Postagem do dia 08.06.2015

Parangaba Uma lagoa também ameaçada
          Olho vivo!!! A lagoa da Parangaba é a maior lagoa em volume de água de Fortaleza. É ela que dá nome ao bairro de Parangaba e, em sua vizinhança,  estão  vários equipamentos públicos e empresas. O terminal do metrô  urbano, o terminal rodoviário e o Ginásio de Parangaba são alguns desses equipamentos e que têm vista para a lagoa.  Ela também é conhecida pela feira que se realiza todos os domingos em área urbanizada na margem da mesma, antes conhecida como Feira dos Pássaros, hoje uma feira desorganizada que vende tudo, inclusive mercadorias roubadas (foto abaixo).
          Com aproximadamente 36 hectares, a lagoa  é freqüentada por  pescadores e, nas tardes, por pessoas que fazem suas caminhadas em alameda não muito bem conservada.
         Mas o que eu quero sugerir às nossas autoridades municipais é que a área da lagoa poderia muito bem ser transformada em um parque para  cidade, com um enorme espelho d´água,  todo  urbanizado, cercado, protegido dos esgotos clandestinos, com replantio de árvores nativas e um passeio interno que as famílias de Fortaleza poderiam utilizar para os seus momentos de lazer.
          Se providências não forem adotadas agora a lagoa de Parangaba, do jeito que está sendo utilizada predatoriamente, acabará privatizada como ocorreu como a de Messejana e onde já avançam construções, como mostra a última foto acima. Que o prefeito Roberto Cláudio e a Câmara Municipal pensem na ideia. Portanto, olho vivo.

08.06.2015

Seminário para Prefeitos discute gestão, eficiência e educação
          Começa nesta segunda-feira, 8, e vai até amanhã,  o Seminário Prefeitos do Ceará 2015 – Cenários de benefícios e oportunidades.  O evento será aberto com a palestra magna do governador Camilo Santana,  de 11 às 12 horas, sobre Gestão Pública. Antes, de 8 às 11 horas, haverá a inscrição e   credenciamento dos participantes e um café de boas vindas. O cenário é o Centro de Eventos do Ceará.
O Seminário Prefeitos do Ceará 2015 é uma realização da Prática Eventos e promoção do jornal Diário do Nordeste. (Informações: Prática Eventos – (85) 3433.7684 – www.praticaeventos.com. Enid Câmara (foto abaixo) comanda toda a parte estrutural do evento.
No dia 8, à tarde: Painel II - Gestão de Cidades. Palestrante: Conselheiro Domingos Gomes de Aguiar Filho (Foto abaixo - Dir Pres do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara) e Márcio Lacerda, Prefeito de Belo Horizonte;
No dia 09/06: Painel III - Equilíbrio Fiscal e o Aumento da Capacidade da Eficiênca na Arrecadação dos Municípios - Palestrante: Luiz Mario Vieira (controlador do TCM-CE); Alexandre Cialdini (auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará) das 15h às 18h.
Painel IV - Educação, Pátria Educadora - Apresentação do Panorama atual do Min. da Educação para os municípios. Debatedores: Osmar de Sá Ponte Júnior (Coord. das Ações de Extensão do Interior da Univ. Fed. do Ceará); José Jackson Coelho Sampaio (reitor da Univ. Estadual do Ceará); Henrique Luís do Carmo Sá (Vice-reitor da Graduação da Universidade de Fortaleza - Unifor); Reuber Saraiva de Santiago (Pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia).

08.06.2015

Saúde de Wellington melhora
          No sábado, os familiares do deputado Wellington Landim saíram do hospital e foram à missa na Igreja de São Vicente para agradecer a Deus a acentuada melhora do seu estado de saúde.
          Como disse o Assessor de Imprensa do Parlamentar, jornalista Luciano Luque, “As manchas escuras estão desaparecendo. A pressão normalizada. A equipe médica disse que se mantiver este quadro, a tendência é ele ir melhorando sempre mais.  Vi o pessoal sorrindo e até brincando um com o outro. O ambiente no hospital melhorou demais. Estou muito mais otimista." 

08.06.2015

Lideranças políticas na posse de Patrícia Aguiar na presidência estadual do PSD
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (Pros-foto), acompanhou a posse da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, na presidência estadual do PSD. Realizado no auditório Murilo Aguiar, na Assembleia, o evento contou com o governador Camilo Santana (PT) e lideranças de vários partidos, bem como representantes de diversos municípios.

        Zezinho Albuquerque recepcionou o presidente nacional do PSD e Ministro das Cidades, Gilberto Kassab (foto). Eles trataram de temas como a proposta de Reforma Política em tramitação no Congresso Nacional. Ex-deputado federal, Kassab abordou sua expectativa quanto aos pontos ainda não deliberados pela Câmara dos Deputados, dentre outros temas político-administrativos.
          Participaram do evento lideranças como o senador José Pimentel (PT), os deputados federais Domingos Neto (Pros), Leônidas Cristino (Pros), Adail Carneiro (PHS), Macedo (PSL) e Arnon Bezerra (PTB), os deputados estaduais Gony Arruda (PSD), Osmar Baquit (PSD), Tin Gomes (PHS), Elmano de Freitas (PT), Carlos Felipe (PCdoB), Aderlânia Noronha (SD), Zé Ailton Brasil (PP), Naumi Amorim (PSL), Odilon Aguiar (Pros), Sérgio Aguiar (Pros), Robério Monteiro (Pros), Agenor Neto (PMDB) e Tomaz Holanda (PPS), além dos presidentes estaduais do PT, Diassis Diniz, e do PCdoB, Luís Carlos Paes. (Fonte: Ascom-AL – Jornalistas Salomão de Castro e  Ilo Santiago Jr).

08.06.2015

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades
O Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza, a Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro, a Câmara Brasil Portugal no Ceará e a Academia do Bacalhau estão convidando  para a festa das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, que será realizada no dia 12 de Junho, às 20 horas, no Sociedade Portuguesa Beneficente Dous de Fevereiro, na Praia do Futuro.Na ocasião serão homenageados com o Troféu Martim Soares Moreno: Ângela Barros Leal, jornalista e autora do livro Praça Portugal: Um laço entre Portugal e o Ceará; e o advogado José Augusto Rosário Dias. 
O programa das comemorações do Dia de Portugal começa na manhã do dia 10 de junho com a apresentação dos hinos do Brasil e de Portugal na Praça Portugal, junto ao monumento instituído como símbolo dos Descobrimentos e em homenagem à nação brasileira. Na Sociedade Portuguesa Beneficente a comemoração tem início às 19h e inclui apresentação de coral e de grupos de cantares e tradições e animação para as crianças. Bebidas e comidas típicas portuguesas estarão disponíveis durante o evento.
Os ingressos individuais custam 10 reais e estarão à venda antecipadamente nas sedes das instituições portuguesas organizadoras do evento e no dia da festa na bilheteria do evento. Para mais informações contatar através do e-mail diadeportugalemfortaleza@gmail.com.

08.06.2015

Escola cearense vence Prêmio Jovem Cientista
          Sessão solene na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira, 8, por inciativa do deputado Bruno Pedrosa (foto), presidente da Comissão da Juventude, homenageia os que fazem a Escola de Educação Profissional Joaquim Nogueira vencedora do Prêmio Jovem Cientista, instituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Será às 9 horas da manhã no Plenário 13 de Maio.

08.06.2015

Grão Mestre da Maçonaria
Também na Assembleia Legislativa, às 19h30 desta segunda-feira, sessão solene por iniciativa do presidente deputado José Albuquerque e do Grão Mestre da Maçonaria do Grande Oriente do Brasil/Ceará, José Anízio de Araújo, para transmissão dos cargos de Grão Mestre para Roberto Rocha Araújo e de Grão Mestre-Adjunto para José Gesival da Mecena.

08.06.2015

Ceará Junino, festivais de cinema e dança no mês de junho
         Em junho, todas as regiões do estado irão respirar cultura. Com um festival realizado a cada semana, o meio do ano é momento de exaltação da arte popular do Estado do Ceará e da Cultura Nordestina, expressadas a partir dos Festejos Juninos do Ceará 2015, que trazem a força, a beleza, a profundidade e a diversidade das tradições culturais do estado.
          Mês também de difusão das artes circenses (foto acima), teatro de bonecos e artes de rua do Nordeste, com a finalização da 8ª edição do Festival dos Inhamuns, chegando, de 7 a 13 de junho, aos municípios de Tauá e Arneiroz, com a Mostra Polos. Período ainda de celebrar os 25 anos do Cine Ceará, o mais tradicional festival de cinema do nosso Estado, referência no calendário nacional, que retorna ao Cineteatro São Luiz, de 18 a 24 de junho, com filmes distribuídos em diversas mostras instigando a produção local e proporcionando um valioso intercâmbio através de seminários, debates e oficinas, todos com programação gratuita.
        Também para os amantes da sétima arte acontece, de 15 a 21 de junho, a quinta edição do Festival de Jericoacoara Cinema Digital, reunindo na paradisíaca praia cearense realizadores de vários estados brasileiros, para uma mostra competitiva de curtas-metragens, uma mostra informativa com grandes nomes do cinema nacional e um debate com o cinéfilo e ex-jogador Afonsinho, sobre cinema, futebol e a crise na administração mundial do esporte.
          Junho é, ainda, período do 15º Festival Internacional de Dança de Fortaleza – FENDAFOR-2015, que acontece entre os dias 28 e 30, no Theatro José de Alencar, com mostras competitivas e diversas ações voltadas para o mercado da dança. (Fonte: Ascom-Secult).

08.06.2015

Recife agora ligado a Cabo Verde
 
          A partir de sexta-feira (05/06), Pernambuco passou a contar  com um voo internacional  ligando   Recife (foto) à Cidade de Praia, em Cabo Verde. Este será o primeiro voo partindo de Pernambuco para um país africano, e servirá como conexão imediata para Lisboa (Portugal), Paris (França) e Amsterdã (Holanda). O voo sem escalas da TACV – Cabo Verde Airlines sairá do Recife sempre aos sábados, às 23h59, com chegada ao Aeroporto Internacional da Praia Nelson Mandela às 6h30h (horário local). O retorno da capital de Cabo Verde será nas sextas-feiras, com saída às 20h05, e chegada à capital pernambucana às 22h15, horário local.
         O anúncio da nova rota foi feito pelo secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras (foto), em fevereiro, na presença de diretores da TACV. “Com este voo, os viajantes irão ganhar uma alternativa rápida para a Europa e África, sem precisar se deslocar para outros aeroportos brasileiros. Esses continentes são mercados emissores fortes para o Estado e novas oportunidades de negócios deverão surgir com essa conexão”, destaca o secretário Felipe Carreras.
A nova rota será operada com um Boeing 737-800, com capacidade para 174 passageiros. O voo beneficia ainda passageiros de capitais como Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), e Natal (RN), aumentando a malha de conectividade para a economia pernambucana.

08.06.2015

Acordo comercial liga Ceará e Itália pelo Pecém
          O projeto "Um mar de ideias", acordo comercial entre o  Porto do Pecém e o Porto de La Spezia, na Itália, poderá tornar o Ceará a porta de entrada comercial da Europa no Brasil. A assinatura do documento de cooperação foi realizada na tarde de terça-feira (2), no Palácio da Abolição (foto).
          Para a vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, que representou o governador Camilo Santana, um acordo deste tipo é importante para o Ceará, visto que estabelece uma cooperação com um porto de grande movimento e desenvolvimento, como o de La Spezia. "Estabelece ainda com o Porto do Pecém uma plataforma que deverá facilitar a logística das chegadas e escoamento dos produtos, o que hoje faz muita diferença.
          "Além disso, o projeto deve estender essa parceria para outras áreas que incluam também formação profissional e parcerias de atividades culturais que também está previsto no acordo", comemora.

08.06.2015

Pensar eco,  simples ação que pode mudar o mundo

           Pensar eco? É lógico! Esse é o slogan do evento Ecocicle, parceria entre os acadêmicos do curso de comunicação social/publicidade e propaganda da Estácio Fic Via Corpvs com o projeto Ecoelce do grupo Coelce. Tal projeto já está na ativa há mais de oito anos possibilitando que famílias cearenses paguem suas contas de energia através da troca de resíduos.
          O evento acontecerá nos dias 8 e 12 de junho na EEM Félix de Azevedo, situada no bairro Rodolfo Teófilo e possui dentre os objetivos principais, mobilizar ainda mais a juventude, no âmbito estudantil e comunidade,  a incorporarem práticas que contribuam significativamente para um mundo melhor. O evento contará com palestras, workshops, oficinas, premiações e muito mais. Serão dois dias bem diferentes e uma grande oportunidade de apresentar as propostas desse importante programa.

08.06.2015

CURTAS SOCIAIS
*Rafaela e o cirurgião plástico Ageu Brasil (foto) passaram o final de semana com Sara e Herbert Aragão na fazenda às margens do rio Curu.
*A Costa Cruzeiros está anunciando cruzeiro de 6 noites a bordo do Costa Pacífica (foto) na rota de Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Ilhabela para os que gostam de dançar. Serão seis noites de danças. Saída no dia 24 de janeiro de 2016, segundo manda dizer a Dreamlines.
*Daniel Barrocas criou no Facebook a página Barrocas & Cavalos falando sobre tudo o que envolve os esportes equestres (hipismo, vaquejada, tambores etc.). Vale a pena conferir.
*Socorro e Olavo Moreira (foto) hospedaram na casa da Praínha no final de semana a Maria Vanda e Valdélio Leite.
*O Sindieventos, sob o comando de Circe Jane Teles (foto), movimenta no dia 10, quarta-feira, às 8 horas, um Café de Negócios com apresentação do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Robison Passos de Castro e Silva sobre Pesquisas, projetos e ações de sua pasta. O evento acontece no Lulas Athenée.
*Neste dia 8 eu cumprimento Pádua Lopes (na foto com Edilmar Norões), superintendente do Diário do Nordeste, pela idade nova. Também é a idade nova da jovem senhora Ira Frota.

*Por hoje contei. Até amanhã.