Postagem do dia 26.10.2014

Fim da campanha virulenta. Eleitores às urnas!
          Terminou a campanha eleitoral mais virulenta dos últimos anos da República,  e o pior não deixou nada de positivo para a democracia. Apenas o processo em si de votar livremente é válido.  O que se viu foram acusações de ambos os lados sobre fatos já conhecidos e revelados pela imprensa, assuntos que a Polícia Federal, o Ministério Público e a Justiça já se ocupam. Poucas foram as propostas novas  concretas, exeqüíveis, apresentadas pelos candidatos a Governador e à Presidente da República. E o coitado do eleitor se viu embaralhado nessa caríssima e incrível luta pela conquista do poder.
Criou-se no eleitor o sentimento de “fora PT” de um lado e  “Renovação azul” do outro e é com essa idéia na cabeça que ele, o eleitor, irá às urnas  neste domingo, 26, para votar em segundo turno. A grande maioria não sabe na realidade o que um (a Dilma) ou outro (o Aécio) representam verdadeiramente como administradores públicos. Não houve debates nem comícios nem melhores explicações  sobre essa competência. Vamos ver no que dá.
Camilo e Eunício também se limitaram a muitas acusações recíprocas. Quem for escolhido terá uma responsabilidade muito grande em cumprir as promessas feitas. Estou mesmo  sabendo que um grupo da sociedade civil vai criar uma entidade para cobrar do eleito o cumprimento de todas as promessas feitas em campanha. Portanto, olho vivo!

26.10.2014

Reportagem da “Veja” considerada
Como propaganda eleitoral pelo TSE

          Publicou João Otávio Lobo em postagem no Facebook  no dia 25.10.2014: JUSTIÇA CONSIDERA REPORTAGEM DA VEJA PROPAGANDA ELEITORAL
          “TSE atende PT e proíbe propaganda de capa da Veja. Reportagem deste fim de semana foi vista pela Justiça como peça de propaganda política; por isso, ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acatou representação do presidente do PT, Rui Falcão, e concedeu liminar que proíbe a editora Abril, responsável por publicar a revista Veja, de fazer propaganda em qualquer meio de comunicação da reportagem de capa em que acusa a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula de terem conhecimento do esquema de corrupção investigado na Petrobras”.

26.10.2014

Logística portuária e feira em Fortaleza
          Quinta-feira, 23, houve café da manhã e apresentação do Simpósio Internacional de Logística e da Feira Expolog, no CVT da Companhia Docas, eventos que acontecerão em Fortaleza nos dias 6 e 7 de novembro e que têm a Prática Eventos e Enid Câmara na coordenação.
           O Seminário é voltado a estudantes e profissionais de comércio exterior, logística e administração de empresas com o intuito trocarem experiências sobre particularidades e tendências do mercado. Na ocasião, a executiva Enid Câmara apresentou para uma platéia composta de autoridades, empresários da área de logística, dirigentes de entidades profissionais e jornalistas todos os detalhes dos dois importantes eventos.


Dispositivo das autoridades

 Entre os presentes estavam o Capitão dos Portos, Campbel, Mário Jorge Cavalcante, presidente da Companhia Docas, Flávio Saboya, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, Silvestre Gomes, da Receita Federal (Aduana) e diversas outras personalidades. 
Dentre os temas a serem abordados no Seminário de Logística estão: Índice de Performance Logística, Relação Capital e Trabalho, Ações de Capacitação e Novas Atribuições da ANTAQ. Um dos diferenciais desta edição será a rodada de negócios, organizada pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Ceará (CIN/FIEC). O evento contará com a presença do Ministro dos Portos, César Borges.

Auditório

Para o simpósio e a Expolog as inscrições podem ser feitas gratuitamente no site http://www.seminariosep.com.br/#inscricoes. As credenciais serão retiradas no local, no dia do evento. Mais informações com a empresa Prática Eventos, pelos telefones (85) 3433.7684 / 3466.7685 ou pelo e-mail coordenacaopratica@secrel.com.br.

26.10.2014

Editoria com notícias verdes
          O tablóide o “Estado Verde” completa 7 anos. Iniciativa pioneira do jornal Estado que, a partir de 2007, trouxe uma nova linha editorial para a imprensa cearense.  Verde na sua essência, é um posicionamento, um modo de ser, ambientalmente, socialmente e economicamente responsável, englobando e envolvendo a sociedade como um todo (o indivíduo, a iniciativa privada, o terceiro setor e o Governo).
Segundo a idealizadora e editora, Tarcilia Rego (foto), a iniciativa, além de informar,constrói e defende uma causa. “São sete anos trabalhando em uma linha editorial e conteúdos que inspiram pessoas a mudanças de hábitos. As nossas matérias induzem o leitor a refletir sobre a atual situação do planeta na perspectiva local e global”, destaca Tarcilia.
          A editora ainda salienta que “O Estado Verde”  é a única publicação da região Nordeste com 12 páginas em formato tablóide e que circula semanalmente, de forma recorrente,há 361 semanas. “Foram 2880 matérias,cerca de 600 artigos e outras muitas colunas, notas e notícias, essencialmente comprometidas com a sustentabilidade em todos os seus aspectos e critérios”.

26.10.2014

Questão de educação
          Mesmo com a ciclovia novinha na Avenida Rui Barbosa ainda há ciclista que prefere pedalar fora dela, do outro lado da pista, atrapalhando o trânsito, como neste flagrante que fiz na última quinta-feira.

26.10.2014

Caminhando na BR-116         Tarde de sexta-feira, 24, centenas de pessoas faziam uma caminhada religiosa, digo isso porque havia um padre à frente, entre Pacajús e Chorozinho, andando pelo acostamento da BR-116, provocando um enorme engarrafamento de veículos.
          Também era um risco de acidente muito grande para elas.

26.10.2014

Turismo cearense em Buenos Aires 

Catedral de Fortaleza iluminada

          O Ceará está sendo divulgado  em uma das principais feiras do setor na América Latina, a FIT, realizada entre os dias 25 e 28 deste mês, em Buenos Aires (Argentina), em dois espaços diferentes. A iniciativa é do Governo do Estado através da Secretaria de Turismo (Setur).
          Um destes será um estande próprio, de 48 m², ambientado com os atrativos cearenses, onde serão recebidos jornalistas especializados, agentes e operadores de viagem. O outro ficará dentro do espaço destinado ao Brasil, organizado pelo Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur).
          Além da divulgação dos destinos, equipamentos e cultura cearenses, a participação na FIT 2014 visa buscar, também, aumentar o fluxo turístico, propiciado pelo voo direto e regular entre Fortaleza e Buenos Aires. A ligação aérea é operada pela GOL Linhas Aéreas Inteligentes, todos os sábados, com chegadas e partidas às 17h e 19h30, respectivamente.

Hipódromo de Palermo

Para tanto, a Setur CE, a companhia aérea e a operadora All Seasons vão promover uma Mostra Cultural no dia 27, às 19h, no Hipódromo de Palermo, para 100 convidados do trade e da imprensa argentina. Na ocasião, o secretário adjunto da Setur CE, Marcos Pompeu, vai apresentar os atrativos do Ceará e, posteriormente, haverá uma apresentação de forró e jantar com iguarias cearenses. (Fonte: Setur/Ceará).

26.10.2014

Livro, vida e cinzas de Estrigas e Nice no Mini Museu

Estrigas e seu museu

          O Mini Museu Firmeza foi o local escolhido pelo artista Nilo Firmeza, o Estrigas, para o lançamento do livro e documentário NicEstrigas - Arte e Afeto. Falecido no último dia 2, aos 95 anos, Estrigas teve respeitado o seu desejo. Neste sábado, 25,  a publicação, organizada pelo amigo, artista plástico e poeta Bené Fonteles, foi   lançada às 10  horas, sob a sombra das mangueiras do sítio no Mondubim, que no último dia 9 recebeu as cinzas do artista. O evento foi  aberto ao público. 
"Esta será uma homenagem ao Estrigas e Nice, com a presença de amigos, familiares, artistas, apreciadores das artes e freqüentadores do sítio que abriga o Mini Museu", diz Patricia Veloso, da Terra da Luz Editorial, responsável pela publicação e pela exposição homônima, que foi aberta em setembro de 2013 no Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com a presença de Estrigas. "A exposição foi um primeiro momento do processo de elaboração do livro, realizada na fase de catalogação das obras; foi um recorte do que é apresentado agora na publicação", explica a editora e coordenadora do projeto, que foi aprovado pelo Edital Mecenas do Ceará.
O livro conta com fotografias que retratam a vida do casal no sítio, onde recebiam muitos artistas, intelectuais, educadores, estudantes e tantos outros que os visitaram, para quem foram educadores da percepção e da sensibilidade. Nice acolhia a todos com suas boas histórias, suas comidas, suas flores e sua generosidade; Estrigas, com sua conversa sobre arte, seu discernimento como crítico e historiador, e sua experiência política. No livro estão presentes imagens dos espaços da residência, como a cozinha e a antessala, além de fotos de Nice e Estrigas no sítio.
Segundo Bené Fonteles (foto), de fato, tudo era um mini museu, mesmo as áreas íntimas da casa, com exceção do quarto e o ateliê, únicos espaços que não ficavam abertos à visitação. 

26.10.2014

CURTAS SOCIAIS
*O Flórida Bar programa um sábado especial, dia 8 de novembro, a partir do meio-dia, para comemorar os seus 52 anos de existência. Audifaz Rios entre os coordenadores.
*Jornalistas da Abrajet reunidos em almoço atualizando os assuntos: José Carlos Araújo, José Rangel, Antônio José Oliveira e Fenelon Gonçalves.
*Penúltimo dia do final da campanha política um grupo fez manifestação pro-Dilma na Praça Portugal.”Verdadeira tsunami vermelha”, mandou dizer Antônio Araújo Souza.


Pedro Manoel Brandão

*Cumprimentados porque marcaram o calendário Pedro Manoel Brandão (23), Ronei Farias de Paiva e Solange Benevides (24) e Rosani Guerra Silva Araújo neste dia 267.

Dra. Glaura Ferrer

*Também neste dia 26 eu cumprimento ao desembargador Ernani Barreira, a médica cardiologista Glaura Férrer, a Cleto Pontes, Kílvia Montenegro e Letinha Pinheiroi porque fazem aniversário.
*Por hoje contei. Até amanhã.