Postagem do dia 06.04.2014

Governador Cid diz por que ficou

 

Pondo fim à novela do fica ou sai, o governador Cid Gomes postou sábado em seu Facebook: "Nos últimos dias, recebi apelos de diversos amigos, partidos e lideranças políticas do Ceará para considerar a possibilidade de deixar o governo do Estado, de maneira a ensejar uma candidatura do nosso partido ao Senado Federal. Como sei que as questões do Ceará dependem muito de força junto ao Governo Federal, o que se dá também através de uma forte bancada de senadores, abri uma discussão que concluo hoje. Como recebi opiniões as mais diferentes, pedia a Deus que me iluminasse e procurei sentir no coração dos cearenses.
"Cheguei à conclusão de que minha responsabilidade é permanecer no Governo até o fim. Concluir a obra que iniciei, aperfeiçoar as políticas públicas sob minha responsabilidade e, fundamentalmente, entregar o estado do Ceará em boas mãos, me parece ser o meu dever. Agradeço a todas as expressões de carinho, respeito e apoio que tenho recebido ao longo deste processo e renovo meu compromisso de trabalhar até o último dia para fazer do Ceará uma comunidade mais justa, mais próspera e com oportunidades iguais para todos.”

Palácio da Abolição
 Essa decisão que surpreendeu alguns,  mas que, para os mais chegados, conforme me disse um deles, já não vinha sendo mais surpresa pelas dificuldades que estavam sendo encontradas em relação ao vice-governador Domingos Aguiar Filho que decidira ficar para assumir o restante do mandato, “o que não era aceitável para o nosso grupo político”, disse o meu informante. Por que, perguntei eu? “Porque Domingos Filho não é confiável, tem toda uma tradição de PMDB e de ligação com o Eunício”, disse ele.


          Uma conclusão a gente  pode  tirar dessa decisão: o  PROS terá candidatura própria ao Governo do Estado. Os nomes possivelmente somente serão conhecidos lá para o final de maio.

06.04.2014

Amigos na despedida de Byron



Muitos amigos e familiares de Byron Queiroz foram à funerária Ethernus na manhã deste domingo para apresentar seu último adeus. Muita gente da política, da administração pública, empresários  e bancários que conviveram com ele durante anos. A morte foi causada por complicações decorrentes de uma úlcera.
          Nascido em Iracema, no sertão do Ceará, e formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Byron foi vice-presidente do Centro Industrial do Ceará – CIC, no período de 1978 a 1987, secretário de Planejamento e secretário de Governo do Estado do Ceará, no primeiro mandato de Tasso Jereissati, de 1987 a 1991, além de ser o titular da Secretaria da Fazenda do Ceará, no Governo de Ciro Gomes, em 1991, e Presidente do BNB de 1995 e 2002.

06.04.2014


Tasso descarta candidatura

Está pensando
O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) afirmou que não será candidato como andam especulando por aí. “Os meus netinhos e os meus negócios não permitem que eu me candidate a qualquer cargo político no Ceará”, disse Tasso.

           Ao explicar porque não quer disputar, Tasso foi enfático. "O que o Ceará precisa é aproveitar a oportunidade eleitoral para renovar seu quadro político", disse. Ele não citou nomes, mas a crítica certamente é endereçada ao governador Cid Gomes (Pros) e ao secretário da Saúde, Ciro Gomes (Pros). "O candidato a governador ideal tem que ser um político sem mandato no momento e que tenha mentalidade moderna, de mudança”, completou.

 Segurança Pública


Na avaliação de Tasso  o aumento do índice de violência no Ceará é inaceitável. "Nós estamos com um problema sério, temos uma população apavorada, vivendo cercada de bandidos, sem poder sair de casa, e isso não pode continuar desse jeito”. A solução para o problema, aponta ele, é a alternância de poder. “É preciso mudança. O que está acontecendo hoje aqui não é nada bom”, finalizou.

“Tô fora”

          Antes de viajar a Nova York, Tasso Jereissati deu entrevista no aeroporto. A conversa com a reportagem foi rápida. Apesar de o PSDB ter encolhido ele diz que o partido tem "nomes expressivos" que poderiam disputar vaga de governador e senador. "Eu não, minha contribuição eu já dei, a hora é de renovar a política", pregou. Em seguida o ex-senador seguiu para a área de embarque internacional.  (Com informações do jornal O Estado e do radialista Cláudio Teran).

 

06.04.2014

Aguardando Tasso
Deputado Raimundo

           Neste domingo pela manhã, no velório de Byron Queiroz, o deputado federal  Raimundo Gomes de Matos (PSDB) me disse: “O PSDB não decidirá nada agora sobre candidaturas ao Senado ou ao Governo do Estado. Vamos aguardar o retorno de Tasso Jereissati, que se encontra nos Estados Unidos, para uma decisão”.

           Raimundo Gomes me Matos também me disse: “Se o Eunício renunciar para ser candidato a governador e o José Guimarães for eleito senador, o Ceará ficará com três senadores do PT: Valdemir Catanho, suplente de Eunício, José Pimentel e o  Guimarães. Assim não dá     “.

06.04.2014

Representação contra o senador Eunício

 


Conforme a Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República no Ceará  o MPF(Ministério Público Federal) ingressou com representação contra o senador da República  Eunício Oliveira e o  PMDB por propaganda eleitoral antecipada. O procedimento tem por base reportagem publicada no Jornal O povo , de 17 de março, intitulada "Eleições 2014: Clima de campanha marca atos partidários", além de duas outras evidências levadas ao Tribunal Regional Eleitoral.

Senador Eunício

De acordo com a representação, de autoria da Procuradora Regional Eleitoral auxiliar Nilce Cunha Rodrigues, a matéria jornalística reporta evento realizado no município de Croatá organizado pelo PMDB com o intuito de lançar o nome do senador Eunício Oliveira como candidato a governador do Ceará nas eleições de 2014. O evento, segundo o jornal, contou com a participação de 12 vereadores de Fortaleza, três deputados estaduais e de um deputado federal. 

            Diz ainda a matéria do MPF que "Além disso, também embasou a representação da PRE ofício da Promotoria de Justiça da 70ª Zona Eleitoral de Brejo Santo, informando que foram distribuídos em Croatá informes publicitários sob o título "Eunício, oi Senador de Todos". O informativo teria circulado na cidade na semana de 10 a 14 de fevereiro de 2014, e expunha os feitos políticos de Eunício Oliveira enquanto senador". (Fonte jornalista Antônio Viana em 31.03.2014).

06.04.2014

Encontro Regional do sistema de bibliotecas  


        Começa nesta segunda-feira, 7, e vai até amanhã, 8,  o Encontro Regional dos usuários do Sistema Pergamum (Sistema Integrado de Bibliotecas), que terá como palco o Auditório Rachel de Queiroz da UFC (Av. da Universidade, 2762, Benfica). O evento, realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), é gratuito, e as inscrições podem ser feitas on-line (http://is.gd/DH2E5x) ou no dia do encontro.


          O Sistema Pergamum consiste em sistema informatizado de gerenciamento de dados, direcionado aos diversos tipos de centros de informação. Atualmente, em Fortaleza, é utilizado nas bibliotecas da UFC, na Unilab, na Marinha do Brasil e em outras instituições.(Fonte: João Paulo C. Ferreira, bibliotecário, Fone: 85 8827 7086)

06.04.2014

Ceará e Europa em seminário sobre
energias renováveis

 


Seminário conjunto sobre Pesquisa e Inovação entre Europa e o Ceará será realizado nesta segunda-feira,  no campus do Itapaeri da Universidade Estadual, auditório Paulo Petrola. A abertura acontecerá às 8h30 pelo reitor José Jackson Sampaio e contará com a presença da embaixadora Ana Paula Zacarias, chefe da representação da União Européia no Brasil.

 
            Serão apresentados os programas Horizonte 2020, “Euraxesss” – pesquisadores em movimento e as palestras “Ciência, Tecnologia e Inovação no Ceará” pelo secretário René Barreira; “Energias Renováveis: as experiências dos estados membros da EU” e a “A matriz energética no Estado do Ceará”. Além de painel sobre as experiências em energias renováveis por alguns países da Europa.

06.04.2014

Nota de pesar pela morte de  José Wilker

Deputado Zezinho
           Assinada pelo presidente José Albuquerque, a Assembleia Legislativa, logo após a morte do ator José Wilker, publicou esta  nota de pesar: "Com grande tristeza, recebemos, a notícia do falecimento do ator e comentarista de cinema José Wilker. Natural de Juazeiro do Norte, ele levou a todo o País o talento do cearense, por meio de grandes atuações no cinema, no teatro e na televisão, ao longo de quase 50 anos de carreira.

José Wilker
          A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio de seus 46 deputados e do conjunto de servidores, se junta a todos os cearenses na despedida de um de seus mais ilustres filhos. A cultura nordestina perde  uma de suas referências".

 

06.04.2014

TAM muda de aliança

          A TAM agora é Oneworld, a nova aliança global de empresas, ampla rede de companhias aéreas mundiais.

06.04.2014


Skal Fortaleza é destaque  nacional

Sônia Vidinha nova presidente

          Sonia Vidinha, do Rio de Janeiro, é a nova presidente do Skal Internacional do Brasil. Após a Copa fará a posse oficial. As cearenses Enid Câmara de Vasconcelos é Diretora Nacional e Selma Cabral, a Delegada Regional do Nordeste. 
Ana Carolina, presidente
 nacional que deixou,
 e Enid Câmara, nova Diretora
nacional.

Priscila, skalega de 2013
          O Skal Fortaleza ganhou o troféu de Clube do ano de 2013 e a sua presidente, Priscila Cavalcante, o título de Presidente do Ano. O Skal Fortaleza tem feito bonito papel nacional.

06.04.2014

João Pessoa sediará congresso
da ABRAJET

 
 

Continuam abertas as inscrições para o Congresso Brasileiro de Jornalistas de Turismo, que acontecerá entre os dias 15 e 18 de maio, na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Segundo o presidente da Abrajet-PB, Rogério Almeida, já está praticamente tudo pronto para o evento que reunirá a nata da imprensa de turismo na capital paraibana.

 

06.04.2014

Feira para hotéis e gastronomia
 


Equipotel Nordeste 2014, que  aposta em segmentação de expositores para gerar mais oportunidades de negócios, foi apresentada ao “trade” cearense e aos jornalistas especializados em turismo durante simpático almoço no restô  “O Banquete”, que tem a chef Lili Pereira  no seu comando. Celina de Castro Alves, do Convention Bureau, coordenou a apresentação do evento para o publico cearense. Os detalhes foram apresentados por Tatiana Menezes, Diretora Executiva Nordeste; Carlos Maurício Periquito, Diretor Executivo, e Mylenna Luz, Consultora.

Apresentando a feira

          Em uma área de 23.000m², a 4ª Equipotel Nordeste reunirá mais de 450 expositores nacionais e internacionais de 06 e 08 de maio no Centro de Convenções de Pernambuco. O pré-credenciamento gratuito já pode ser realizado no site: www.equipotelnordeste.com.br

Gastronomia e hotelaria

Gastronomia

          Considerada a maior feira para os setores de gastronomia e hotelaria da região, a Equipotel Nordeste 2014 está totalmente direcionada à geração de negócios. Nesta quarta edição, o evento que tem como referência a Equip’Hotel Paris, cria uma nova segmentação dos expositores para ampliar ainda mais a capacidade de aproximar fornecedores e compradores. Este ano serão seis novos segmentos: Alimentação; Arquitetura, Decoração e Design; Gestão e Tecnologia; Lazer e Spa; Higiene, Limpeza e Manutenção; Equipamentos e Utensílios.

          De acordo com Paulo Octávio Pereira de Almeida, vice presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado – organizadora do evento a Equipotel Nordeste é uma ferramenta única de vendas e relacionamento que posiciona frente a frente quem quer comprar com quem quer vender. “Em um só local conseguimos apresentar as novidades de vários segmentos. Portanto, o empresário já sai da feira com o negócio montado ou totalmente renovado”.

Expositores e visitantes

          Este ano, serão cerca de 450 empresas participantes, 11% a mais do que a última edição, em 2013. Também estão confirmados os estandes de empresas internacionais como: Rational, da Espanha, que trabalha no segmento de fornos; a Format, da Rússia, especializada em Revestimentos e Decoração; a americana Teledex, na área de Telecomunicações, além de outras empresas e marcas que participam via distribuidores.

Novidade

          Esta será a primeira edição do Hotel Prime Show, uma vitrine de tendências em projetos de arquitetura de interiores para a hotelaria, traduzindo para o mercado nordestino o que há de mais atual. “Será um espaço de 1.085m², com ambientes customizados com o que há de mais moderno e rentável em hospedagem. Um ambiente para inspirar novos projetos e negócios. O espaço será projeto por renomados arquitetos e terá o apoio de marcas consagradas do setor”,explica Paulo Octávio.

06.04.2014


CURTAS SOCIAIS

Lúcio Brasileiro
 
*Mudam  de idade neste domingo, 6, o colunista Lúcio  Brasileiro, as sras. Lúcia Filgueiras Lima, Lúcia Dantas e Alba Maria Pinheiro, Aécio de Borba e Honório Pinheiro.

*Na segunda-feira, 7, eu cumprimento ao desembargador do Trabalho (aposentado) José Ronald  Cavalcante Soares, Mozart Machado, Zilma Melo e a Djacir Freire Figueiredo.

Evandro e Zilma Melo

*Cláudio Ary está articulando o “Burger Day” para acontecer dia 8, terça-feira, às 18 horas. E dose vai se repetir na quinta-feira, às 23 horas.

*Mário Rubens, o Rubão, movimentou neste domingo a Festa do Pit Stop no antigo Cantinho do Céu, no Euzébio, com diversas bandas de forró.

*Foi rezada na Igreja de São Vicente de Paulo a missa pelo primeiro aniversário de morte do ex-deputado estadual Fonseca Coelho, iniciativa da família tendo à frente o filho Kerginaldo Varandas Coelho.

*Por hoje contei. Até amanhã.