Postagem do dia 24.10.2013


 

Muitos açudes do Ceará estão  sem água,  
sem peixe e os  pescadores desempregados

 
Quase seco
“Com a situação atual dos açudes cearenses, que estão com suas reservas hídricas bastante reduzidas,  o Ceará está ameaçado de ficar sem peixe e os pescadores de águas continentais já estão sem ter como alimentar suas famílias. Por isso é necessário a criação pelo Governo Federal de uma forma de ajuda para esses pescadores” revelou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, Flávio Saboya.

Flávio Saboya
Flávio citou como exemplo o caso do açude Pereira de Miranda (Pentecoste) que está apenas com 6% de sua capacidade hídrica e 150 pescadores deixaram de exercer suas atividades profissionais. “O pior é que, mesmo que chova no próximo ano, a reposição dos peixes vai demorar porque não haverá matrizes para desova”, afirma.
 
 

24.10.2013




Ah, Fortaleza tão Maltratada!!!!

            

               É uma falta de vergonha e de civismo de quem faz isso. Quase todos os dias a lixeira se estava na rua Silva Paulet com Afonso Celso sobre a calçada da Subestação de Energia da Coelce, que se transforma em um verdadeiro depósito de lixo, situação que se repete há muito tempo, segundo moradores da área. E as autoridades de saúde não sabem por que existe tanta gente doente em Fortaleza.
            Vejam só a porcaria.!!!!
E isso é bem próximo a importante colégio
com centenas de crianças e adolescentes
 

24.10.2013


CPI da telefonia começa a funcionar

Deputado Welington Landim

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel foi instalada oficialmente, nesta terça-feira (22/10), pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (Pros). Na oportunidade, foram eleitos, por unanimidade, para a presidência e vice-presidência do colegiado os deputados Welington Landim (Pros) e Professor Pinheiro (PT), respectivamente, e para a relatoria o deputado Fernando Hugo (SDD). Foi também decidido que as reuniões serão sempre nas terças-feiras, a partir das 14h. Na próxima semana, serão ouvidos representantes da Anatel, na primeira audiência.

Reunião de instalação da CPI

O deputado Welington Landim, após ser empossado presidente da CPI, disse que os membros não devem se preocupar com os prazos estabelecidos, mas com a boa realização do trabalho. Ele defendeu que todos os deputados busquem uma assessoria técnica qualificada, “porque não se trata de uma CPI política”. Ele também  definiu para quinta-feira, 24,  a partir das 13h, uma reunião extraordinária, para o estabelecimento de um calendário de audiências, que deverão ter a participação de órgãos de defesa do consumidor, entre outros.

Compõem também a CPI os deputados Mirian Sobreira (Pros), Lula Morais (PC do B), Delegado Cavalcante (PDT), Idemar Citó (DEM), Osmar Baquit (PSD) e Danniel Oliveira (PMDB).

24.10.2013


Pré-sal poderá representar 280 milhões de  reais/ano
para o Ceará, segundo o deputado Mauro Filho

 
Deputado Mauro Filho faz fé no pré-sal
“Petrobrás, Total, Shell  e as outras companhias vão demonstrar ao mundo que são capazes de extrair a um custo baixo  esse petróleo que está na camada do pré-sal. O Brasil tem tradição de honrar contratos, os investidores externos acreditam no Brasil apesar da burocracia. A previsão de retorno de 35 anos vai conservar a credibilidade do mercado internacional”, disse o deputado Mauro Benevides Filho ao ser provocado pelo radialista Cláudio Teran, na Assembleia, sobre o Brasil e o consórcio peso-pesado que vai explorar o campo de Libra.

“Quais os benefícios reais que isso pode  trazer para o Ceará?”, perguntei.


Mauro Filho: “O primeiro benefício é o tecnológico porque nós temos aqui alguns poços que estão obsoletos e nos precisamos com tecnologia nova aprofundar novas extrações. Segundo, o maior benefício para os Estados brasileiros é de que parte dessa arrecadação vai ser destinada  75% para educação e 25 para a saúde. Nós estamos falando aí para os próximos 10 anos em 220 bilhões de reais, bilhões  com B de bola, para que o leitor possa aquilatar o tamanho do investimento que o pré-sal vai representar para essas duas áreas de atuação, e que o povo brasileiro tanto cobra”.

E o percentual do Ceará nesse bolo, deputado? – insisti.
 
“O percentual dos royalties já foi estipulado no projeto de lei que foi vetado pela presidente Dilma, mas que o Congresso derrubou. Esta é uma matéria que está em discussão no Judiciário, e o  Ceará deverá sair de 40 milhões anos para 280 milhões/ano  se um dia o Supremo Tribunal Federal  cassar a decisão que suspendeu o referido processo,” completou o deputado Mauro Filho.

24.10.2013


Ginástica rítmica e palestra na
Semana de Ciência e Tecnologia

 
Ginastas em ação
Na próxima terça-feira, 29 de outubro, às 9 horas, acontecerá a solenidade de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Ceará. O evento será realizado no auditório Blanchard Girão, na Arena Castelão (Av. Alberto Craveiro, 2901) - estádio que concentrará as atividades da SNCT no Estado.

             A abertura contará com a apresentação do Núcleo Unifor de Ginástica Rítmica, seguida de um bate-papo com a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Esporte, Cássia Damiani. Ela irá abordar sua vivência no esporte, a importância da Ciência e Tecnologia para a saúde e o constante desenvolvimento e aprimoramento das atividades esportivas. A palestra inicia oficialmente as atividades da SNCT no Ceará, que vão até 1º de novembro, na Arena Castelão.

24.10.2013


Letras, flores e vinhos no friozinho da serra


Casarões e ladeiras de Guaramiranga

De 15 a 17 de novembro, em Guaramiranga, acontecerá o festival Letras, Flores e Vinhos, que vai reunir turismo, cultura, gastronomia e negócios, segundo a ACETER-Associação de Turismo Rural, uma das entidades articuladoras.  Depois eu conto mais.

24.10.2013


Chega a Quixadá campanha pelo início imediato da Refinaria


Deputado Zezinho na luta pela refinaria.
 

 A campanha de mobilização da sociedade civil cearense pelo início imediato das obras da Refinaria Premium do Ceará será retomada hoje,  24, com a realização de um novo encontro, em Quixadá. Reunindo Prefeitos, vereadores, lideranças políticas e empresariais, e representantes de entidades públicas e privadas dos municípios que compõem o Sertão Central, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), às 16h, presidido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Albuquerque (Pros).


            Albuquerque enfatiza a necessidade de esclarecer a população sobre os benefícios que a Refinaria trará ao Estado. A expectativa é a de que sejam investidos US$ 11 bilhões para a instalação da fábrica, com a geração de 90 mil empregos diretos e indiretos na fase de construção. “A Refinaria foi um compromisso firmado com o Estado do Ceará pelo ex-presidente Lula e ratificado pela presidente Dilma Rousseff. Trata-se de compromisso que precisa ser cumprido”, destaca José Albuquerque, conclamando os cearenses a participar do evento a ser realizado em Quixadá. Os prefeitos e presidentes das Câmaras Municipais estão sendo convocados a liderarem abaixo-assinado a ser encaminhado  à Presidente Dilma Roussef, pedindo o cumprimento imediato do compromisso do Governo Federal.

24.10.2013


Jornalistas de turismo reunidos em Camboriú

 
Bela praia de Camboriú

No município de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, estarão reunidos entre os dias 24 e 27 deste mês  jornalistas de turismo de todo Brasil, abrigados na ABRAJET, que participarão do VII Fórum de Turismo da Abrajet de Santa Catarina e da reunião do Conselho Nacional da entidade com a presença de presidentes de seccionais de todo Brasil, assim como diretores e conselheiros. O  Secretário de Turismo de Camboriú, Ademar Schneider, é um dos palestrantes e anfitrião do evento.

Abrajet em ação: Hélcio Estrella, presidente
nacional, e Alberto Gonçalves, presidente de SC

Importantes assuntos  deverão ser discutidos e analisados entre jornalistas e o “trade” no sentido do desenvolvimento e promoção do Turismo  em Santa Catarina e no Brasil.

“A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, tanto em nível nacional como nas seccionais, objetiva fomentar e promover massivamente e em conjunto com autoridades,  “trade”  e os  profissionais da área os principais destinos regionais em todo o Brasil”, diz o presidente da da ABRAJET/SC e anfitrião Alberto Gonçalves de Souza.

24.10.2013


Parabéns e muita afetividade

Ester e Lenilza, aniversariantes
Os muitos amigos de Lenilza Campos e Ester Lins Cavalcante participaram de um movimentado almoço de adesão homenageando-as pelos aniversários. Como cenário o Dallas Gril ao som do pianista Felipe Adjafre. Bolo, parabéns, presentes e sobretudo o carinho de todos tornaram o encontro dos mais agradáveis. Lenilza cercada pelas irmãs Teresa e Mazé Borges. Ester tendo ao lado o filho Eduardo Ramos Albuquerque, a nora Bruna e o neto Pedro.

Entre as amigas Gabriela Castro, Lula Pinto, Zeneida Rangel, Maria Vanda Sá, Inês Távora, Irene Mota, Elza Moreira, Beni Maia, Cliseuda Rocha, Glória Barbosa e Margareth Gonçalves, além de Mazé e Francisco Coelho e do amigo José.

As irmãs Mazé, Lenilza e Teresa
 

24.10.2013


CURTAS SOCIAIS

Guida e Oto Sá Cavalcante
 
*Guida e Oto Sá Cavalcante vão mudar de endereço trocando o bairro Édson Queiroz pelo Porto das Dunas. Sempre em casa ampla.

 *Grupo se reúne nesta quinta-feira, 24, a partir das 21 horas no Boteco Original da Antônio Sales. Adriano Nogueira na articulação.

 *Quinta, 24 de outubro, às 20 horas, lançamento do álbum  CRER, de Ticiana de Paula, no La Maison Coliseu. Entre os articuladores Enísio Gurgel e o Novo Caminho.

 *Ganharam  abraços na quarta-feira pelo “nat” a senhora Consuelo Dias Branco e  o empresário Pedro Manoel Brandão.

Kaia Catunda e Eridan Mendonça

 *Fazem aniversário hoje, 24, Eridan Mendonça,  Solange Benevides e Ronei Farias de Paiva.

 *Será amanhã, sexta-feira, o Baile do Aviador, a partir das 23 horas, no Lulla´s Plaza. A adesão é de 60 reais por pessoa.

 *Por hoje contei. Até amanhã.