24.10.2013


Pré-sal poderá representar 280 milhões de  reais/ano
para o Ceará, segundo o deputado Mauro Filho

 
Deputado Mauro Filho faz fé no pré-sal
“Petrobrás, Total, Shell  e as outras companhias vão demonstrar ao mundo que são capazes de extrair a um custo baixo  esse petróleo que está na camada do pré-sal. O Brasil tem tradição de honrar contratos, os investidores externos acreditam no Brasil apesar da burocracia. A previsão de retorno de 35 anos vai conservar a credibilidade do mercado internacional”, disse o deputado Mauro Benevides Filho ao ser provocado pelo radialista Cláudio Teran, na Assembleia, sobre o Brasil e o consórcio peso-pesado que vai explorar o campo de Libra.

“Quais os benefícios reais que isso pode  trazer para o Ceará?”, perguntei.


Mauro Filho: “O primeiro benefício é o tecnológico porque nós temos aqui alguns poços que estão obsoletos e nos precisamos com tecnologia nova aprofundar novas extrações. Segundo, o maior benefício para os Estados brasileiros é de que parte dessa arrecadação vai ser destinada  75% para educação e 25 para a saúde. Nós estamos falando aí para os próximos 10 anos em 220 bilhões de reais, bilhões  com B de bola, para que o leitor possa aquilatar o tamanho do investimento que o pré-sal vai representar para essas duas áreas de atuação, e que o povo brasileiro tanto cobra”.

E o percentual do Ceará nesse bolo, deputado? – insisti.
 
“O percentual dos royalties já foi estipulado no projeto de lei que foi vetado pela presidente Dilma, mas que o Congresso derrubou. Esta é uma matéria que está em discussão no Judiciário, e o  Ceará deverá sair de 40 milhões anos para 280 milhões/ano  se um dia o Supremo Tribunal Federal  cassar a decisão que suspendeu o referido processo,” completou o deputado Mauro Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário