07.03.2016

Profissionais do turismo comemoram a redução do imposto sobre remessas ao exterior de 25% para 6%
          A notícia da Medida Provisória que reduz de 25% para 6,38% a alíquota do IRRF sobre remessas ao Exterior encheu de otimismo os profissionais do “trade”  no Brasil e no exterior na semana que passou. As manifestações foram muitas e  a MP foi considerada uma vitória para o setor e para presidentes e representantes de entidades como a ABAV Nacional, Edmar Bull. Agora a luta é para transformar a MP em Lei.

          Em Lisboa, participando da BTL, a diretora do Festuris de Gramado - Feira Internacional de Turismo, Marta Rossi (foto), encontrou-se com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz,  e com o Ministro do Turismo do Brasil, Henrique Alves, no dia da publicação da MP,  2 de março. “A redução dos impostos foi uma luta dos últimos meses do trade. Estamos todos comemorando”, comentou Marta Rossi durante a passagem das autoridades pelo “stand” do Brasil na feira que é um dos mais concorridos. (Jornalista Flávio Prestes – Ascom Festuris).
          No Ceará, o presidente da ABAV, Colombo Cialdini (foto), disse que a MP “tem um enorme significado,  pois evitará a quebradeira geral das agências de viagem e operadores de turismo do Brasil.  É uma grande conquista”.

ENTENDA O CASO
         A cobrança de imposto sobre remessas para o  exterior passou a valer em 1º de janeiro de 2016 com alíquota de 25%, gerando revolta no setor turístico brasileiro. A taxa de impostos elevou o custo de empresas que prestam serviços fora do país, principalmente agências de turismo. Quem compra pacotes de viagem ao exterior, por exemplo, precisa pagar o imposto. Isso vale para hotéis, passagens aéreas e demais serviços turísticos.

        Após pressão do setor, o governo decidiu reduzir a cobrança para 6%. A presidente Dilma Rousseff assinou Medida Provisória que reduziu a taxa de cobrança e a medida foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira, dia 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário