Postagem do dia 30.08.2017

“Lei pode inviabilizar aluguel de imóveis por temporada em Fortaleza”, diz  área imobiliária e proprietários 
           A lei municipal que será votada nesta quinta-feira, 31, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Fortaleza, prevendo a incidência de impostos e uma série de empecilhos para quem aluga apartamento ou quarto por temporada, com o objetivo de barrar a atuação da AirBnb e evitar a competição com a rede hoteleira, passa a enfrentar campanha contra nas redes sociais e “lobby” das imobiliárias e dos proprietários individuais.
          Eles alegam que o dispositivo que se quer aprovar, já tentado pela Câmara de Vitória (ES), fere a atual Lei do Inquilinato e é inconstitucional. Vamos ter briga judicial.
Conforme texto da lei proposta pelo vereador Michel Lins quem tem um imóvel e o aluga por até 15 dias terá que cumprir várias exigências, dentre elas estão: Pagamento de imposto sobre serviço (além do imposto de renda); Emissão de nota fiscal; Necessidade de autorização do seu condomínio e da SEFIN para a locação e limite máximo de 30 dias por ano de aluguel.                                                 
Nada mais justo de que quem aluga, ganha, pagar a tributação normal como a hotelaria.

30.08.2017


30.08.2017

O Google também vai indicar hospedagem mais barata
        Em seu blog, o jornalista/fotógrafo Jeff Severino (Santa Catarina) diz que “o Google iniciou ações para entrar no mercado de lazer adicionando listagens de propriedades de aluguel de férias ao seu recurso de pesquisa de hotéis em várias cidades europeias.
  “O maior site de consulta do mundo permite agora que as buscas listem um tipo de acomodação durante uma busca de hotéis em uma determinada cidade, trazendo assim casas e apartamentos de aluguel temporário, mais baratos que os hotéis que aqui, no Brasil, pagam impostos, taxas, funcionários, pra lá de abusivos”.  

30.08.2017

Embaixador de Cuba na Assembleia
           A Assembleia Legislativa do Ceará recebeu  na tarde de terça-feira (29/08) o embaixador de Cuba no Brasil, Rolando Gomes (de camisa), e a cônsul-geral do País, Laura Pujol (em vermelho). O presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), saudou o embaixador e destacou as parcerias entre o Estado do Ceará e o governo de Cuba, notadamente na área da saúde.
  "Contamos com o programa Mais Médico aqui no Ceará, levando inúmeros médicos cubanos para a Capital e interior do Estado. Com essa visita do embaixador, acredito que novas parcerias poderão ser realizadas tanto na área do comércio, da tecnologia e da indústria", destacou.
 Rolando Gomes disse que, para Cuba, essa troca de conhecimentos é a premissa fundamental para alcançar grandes êxitos em tudo que o País procura e realiza. "Estou aqui nessa visita, com muita satisfação, em um Estado em que estão nossos médicos, e estão contentes. Quero agradecer a todo o povo do Ceará, a todos os municípios, a hospitalidade que vocês tiveram conosco", enalteceu.
 Também estiveram presentes o deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB); o presidente do Inesp, George Valentim; o secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, Inácio Arruda; o chefe de gabinete da presidência Roberto Mendonça, e o professor João Milton Cunha de Miranda.

30.08.2017

Liberação de bebidas nos estádios do Ceará à vista
        Os “pigunços”, e os nem tantos, mas que gostam de uma cervejinha no futebol, já podem se preparar para voltar a consumir bebida alcoólica nos estádios cearenses.
           No final da tarde de terça-feira,9, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia aprovou projeto de lei de autoria do deputado Gony Arruda (PSD) que trata da regulamentação da comercialização e do consumo de bebidas alcoólicas nesses locais.  
         Foram 4 votos e favor e 3 contra. Os deputados Evandro Leitão (PDT), relator favorável da matéria e líder do Governo na AL; Robério Monteiro (PDT); Joaquim Noronha (PRP); e Sérgio Aguiar (PDT) votaram a favor. Contrários a proposta estiveram os deputados Walter Cavalcante (PP), Capitão Wagner (PR) e Dra. Silvana (PMDB).
         Esta, que é pastora evangélica, disse: “Nós deveríamos estar dando bom exemplo tirando esse vício da sociedade, mas, não, estamos é estimulando o consumo de álcool nas praças esportivas.” A matéria ainda vai para votação pelos deputados.

30.08.2017


30.08.2017

“Lula reúne multidão vermelha em Quixadá”, afirma jornalista 
           O jornalista Eliomar de Lima registrou em seu blog no O Povo “O ex-presidente Lula participou no começo da noite desta  terça-feira, na praça principal de Quixadá (Sertão Central), de uma apoteótica recepção. Foi ovacionado com frases como “Lula, guerreiro, do povo brasileiro”!
        Ao lado do governador Camilo Santana (PT), do prefeito do município, Ilário Marques (PT), de  deputados federais , estaduais e vereadores  da legenda, Lula ouviu discursos num tom de loas e agradecimentos aos governos do partido”, registrou o jornalista. Nesta quarta-feira,o
ex-Presidente da República estará em Juazeiro do Norte. 

30.08.2017

Expoece 2017 começa neste sábado
            Terá inicio neste sábado, 2, a EXPOECE 2017 (a feira agropecuária do Ceará), em sua edição de número 63, com abertura às 16 horas no Parque de Exposição Governador César Cals (Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará), bairro São Gerardo.
           Serão 1.500 caprinos e ovinos para exposição e julgamento, 702 bovinos e diversas raças e 380 equinos das raças Mangalarga Marchador e Campolina que também participarão de vários concursos e julgamentos. Haverá ainda diversos tipos de animais para  venda.
  Este ano, a Diretoria da Associação dos Criadores do Ceará reforçou a segurança dentro do parque, em colaboração com a Polícia Militar, que  estará presente com   80 policiais militares, além  de  40 seguranças distribuídos em  pontos estratégicos do local para assegurar maior tranquilidade aos visitantes. Duas ambulâncias do SAMU também estarão de prontidão na feira,  segundo revela o presidente da ACC, Sérgio Fonteles.
 Enquanto os criadores estarão participando do julgamento dos seus animais e fazendo negócios, os frequentadores  terão à sua disposição para divertimento um Forró Pé de Serra, Cantadores e Emboladores, Fazendinha, Feira da Agricultura Familiar, engenho de cana de açúcar, tapiocaria,  pesque/solte, restaurantes, parque de diversão, passeios de charrete para a criançada, venda de produtos artesanais, vários “stands” para visitar e muitas outras atrações.(Informações – 3287.4688).

30.08.2017

Fortaleza Liquida pretende chegar a R$ 260 milhões em negócios
  Com uma campanha projetada para estimular  as vendas dos pequenos e médios varejistas, a 8ª edição da Fortaleza Liquida será lançada nesta sexta-feira, 1º de setembro, na Praça do Ferreira, centro da capital cearense. Considerado o maior evento de promoção de compras do estado, a campanha segue até o dia 10 de setembro com a previsão de movimentar R$ 260 milhões,  4% maior que o registrado na campanha de 2016.
              A edição deste ano abrange milhares de pontos de vendas em Fortaleza e em  14 municípios da Região Metropolitana (Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante), aí incluídos o comércio de rua, shoppings e outros centros de compras. 
           Seguindo a tradição, a Fortaleza Liquida vai oportunizar, além de uma grande oferta de produtos com preços baixos, atraentes  premiações, como o sorteio de um Jeep Compass, uma moto Harley Davidson e dez TV´s de 49´´.

30.08.2017


30.08.2017

Ministro Dias Tóffoli fala sobre judicialização da política em Fortaleza
            O ministro vice-presidente do Supremo Tribunal  Federal, Dias Tóffoli,  fará a palestra de abertura, com o tema "Democracia, Direito e Judicialização da Política no Brasil" no I Congresso Cearense de Direito Eleitoral (Concede), que  começa nesta quinta-feira (31/08) na Assembleia Legislativa. O evento, que será aberto às 19h, segue até sábado (02/09) no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, anexo II da AL.
             O Congresso vai reunir especialistas regionais e nacionais do direito eleitoral e do direito partidário para debater temas que são essenciais à legitimação, ao aperfeiçoamento e à eficácia das normas eleitorais.

30.08.2017

Espaços alternativos de cinema
           Dia primeiro, sexta, de 14 às 17 horas, haverá o “workshop” Cinema em Espaços Alternativos,oficina com Richard Peña, professor da Escola de Artes da Universidade de Columbia (Nova York). O conferencista tem um vasto currículo sobre o assunto.
A realização  do evento é do Pós-Unifor, líderes que se transformam e o investimento é de 415 reais podendo ser parcelado no cartão. Informações: (85) 3477-3174.

30.08.2017

Homenagem à Clara Nunes no Theatro José de Alencar
           A cantora Clara Nunes deixou seu nome marcado na história da Música Popular Brasileira como uma das melhores intérpretes da nossa música principalmente por sua ligação com o samba. A cantora e compositora cearense  Odeth Menescal faz  o show “Homenagem à Clara Nunes”  nesta sexta-feira, 01,  às 20h, no Teatro Morro do Outro, anexo do Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
          Fã e conhecedora de todo trabalho de Clara Nunes, Odeth Menescal vem apresentando este espetáculo bastante aplaudido nos  principais pontos de Fortaleza. O show também representa um resgate à obra de Clara Nunes que não apenas cantava mas empreendia pesquisa em torno da música brasileira e do folclore. No palco, com ela, estarão os  músicos Giltácio   Santos (sopro), Marcos Cortez (surdo), Chico do Cavaco (violão), Lauro Viana (cavaco), Igor Ribeiro (pandeiro).

30.08.2017


30.08.2017

CURTAS SOCIAIS
*A matriarca Helenita Mota (na foto com o filho José Antunes)  fez 100 anos de idade cercada pelo carinho da família.Entre seus filhos o ex-governador Gonzaga Mota.
*Artista de bolos,  Mazilza Pessoa resolveu parar com suas atividades no Bom Bocado deixando a todos sem os seus adoráveis e artísticos "gateaux"  (para quem não é diabético). Ela fez este comunicado nas redes sociais.
*Ganha abraços na data por conta do “nat” a querida Inez Villaventura, que festeja com Lino e a lista afetiva. Parabéns, amiga.
*É também a idade nova de Christiane Leitão (sra. Hélio Leitão), que festeja em grupo afetivo. Foto BaladaIn.
*Aniversariante desta quinta-feira, 31, o jornalista Egídio Serpa recebe os cumprimentos dos  amigos.
*Festejos de Nossa Senhora da Saúde, iniciados na terça-feira com procissão na Av. Beira-Mar, prosseguem por toda esta semana.
*Estiveram em Portugal por uns dias Socorro e o desembargador aposentado Haroldo Rodrigues.
*Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane, que promoveu o  seminário “O Cearense”, falou na Reitoria da UFC sobre essa releitura da obra de seu avô, o ex-governador Parsifal Barroso.
*Marta Belchior agita a lista afetiva nesta data em torno da idade nova do maridão Vicente. Foto Frisson.

*Por hoje contei. Até amanhã.