Postagem do dia 23.10.2015


Governo  aprova empréstimo de 123 milhões de dólares como quer
          De  9h20 da manhã até quase 19 horas de  quinta-feira, 22,  o plenário da Assembleia Legislativa esteve  reunido para votar proposta do Governo do Estado para contrair empréstimo de até 123 milhões de dólares com o BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento no âmbito do Programa de Expansão e Melhoria de Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará. Os debates foram  acalorados com os deputados da oposição tecendo críticas pela maneira como o Executivo encaminha as suas proposições sem dar aos deputados a oportunidade de se inteirar sobre a totalidade do projeto. "São poucos os detalhes que sabemos sobre o que estamos votando", me disse um deputado governista.
          A  tensa discussão esteve praticamente o tempo todo   sob o comando do presidente, deputado Zezinho Albuquerque, um experimentado regimentalista que, em nenhum momento, abriu mão de seguir o Regimento da Casa.
          O pequeno, mas barulhento  grupo da oposição, como Agenor Neto (PMDB-foto), Roberto Mesquita (PV), Audic Mota (PMDB), Renato Roseno (PSOL), Dra. Silvana (PMDB), Capitão Vagner (PR),  Bruno Pedrosa (PSC), Bruno Gonçalves (PEN),  Fernanda Pessoa (PR), João Jaime (DEM), Daniel Oliveira (PMDB)  e Heitor Ferrer (PSB) criticou em várias oportunidades o governador Camilo Santana “por querer usar esse dinheiro (mais de 500 milhões de reais) para construir novas unidades hospitalares, que não terá condições de colocar em funcionamento, além de erguer um novo prédio desnecessário  para a Secretaria de Saúde do Estado enquanto os hospitais do Estado estão funcionando  precariamente por falta de recursos de manutenção, remédios e pessoal.”
         Todos também  foram unânimes em criticar o projeto, que reserva recursos de cerca de 10 milhões de reais apenas para pagamento de consultorias quando  “parte desse dinheiro poderia muito bem ser destinada ao Hospital de Iguatu, que não tem mais como se bancar”, disse o deputado Agenor Neto. A deputada Dra. Silvana (foto) pediu que pelo menos 3 milhões dessa quantia fosse para a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza” e outros deputados também pediram ajuda para a conclusão das obras e manutenção do Hospital Albert Sabin "onde criancinhas passam por dificuldades por falta de condições consignas", afirmam.
          E como “Governo é Governo”, como diziam antigos deputados do Legislativo estadual, a mensagem foi aprovada por mais de 33 votos a favor e 13 contra. Nenhuma emenda, nenhuma linha foi modificada na proposta original. O que nem deu muito trabalho ao líder do Governo, deputado Evandro Leitão (PDT-foto acima)) nem ao Vice-Líder Júlio César Filho (PTN-foto abaixo).

23.10.2015


23.10.2015

Ivo Gomes: “O Estado está muito bem financeiramente”
           Em determinado momento da sessão, o deputado Ivo Gomes (Pros) disse que “o Estado está muito bem financeiramente, que não faltam recursos para custeios, e que o Governador só não coloca para funcionar o Hospital de Quixeramobim porque certamente tem lá seus motivos, não é por falta de dinheiro”.
          Essa afirmação  levou o   deputado João Jaime (foto) a pedir melhores explicações, mas  não obteve respostas.  

23.10.2015

Primeiríssima mão: Governo do Estado quer recursos dos depósitos judiciais
 
      Lida na Assembleia nesta quinta-feira, mensagem governamental que permite ao Governador Camilo Santana (foto) lançar mão de 70% dos recursos dos depósitos judiciais.
Esses recursos, diz a mensagem, serão  aplicados  nas despesas relacionadas ao custeio da Previdência do Estado prometendo devolver, quando isso se fizer necessário, no prazo de 10 dias.
          Esse é outro caso de proposição polêmica que deverá ser votada na próxima semana. Para os juristas trata-se de um projeto inconstitucional “porque tais recursos não são do Estado nem do Judiciário, mas de terceiros". Segundo alguns deputados, o Rio Grande do Sul foi o primeiro a adotar essa iniciativa, logo considerada inconstitucional pelo Supremo.
 

23.10.2015

Hotel Sonata para o Pecém      
          Nicolle Barbosa recebeu a empresária do setor hoteleiro Ivana Bezerra foto) na sede da SDE para tratar do processo de agilização da obra do Hotel Sonata em São Gonçalo do Amarante. 
 
        A instalação do hotel visa atender a demanda do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Essa é uma obra de investimento privado da ordem de R$18 milhões de reais e prazo de construção de dois anos. O hotel possui 171 leitos. A secretária marcou uma visita ao local acompanhada da empresária e do prefeito Cláudio Pinho e seu secretário de Desenvolvimento  Econômico Victor Samuel.

23.10.2015

Defensora Mariana Lobo aprovada para comando
            Na  sessão desta quinta-feira a Assembleia Legislativa aprovou Decreto-Legislativo, de autoria da Mesa Diretora, que indica a Defensora Pública Mariana Lobo Botelho de Albuquerque (foto) para o cargo  de Defensor Geral do Estado. Ela já foi Secretaria de Segurança e Cidadania.
        No dia anterior ela havia sido sabatinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia por mais de uma hora sobre o seu projeto de ampliação do acesso da população cearense à Justiça.

23.10.2015

Comitê com o nome de Edilmar Norões
          A deputada Fernanda Pessoa (PR) apresentou projeto denominando de Jornalista Edilmar Norões o Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa, que foi fundado em 1964.
          O projeto vai agora para a decisão do plenário. O Comitê atualmente é presido pelo jornalista Macário Batista.

23.10.2015

PSB de casa nova no bairro de Fátima
          Nesta sexta-feira, 23, às 16 horas, o PSB inaugura a sua nova sede em Fortaleza, no bairro de Fátima, tendo o presidente regional, deputado federal Danilo Forte no comando.
          Virão para a solenidade o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, e o governador de Pernambuco Paulo Câmara. O partido vai iniciar processo de reestruturação de seus diretórios municipais cearenses.

23.10.2015

Exposição de Krajcberg em favor da natureza
          Obras de Frans Krajcberg em favor da natureza serão mostradas na exposição idealizada pelo pintor José Guedes (foto), que será inaugurada hoje, às 19h30,  na Galeria Casa D´Alva.
          Em 1964, Krajcberg executou as suas primeiras esculturas com madeiras de cedros mortos, recolheu na Amazônia e Pantanal Matogrossense raízes e troncos calcinados para as suas obras, fotografando, documentando e denunciando os desmatamentos.

23.10.2015

Prefeitos
Carta do Ceará será  lançada na Assembleia Legislativa
          A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) realizará  no próximo dia 26, segunda-feira,  o lançamento da Carta do Ceará, a partir das 11h, no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa. O documento foi idealizado a partir de reunião, realizada no último dia 21 de setembro, na qual prefeitos e prefeitas cearenses estiveram com o Coordenador da Bancada Federal do Ceará, deputado José Airton (foto abaixo) e demais representantes do parlamento federal e estadual cearense.
          Durante esse encontro emergencial organizado pela Aprece, foram discutidos  os efeitos alarmantes da crise financeira que assola os municípios e as gestões municipais. Entre os assuntos discutidos na ocasião  destaque para  os impactos econômicos gerados pelo desemprego ocasionado pela crise. Além disso, foram debatidas alternativas para garantir mais recursos aos municípios, como a votação em favor de repasses de percentuais da arrecadação de impostos, com ISS e CPMF, entre outros pontos.
          A Carta do Ceará foi entregue esta semana à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para compor um documento nacional de reivindicações municipalistas. As mesmas já começaram a ser discutidas, na última quinta-feira (22), com a presidente Dilma Rousseff, que recebeu a diretoria e o conselho político da Confederação.
          O presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento (foto), participou do encontro. A Carta Nacional de reivindicações deverá ser entregue à presidente em reunião a ser realizada possivelmente já na próxima semana. (Fonte: Aprece/Ascom).

23.10.2015


Feira da Música e a Bienal Internacional da Dança
          É chegada a hora da Feira da Música 2015 e da Bienal da Dança. Com artistas locais e internacionais, as atividades serão gratuitas e oferecem muitas oportunidades de shows, oficinas, palestras e debates, além do intercâmbio cultural proporcionado pelas ações, que se espalham por diversos equipamentos culturais e espaços da cidade.
          Com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a programação da Feira da Música 2015 teve abertura na quinta-feira, 22/10, no Teatro Carlos Câmara, com “show”  de Mauricio Pereira, seguindo com a apresentação da Orquestra Sinfônica Arte Viva e da cantora Elba Ramalho, no Theatro José de Alencar, às 20h. A ação teve continuidade nos palcos montados nas Praças do Ferreira e dos Leões. A programação completa da Feira da Música 2015, que segue até sábado, está disponível no link: www.feiradamusica.com.br.
          Outro destaque do final de semana, o mais aguardado evento de dança do Ceará começa nesta sexta-feira, 23/10, e segue até 8/11. A Bienal de Dança do Ceará traz extensa programação a Fortaleza e oito cidades do interior. A atividade reunirá, de 23/10 a 8/11, artistas do Brasil, Argentina, Bélgica, Cabo Verde, Coreia do Sul, França, Portugal e Suíça em espetáculos inteiramente gratuitos.
          Em 2015, a 10ª edição da Bienal tem  programação de 23/10 a 8/11, que  percorrerá Fortaleza (23/10 a 2/11), Sobral (23 a 25/10), Juazeiro do Norte (27 a 30/10), Crato (28 e 29.10), São Gonçalo do Amarante - Taíba (30 e 31/10), Paracuru(31.10 e 01/11), Itapipoca (03 e 4/11), Trairí (5 e 6/11) e Uruburetama (7 e 8/11). (Fonte: Ascom/Secult).

23.10.2015

CURTAS SOCIAIS
*Ana Carolina (foto) estará em Fortaleza nos dias 5 e 6 de novembro no Teatro RioMar Fortaleza com um projeto especial: um show de violão e voz apresentando sucessos e cantando músicas de outras compositores como Chico Buarque, Caetano Veloso e Djavan.
*Abraçada na data porque marca o calendário a sra. Consuelo Dias Branco (na foto com Ivens) e o empresário Pedro Manuel  Brandão (foto abaixo).
*No sábado, 24, os abraços vão para Eridan Mendonça (na foto abaixo com Sônia Pinheiro),  Solange Benevides e Ronei Farias de Paiva.
*Na segunda-feira, 26, os abraços vão para Kílvia Montenegro.
*Música ao vivo sexta-feira e sábado na Budega dos Pinhões, que agora está reunindo conhecidos nomes do cancioneiro cearense.

*Tane e Chiquinho de Matos Brito (foto) passeando pela Foz do Iguaçu porque ninguém é de ferro.

*Por hoje contei. Bom final de semana.