Postagem do dia 09.02.2015

Presidente da AL convoca autoridades
para debater a seca no Ceará
          O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros-Foto), anunciou  a realização de um encontro  no próximo dia 27  para discutir a situação do Ceará, diante do seu quinto ano com chuvas abaixo da média.
“Pensamos em convocar um grande debate, com o ministro da Integração Nacional, o governador Camilo Santana, representantes da Funasa, Dnocs e secretarias vinculadas ao Executivo, Fetraece, Aprece e todas as pessoas envolvidas na administração pública do nosso Ceará. Gostaria de contar com a participação dos parlamentares neste evento”, disse. Segundo afirmou o presidente da AL, o objetivo é tomar conhecimento de tudo que está sendo feito em relação à seca pelos governos estadual e federal. 
  Zezinho Albuquerque defendeu o acompanhamento das ações de combate à estiagem. Depois de realizada a reunião, em um prazo de 20 dias, conforme observou, se necessário, seria realizado um novo encontro para avaliar as providências adotadas pelos governos.  De acordo com o presidente da AL, os debates poderão ser ampliados, envolvendo presidentes das Assembleias Legislativas de todos os estados que sofrem com o problema da estiagem.
          “Nossos reservatórios estão praticamente vazios e, apesar das chuvas em alguns municípios, precisamos estar preparados, caso seja uma nuvem passageira. Vamos buscar soluções para o sofrimento do nosso povo. Tem que ter dinheiro. Dinheiro não pode faltar”, declarou Zezinho.
Em apoio ao presidente da Casa, o deputado Fernando Hugo (SD-Foto) lembrou que nesse momento não deve existir partidarismo entre os parlamentares. “Para debater essa calamidade não pode haver situação ou oposição”, ressaltou Fernando Hugo. (Fonte: Ascom AL).

09.02.2015

Seca ou poucas  chuvas no
Agropacto desta terça-feira
 

            A primeira reunião do ano do Agropacto (Pacto pela Agricultura Cearense) acontece nesta terça-feira, 10, às 7h30, no auditório da Superintendência do Banco do Brasil com a seguinte temática:
1-Prognóstico da quadra chuvosa de 2015 e as condições dos recursos hídricos do Ceará tendo como palestrante Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme;
2-Produção de nuvens e chuvas – combate à seca no Nordeste com o técnico Paulo Storm, reabilitador atmosférico/climático.

         A realização do Agropacto é da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará comandada por Flávio Saboya, presidente, e Paulo Hélder Braga, vice.

09.02.2015

Golfe do Ceará recebeu duas
competições de nível nacional
         Sexta e sábado últimos, 6 e 7, o Aquiraz Riviera sediou  2 competições de nível nacional: o III Torneio Nacional da Associação Paulista de Golfe e o II Open Dom Pedro Laguna. Participam da competição dezenas de jogadores de diversos estados brasileiros, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Pará e Pernambuco.
“Receber em simultâneo duas competições com a presença de golfistas de todo o Brasil, revela a importância do nosso campo para a consolidação deste esporte do Ceará”, destaca Jorge Chaskelmann (foto), diretor do Aquiraz Riviera. Henrique Belém, capitão do golfe do Aquiraz Riviera, destaca que “o Aquiraz Riviera revelou-se um palco para grandes torneios. Tem sido fortemente elogiado tanto nos aspectos técnicos como estéticos, tanto por amadores como por profissionais”, afirma.
          O Open do Dom Pedro Laguna é uma realização em parceria do Dom Pedro Laguna, Aquiraz Riviera e Golf Travel e conta com o apoio da APG-Associação Paulista de Golfe e do All Pink Woman – programa da Federação Paulista de incentivo ao golfe feminino.

09.02.2015

UFC divulga resultado da seleção de cotas do Sisu; indeferidos devem se regularizar quinta-feira (12)
          O resultado da análise de documentação de cotas da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), realizada de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, já está publicado no site da Coordenadoria de Concursos da UFC: http://www.ccv.ufc.br. Os candidatos que estão com matrícula pendente devem verificar no próprio site da CCV o motivo da recusa e reunir a documentação complementar, que deverá ser entregue nesta quinta-feira (12), das 9h às 12h ou das 14h às 17h.
Os candidatos dos cursos sediados em Fortaleza deverão procurar a sede da CCV (Campus do Pici). No caso dos cursos do interior do Estado, a regularização será feita nas diretorias dos respectivos campi.
          Se o candidato com pendência (ou seu procurador legalmente reconhecido) não apresentar a documentação complementar que regularize sua situação, será definitivamente eliminado do processo seletivo do Sisu 2015 da UFC. (Fonte: Coordenação do Sisu na UFC – fone: 85 3366 9410).

09.02.2015

Repousa em paz, guerreiro

           A morte do jornalista Marcus Nunes neste final de semana  causou profundo pesar na imprensa cearense. Marcus pontuou com muita dignidade no jornalismo escrito e no telejornalismo durante muitas décadas até ser afastado do seu campo de luta devido a problemas de vista.

Repousa em paz, guerreiro!!!

09.02.2015

Entre o bisturi e o pincel
          Talento duplo no bisturi e nos pincéis, o cirurgião plástico e pintor Isaac Furtado (foto) volta a mostrar os seus trabalhos, agora retratos e caricaturas, no próximo dia 26, às 19 horas, na Livraria Nobel ao lado da CDmax, na Santos Dumont.
          São 26 quadros  em aquarela e nanquim onde ele revela todo o seu talento nos  traços. Recentemente, Isaac havia apresentado o lado abstracionista da sua arte, que gosta tanto que recentemente me disse: “Se eu ganhasse com a pintura 20% do que ganho com a cirurgia plástica, largava o bisturi.”

09.02.2015

Festival de Dança do Litoral Oeste 
inscreve até dia 15 para a segunda etapa
          Depois da primeira etapa com a participação de companhias do Cabo Verde, o Festival de Dança do Litoral Oeste 2015  recebe inscrições até o dia 15 de fevereiro para a segunda parte, que acontecerá em abril nas cidades de Itapipoca e Trairi, no litoral oeste do Ceará. Podem participar artistas de dança independentes, grupos, companhias e coletivos cearenses e de outros estados.

Ballet de Cabo Verde

Serão contemplados espetáculos nas áreas de Dança Contemporânea, Balé Clássico, Dança Moderna, Danças Populares Tradicionais, Danças de Salão, Danças afro-brasileiras, Danças indígenas, Flamenco, Sapateado e Danças Urbanas. Ao todo serão selecionados 12 trabalhos, 06 para cada cidade. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no seguinte endereço: https://www.facebook.com/groups/festivallitoraloesteceara/.
          Em sua sétima edição, o Festival este ano foi dividido em dois momentos: Final de janeiro/início de fevereiro, exclusivamente com a participação do Cabo Verde em Trairi, Paracuru e Itapipoca; e no mês de abril - Dias 17 e 18 em Itapipoca e 24 e 25 em Trairi - com apresentações dos selecionados a partir da convocatória. (Assessoria de Imprensa – Dégagé Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira).

09.02.2015

Atrações nordestinas
Portal britânico elege seis destinos da região entre os 10 mais do BR

Os destinos nordestinos de Porto de Galinhas, Lençóis Maranhenses, Salvador, Chapada Diamantina, Jericoacoara (foto)  e Fernando de Noronha foram eneitos pelo portal britânico GlobalGrasshopper entre os 10 lugares mais bonitos do Brasil.
          A lista inclui também o Rio de Janeiro, Ilha Grande, Cataratas do Iguaçu e o Pantanal. A seleção foi feita pela blogueira sueca Sandra Svensson, que passou dois meses e meio viajando pelo Brasil. (Blog Ivonilo Lavor).

09.02.2015

Calçadas: verdadeiro respeito à mobilidade urbana
          Em Paris as calçadas (foto) são quase que em sua inteira extensão de puro asfalto, mais fácil de manter que as de pedras portuguesas muito comum em nossa Fortaleza. Todas elas são absolutamente lisas. Todos os remendos feitos nas calçadas apenas deixam uma pequena linha aparente entre o asfaltamento original e o novo. A ausência de desnível é marcante.
          Em outras calçadas pelo mundo, como em Nova York e Londres (foto), a prioridade é a colocação de blocos de granito e cimento. Nessas cidades turísticas, as calçadas são práticas, de fácil manutenção e adequadas aos tempos modernos. Nem por isso, os passeios deixam de ser atraentes.

Calçada em Santiago do Chile

         É o que mostra reportagem recente de Fernando Duarte e Marília Martins em “O Globo”. “Nessas cidades, os materiais mais usados são blocos de granito e cimento. Os arquitetos Paulo Casé e Augusto Ivan lembram que, na Champs-Elysées, uma das vias mais imponentes de Paris, foram colocadas grossas placas de granito, de cerca de sete centímetros de espessura. Uma opção diferente das pedras portuguesas, adotadas na também européia Lisboa.
          Em Nova York, 90% das calçadas da Ilha de Manhattan (foto) são de placas de cimento, simples e de manutenção barata. As obras para corrigir imperfeições nos pisos são de responsabilidade da prefeitura. Uma lei municipal, porém, exige que lojas e prédios residenciais cuidem da limpeza da área em frente ao imóvel”.
Calçada na rua Beni de Carvalho

Calçada na Rua Assunção cheia de desnível e lixo

          Fortaleza está muito longe de cuidar bem de suas calçadas, da mobilidade urbana de seus moradores, de exigir dos proprietários de imóveis o fiel cumprimento do Código de Postura da cidade. Veja alguns exemplos das calçadas fortalezenses que eu fotografei:

Calçada (?) na Av. Heráclito Graça

Calçada na Rua Major Facundo próximo à

Antônio Pompeu


Calçada na Av. Santos Dumont com Rua

Leonardo Mota.

09.02.2015


CURTAS SOCIAIS
*Amigo recentemente operado passa bem e já, já, volta para casa para alegria de todos.

Teresa, Zeneida, Ester e Regina

*Grupo de amigas que se reúne aos sábados para almoço no L´Escale, no último teve que mudar de pouso devido o apagão (motivado por uma batida de carro na rua) que deixou o restaurante às escuras por várias horas.
 *Neste dia 9 os cumprimentos vão para o jornalista Idelfonso Rodrigues (Dudu-Foto), editor do Diário do Nordeste. 
 *Também são cumprimentados na data Beatriz Alcântara, Silvana Bezerra (com Adauto na foto), Lúcia Maria Asly e Paulo Gurgel do Amaral Júnior.
*No dia 11 os abraços vão para Hugo Machado Segundo, Vera Freire e Otávio Justa. Parabéns a todos.
 *A poetisa Fernanda Benevides, depois dos conselhos médicos, entra num processo de derrotar o vício do cigarro. Na foto com os filhos Pompeuzinho, Erick e Ticiana.
*A colunista Sônia Pinheiro e a cerimonialista Teresa Borges (foto) deram o ar de sua graça no Carnaval da Saudade do Náutico para a alegria dos muitos amigos.
*Elenir e Edison Liberato vão hospedar alguns amigos em sua casa de Guaramiranga durante o carnaval.
*Por hoje contei. Até amanhã.