Postagem do dia 13.07.2015

Três forças de combate à criminalidade chegam ao Cariri
          A segurança pública do Ceará ganhou importante reforço desde a manhã de sábado, 11, quando o governador Camilo Santana (PT-foto) inaugurou as atividades de três  forças de combate à criminalidade no Interior, em Juazeiro do Norte: 
a implantação da base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer); a ampliação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), que passará a atuar Região do Cariri; e a instalação do Batalhão de Divisas nas fronteiras do Cariri e do Vale do Jaguaribe.
          As medidas integram compromissos do governador Camilo Santana na área da segurança pública para o Estado. "Temos ido mensalmente à Secretaria de Segurança Pública, monitorar as ações, apresentar os resultados e discutir os rumos da segurança pública. Começamos valorizando a segurança pública reconhecendo os que se dedicam arriscando a própria vida, que são os bombeiros e policiais militares e civis.
          "Por isso, aprovamos a nova Lei de Promoções e até o final do ano vamos promover mais de 9 mil oficias e praças da PM e Corpo de Bombeiros", apontou  o governador. O reforço das tropas e o incremento nas ações integram ainda as ações do pacto por um Ceará Pacífico.
          “O governo Camilo tem feito investimentos significativos para combater a violência no Estado e os resultados já começam a aparecer. Com reforço no Raio, que é uma polícia de combate mais ostensiva, o Batalhão de Divisas e outras ações integradas com outros órgãos certamente os números da violência tendem a ter uma queda ainda mais representativa nos próximos meses”, comentou o líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-foto acima), que esteve presente na solenidade em Juazeiro do Norte.

13.07.2015

Jumentinhos no aeroporto
          Está rendendo a história dos dois jumentinhos que adentraram o saguão do Aeroporto Pinto Martins. O jornalista Macário Batista registrou em sua coluna:  “Não vai ficar bom pra quem enxotou os jumentos para dentro do Aeroporto Pinto Martins.
"Câmeras da estação de passageiro gravaram imagens dos responsáveis pela arrumação. Jogada típica do desespero, da má formação genética e humana de alguns, incentivados por outros em total desvario na derrota".

13.07.2015

Homenagem à Federação das Indústrias
          A Assembléia Legislativa realiza, na terça-feira (14/07), sessão solene em homenagem aos 65 anos de atividades  da FIEC.
        A sessão foi requerida pelos deputados Fernanda Pessoa (PR) e Carlos Matos (PSDB (fotos acima).  Fernanda Pessoa destaca que a homenagem do legislativo estadual “é um justo reconhecimento do trabalho realizado pela Fiec e sua contribuição com o desenvolvimento social e econômico do Estado”.
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará  foi criada pelos Sindicatos da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral do Estado do Ceará,  Construção Civil;  Indústria de Calçados, Indústria de Tipografia  e de Alfaiataria e Confecção de Roupas para Homens de Fortaleza. Hoje são 39 sindicatos que compõem a FIEC. 

13.07.2015

Finalmente o Ceará terá um Plano Estadual de Cultura
          O Plano Estadual de Cultura, um marco histórico para a política cultural no Ceará, definindo diretrizes, ações e metas para os próximos 10 anos e dando novo destaque ao setor, entrou na pauta de votação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. 
          O plano é um instrumento de gestão de médio e longo prazo, no qual o Poder Público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais de Estado, e resultou de um processo de construção coletiva com ampla participação da sociedade civil cearense, ao longo de mais de dois anos, com destaque para a Conferência Estadual de Cultura, realizada em setembro de 2013, em Fortaleza, com 520 participantes.
          "O Plano Estadual de Cultura é uma conquista para o campo cultural do Ceará e para o povo cearense. Trata-se de um marco histórico para a política cultura do nosso Estado, resultado das contribuições de centenas de participantes dos debates que levaram até o plano. Um processo coletivo, democrático e participativo, que culmina agora com a discussão do Plano na Assembleia Legislativa", ressalta o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio (foto acima), que apresentará os principais pontos do plano em audiência pública nesta terça-feira, 14/7, às 15h, na Assembleia Legislativa (foto abaixo).

13.07.2015

TIM ruim no atendimento
          Essa TIM está mesmo impossível: quanto mais fatura com a venda de aparelhos, linhas e serviços mais ruim se tornam os seus serviços de atendimento ao cliente.
          Por exemplo: ontem, segunda-feira, pela manhã, na loja da Av. Barão de Studart,  uns 50 clientes aguardavam atendimento, entre prioritários e normais, e só havia uma pessoa para entregar senhas e umas seis pessoas fazendo o atendimento, o que é uma falta de respeito a seus usuários.

13.07.2015

Colecionadores de selos e moedas
comemoram 80 anos de sua entidade
          A Sociedade Numismática e Filatélica Cearense-SNFC completa neste 14 de julho 80 anos de fundação reunindo os colecionadores de selos e de moedas do Ceará. A entidade foi criada em 1935 com o nome de Sociedade Numismática Cearense,  mas, em 1938, fundiu-se com o Clube Filatélico do Ceará assumindo sua atual denominação.
          Seu primeiro presidente foi Alcides de Castro Santos, importante numismata brasileiro, que manteve a entidade funcionando em sua residência até maio de 1959 quando a SNFC adquiriu sede própria, um imóvel localizado na Avenida Duque de Caxias, 440, em cuja posse permanece até hoje.
        A Sociedade realiza, desde 1970, suas reuniões aos domingos pela manhã na Cidade da Criança. Depois de Alcides Santos como presidente estiveram no comando da SNFC 14 presidentes, entre os quais Raimundo Gomes, Ignácio Ellery Barreira, Galba Araújo e Francisco Firmino de Araújo. Hoje o presidente é Roberto Moreira (foto abaixo).
          A Sociedade já trouxe para Fortaleza importantes eventos filatélicos, como três Nordex (exposição nordestina) e uma Brapex (exposição nacional), a primeira fora do eixo Rio-São Paulo-Belo Horizonte, além de haver promovido dezenas de exposições com os colecionadores cearenses. Também já é tradicional a venda sob oferta de material objeto das coleções de seus sócios.
        A data será festejada no dia 21 com o lançamento de selo personalizado, carimbo, medalha e café da manhã na sede dos Correios, em Fortaleza.

13.07.2015

Auditores fiscais da Receita Federal com o Presidente da AL
          O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), recebeu nesta quinta-feira (09/07) uma comissão de auditores fiscais da Receita Federal do Brasil (foto Bia Medeiros), que estão mobilizados desde abril em torno da campanha salarial. Os auditores solicitaram a mediação da Casa para a abertura de canal de negociação com o Ministério da Fazenda, a fim de discutir as demandas apresentadas pela categoria. A reunião contou com a presença do deputado Renato Roseno (Psol).
          Zezinho Albuquerque (foto) endossou a luta dos auditores e se comprometeu a interceder junto à bancada federal. “Vamos falar com a bancada federal, deputados e senadores, para que haja uma abertura do diálogo”, disse. O parlamentar destacou que a atividade dos auditores é essencial e muito contribui para o País.
           Marcelo Maciel, representante do comando local de mobilização do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, afirmou que há um impasse devido a não abertura de uma mesa de negociação entre a categoria e o Ministério da Fazenda. Ele lembrou que o trabalho dos auditores impacta diretamente na arrecadação dos estados e dos municípios, visto que uma parte dessa arrecadação vem dos tributos federais.

13.07.2015

Belas quadrilhas juninas com apresentações grátis
          O Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, acontece nos dias 16, 17, 18 e 19 de julho, sempre a partir das 19h30, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Marcando o encerramento das atividades do Edital Ceará Junino 2015, da Secult, e refletindo as diretrizes da política cultural do Estado, o campeonato reunirá 20 quadrilhas juninas da categoria adulta, de 18 municípios, vencedoras dos 20 concursos regionais realizados em todas as regiões do Ceará, com apoio da Secult. Todas as atividades têm entrada franca.
Programação
          Os quatro dias de festa terão programação cultural fiel às tradições juninas, feiras de comidas típicas e de artesanatos, além de apresentações de manifestações artísticas tradicionalmente populares.
Na quinta-feira, 16/7, após a apresentação da Quadrilha Esperancinha, a solenidade de abertura do Campeonato começa às 20h, com direito ao lançamento de um selo especial pelos Correios, com o tema “quadrilhas juninas”. Em seguida apresentam-se as quadrilhas Luar do Sertão (de Sobral-foto abaixo), Arraiá da Liberdade (Redenção), Fogueira da Paixão (Cascavel) e Brilha São João, de São João do Jaguaribe.
Na sexta-feira, 17/7, a festa tem início às 19h30, com a Quadrilha Junina Encanto, de Fortaleza. Às 20h tem a Quadrilha Melhor Idade – Núcleo Polar e, na sequência, as quadrilhas Asa Branca (Campos Sales), Flor de Mandacaru (Tauá), Beija-flor (Paramoti), Paixão Nordestina (Fortaleza) e Ceará Junino (Fortaleza).
No sábado, 18/7, às 19h30, é a vez da quadrilha Balão Junino, de Caucaia, seguida por Quadrilha Melhor Idade do núcleo Quintino Cunha. A noite continua com as quadrilhas São João (Ipu), Beira Lixo (Camocim), Terra Junina (Independência), Arraiá da Roça (Tejuçuoca) e Cumpade Justino, de Maracanaú.
Fechando a festa, no domingo, 19/7, às 19h30 tem a quadrilha Brilho da Fogueira, de Fortaleza. Às 20h a apresentação de quadrilha da Melhor Idade fica por conta do Núcleo César Cals. Depois recebem o aplauso do público a Quadrilha do Gil (de Juazeiro do Norte), Fulô do Sertão (Senador Pompeu), Arriba Saia (Várzea Alegre), Cheiro de Terra (Horizonte) e Zé Testinha, de Fortaleza. (Fonte: Ascom-Secult).

13.07.2015

Grupo cearense  representa o Brasil em  ginástica na Finlândia
          O “Gymnarteiros”, grupo de ginástica geral do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da UFC (foto), vai representar o Brasil em Helsinki, na Finlândia, durante a 15ª Gymnaestrada Mundial. O evento, que ocorre de 12 a 18 de julho, é promovido pela Federação Internacional de Ginástica.
          Coordenado pela Profª Lorena Nabanete, o Gymnarteiros é formado por estudantes do Curso de Educação Física da UFC. O grupo visa ao lazer, ao entretenimento e à diversão do público. Nas apresentações e nos treinamentos são incluídos elementos corporais dos diferentes tipos de ginástica (artística, rítmica e acrobática), além de serem utilizados aparelhos alternativos.
          SOBRE O EVENTO – O Gymnaestrada Mundial, que neste ano pretende reunir 21 mil participantes de 52 países, ocorre a cada quatro anos e é considerado o maior evento do mundo na área de ginástica geral. Não se trata de uma competição, mas sim de uma grande mostra de apresentações. Dentre os tópicos de sua filosofia está a união entre os povos, além dos benefícios físicos e mentais proporcionados pela prática da ginástica geral, também denominada ginástica para todos. Mais informações na página do Gymnarteiros no Facebook (https://pt-br.facebook.com/Gymnarteiros). (Fonte: Instituto de Educação Física e Esportes da UFC – fone: 85 3366 9533).

13.07.2015

ANTT libera viagens interestaduais e internacionais em micro-ônibus

 

          O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo no Congresso Nacional (FrenTur), deputado federal Herculano Passos (PSD-SP-foto abaixo), comemorou a publicação de nova Resolução (nº 4.777) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que autoriza o fretamento de micro-ônibus para o transporte de passageiros em viagens interestaduais e internacionais de até 540 quilômetros.
          A norma permite a prestação desse serviço sob o regime de fretamento do tipo turístico, eventual e contínuo. Ela entra em vigor no dia 07 do próximo mês e substitui a Resolução de nº 1.166/2005.
          Até então, estes tipos de viagens não podiam ser feitas em veículos com menos de 20 lugares. Em maio deste ano, atendendo à solicitação de representantes do setor de transporte de passageiros, Passos apresentou requerimento na Comissão de Turismo para a realização de audiência pública a fim de tratar sobre o tema. O encontro teve a participação de representante da ANTT, que, à época, se mostrou favorável à demanda. “Nós levamos para a audiência pública representantes de todos os setores que envolvem viagens e pressionamos a ANTT”, conta Herculano Passos. “Era um absurdo ser autorizado fretar um micro-ônibus para fazer uma viagem de 700 quilômetros dentro de um mesmo estado, mas proibido fazer uma de 100 quilômetros de um estado para outro”. (Fonte: Ascom Dep. Herculano).

13.07.2015

CURTAS SOCIAIS
*Ganha abraços nesta segunda-feira por que marca o calendário o executivo financeiro do grupo Granja Regina, Oberdan Felício. Brinde em família.
*Também o médico Glauco Lôbo (foto) e o advogado Paulo Cruz foram os aniversariantes desta segunda-feira.
*Próxima sexta, dia 17, “vamos viajar no tempo na Festa Boogie Nights Prime (foto) no Clube Retrô – Informações  98779.8799”, diz o DJ  Bruno Maia.
*O restaurante “Colô Grill”, o novo “point” do humor fortalezense, inaugura nesta quarta-feira a “Quarta do Humor com Camarão” com destaque para os humoristas do programa Garras da Patrulha.
*Nesta terça-feira, 14, os cumprimentos vão para Kátia Maggy Martins (na foto com sua mamãe Terezinha), Regina Cardoso, Anya Ribeiro e meu irmão, o professor Nilo Rangel.  Também marcam o calendário Álvaro de Castro Correia, Dieter Gerding e Máximo Fiúza.
*O Assembleia Legislativa cancelou a sessão solene que seria realizada em homenagem aos 90 anos da ACI-Associação Cearense de Imprensa.

*Por hoje contei. Até amanhã.