12.03.2014

Comunidade Portuguesa quer manutenção da Praça Portugal

                  
 
          A Comunidade Portuguesa radicada no Ceará foi surpreendida com o anúncio da demolição da Praça Portugal, na cidade de Fortaleza. A Praça Portugal é um monumento de referência fundado em 1947. É parte importante da história de Fortaleza. É um assunto que toca profundamente não apenas à comunidade portuguesa, mas à história e cultura de todos os fortalezenses. A preservação da integridade da Praça Portugal é uma causa de toda a cidade.


Praça Portugal em época natalina
          A Comunidade Portuguesa defende a manutenção da rotatória arborizada da Praça Portugal e a integridade do monumento nele instaurado, a iconografia que simboliza a epopéia marítima portuguesa e união entre os povos lusófonos. A esfera armilar que pende do arco existente na Praça Portugal foi utilizada na bandeira pelo Rei D. João IV entre os anos de 1816 a 1826 como representação do Brasil.    

Prefeito Roberto

          O prefeito Roberto Cláudio  convidou a comunidade portuguesa para uma audiência que será realizada nesta sexta-feira, 14, às 16 horas. Estarão presentes na reunião o vice-cônsul de Portugal em Fortaleza, representantes das diversas instituições portuguesas existentes e/ou representadas em Fortaleza; Câmara Brasil Portugal no Ceará, Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro, Academia do Bacalhau  – e membros destacados da comunidade nas áreas do Urbanismo, História e Jornalismo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário