Postagem do dia 21.09.2015

Artesãos vão ganhar isenção e novo Centro em Aquiraz
          Muitos dos 42 mil artesãos cearenses cadastrados estiveram na manhã de sexta-feira, 18, no Palácio da Abolição, atendendo a convite do governador Camilo Santana e de sua esposa, Onélia, para a solenidade de lançamento do Selo CEART de Certificação de Autenticidade dos produtos artesanais e do reconhecimento das obras de arte popular cearenses. Como o atraso nas solenidades está cada vez mais consolidado no Ceará, o evento, previsto para 9 horas, só começou às 9h50 com a chegada dos anfitriões.
Todos os municípios do Estado que produzem artesanato mandaram representantes, o que é muito importante, pois possibilitou maior interação entre eles. 
        A Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses (Selo Ceart) é um sistema de certificação que se inclui como mais um serviço prestado aos artesãos cearenses para aumentar a competitividade dos produtos artesanais e o reconhecimento das obras de arte popular, a partir da observação dos requisitos que garantam autenticidade, especialmente sua identidade cultural e excelência.

          O governador Camilo Santana anunciou, na ocasião a isenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS) para os artesãos cearenses, e disse que vai construir um novo Centro de Artesanato na Prainha, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (Foto Divulgação Abolição).
          A primeira-dama Onélia Maria Leite de Santana lembrou que as medidas agora divulgadas foram objetos de várias articulações e que as conquistas vieram depois de pedidos feitos pelos próprios artesãos. "Eu estive reunida com os artesãos no dia 6 de fevereiro deste ano no Cariri e agora, já em setembro, conseguimos atender importantes demandas apresentadas por eles. Isso mostra o compromisso do Governo do Estado e o empenho de toda a equipe da Ceart para garantir melhorias na produção desses profissionais", ressaltou Onélia. (Foto Divulgação Abolição).

21.09.2015

Eventos inovadores para Fortaleza
          Consultora nacional e internacional na área de eventos, Tânia Trevisan (foto) ministrará nesta terça-feira, 22, o   “workshop” sobre “Criação de Eventos Inovadores para Fortaleza,”  de 8h30 às 13 horas, no auditório do Sebrae. Este encontro substituirá a reunião de setembro da CSE.
          A iniciativa é da Câmara Setorial de Eventos, presidida por Enid Câmara (foto), e do Visite Fortaleza, coordenado por Celina Castro Alves. Um momento excepcional para os que trabalham com eventos. Informações podem ser obtidas pelo telefone: 85.3258.5888 ou em  capacitação@visiteceara.com.

21.09.2015

Professores querem continuar no concurso
          Professores municipais lotaram as galerias da Assembleia Legislativa e acompanharam todos os pronunciamentos dos deputados a respeito de sua situação.
          Um dos oradores foi o deputado Capitão Vagner (foto) que, através de requerimento, requereu providências do Instituto Municipal de Desenvolvimento e Recursos Humanos de Fortaleza “no sentido de garantir  a continuação no concurso, na forma do edital, dos candidatos que apresentaram recursos questionando o gabarito apresentado para a prova objetiva do concurso de professores pedagogos”.
          O deputado disse que foram questionadas 4 questões da prova de Português, mas que o Imparh não acolheu o recurso. Ele quer com seu requerimento, segundo disse, “apenas garantir a continuação da participação  destes professores no certame, enquanto os recursos estão pendentes de melhor análise."

21.09.2015

Ah Fortaleza tão maltratada!!!!!!!
          Calçada da Rua Silva Paulet (foto), na frente da entrada administrativa do Palácio da Abolição, na manhã de sexta-feira, 18: lixo, água podre na coxia, deterioração do piso, mato, muita sujeira mesmo.
         E ainda dizem não saber qual a razão de tanta dengue em Fortaleza.

21.09.2015

Empreendedorismo em palestra
Nesta segunda-feira, 21, a partir das 14h30, palestra de Rogério Cher (foto) sobre “Engajamento de Corpo e Alma”  Ele atua como professor nos cursos da FGV sobre Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios. É autor de livros sobre Empreendedorismo e Gestão, cujo último título lançado chama-se "Empreendedorismo na Veia - Um aprendizado constante". 
Rogério Schér vem a Fortaleza trazido pelo Sindicato Intermunicipal de Hotéis e Meios de Hospedagem do Ceará, conduzido por Manoel Linhares (na foto com a esposa Morgana), e o evento terá como cenário o auditório do Sebrae.

21.09.2015

Fórum e Conselho discutem normas de inspeção predial em casas de eventos, hotéis, bares e restaurantes no Ceará
          O Fórum de Turismo do Ceará,  em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo de Fortaleza, realizam reunião com os seus  integrantes e os  que compõem a Cadeia Produtiva do Turismo no dia 22 deste,  com início às 14 horas, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa.
          Na Pauta: Sindicato dos Engenheiros do Ceará, com a presidente Thereza Neumann (foto), e engenheiro Ricardo Freitas sobre a Inspeção Predial em casas de eventos, hotéis, restaurantes e bares  a respeito das  Normas,  Metodologia e Multas a serem aplicadas no caso de descumprimento. 
          A Secretaria de Turismo do Ceará, com  Valdo Mesquita, apresentará a nova categorização dos Municípios Turísticos, o Plano Nacional de Estratégia de Indicadores Turísticos e Avaliação do primeiro semestre deste ano. 
        O Fórum, através de seus coordenadores Pedro Carlos da Fonseca e Edgar Sá (os dois à frente), irá enfocar o que considera a  “Ausência do Turismo como atividade de relevância no Planejamento Fortaleza 2040”.

21.09.2015

Roberto Martins na poesia
Professor e jurista dos mais renomados no Ceará,  Roberto Martins Rodrigues (foto) vai estrear com um livro de poesia após a intervenção cirúrgica que vai se submeter em um joelho.
 Os originais já estão com seu colega, professor,  advogado eleitoral e escritor Djalma Pinto (foto), que cuida dos detalhes finais da publicação. “Ele não queria publicar esse trabalho, mas acabou cedendo”, me disse Djalma.

21.09.2015

Congresso de Patologia Clínica

          Fortaleza abrigará o 48º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial que acontecerá de 28 deste a 4 de outubro no Centro de Eventos.
        O congresso deverá reunir cerca de quatro mil profissionais da área e terá a organização da Arx Eventos.

21.09.2015

Rotary Internacional cumprimenta cearense e  diz que falta pouco para erradicação do Pólio
           Presidente do Rotary Club Fortaleza no período 2015/2016, Tarcísio Porto (foto) recebeu cumprimentos do presidente do Rotary Internacional, K.R. Ravindran,  pelo apadrinhamento de mais quatro novos associados. Ele quer concluir o mandato com 100 sócios no clube, atualmente já são 90.
          Os novos admitidos são Ednardo Montenegro, Paulo Mindêllo (que voltou após afastamento de alguns anos), Cláudio Bastos e Maria de Fátima Magalhães.
          Por sinal, em artigo, o presidente do Rotary Internacional, K.R. Ravindran (foto),  escreveu: “Temos o prazer de anunciar que em 23 de outubro, na cidade de Nova York, realizaremos o evento que dará início às comemorações do Dia Mundial de Combate à Pólio. Nesta ocasião especial destacaremos a liderança da nossa organização na luta contra a doença, lembrando que Falta Só Isto para eliminá-la”.

21.09.2015

CURTAS SOCIAIS
*Nesta terça-feira, 22, as amigas se reúnem à hora do almoço para comemorar os aniversários já acontecidos de Lula Pinto (foto acima, à esquerda,  com Margô Gonçalves) e Regina Koblitz (foto abaixo, à direita, com Zeneida Rangel e Ester Cavalcante). Será em ambiente especial do restô Murano.

*O 1º Festival de Samba e Pagode do Ceará vai acontecer no dia 26, no Complexo Armazem, “para revelar os novos talentos musicais do Ceará.” Alex Jackson convidando.
*Com bastante antecipação, o Hotel Laguna Blu (foto), na Praínha, em Aquiraz, está anunciando a temática de seu “réveillon” 2015: será Uma Noite no Caribe com um foco todo especial nas músicas das ilhas. A partir das 21 horas do dia 31 de dezembro.
*No domingo, 20, ganharam abraços porque marcaram o calendário Betinha Sampaio (na foto com o marido Tito), Germano Belchior e Milton Moraes Correia.
*Nesta segunda-feira, 21, eu cumprimento a Marcos André Borges (foto) e Zildinha Martins Andrade (viúva de Paes de Andrade) pelo aniversário.
*O casal artista plástico José Guedes (foto) retornando de roteiro europeu concluído com os dias em Veneza. Afinal ninguém é de ferro.

*Por hoje contei. Até amanhã.