26.10.2014

Livro, vida e cinzas de Estrigas e Nice no Mini Museu

Estrigas e seu museu

          O Mini Museu Firmeza foi o local escolhido pelo artista Nilo Firmeza, o Estrigas, para o lançamento do livro e documentário NicEstrigas - Arte e Afeto. Falecido no último dia 2, aos 95 anos, Estrigas teve respeitado o seu desejo. Neste sábado, 25,  a publicação, organizada pelo amigo, artista plástico e poeta Bené Fonteles, foi   lançada às 10  horas, sob a sombra das mangueiras do sítio no Mondubim, que no último dia 9 recebeu as cinzas do artista. O evento foi  aberto ao público. 
"Esta será uma homenagem ao Estrigas e Nice, com a presença de amigos, familiares, artistas, apreciadores das artes e freqüentadores do sítio que abriga o Mini Museu", diz Patricia Veloso, da Terra da Luz Editorial, responsável pela publicação e pela exposição homônima, que foi aberta em setembro de 2013 no Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com a presença de Estrigas. "A exposição foi um primeiro momento do processo de elaboração do livro, realizada na fase de catalogação das obras; foi um recorte do que é apresentado agora na publicação", explica a editora e coordenadora do projeto, que foi aprovado pelo Edital Mecenas do Ceará.
O livro conta com fotografias que retratam a vida do casal no sítio, onde recebiam muitos artistas, intelectuais, educadores, estudantes e tantos outros que os visitaram, para quem foram educadores da percepção e da sensibilidade. Nice acolhia a todos com suas boas histórias, suas comidas, suas flores e sua generosidade; Estrigas, com sua conversa sobre arte, seu discernimento como crítico e historiador, e sua experiência política. No livro estão presentes imagens dos espaços da residência, como a cozinha e a antessala, além de fotos de Nice e Estrigas no sítio.
Segundo Bené Fonteles (foto), de fato, tudo era um mini museu, mesmo as áreas íntimas da casa, com exceção do quarto e o ateliê, únicos espaços que não ficavam abertos à visitação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário