Em Paris as calçadas (foto) são quase que em sua inteira extensão de puro asfalto, mais fácil de manter que as de pedras portuguesas muito comum em nossa Fortaleza. Todas elas são absolutamente lisas. Todos os remendos feitos nas calçadas apenas deixam uma pequena linha aparente entre o asfaltamento original e o novo. A ausência de desnível é marcante.
Em outras calçadas pelo mundo, como em Nova York e Londres (foto), a prioridade é a colocação de blocos de granito e cimento. Nessas cidades turísticas, as calçadas são práticas, de fácil manutenção e adequadas aos tempos modernos. Nem por isso, os passeios deixam de ser atraentes.
Calçada em Santiago do Chile |
É o que mostra reportagem recente de Fernando Duarte e Marília Martins em “O Globo”. “Nessas cidades, os materiais mais usados são blocos de granito e cimento. Os arquitetos Paulo Casé e Augusto Ivan lembram que, na Champs-Elysées, uma das vias mais imponentes de Paris, foram colocadas grossas placas de granito, de cerca de sete centímetros de espessura. Uma opção diferente das pedras portuguesas, adotadas na também européia Lisboa.
Em Nova York, 90% das calçadas da Ilha de Manhattan (foto) são de placas de cimento, simples e de manutenção barata. As obras para corrigir imperfeições nos pisos são de responsabilidade da prefeitura. Uma lei municipal, porém, exige que lojas e prédios residenciais cuidem da limpeza da área em frente ao imóvel”.
Calçada na rua Beni de Carvalho
Fortaleza está muito longe de cuidar bem de suas calçadas, da mobilidade urbana de seus moradores, de exigir dos proprietários de imóveis o fiel cumprimento do Código de Postura da cidade. Veja alguns exemplos das calçadas fortalezenses que eu fotografei:
Calçada (?) na Av. Heráclito GraçaCalçada na Rua Major Facundo próximo àAntônio PompeuCalçada na Av. Santos Dumont com RuaLeonardo Mota. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário