferecendo educação básica.

05.07.2017

Arte cearense dos anos  70 aos nossos dias
          A exposição “Todas as Direções” , que tem José Guedes como curador, faz um pequeno recorte na diversidade técnica e formal   da produção artística cearense dos anos 70 até os dias atuais. Será na Galeria Casa D´Alva – Rua João Brígido, 974, dia 7, sexta-feira, a partir das 19h30.
  Participam da mostra: Batista Sena, Celso Oliveira,  Francisco Almeida, Hélio Rola, Herbert Rolim, José Lenilson, Kléber Ventura,  Luiza Nóbrega, Marcus Francisco,  Maurício Coutinho, Roberto Galvão, Rodrigo Frota, Silas de Paula e Weaver Lima.  

05.07.2017


OBS: Para acessar Curtas Sociais clique em Postagens mais Antigas.

05.07.2017

CURTAS SOCIAIS
*O secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira convida para, nesta quarta-feira (05/07), às 14 horas,
a cerimônia de reconhecimento do Museu da Fotografia como Patrimônio Turístico da cidade.
 *Paula Fernandes apresenta este ano em paralelo a “Amanhecer”, mesmo nome do seu recém lançado DVD, um novo  “tour” acústico  mais intimista. Dia 4 de outubro, ela estará no Teatro RioMar, em Fortaleza. 
 *Nesta quarta-feira, Sara e Edmilson Lima agitam o tradicional Arraiá da Granja Regina relembrando com saudades dona Ozana Lima, iniciadora e que adorava receber seus convidados para esta festa.
 *Já Fagner movimenta na sua fundação, em Aquiraz, o Arraiá da Meninada. Naturalmente que não vai cantar.
 *Denise Sanford  movimentou a lista afetiva e familiares  por conta do “nat” do marido Paulo Sanford Neto. As mamães dela (Lucile Nóbrega) e dele (Olga Sanford) presentes.
 *Mudam de idade na data duas simpáticas mulheres: Marly Miranda (na foto à esquerda com a amiga Cláudia Saboya) e Miloca Holanda.
 *Na quinta-feira, 6, eu cumprimento o querido amigo Avelino Dutra (na foto à esquerda com o amigo e presidente do Náutico Pedrp Jorge Medeiros) que, há anos, dedica-se à secretária executiva do Náutico Atlético Cearense.
*A primeira parte do Curso de Enografia Italiana será ministrada amanhã, quinta-feira, pelo “sommelier” italiano radicado em Fortaleza, Marco Ferrari, no campus da Faculdade Fanor, nas Dunas da Praia do Futuro.

*Por hoje contei. Até amanhã.