Postagem do dia 19.07.2013


Polícia sabia que assassinos do padre Élvis
há muito promoviam  seqüestros  relâmpagos




Em seu blog, o jornalista Roberto Moreira revela que  a Polícia sabia que os  dois irmãos que mataram o padre Elvis  promoviam assaltos e sequestros relâmpagos há muito tempo, segundo afirmativa do   Superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas. Ainda segundo ele, a  delegada Monique Teixeira, que cuidou das investigações,  foi mais esclarecedora ainda: o padre entregou os R$ 250 reais que tinha no bolso e o carro. Eles mataram o padre por perversidade.

Os assassinos


“Os dois irmãos são frios, conhecidos como marginais perigosos e atuavam livremente. A polícia tem culpa, não fez o trabalho de prevenção”, confessa Roberto Moreira.

19.07.2013


Assembleia presta contas antes das férias

Iniciando o período de recesso (férias) dos deputados estaduais durante 15 dias, neste meio do ano, o presidente da Assembléia José Albuquerque prestou conta à população cearense sobre os cinco meses e meio de atividades do Legislativo em 2013. “Como de costume, ao final de cada semestre, a presidência da Assembléia Legislativa do Ceará faz a divulgação das ações do Poder Legislativo cearense, no período correspondente, prestando contas à sociedade”, afirmou ele.

Deputado José Albuquerque

Foram apresentados no período 463 projetos de autoria de parlamentares ou dos demais poderes, com deliberação sobre 222 deles; os debates democráticos travados em Plenário foram traduzidos em 1.780 pronunciamentos; as Comissões Técnicas realizaram 106 reuniões ordinárias, 73 extraordinárias, 91 audiências públicas, 15 seminários e 106 reuniões externas.

Plenário em momento de sessão

O deputado Zezinho Albuquerque também ressaltou que, em outros serviços prestados pelo Legislativo cearense, a Casa do Cidadão da Assembléia, que funciona em parceria com a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, atendeu 5.879 pedidos de emissão de CPF e Carteiras de Identidade; a Universidade do Parlamento ofereceu cursos de pós-guaduação  em Administração Legislativa, Ciências Políticas, Sociedade Governo a 151 alunos; em línguas a 402 alunos; o Projeto Alcance, que objetiva fortalecer a preparação dos alunos oriundos do Sistema Público de Ensino, com vistas a obterem melhor desempenho no ENEM, matriculou no primeiro semestre 2.206 alunos.

Disse ainda  José Albuquerque  que outra atividade a ser ressaltada foi realizada pelo Departamento de Saúde que prestou atendimento a quase 26 mil pessoas, sendo  61.617 procedimentos, entre exames, terapias, odontologia, assistência nas áreas  nutricional, fisioterapia e terapia ocupacional.

 

19.07.2013


De igual para igual

Dep. Sérgio Aguiar

Chamou a atenção dos jornalistas da mídia cearense (jornais, Tvs, rádios, blogs)  que cobrem as atividades da Assembléia Legislativa, na última sessão antes do recesso realizada na quarta-feira, 17, o fato de que todos os deputados se manifestaram e todos foram unânimes em ressaltar  a humildade,   a ótima convivência do deputado Zezinho Albuquerque com todos, seja da oposição, da situação, partido grande ou pequeno. “Aqui somos todos tratados de igual para igual”, falou o deputado Sérgio Aguiar.

19.07.2013


Recomeçam obras da Praia do Futuro

Com obras paralisadas há cerca de um ano, os trabalhos da reforma da Praça 31 de Março, na Praia do Futuro, serão retomados nesta sexta-feira (19),  após assinatura do secretário de Turismo de Fortaleza (Setfor), Salmito Filho, em solenidade na própria praça, que passará a ser chamada de Praça da Paz.

Ex-Praça 31 de Março

 
            As obras tiveram início em 2011, mas acabaram paralisadas no segundo semestre do ano passado, ainda na gestão Luizianne Lins. Para retomar os trabalhos, a Setfor teve que fazer um “replanilhamento da obra”, além de resgatar os recursos anteriormente destinados, disse o Secretário.

19.07.2013

Semana de Economia Política

      O Núcleo de Economia Política da Universidade Federal do Ceará realizará a II Semana de Economia Política, que terá como tema a “Luta de classes e opressões: uma homenagem a Rosa Luxemburgo”. O evento acontecerá de 9 a 12 de outubro, na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade. Entre os convidados estão pesquisadores da crítica à economia política como Plinio de Arruda Sampaio Jr., Mauro Iasi e Maria Orlanda Pinassi.




              Rosa Luxemburgo (1871-1919) foi uma filósofa e economista marxista de origem polonesa que se naturalizou alemã. Teve uma histórica trajetória como militante revolucionária e foi uma das fundadoras do Partido Comunista da Alemanha (KPD).
(Fonte: Viès – Núcleo de Economia Política da UFC – fone: 85 3366 7562).

19.07.2013


Fortaleza sediará conferência mundial de água

Lupércio e o secretário César Pinheiro

As nações do mundo inteiro estão preocupadas com o problema da água para o consumo humano. Nesse sentido, a  9ª. Conferência Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas acontecerá em Fortaleza, de 12 a 16 de agosto próximo, reunindo cerca de 35 países que virão para debater e trocar experiências de boas práticas em recursos hídricos desenvolvidas pelos organismos de bacias hidrográficas implantadas em todo planeta.
             Na ocasião o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, será empossado como presidente da RIOB-Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas. O presidente da Rede Brasil de Bacias Hidrográficas, Lupercio Ziroldo Antônio,  estará em  Fortaleza no próximo dia 23 para as articulações sobre o evento.

19.07.2013


Governo conversa hoje com Prefeitos e
Secretários de Saúde sobre “Mais Médicos”

Odorico Monteiro

O médico e político, Odorico Monteiro,  Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde,  comanda  nesta sexta-feira,  no Centro de Eventos, uma mobilização com prefeitos e secretários de saúde do Ceará em torno do Programa Mais Médicos. O objetivo, segundo Odorico, é esclarecer as prefeituras sobre o funcionamento do programa e estimular a sua participação.
            O Programa Mais Médicos faz parte de  um amplo pacto do Governo Federal que promete melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e levar mais médicos para as regiões mais carentes destes profissionais.
                Esse programa, no entanto, vem recebendo críticas do setor médico, que vem realizando manifestações em todo o País. No Ceará, a classe médica programa uma grande manifestação e até mesmo paralisação em áreas não urgentes para externar a sua insatisfação com a medida.

19.07.2013


Requalificação da Av. Monsenhor
Tabosa volta depois de 21 anos

Requalificação há muito esperada

A avenida Monsenhor Tabosa volta a ter uma obra de requalificação após 21 anos de espera. A ordem de serviço foi assinada na noite de quinta-feira (18) pelo prefeito Roberto Cláudio, pelo secretário de Turismo de Fortaleza (Setfor) Salmito Filho e pelo secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota.



Roberto Cláudio

Com previsão para conclusão em dezembro deste ano, a obra prevê uma nova pavimentação, drenagem e uma maior acessibilidade para pessoas com deficiência em locomoção. A requalificação da Monsenhor Tabosa é a primeira das 43 obras da pasta do Ministério do Turismo em melhoria urbana das 12 cidades-sedes da Copa 2014.

Segundo o secretário Salmito Filho, a Monsenhor Tabosa abre o pacote de obras de requalificação dos cinco corredores turísticos de Fortaleza, que compreendem também a Alberto Nepomuceno, a João Moreira, a Adolfo Caminha e a Vicente de Castro. O orçamento das obras é de R$ 21 milhões, sendo 78% oriundos do Ministério do Turismo e o restante na contrapartida da Prefeitura de Fortaleza.

19.07.2013


Decomposição do Capitalismo

Anselm Jappe

O Instituto Crítica Radical (comandado pela professora e ativista político Rosa da Fonseca),  o Curso de Pós-Graduação em Filosofia da UFC e a PROEX/UECE promovem um Ciclo de Debates  do dia 22 a 26 deste mês tendo na programação as seguintes temas,  palestras e debates:

a) “Brasil nas ruas – Reforma ou ruptura” com Anselm Jappe, Marildo Menegat e Jorge Paiva;

b) “A atualidade da Crítica Radical – O legado de Robert Kurz”,  com os dois primeiros, Fernando Barros, Teresa Ricci e Grupo Crítica Radical;



Rosa da Fonseca



c) “O olho da Barbárie” com Marildo Menegat.

Haverá também um mini curso “Mercadoria e Narcisimo” com Anselm Jappe que, na ocasião, estará lançando seu livro “Crédito à Morte” composto por uma “coletânea de artigos que se constituem a partir da idéia de que o capitalismo segue em direção à sua própria decomposição, e de que a crise em que estamos inseridos atualmente provém disso”. (Contato Sala de Leitura do Curso de Filosofia da UFC e sede da Crítica Radical – Rua João Gentil, 47 – Praça da Gentilândia).

19.07.2013


CURTAS SOCIAIS

*Cumprimentados  nesta sexta-feira pelo aniversário Ricardo Bacelar e Ronaldo Torres.

 *Neste sábado, 20, mudam de idade o coronel Adyr Sampaio, João Rafael Furtado e o ex-vice-prefeito de Fortaleza José Carlos Veneranda,

Nestor e Rosângela


 *No domingo eu cumprimento a Nestor Silva, Ricardo Studart, à jovem senhora Patrícia Queiroz Castro e à sra. Zaida Lima Verde que fazem aniversário.

 *O deputado Osmar Baqui foi à Goiânia e depois passa uns dias em Brasília.

Priscila Cavalcanti

 *A presidente do Skal Internacional de Fortaleza Priscila Cavalcanti agenda para a próxima terça-feira o primeiro almoço de sua nova diretoria. Será na Whiskeria do Parque Recreio.

Flávio Torres

*O colunista Flávio Torres agendou para o dia 28 de agosto a sua 46ª. Noite dos Destaques quando homenageia personalidades cearenses. Ele já está trabalhando na lista deste ano.

 *Jazz ao cair da Tarde é a pedida para este sábado no Iate Clube.

 *Tenham todos um bom final de semana.