Postagem do dia 07.03.2016

Aprovação e desaprovação
da condução coercitiva de Lula
          Na manhã de sexta-feira o Brasil inteiro parou para acompanhar os lances que envolveram  a condução coercitiva  do ex-presidente Lula para depoimento na Polícia Federal, em São Paulo. Não existiu lado neutro nas opiniões: uns contra, outros favoráveis, e cada lado com manifestações mais acaloradas. “O Juiz está certo, o Juiz exorbitou” era o que mais se ouvia.
          O juiz Sérgio Moro (foto), com a determinação, certamente quis mostrar que “ninguém está acima da lei”, nem mesmo ex-Presidente da República, uma vez que Lula não havia atendido (respondendo por escrito através dos seus advogados) ao chamamento para depor  do Juiz de São Paulo. E aí pagou para ver.
        O certo é que a operação Lava Jato ainda  está em pleno curso  com a catalogação dos crimes cometidos, dos responsáveis e beneficiados,   a condenação de culpados, sejam quais forem. Há ainda um longo caminho a percorrer, segundo o núcleo da Operação que tem programado pelo menos mais sete buscas e apreensões. Pode ser que das ações da Justiça e da Polícia Federal, através do comando do juiz Sérgio Moro e da equipe que trabalha com ele em Curitiba, possa surgir um novo Brasil de homens políticos mais probos, mais honestos e de espírito público mais elevado.
          O depoimento de Lula  certamente continuará rendendo esta semana no plenário (foto) da Assembleia Legislativa com as opiniões, favoráveis e contra,  dos deputados estaduais.
          Vou acompanhar e conto para vocês.

07.03.2016

“Um espetáculo arbitrário
e midiático”, diz Guimarães
          Foi assim como o líder do governo na Câmara Federal que  o deputado  José Guimarães (PT/Ceará)  se referiu à condução coercitiva do ex-presidente Lula na manhã de sexta-feira  para prestar depoimento à Polícia Federal:  “Tem muita gente solta para ser presa. Jamais poderíamos aceitar esse espetáculo midiático que é uma ameaça ao Estado Democrático de Direito”, disparou o petista.
          “Ninguém está acima da lei, nem juiz e nem aquele que perdeu a eleição. Querem governar o Brasil, então nos derrotem em 2018. Estamos num momento de profunda indignação e de repúdio, mas, sobretudo,  de solidariedade a um homem que tem legado. Extrapolaram todos os limites e a militância de esquerda precisa reagir a essa ofensa”, completou.

07.03.2016

Multiplay com serviço de má qualidade
         A Multiplay bandalarga continua torrando a paciência dos seus clientes. Nos últimos dias está com um péssimo serviço de Internet, com interrupções e muita lentidão.
           Na última semana, de quinta-feira a sábado,  em vários momentos, sem serviço, liguei para o atendimento técnico e como tinha necessidade de resolver o problema passei  6 minutos aguardando no telefone, ouvindo a propaganda  dos produtos dela e não fui atendido.
          Voltei a ligar mais tarde, a mesma coisa. Não liguei mais e fiquei sem executar minhas tarefas aguardando o restabelecimento do serviço. Minha região do Meireles ficou sem serviços durante várias horas. Veio normalizar neste domingo.

07.03.2016


07.03.2016

Odorico cria Rede Nacional de Parlamentares para o  combate à Zika  
 
      O deputado federal Odorico Monteiro (PT-CE-na foto, em pé, falando) anunciou a criação da RedeNacional de Parlamentares para o combate à Zika, durante ato de lançamento da Frente Parlamentar da Dengue e Incorporação Tecnológica no Enfrentamento das Arboviroses, realizada  na Câmara dos Deputados. O evento - que contou com a participação do ministro da Saúde, Marcelo Castro - foi prestigiado por dezenas de parlamentares.
 
            “As epidemias de Dengue, Zika e Chikungunya são graves ameaças à saúde pública brasileira e representam um grande desafio para o Estado e a sociedade. Por isso, propomos a criação da Rede Nacional de Parlamentares para o combate à Zika, por acreditar que é fundamental a implementação de ações voltadas para a ampliação das estratégias de combate ao Aedes aegypti”, afirmou Odorico Monteiro, presidente da Frente Parlamentar da
Dengue.
 
          De acordo com o deputado, a Rede vai mobilizar parlamentares de todo o Brasil, dos legislativos federal, estadual e municipal. “A ideia é contribuir com a grande mobilização nacional contra o Aedes, envolver os mais de 56 mil vereadores, mais de 1 mil deputados estaduais e distritais, além dos 513 deputados federais e 81 senadores da República. É o poder legislativo, em todas as suas esferas, unindo forças com os governos federal, estaduais e municipais para a eliminação do mosquito”, explicou Odorico.

07.03.2016

Polos industriais e inspeção em edificações
          Dois projetos do deputado Naumi Amorim (foto) com parecer favorável das Comissões Técnicas da Assembleia para aprovação pelo plenário. No primeiro, ele pede a criação de polos industriais nas microrregiões do Estado.
           O segundo dispõe sobre a política estadual de inspeção periódica das edificações no âmbito do Estado para garantir a qualidade do material empregado e a segurança dos prédios.

07.03.2016

Escola no Cinema leva estudantes e professores em visita ao  Cineteatro São Luiz
          O programa Escola no Cinema, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), está com inscrições abertas para a participação de estudantes e professores de escolas das redes públicas  municipal e estadual, da rede privada, de instituições e movimentos sociais, todas as terças e quartas-feiras, às 9h e às 14h. O programa promove visitas dos alunos e mestres para sessões de cinema, com entrada franca, no Cineteatro São Luiz, equipamento cultural da Secult e um dos mais belos espaços culturais do Brasil.
 
          Além de viverem uma experiência muitas vezes inédita com a Sétima Arte na tela de cinema, as crianças e os jovens conhecem um pouco da história do prédio, que é patrimônio histórico, arquitetônico e cultural do Estado.
        Ao longo de 2015, mais de 10 mil estudantes, de mais de 130 escolas, participaram do programa, gerando experiências inesquecíveis para estudantes que, em sua maioria, nunca haviam entrado em uma sala de cinema e puderam ser recebidos de forma personalizada no Cineteatro São Luiz.

07.03.2016

Profissionais do turismo comemoram a redução do imposto sobre remessas ao exterior de 25% para 6%
          A notícia da Medida Provisória que reduz de 25% para 6,38% a alíquota do IRRF sobre remessas ao Exterior encheu de otimismo os profissionais do “trade”  no Brasil e no exterior na semana que passou. As manifestações foram muitas e  a MP foi considerada uma vitória para o setor e para presidentes e representantes de entidades como a ABAV Nacional, Edmar Bull. Agora a luta é para transformar a MP em Lei.

          Em Lisboa, participando da BTL, a diretora do Festuris de Gramado - Feira Internacional de Turismo, Marta Rossi (foto), encontrou-se com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz,  e com o Ministro do Turismo do Brasil, Henrique Alves, no dia da publicação da MP,  2 de março. “A redução dos impostos foi uma luta dos últimos meses do trade. Estamos todos comemorando”, comentou Marta Rossi durante a passagem das autoridades pelo “stand” do Brasil na feira que é um dos mais concorridos. (Jornalista Flávio Prestes – Ascom Festuris).
          No Ceará, o presidente da ABAV, Colombo Cialdini (foto), disse que a MP “tem um enorme significado,  pois evitará a quebradeira geral das agências de viagem e operadores de turismo do Brasil.  É uma grande conquista”.

ENTENDA O CASO
         A cobrança de imposto sobre remessas para o  exterior passou a valer em 1º de janeiro de 2016 com alíquota de 25%, gerando revolta no setor turístico brasileiro. A taxa de impostos elevou o custo de empresas que prestam serviços fora do país, principalmente agências de turismo. Quem compra pacotes de viagem ao exterior, por exemplo, precisa pagar o imposto. Isso vale para hotéis, passagens aéreas e demais serviços turísticos.

        Após pressão do setor, o governo decidiu reduzir a cobrança para 6%. A presidente Dilma Rousseff assinou Medida Provisória que reduziu a taxa de cobrança e a medida foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira, dia 2.

07.03.2016

Ceará nas feiras de turismo de Lisboa e Berlim
          A 28a edição da Feira Internacional de Turismo (BTL), em Lisboa, que teve início no último dia 2 e terminou neste domingo, 6, e recebeu cerca de 70 mil visitantes, teve a presença do Ceará. O Brasil é o país convidado desta edição e o Ceará é um dos estados que integram o estande de 312 m2 do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur).
        “Portugal é um dos principais mercados emissores de turistas internacionais do Ceará. O voo da TAP está sempre lotado, é um sucesso. Nosso objetivo aqui na feira é fortalecer esse mercado ainda mais, já que o evento é tanto para o trade turístico, como para o público final”, afirma o secretário Arialdo Pinho (foto).
Durante o ano de 2015, de acordo com dados do Departamento de Estudos e Pesquisas da Setur, o número de turistas portugueses representou cerca de 20% dos 278 mil visitantes estrangeiros que vieram ao Ceará. O país ocupa o segundo lugar no ranking de mercados emissores de turistas internacionais, só perdendo para a Itália.



          Entre os dias 9 e 12 de março, a participação cearense será na Feira International Tourism Bourse (ITB), em Berlim. Com o voo semanal para Frankfurt, o mercado alemão é estratégico para atrair turistas ao Ceará. “Investimos bastante em divulgação no mercado europeu, especialmente nos destinos em que há voos diretos”, aponta Arialdo. (Fonte: Yanna Guimarães).

07.03.2016

Miss Corretora de BSB
Dia 18 de março, às 19 horas, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA),  as mais belas Corretoras de Imóveis de Brasília disputarão o título de Miss Corretora 2016.
           O evento é uma iniciativa da Associação dos Corretores de Imóveis (ACI), com o apoio da Diretoria Feminina do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI - DF / 8ª Região), que visa homenagear as profissionais do mercado imobiliário pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, segundo mandam dizer ao blog.

07.03.2016

Projeto “Um Toque de Vida” finaliza etapa em Iguatu
          A terceira edição do projeto Um Toque de Vida  encerra suas  atividades na cidade de Iguatu nesta segunda-feira, 7, às 18h, com recital dos alunos do curso de flauta  na Escola de Música Humberto Teixeira. O evento contará com a participação dos alunos do projeto da cidade Cedro, onde acontecem os cursos de flauta e violão.
        O projeto contempla jovens carentes do interior do Estado com aulas gratuitas de música totalizando 150 horas/aula e  são realizadas por professores das respectivas cidades, valorizando os profissionais de cada local onde o projeto é realizado. A iniciativa é da Modo Maior Projetos Culturais com  patrocínio da Coelce, através da Secult, e apoio do Centec. (Mais informações: (085) 9 8787 8742/ 9 9991 2626).

07.03.2016

Aulão e corridas de ação benemerente
           A Sinergia Total (Assessoria Esportiva) promoveu sábado, 5, às 5h20 da manhã,  no calçadão da Crasa, aulão inaugural e largada de duas corridas de 5 e 10 quilômetros de corredores amadores.
          Themis Medeiros de Alencar (foto), que faz parte há vários anos do grupo, entre as coordenadoras que, como inscrição, arrecadaram lençóis, luvas plásticas e toalhas para doação ao Abrigo de Idosos da Av. Olavo Bilac.

07.03.2016

São Luiz com programação
especial para a mulher
          Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, neste dia 8,  o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe neste mês de março grandes nomes cearenses da música, em sessões acompanhadas da exibição de filmes, garantindo atrações diferenciadas para o público com apenas um ingresso dando direito a assistir filme e show.
          A programação teve  início no domingo, 6,  com uma das cantoras mais aplaudidas da cena musical cearense na atualidade após o sucesso no Festival Jazz & Blues, Lorena Nunes (foto),  que leva ao São Luiz seu show homenagem à Tropicália.  Tudo na companhia de músicos do novo cenário cearense: Claudio Mendes, Thiago Rocha, Netinho de Sá e Igor Ribeiro.
        Já no dia 20/3 quem sobe ao palco do Cineteatro São Luiz é a cantora Margareth Menezes (foto), interpretando canções de Gilberto Gil e Caetano Veloso. Mas as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher se estendem ao longo de todo o mês de março  com direito também a dança, circo e teatro.
Uma das atrações bem sucedidas foi  com a bailarina, coreógrafa e atriz Silvia Moura apresentando a performance “A Cadeirinha e eu”. (Fonte: Ascom/Secult -  Jornalistas Dalwton Moura, Lucas Benedecti e Paula Candice).

07.03.2016

CURTAS SOCIAIS
*Pesar da sociedade com o falecimento da matriarca Idelzuith Rodrigues, sepultada hoje aos 109 anos de idade. Era viúva de Pio Rodrigues, fundador da Casa Pio, e genitora de Edyr Rolim (foto). Minha solidariedade à família.
*A idade nova de Fátima German (na foto com o amigo colunista Flávio Torres) será comemorada nesta segunda-feira, 7,a partir das 16h30, em sua loja do Center Um.
*Dia 16, no Ideal Clube, Stelinha Frota Salles  (na foto, a última à direita, brindando com amigas) comemora seu “nat” realizando a entrega do Troféu Mulheres Empreendedoras. Será às 19 horas. É na base da adesão.
*Nesta segunda-feira, Priscila Cavalcanti (foto) conduz almoço do Skal Internacional de Fortaleza quando transfere a presidência  da entidade para Colombo Cialdini, o vice, em razão de sua candidatura ao comando nacional. Será a partir do meio-dia na Whiskeria Parque Recreio.
*Ganhou abraços porque mudou de idade no dia 4, sexta-feira, o otorrino Dirceu Vasconcelos (foto). Também na data quem comemorou aniversário foi o jornalista Hélio Rocha Lima.
*Ontem, domingo, receberam cumprimentos  pela idade nova Anastácio de Souza e Nivaldo Oliveira Guimarães (na foto, à esquerda, com Paulo Alexandre).
*Nesta segunda-feira, 7, eu cumprimento pelo aniversário Carla Bayde (sra. Salim Bayde, foto), o jornalista Fábio Campos, Xisto Medeiros e o poeta Virgílio Maia.
*A deputada Rachel Marques (foto) apresentou projeto na Assembleia Legislativa criando o cargo de provimento efetivo de professor indígena no qual de pessoal civil do Estado.
*A cidade de Crateús festejou neste domingo com procissão  a data consagrada à Santa Luiza de Marilac padroeira de sua matriz.

*Por hoje contei. Até amanhã.