Postagem do dia 22.11.2017

“Queda de braço” entre Câmara e STF na questão do Foro
          Quando (e se) entrar em vigor a nova lei do Foro Privilegiado - o STF ainda não concluiu o julgamento da revisão da que está em vigor, embora os 7 votos já proferidos lhe garanta aprovação pela Corte, nem o Congresso aprovou o novo texto -, os Juízes de 1a Instância vão passar a ser super valorizados e também a receber muitas pressões dos políticos. 
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF)  votou na quinta-feira, 23, por limitar o alcance do foro privilegiado de deputados federais e senadores. O julgamento foi suspenso por um pedido de vista de Dias Toffoli, mas, pelo entendimento de 7 dos 11 ministros, somente deverão tramitar na Corte processos de crimes cometidos no exercício do mandato e relacionados ao cargo.
Em reação, a Câmara já acelerou  a tramitação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para restringir também o foro de integrantes do Judiciário e do Ministério Público. Vamos ver como vai terminar essa queda de braço entre os dois poderes.

24.11.2017


24.11.2017

1.500 jovens de Várzea Alegre participam do Ceará sem Drogas
           O município de Várzea Alegre foi palco, na manhã desta sexta-feira (24/11), da 20ª edição da Campanha Ceará sem Drogas, realizada pela Assembleia Legislativa do Ceará. O evento, que é o último do ano de 2017, reuniu cerca de 1.500 alunos na Escola Profissional Doutor José Iran Costa.
 O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), agradeceu a presença do público e destacou o sucesso que a campanha vem tendo na conscientização dos jovens sobre as consequências maléficas do uso de drogas. “Sabemos que a grande maioria dos dependentes químicos entrou nesse caminho pela curiosidade e acreditamos que, com a palestra de Walter Casagrande, vamos conseguir evitar mais envolvimentos com a droga”, avaliou.
De acordo com o parlamentar, entre janeiro e março de 2017, 85% das pessoas assassinadas em Fortaleza tinha algum envolvimento com drogas. “Houve ainda um aumento de 184% na apreensão de entorpecentes em nosso Estado”, informou.
 Ao iniciar a conversa com o público, o comentarista esportivo e ex-jogador de futebol Walter Casagrande relembrou a história dele no esporte e como foi seu primeiro contato com as drogas. Ele lamentou o fato de, quando jovem, não terem sido proporcionados diálogos sobre os efeitos da droga na vida de um dependente. Sobre o projeto da Assembleia Legislativa, Casagrande declarou: “Hoje, o Ceará sem Drogas faz parte da minha história. Lutamos juntos nesse combate”, comemorou.
A campanha já  proporcionou  o encontro e diálogo entre a população e já passou pelas cidades de Aracati, Acaraú, Aquiraz, Campos Sales, Cruz, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Limoeiro do Norte, Nova Russas, Ocara, Russas, Sobral, Brejo Santo e Boa Viagem. (Fonte: Agência AL).
SERVIÇO
Atendimento do Centro de Referência sobre Drogas (CRD): 0800 275 1475.
Mais informações sobre a Campanha Ceará sem Drogas da AL: 3277 2504.

24.11.2017


24.11.2017

Apelo ao consumidor
                                          
        Eita, é tudo. É na tv, rádio, jornal e internet, maciçamente. Está insuportável essa campanha promocional de vendas “black friday”. Querem torná-la uma marcante data de vendas com grandes descontos.
        Mas será que os descontos são mesmo expressivos?. Os órgãos de proteção ao consumidor estão com atenção redobrada.

24.11.2017

Profissionais da agropecuária ganham homenagem da Assembleia

Os profissionais de Ciências Agrárias serão homenageados pelos serviços prestados em prol do desenvolvimento agropecuário cearense em sessão solene, nesta sexta-feira (24/11), às 19h, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa.
 A iniciativa é do deputado Carlos Matos (PSDB). O parlamentar ressalta  que a agropecuária cearense, nos últimos 20 anos, vem passando por transformações significativas por meio das inovações nos seus sistemas produtivos, com destaque para fruticultura, floricultura, carcinicultura, tilapicultura, apicultura e pecuária do leite, assegurando mais produtos com qualidade para os cearenses e para o comércio externo, gerando mais emprego e renda no campo e cidade.
  Para Carlos Matos, os principais responsáveis por essas inovações no campo são os profissionais das Ciências Agrárias. "São agrônomos, veterinários, zootecnistas, engenheiros de pesca e técnicos agrícolas, que somam em torno de quatro mil no Ceará, e que vivem, na sua maioria, no campo, prestando orientações aos agropecuaristas e suas famílias", assinala. 
       Na ocasião serão agraciados com placas comemorativas os engenheiros agrônomos, dirigentes de entidades associativas, técnicos agropecuários, engenheiros de pesca e zootecnistas.

24.11.2017


24.11.2017

Deputado critica concessão de 500 mil para entidade de feira
          Em aparte na Assembleia Legislativa, o deputado Odilon Aguiar (PMB) criticou o governador Camilo Santana "por estar doando de mãos beijadas recursos do Estado da ordem de 500 mil reais a uma entidade, a Casa Cor, que não tem nenhum serviço útil prestado à comunidade cearense".
  O parlamentar destacou que "é por essa e outras que faltam remédios, produtos para cirurgia nos hospitais e os diabéticos pobres estão morrendo por falta de insulina".
          Odilon diz ser preciso critérios mais rigorosos para a concessão de recursos estaduais às entidades. “Algumas a gente nem sabe para que servem e esta Casa aprova tudo que vem do Governo”.

24.11.2017

153 anos da EAM com cerimônia militar e feijoada
          O comandante da Escola de Aprendizes Marinheiro, Capitão de Fragata Marcos Werneck Regina, presidiu na manhã desta sexta-feira, 24, solenidade alusiva aos 153 anos de existência da Escola, cerimônia que teve a participação de autoridades e amigos da Marinha.
          Após a cerimônia militar, ele falou sobre o Baile Beneficente da Escola, que acontecerá no dia primeiro de dezembro, com renda revertida em benefício das entidades assistidas pelas esposas dos Oficiais de Marinha,
entregou o “pin” e o diploma de Amigo da Marinha ao deputado federal Raimundo Gomes de Matos, que não pode comparecer no dia da entrega,                                                    
e recepcionou aos convidados no auditório com a tradicional feijoada. Muitos nomes conhecidos marcaram presença.
        Na descontração, uma conversa com Raimundo Gomes de Matos, comandante Werneck, deputado Chico Lopes e o Amigo da Marinha  José Rangel.

24.11.2017

Aulas da UFC em Itapajé devem começar no 2º semestre de 2018
        O Ministério  da Educação assumi o compromisso de iniciar no 2º semestre de 2018 as aulas do campus da Universidade Federal do Ceará em Itapajé. A decisão foi tomada durante reunião entre o chefe de gabinete do MEC, Raphael Callou, o diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, Mauro Rabelo, o deputado federal Danilo Forte, o vice-reitor da UFC, professor Custódio Almeida, e o prefeito de Horizonte, Chico César. Na foto acima o grupo reunido no MEC.
  “Estamos empenhados na certeza de que no próximo ano o campus (na foto primeiros unidades do campus) receberá os servidores docentes e técnico-administrativos necessários para garantir o início das aulas já no segundo semestre”, afirmou Callou após parabenizar Danilo Forte pela dedicação com a qual trabalha pela educação do Ceará. De acordo com o diretor do MEC, Mauro Rabelo, as atividades da UFC Itapajé deverão ser iniciadas com aproximadamente 25 professores e 25 técnicos para, gradualmente, de acordo com a demanda, o Ministério realizar a ampliação do copo docente.

24.11.2017


24.11.2017

CURTAS SOCAIS
*Pesar na sociedade nesta manhã de sexta-feira 24, com a morte de Nelson Figueiredo, que foi dono de loja de moda masculina e de restaurante. Minha solidariedade à Lenise e aos filhos Amélia e Igor. Não haverá velório, apenas cerimônia familiar antes da cremação.
*Everardo Matias (ex-Varig), na foto com a sua Bete, é o aniversariante desta sexta-feira. Recebe o abraço da lista afetiva.

*Também marcam o calendário na data Jane Ary (na foto com o seu Jorge) e José Carlos Pinheiro.
*Sábado, 25, eu cumprimento o desembargador do Trabalho, Jefferson Quesado, que muda de de idade.
*Igualmente festejam idade nova Ângela Gurgel do Amaral e o publicitário Sérgio Fiúza (na foto à direita com o amigo Diego).
*Domingo os abraços vão para a querida colunista Leda Maria e para a sra. Mirian Almada (na foto com Ticiana também Almada).
*Amigas estão articulando um Bazar de Natal que acontecerá no dia primeiro de dezembro. A realização é da Associação de Gastronomia do Ceará (na foto o presidente, chef Luciano)
para a venda de roupas, acessórios, artesanato, beleza e estética. A entrada são 2 quilos de alimentos não perecíveis. Informações: (85) 98879-3789.
*Neste sábado e domingo o Iate Clube estará com uma movimentadíssima programação do Fartura Brasil/Ceará. Gastronomia e música.
*Hoje, sexta-feira, Fernanda Takai abre o projeto Palco Brasil na Caixa Cultural premiando o público com o seu conhecido repertório.
*Estão novamente na cidade após circula europeia, Márcia e Bosco Ferreira Gomes.
 

*Por hoje contei. Bom final de semana.