Postagem do dia 05.09.2014

Abandono do pequeno produtor rural

Pequena fazenda no Ceará
Começando o que os cearenses chamam de BROS (setembro, outubro, novembro e dezembro),os quatro meses mais difíceis e secos para as populações do interior, os pequenos agricultores relembram com saudade os governos de Virgílio Távora, César Cals, Adauto Bezerra, Manoel de Castro  e Gonzaga Mota quando, através da Codagro, podiam comprar rações, tortas de oleaginosas, farelos de trigo e implementos agrícolas para suas pequenas propriedades e a um preço bem mais em conta.
 
Virgílio Távora (de óculos), secretário da Agricultura
Ésio de Souza, o primeiro, lideranças rurais e homens do campo
num diálogo permanente.
Podiam também contrair empréstimo junto às instituições bancárias para o custeio de seus animais (compra de rações)  e realização de obras (cercas, barreiros, poços, silos etc.) em suas propriedades. E assim conseguiam escapar até a próxima seca.
 
Veio o primeiro Governo Tasso Jereissati (na metade dos anos 80)  e acabou com a Codagro, Epace, esvaziou a Ematerce e pôs fim nos projetos de ajuda aos pequenos produtores rurais. “Quem quiser ter propriedade rural - vacas, cabras, bodes, carneiros, que se vire para mantê-los”, dizia-se na época. Repetiu-se o governo Tasso, vieram os governos Ciro Gomes, Tasso novamente, Lúcio Alcântara e Cid Gomes, dois mandatos, e nada foi feito pelo pequeno produtor rural, que a cada ano foi perdendo fôlego e agora  está inteiramente debilitado.  “Hoje” – dizia ao blog um desses pequenos produtores – “só existe ajuda para a agricultura familiar”, o que não é o caso desses pequenos fazendeiros, que não se enquadram no projeto.
Por essas, outras, e as secas é que o número de animais bovinos do Ceará foi reduzido de 2 milhões e 200 mil cabeças no início dos anos 2000 para algo em torno de 1 milhão de cabeças em 2013  com indicativos de que nunca mais recuperará o número anterior, segundo dirigentes das associações e sindicatos da categoria. Por isso, todos esperam que o novo Governo possa vir a mudar esse triste quadro.
Mas dos candidatos, até agora, nenhuma palavra sobre a questão.

05.09.2014

Tasso pede votos para Eunício na Tv

           Pela primeira vez o ex-governador e ex-senador Tasso Jereissati aparece  na propaganda política paga da televisão, no intervalo comercial, pedindo votos para o candidato a governador Eunício Oliveira.
          Só ele falando e  a logomarca  do Eunício. Nenhuma alusão ao apoio do PSDB.

05.09.2014

Dilma não recebe candidatos cearenses
          A presidente Dilma Rousseff em sua rápida visita ao Ceará na quinta-feira, 4, passou poucas horas cumprindo somente compromisso de campanha. Ela fez apenas gravação no eixão das águas e num conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida para seu programa eleitoral e recebeu flores dos operários, não recebeu nenhum dos candidatos ao Governo do Ceará – nem Camilo nem Eunicio - também não aceitou participar de gravações para candidatos.

05.09.2014

Rejeição aos candidatos a Governador

A pesquisa Ibope encomendada pela Televisão Verdes Mares também trouxe  os índices de rejeição dos eleitores aos candidatos ao Governo do Ceará. Veja os números:

Ailton Lopes (Psol) – 35%
Eliane Novais (PSB) – 34%
Camilo Santana (Pros) – 20%
Eunício Oliveira (PMDB) – 15%
Outros – 10%
Não sabem -  18%

A pesquisa foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº CE-00020/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00512/2014. (Fonte: Roberto Moreira).

05.09.2014


05.09.2014

Encontro de Multicolecionismo do Ceará

          Nos dias 18, 19 e 20 deste  setembro estará acontecendo em Fortaleza o 11º Encontro de Multicolçecionismo do Ceará, na Fábrica de Negócios do  Hotel Praia Centro  (Av. Monsenhor Tabosa, 740), Praia de Iracema.
O idealizador Sérgio Pinheiro
          Comerciantes e colecionadores de todo o Brasil marcam presença com o seu material colecionável (moedas em ouro e prata, cédulas, selos, cartões e diversos outros objetos).
Fábrica de Negócios
          A realização é dos  esforçados Vera e  Sérgio Pinheiro. Informações: www.ceacard.com.br e encontro2014@ceacard.com.br.

05.09.2014

Siderúrgica redentora
          Incansável em sua luta de administrador do Estado, o governador Cid Gomes relata em sua página no Facebook suas diversas andanças. Nesta, no domingo, 31 de agosto, ele publicou: “Na volta de Paracuru sobrevoei o local onde está sendo construída a Companhia Siderúrgica do Pecém - CSP. É impressionante!! Neste momento já trabalham lá mais de 8.000 pessoas. A CSP produzirá placas de aço, matéria prima de toda a indústria metal-mecânica. Será a primeira grande siderúrgica do Nordeste. Ela vai mudar a economia do nosso Estado.

05.09.2014

XIII SEREA prorroga prazo para trabalhos


A data limite para envio de trabalhos para o XIII SEREA (Simpósio Ibero-Americano de Redes de Água, Esgoto e Drenagem) foi adiada para o dia 29 de próximo. Haverá durante o Simpósio um Minicurso que abordará o Sistema UFC além de outro Minicurso sobre Automação de Sistemas de Saneamento.
As vagas dos minicursos (50) serão preenchidas seguindo a ordem de inscrições no Simpósio.
          Este simpósio sobre redes de água, esgoto e drenagem acontecerá em Fortaleza, de 3 a 6 de novembro de 2014, segundo o presidente da Comissão Organizadora, PhD Marco Aurélio Holanda de Castro. Língua preferencial dos trabalhos: Espanhol e Português. Site para mais informações e inscrições: http://www.serea.net.br/

05.09.2014

Movimentação da agência filatélica
          A Agência Filatélica dos Correios em Fortaleza realizou sábado, 30 de agosto, um Encontro Filatélico com o objetivo de apresentar os resultados do primeiro semestre de 2014 e as despedidas da equipe formada por Leonardi  e Gláucia, que deixam a função. Foi também mostrado o novo modele de selo personalizado.
          A agência também está comunicando que  o Selo e Carimbo Comemorativo "Sergio Vieira de Mello"  já se encontram disponíveis na Unidade.  Na quinta-feira, 4, o projeto Correios nas Escolas terá continuação, por isso a Unidade estará fechada para atendimento na parteda manhã, reabrindo a partir das 13:00. Valeria Patrícia R. de Souza é a nova encarregada.

05.09.2014

Até rede armada agora tem na Praça do Ferreira
Praça do Ferreira à noite
          “Na Praça do Ferreira, a população parece tão enraizada que, além da rede pendurada entre uma palmeira e um poste, há colchões, panelas, cobertas. Crianças dormem e brincam de um lado enquanto outros já se encostam para o sono. Bancos são cama, chão é banheiro.

A situação é conhecida pelo Município. Segundo Cláudio Ricardo, titular da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), equipes de abordagem acompanham a população de rua que habita a praça.
Praça do Ferreira durante o dia
          “Nós não podemos tirar as pessoas de maneira forçada. Isso tem que ser um processo de convencimento. Tem que ofertar os serviços, as alternativas. Vamos focar nossa atenção na questão da Praça do Ferreira”, garantiu. (Trecho de uma matéria no jornal O Povo).

05.09.2014

Música clássica em cenário esplêndido
Ushuaia

          Dias 5 (hoje e amanhã)  e 6 acontece o Arakur Music Nights, no Salón Magallanes de Ushuaia, segunda manda me dizer Cristine Cavalli, que cuida dos assuntos turísticos dessa esplêndida região da Argentina na Terra do Fogo, “o fim do mundo”.
Baía de Beagle
          Na programação do evento estão Mozart, Schumann e Cesar Franck com excelentes intérpretes e músicos clássicos da maior qualidade. De quebra o belo cenário da baia de Beagle e das montanhas cobertas de neve.

05.09.2014

Baile dos 83 anos do Ideal
Comando idealino, Amarílio e Alcimor
          O presidente da Diretoria do Ideal Clube, Amarílio Cavalcante Júnior, e o presidente do Conselho Deliberativo, Alcimor Rocha Júnior, anfitrionam neste sábado, 6,  o Baile de Aniversário de 83 anos do Ideal  Clube,  a partir das 21h30, com pedido de traje a rigor.
Área externa do Salão Nobre
Como atrações o cantor Luciano Bruno, o saxofonista Carlos Magno e o Golden Quartet. O melhor do melhor para dançar. Esse baile, que antigamente tinha apresentação de debutantes, sempre foi o “must” da sociedade cearense.

05.09.2014

CURTAS SOCIAIS

 *Camilo Santana (foto), candidato  a Governador, não está usando a camisa vermelha do PT, preferindo as cores mais “lights” como branco, cinza, azulzinho e, às vezes, o amarelo claro.

*Show de Geraldo Vandré neste sábado no BNB-Clube.

*A instrutora de Pilates Roberta Campos já está na Austrália, com o marido, para uma longa temporada.
 
*Sociedade pesarosa pela morte de Valéria Oliveira (irmã de Luiz Pontes), viúva de Alberto Oliveira.
*Socorro e Olavo Moreira (foto) tomam a rota de Brasília para um compromisso social familiar.
 *A hoteleira Ivana Bezerra de Menezes (foto) entusiasmadíssima com o nascimento de seu primeiro neto.

*Lino Villaventura foi o aniversariante da quinta-feira, 4.

*Paulo Quezado, Inês Albuquerque e Marta Bonfim ganham abraços nesta sexta-feira por conta da idade nova.
 *Ao lado de Marcelo, Andrea Campelo (foto)  brinda sua idade nova neste sábado, 6,  em Brasília. Eles vão retornar a morar em Fortaleza.

*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.