Postagem do dia 16.04.2018

Castanhão recebe pequena recarga hídrica
Cm as chuvas na região no final de semana, o açude Castanhão recebeu um aporte de mais 16,5 milhões de m³, o que elevou para 409,18 milhões de m³ o volume que ele acumulava neste domingo, 15/04. Hoje o reservatório elevou seu volume acumulado para 6,11% de sua capacidade. A informação é do presidente da Funceme Eduardo Sávio.
Ao mesmo tempo, a barragem de acumulação de Itaiçaba (foto), da qual é bombeada a água que faz operar o Canal do Trabalhado, está vertendo desde as primeiras horas  da madrugada deste domingo. Mas, informa ainda Eduardo Sávio,  
que a melhor ia é esta: estão operando as quatro moto-bombas que elevam a água do rio Jaguaribe até o Canal do Trabalhador. Cada bomba tem capacidade de 1,2 m³.

Assim, o Canal do Trabalhador já está transferindo para Fortaleza 4,8 m³/s. Toda essa água vem  do rio Jaguaribe. O Ceará deve continuar recebendo chuvas em todas as regiões até, pelo menos, segunda-feira, 23, conforme previsão.

16.04.2018


16.04.2018

Ritmo das obras da Transposição preocupa a todos
Deputados que compõem a Comissão Externa Sobre a Transposição do São Francisco da Câmara Federal  vão visitar o canteiro de obras de construção dos canais e túnel do eixo norte da obra.  A decisão foi adotada durante seminário para debater a transposição e revitalização do rio, realizada na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira, 16,  em parceria com a da Comissão Especial de Transposição do São Francisco do Legislativo Estadual, presidida pelo deputado Carlos Matos (PSDB).
O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), presidente do colegiado federal, explicou que as obras têm sofrido seguidos atrasos. A última precisão de conclusão, segundo ele, seria em junho deste ano. Porém, a data foi prorrogada para setembro. “Há ainda o risco de que esse novo prazo não seja cumprido, porque as obras seguem lentas e, segundo informações, a empresa (Consórcio Emsa-Siton) está atravessando dificuldades financeiras e poderão ser interrompidos os trabalhos por falta de recursos”.
Carlos Matos (PSDB), presidente da Comissão que trata da questão na Assembleia Legislativa, externou sua preocupação com o problema. “Essa obra já vem se alongando há 13 anos, as interrupções são constantes, e o Ceará enfrenta uma crise hídrica sem precedentes, o que está prejudicando as populações e à produção agrícola irrigada”, afirmou. Ele também alertou para   a expiração da outorga na água, se não for definido como se dará a gestão dos recursos hídricos até dezembro. Raimundo Gomes de Matos avisou que o assunto será tratado na próxima reunião da comissão, em Brasília.
O superintendente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e representante da Secretaria de Recursos Hídricos, Iuri Castro, explicou que o atual quadro das reservas hídricas do Estado está em níveis muito preocupantes, o que torna a transposição uma necessidade para o presente. “No momento, os 155 açudes monitorados pela Cogerh dispõem de 13% da capacidade, apenas, quando no final do ano passado, esse índice era de 6%. E os açudes que abastecem a região metropolitana, Pacoti, Riachão, Gavião e Acarape, ainda estão nos mesmos níveis”, frisou.

16.04.2018


16.04.2018

Primeiro funcionário do BNB que assume presidência do banco
Romildo Carneiro Rolim é o primeiro funcionário do BNB a assumir a presidência do banco, efetivamente, já dentro das novas regras das estatais. O Diário Oficial da União traz a nomeação. A indicação política dele está na cota do senador Eunício Oliveira.
                                                  
Ele respondia interinamente porque seu nome ainda estava sendo avaliado pelo Conselho Monetário Nacional e Casa Civil da Presidência da República.

16.04.2018

Mina de Itataia e água para Santa Quitéria
Na solenidade da Associação Comercial para entrega do Troféu Carnaúba ao empresário Emílio Ary Filho (Casa Blanca) tive a oportunidade de conversar com o Prefeito de Santa Quitéria, Tomás Figueiredo (à direita), que me disse da expectativa do município na viabilização do projeto da mina de urânio de Itataia e no que ela representará economicamente para a região.                                       
Tomás também disse que vem conversando com as autoridades hídricas do Governo estadual e do Ministério da Infraestrutura para viabilizar a construção de barragem no rio que atravessa a cidade para melhorar o abastecimento d´água da população do município.                                                
Ele também confirmou que Tomás Figueiredo Filho não disputará este ano cargo eletivo.

16.04.2018


16.04.2018

Chuva é bom, mas tem transtorno....
O Ceará comemora as chuvas de abril, principalmente no interior. O homem do campo precisava ver os açudes cheios e as plantações crescendo e dando frutos. Porém, muita água causa transtorno com a queda de barrancos,  corte de estradas e a inundação de plantações e ruas nos centros  urbanos.  rurais e urbanas.
Preocupado com a situação, o deputado estadual Sergio Aguiar (PDT) pede uma atenção especial da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, notadamente para a Zona Norte. Em Chaval e Granja os rios subiram muito e já houve inundações, desabrigando centenas de famílias. Elas precisam, urgentemente, de roupas, agasalhos, colchões e alimento.

 Ipu comemora vitória dos concursados
Vitória de 371 famílias dos concursados do Ipu, que fica no sopé da Serra Grande. Em 2009 houve o concurso e os aprovados assumiram em 2012, porém, no ano seguinte o novo prefeito, Sérgio Rufino (PCdoB), exonerou-os. Isto, em 2013.
 O caso foi parar nas mãos do juiz de primeiro grau, que deu razão aos aprovados. A Prefeitura recorreu. Agora, o Tribunal de Justiça determinou a renomeação dos aprovados. O município comemorou até com fogos de artifícios.

Tianguá e Umari vão eleger novos Prefeitos
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará marcou para os próximos 28 e 29 (sábado/domingo) as convenções para escolha dos novos candidatos a prefeitos e a vices-prefeitos de Tianguá (Serra da Ibiapaba) e Umari (divisa do Ceará com a Paraíba).
Os titulares foram cassados por irregularidades durante o pleito de 2016. As eleições estão marcadas para o dia 3 (domingo) de junho.

(Informes do jornalista Luciano Luque)

16.04.2018

Órgãos  públicos terão que fazer prestação de contas eletrônicas anuais
Todos os órgãos e entidades estaduais jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Ceará devem encaminhar suas Prestações de Contas Anuais (PCAs) através do Sistema Ágora, de automatização dos procedimentos de análise dos processos de prestação de contas, de acordo com a Instrução Normativa da instituição. A ferramenta eletrônica entrou em produção, em caráter definitivo, na quinta-feira (5/4). 
          O Sistema Ágora está disponível no portal de serviços do Tribunal (e-TCE). A responsabilidade pelo envio da Prestação de Contas Anual é do dirigente máximo do órgão ou entidade que estiver no exercício do cargo. As contas anuais deverão ser apresentadas ao TCE Ceará no prazo de 180 dias, contados da data do encerramento do correspondente exercício financeiro. O sistema foi preparado para receber informações das prestações de contas já a partir do exercício de 2017.

16.04.2018

MDB faz mudanças e estreita conversas com Camilo
“O deputado Agenor Neto é o novo líder do MDB na Assembleia Legislativa e vai atuar alinhado com o governo Camilo Santana”, informou o presidente da sigla, Gaudêncio Lucena, dizendo  que o parlamentar agora  é da base do governo Camilo.
Gaudêncio disse ainda que o MDB saiu fortalecido após a janela partidária por conta das filiações o fortalecimento das alianças para 2018 no Ceará. “O MDB  está fechado com o Governador e seu grupo político”, mas  não quis comentar detalhes dos entendimentos. 
“O Eunício está conversando com o Camilo,  mas não posso afirmar nada sobre as conversas”, declarou ele ao jornalista  Roberto Moreira.

16.04.2018

Fecha o hotel Caesar Manaus
Leio informe do jornalista Paulo Roberto Pereira (na foto com a amiga jornalista Vera Mendes)  em sua coluna no Jornal do  Commercio de Manáus: “O tradicional Caesar Business Manaus encerrará suas atividades na cidade a partir da próxima sexta-feira (13). Um dia definitivamente de muito azar para o turismo do Norte, uma vez que ele era um dos gigantes da hotelaria de Manaus. Eu seu lugar, a previsão é de que surja uma escola comandada pela Samsung, que comprou o imóvel, nos moldes da Fundação Bradesco.
“Menos mal. Pelo menos a educação sai ganhando. O fim do Caeser nada mais é do que o reflexo da crise que se instalou no turismo amazonense, principalmente na rede hoteleira que sofre, simplesmente, por falta de hóspedes”.

16.04.2018


16.04.2018

CURTAS SOCIAIS
*De 19 a 21 de abril de 2018, a cidade de Limoeiro do Norte, no vale jaguaribano, se transformará na terra da sanfona com a realização da 11° edição do Festival de Sanfoneiros. Na oportunidade, grandes nomes do seguimento forrozeiro estarão reunidos no palco central do evento que acontecerá de 19 a 21 de abril, na Praça da Matriz de Limoeiro do Norte.
*O deputado Evandro Leitão (PDT), líder da bancada do Governo na Assembleia, ganha abraços nesta segunda-feira, 16, por conta do seu aniversário.
                                       
*O empresário Avelino Forte também ganha abraços na data pelo “nat”.
                                                       
também a idade nova de Solange Philomeno (sra. Pedro Philomeno).
*Nesta terça-feira, 17, os abraços vão para o ex-reitor da UFC Antônio Albuquerque (na foto com o amigo Vicente Alencar)
                                           
Liliana Brígido, Iramar Veríssimo Pinto,
a desembargadora Iracema do Vale
e Lisandro Fujita. Na foto com a sua Eveline.
*O “coiffeur” Gurgel do Amaral esteve em São Paulo participando de feira de produtos de beleza em busca de novidades para suas clientes.                                           
*Aliás, sábado, passaram pelo famoso salão da capital cearense cuidando dos cabelos e do visual, as senhoras Sâmia Pinheiro, Rosimar Gurgel(foto abaixo com Sílvia), Érica Pinto e Zeneida Rangel para citar apenas algumas.
                                     
*Por hoje contei. Até amanhã.