Postagem do dia 12.03.2014


Mulheres querem lugar na
Mesa Diretora da AL

 
Deputada Bethrose
As deputadas mulheres da Assembleia Legislativa estão determinadas a conseguirem um lugar na Mesa Diretora da Casa na próxima sessão legislativa, que se iniciará em janeiro quando, segundo os observadores, o Legislativo estadual deverá ser renovado em mais de 50 por cento nas eleições deste ano.

Deputada Fernanda Pessoa
Deputada Miriam Sobreira    
     
 Atualmente, a  Assembleia é composta por 46 deputa
dos, tem seis cadeiras ocupadas por mulheres e nenhuma integrando a Mesa Diretora, que é formada  por sete deputados. Estão unidas na conquista desse espaço as deputadas Eliane Novais, Fernanda Pessoa, Bethrose, Miriam Sobreira, Rachel Marques e Inês Arruda.

 
Deputada Rachel Marques
 

          A deputada Eliane Novaes explicou ao repórter: “Nesta legislatura nós já tivemos aqui 10 mulheres no plenário, um número significativo na história da Assembleia, que nunca teve tantas mulheres no exercício de mandato, e nós encaminhamos um projeto de resolução à Mesa Diretora para que o presidente José Albuquerque acate para o próximo biênio essa resolução, que é para ter pelo menos uma mulher na Mesa Diretora.
 
Deputada Inês Arruda
 
                                                Deputada Eliane Novais
 
          “Todas as deputadas desejam que a Mesa tenha pelo menos uma mulher. Eu não estarei mais aqui porque estarei em outra missão, mas nós  estamos batalhando para isso para que as políticas públicas de mulheres sejam mais fortalecidas”.

 

12.03.2014

Nova missão para a deputada
Eliane Novais

Deputada Eliane
          Ela também me disse: “A minha candidatura à Câmara Federal é um desejo do PSB nacional, que me fez o convite porque  no Ceará nós estamos sem representação na Câmara Federal e, portanto,  é um  desafio do partido a nível nacional. Gostaria muito de ficar como deputada estadual, mas estou com esse desafio que não posso recusar. Portanto, é uma nova missão partidária”.

12.03.2014

Ações da Secopafor para a
Copa em Fortaleza

 
 
          A Secretária Patrícia Macedo (Secopafor) fará a abertura oficial dos trabalhos do COMTUR 2014, nesta quarta-feira, 12, às 14 horas, na Assembleia Legislativa, com o tema "Secopafor e suas ações para turismo na Copa do Mundo".

          Também haverá debates e encaminhamentos sobre o tema e, na ocasião, Euler Barbosa apresentará estudo sobre a legislação que criou o COMTUR. O presidente Pedro Carlos da Fonseca no comando do encontro.

12.03.2014

Capital de Rondônia alagada
pelo Rio Madeira

          O jornalista cearense Ciro Pinheiro, há muito radicado em Porto Velho, mandou para o blog este texto e fotos sobre a catástrofe hídrica que se abate sobre a cidade de Porto Velho. Confiram:
Muito água em toda parte
          “O Rio Madeira, em Porto Velho registrou às 9 horas deste domingo (9/03), a marca histórica ao atingir, segundo a régua de medição da Agência Nacional de Águas, a marca de 19,00 metros, a maior já registrada. A marca anterior foi de 17,52, registrada há 17 anos.
O TRE de Porto Velho

          “A elevação atual do rio Madeira, o maior afluente do lado direito do rio Amazonas, acompanha, no mês de março, o histórico de grandes enchentes que atingem seu ápice nos meses de abril, o que indica que o nível tende a subir ainda mais nos próximos dias. A enchente está causando prejuízos incalculáveis no estado de Rondônia, com várias cidades isoladas, entre elas Guajará-Mirim, a mais atingida, na fronteira com a Bolívia, a 370 quilômetros da capital, Porto Velho e, também, a cidade de Rio Branco, capital do Acre, que é ligada ao resto do país pela BR-364, que passa por Rondônia.

Rondônia-Guajará Mirim interditada

          As áreas alagadas em Porto Velho aumentam a cada dia e mais famílias estão sendo retiradas de suas casas na área baixa da cidade e abrigadas em escolas e prédios públicos, por causa da cheia. O pátio da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (desativada) em Porto Velho está totalmente alagado, com peças de grande valor histórico danificadas no museu da ferrovia” 


 
Rondônia-Acre interditada
 
Museu da EF Madeira-Mamoré
 
 
Rua do TRE
 

12.03.2014

Novo encontro da campanha “Ceará Sem Drogas”

 

          Limoeiro do Norte será o próximo encontro da campanha “Ceará Sem Drogas”. Marcado para o dia 21 de março, esse será o quarto evento liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), para debater o assunto.

Fortaleza

Ceará

          No último domingo (09/03), na Arena Castelão, os jogadores de Fortaleza x Ceará entraram em campo com faixas, que traziam a logo da campanha e a mensagem de que esta é “uma luta de todos nós”. A mobilização promovida pela AL percorrerá outros municípios do Estado ao longo do primeiro semestre de 2014.

12.03.2014

Comunidade Portuguesa quer manutenção da Praça Portugal

                  
 
          A Comunidade Portuguesa radicada no Ceará foi surpreendida com o anúncio da demolição da Praça Portugal, na cidade de Fortaleza. A Praça Portugal é um monumento de referência fundado em 1947. É parte importante da história de Fortaleza. É um assunto que toca profundamente não apenas à comunidade portuguesa, mas à história e cultura de todos os fortalezenses. A preservação da integridade da Praça Portugal é uma causa de toda a cidade.


Praça Portugal em época natalina
          A Comunidade Portuguesa defende a manutenção da rotatória arborizada da Praça Portugal e a integridade do monumento nele instaurado, a iconografia que simboliza a epopéia marítima portuguesa e união entre os povos lusófonos. A esfera armilar que pende do arco existente na Praça Portugal foi utilizada na bandeira pelo Rei D. João IV entre os anos de 1816 a 1826 como representação do Brasil.    

Prefeito Roberto

          O prefeito Roberto Cláudio  convidou a comunidade portuguesa para uma audiência que será realizada nesta sexta-feira, 14, às 16 horas. Estarão presentes na reunião o vice-cônsul de Portugal em Fortaleza, representantes das diversas instituições portuguesas existentes e/ou representadas em Fortaleza; Câmara Brasil Portugal no Ceará, Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro, Academia do Bacalhau  – e membros destacados da comunidade nas áreas do Urbanismo, História e Jornalismo.

 

12.03.2014

Suplentes em exercício na AL
          Pesquisa desenvolvida pelo jornalista e radialista Antônio Viana junto ao Departamento Legislativo da Assembleia, e por ele registrada em seus veículos de comunicação, mostra que encontram-se no exercício de seus mandatos os suplentes Antonio Carlos (PT) e Inês Arruda (PMDB), desde o início do segundo Governo de Cid, em função de convocações de parlamentares para o Secretariado.

Antônio Carlos
          No caso, Antonio Carlos substitui Nelson Martins(PT), que continua na SDA,Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Inês Arruda (PMDB), mesmo com o retorno dos deputados Mauro Filho, Camilo Santana e Professor Pinheiro à AL ela permaneceu na Casa, em função da ida de Ivo Gomes para o secretariado municipal(titular da Educação, em Fortaleza).
Inês Arruda
 
Teo Menezes
 
          O suplente Tomaz Holanda (que era do PMN e está filiado ao PPS), foi beneficiado com a licença, semana passada, do deputado Mário Hélio e agora, o deputado Téo Menezes (ex-PSDB e agora do DEM) está saindo quatro meses da Assembleia para tratar de interesse particular e em seu lugar assume o suplente Thiago Campelo (ex-PSDB e agora SDD), graças ao ex-deputado Nenem Coelho (que seria mais uma vez, o da vez), mas , declinou em favor de TC.

12.03.2014

CURTAS SOCIAIS
Francisco e Mazé
 *Nesta quinta-feira, Mazé e Francisco Coelho recebem para jantar comemorando a chegada dele aos 70 anos. Lista pequena, familiar e afetiva.

 *O empresário imobiliário Manoel Cardoso Linhares circulando com 10 quilos a menos. Da esposa Morgana só recebe elogios pelo esforço da conquista.

Samantha Marques
*Samantha Marques, uma das mais bonitas vozes do rádio cearense, e que anima as manhãs da Rádio Verdes Mares, faz aniversário na data.

*Neste dia 12 eu também cumprimento Jairo Oliveira, Mazé Coelho e médico/poeta José Teles.

*Já está novamente na cidade depois de viagem ao Uruguai e Argentina, Maria Vanda Sá.

 
Maia Jr. e Ivana e amigos

*Passaram o carnaval nas amenas praias do Caribe, em vôo próprio, Ivana e o empresário e ex-vice-governador Maia Júnior.

*Por hoje contei. Até amanhã.