Postagem do dia 27.04.2015

Cearenses  Rosier e seu filho Davi estão bem no Everest
          Na  nova maior tragédia no Everest   estão confirmadas 20 mortes  e mais de 60 feridos decorrentes do terremoto de magnitude 7.9 que atingiu o Nepal e matou mais de 2.300 pessoas na região de Katmandu, neste sábado, dia 25 de abril. O epicentro do terremoto foi a 81 km de Katmandu. Uma avalanche no Pumori atingiu o Campo Base do Everest.  Durante a manhã de sábado os helicópteros de resgate não conseguiram voar na região devido a uma nevasca.
          O cearense  Rosier Alexandre  no domingo estava no    no C2 do Everest   estudando uma forma de descer para o Campo Base, já que o trecho de descida pela Cascata de Gelo foi danificado.
          Davi, filho de Rosier Alexandre,  que estava no Campo Base,  tinha ido para o vilarejo de Gorak Shep  e está bem. A médica da equipe de Rosier  morreu no Campo Base.   Marisa Eve Girawong, 29 anos, da equipe da Madison Mountainneering, morreu em decorrência da avalanche do Pumori que atingiu o Campo Base. Marisa era a médica especializada em alta montanha e fazia parte da equipe de Rosier Alexandre. Neste domningo, dia 26, houve um novo terremoto que atingiu o Nepal e a Índia, com 6.7 de magnitude. Houve avalanches na região do Everest, mas as informações que chegaram até o momento é que não houve conseqüências para  os alpinistas e seus  sherpas.  (Fonte: Portal Extremos/Everest 2015).
 
 

 
          Segundo informações da assessoria do alpinista, Rosier foi resgatado por helicóptero do Campo 1 do Everest a 5.900m, o tempo limpo permitiu que os helicópteros fizessem várias viagens para resgatar os montanhistas. Rosier ligou para família do Campo Base, hoje às 03h37min.

   Rosier e Davi passam bem e não tiveram ferimentos. Eles já se encontraram e estavam juntos no Campo Base procurando e resgatando os equipamentos que foram abandonados na hora da avalanche. Rosier relatou que ao descer do helicóptero viu um cenário de guerra pela destruição que a avalanche causou. Os dois seguirão em caminhada para Gorak Shep, vilarejo próximo ao Everest e lá deverão permanecer nos próximos dias. 

27.04.2015

Medalha da Abolição reúne expressivos nomes do Ceará

          Apesar de ser num sábado no final da tarde, a cerimônia de entrega da Medalha da Abolição à Fausto Nilo, Maria da Penha e José Huygens Garcia lotou o auditório e os jardins do palácio. O governador Camilo e a vice governadora Izolda distribuíram em conjunto as comendas. Os acostumados ao uísque nessas ocasiões reclamaram a falta do "precioso líquido", mas o Governador determinou lei seca nos eventos oficiais. Não faltou comida nem água nem sucos, "mas não tem nem um espumantezinho?", perguntavam ao garçom.

          Em seu discurso disse o Governador: "A definição dos agraciados deste ano me levou a pensar em quantos cearenses fazem diferença nas suas ruas,  bairros, localidades e cidades com ações que nem sempre são visíveis, mas que são fundamentais para mantermos nossas crianças nas escolas, ou prevenir doenças, ou melhorar a qualidade de vida de nossos irmãos e irmãs". Foi assim, ampliando o foco para todos os cearenses, que o governador Camilo Santana exemplificou o perfil dos três homenageados com a Medalha da Abolição de 2015: o arquiteto, compositor e poeta Fausto Nilo; a farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes, que empresta seu nome à Lei Maria da Penha; e o médico responsável pelo programa de transplante de fígado no Estado, José Huygens Parente Garcia.
          “Os três receberam a maior comenda concedida pelo Estado do Ceará das mãos do governador e da vice-governadora, Izolda Cela, em solenidade realizada no Palácio da Abolição, na noite deste sábado”. Durante a solenidade, Camilo Santana destacou a relevância do trabalho prestado pelos agraciados, sem deixar de ressaltar que todos os méritos não seriam possíveis sem a boa aceitação dos que os acompanham. "Toda esta reflexão me leva a dizer a vocês, Maria da Penha, Dr. José Huygens e Fausto Nilo, que esta comenda tem uma simbologia muito  importante. Para mim, entregar a Medalha da Abolição para vocês significa agraciar a todos os cearenses que  fizeram e fazem parte da história de vocês e de nosso Estado. Por favor, levem com vocês o meu agradecimento a cada um deles", disse.
Fausto Nilo ganhando beijo da esposa
          À medida que eram agraciados cada um dos homenageados agradeciam a distinção falando um pouco sobre a sua vida e recebiam efusivos aplausos.

Janos Fuzesi, filho e pai, cônsul da Hungria,

José Rangel e Luiz Sérgio Vieira

Dentre as muitas personalidades presentes estavam os casais ex-governador Adauto Bezerra e Ivens Dias Branco, o senador José Pimentel, deputados federais José Guimarães e José Airton Cirilo, deputados estaduais Sérgio Aguiar, Júlio César Filho e noiva, Tin Gomes, Raquel Marques e o marido Ilário Marques,  empresário Deusmar Queirós, conselheiro Luiz Sérgio Vieira, agentes consulares Janos Fuzesi, da Hungria, com o filho empresário Janos Cavalcante Fuzesi, e Francisco Brandão, de Portugal; desembargador Ernani Barreira, Cristiano Maia com esposa, Eudoro Santana e esposa, a executiva da área de eventos Enid Câmara, secretários de Estado Guilherme Sampaio,  Artur Bruno e Adail Fontenele, Assis Machado, João Batista Fujita, Carlinhos Fujita, Pio Rodrigues,  enfim uma grande quantidade dos nomes mais representativos do Ceará.

27.04.2015

Una Notte Italiana

        Priscila Cavalcanti (foto) movimenta  Ação Social em prol de três instituições:
Orfanato Casa de Jeremias,  Lar da Criança Domingos Sávio  e Creche Pequena Bia quando pretende angariar cesta básica, latas de leite em pó, fraldas descartáveis, toalhas e lençois (solteiro/branco/sem elástico).
       Nesse momento especial, ela comemora sua troca de idade como também festeja o Jubileu de Prata  (25 anos) da sua  Priscila Eventos. Será no dia 7 de maio, às 20 horas, no Salão Prattes do Teka´s Buffet tendo como atrações o pianista Felipe Adjafre, o tecladista e cantor  Guilherme Silva (foto abaixo)  e  discotecagem Davi Fernandez.
  
           Na ocasião será feito o sorteio de uma viagem à Itália dentro do  Projeto Skal Mundo Afora. Adesão: 60 reais por pessoa (incluso Open Bar). Contato: (85) 3401.5216.

27.04.2015

CSE faz reunião para discutir políticas para eventos
          A Câmara Setorial de Eventos realiza nesta terça-feira, 28, a partir das 9 horas, a sua 32ª reunião, no auditório da ADECE, sob o comando da presidente Enid Câmara de Vasconcelos (foto abaixo). A Câmara reúne todos os setores direta e indiretamente envolvidos com eventos.
        Vão ser enfocados os seguintes temas: Política de Apoio a Eventos com estudo específico de mercado sobre incentivos fiscais e tributários; Política de captação, promoção, apoio e patrocínio  a eventos, dentro de um eixo  de desenvolvimento econômico tendo como atores envolvidos governos e entidades;  Dimensionamento do Setor tendo por eixo  capacitação/atração e desenvolvimento; Construção de Centro de Congressos, equipamento com salas de pequeno e médio porto e auditórios; estudo  para inclusão  do Setor de Eventos nos Editais de Inovação e Tecnologia.
          São esses alguns dos temas que fazem parte do estudo de planejamento que está em desenvolvido nesta CSE.

27.04.2015

Jornalista e sambista
          O jornalista Demétrio Andrade (foto) se apresentou  na noite deste sábado (25), a partir das 21 horas, no Buoni Amici´s, no Dragão do Mar, na Praia de Iracema, no dia em que completava  46 anos de idade.
          Devoto de São Jorge, Demétrio se apresenta tocando samba com o grupo Academia  há mais de uma década. (Foi o que registrou o Eliomar de Lima no dia  25.04.2015). Demétrio foi o homem de imprensa da gestão Luizianne Lins.

27.04.2015

Sobral é apontada como Cidade Americana do Futuro 2015/16

Pela terceira vez consecutiva Sobral é incluída no Guia de investimento estrangeiro do grupo Financial Times. A cidade foi apontada como uma das mais promissoras para receber investimentos estrangeiros, pelo guia “American Cities of the Future 2015/16”, da FDI Magazine, publicação especializada em investimento internacional lida por investidores de todo o mundo. Para a publicação do grupo Financial Times, foram analisados dados de 421 cidades das três Américas.
Única representante do Nordeste, Sobral é listada pela terceira vez consecutiva no guia de investimentos, na categoria relação custo/benefício para cidades de pequeno porte (100 mil a 350 mil habitantes). Além de Sobral, figuram no guia apenas outras seis cidades brasileiras de Minas Gerais (Sete Lagoas), São Paulo (São Paulo e Jundiaí), Rio de Janeiro (Resende e Itatiaia) e Espírito Santo (Vitória). Esta informação foi o Macário Batista quem  repassou a seus leitores.

27.04.2015

Manassés inicia nova temporada de “shows” por  Sobral
          Um dos mais renomados músicos de todo o Brasil, o multiiinstrumentista cearense Manassés (foto),  inicia nesta quarta-feira, 29/4, uma nova temporada de shows, começando em Sobral, no tradicional Theatro São João, com entrada franca.
          O universal pelo regional. Poucos artistas conseguiram assimilar e praticar este lema quanto Manassés de Souza, violonista, violeiro, guitarrista, compositor, arranjador e produtor musical cearense que está lançando seu 13º disco, o CD “Mana Mano”. Aplaudido pelo público cearense, nacional e internacional, aclamado entre os colegas instrumentistas e intérpretes, Manassés, autor de clássicos como “Briga de foice”, “Menino de rua” e “Palavra de amor”, apresenta o disco em uma temporada de shows que inclui apresentações no Ceará e na Paraíba.
          A apresentação tem produção da Modo Maior e apoio exclusivo da Prefeitura Municipal de Sobral. A temporada inclui ainda apresentações em Fortaleza, nos dias 6 e 23 de maio, no Centro Cultural Banco do Nordeste;  em Sousa-PB (dia 20/5) e Juazeiro do Norte (dia 21/5), também nas unidades do CCBN em cada cidade, sempre às 19h.

27.04.2015

Agropacto enfoca desenvolvimento rural sustentável
          Nesta terça-feira, 28, a reunião do Agropacto destaca a palestra “Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário” que fará o deputado estadual Moisés Braz (foto acima), presidente da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa.
O evento, como sempre, acontece no auditório da superintendência do Banco do Brasil a partir das 7h30 reunindo  produtores rurais e empresários do setor e será   conduzido por Flávio Saboya (foto), presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará.

27.04.2015

 
 

27.04.2015

Produtores de leite do Ceará           Assumiu a Presidência da Associação dos Produtores de Leite do Ceará (APROLECE), Cláudio Augusto Teófilo Júnior,     pecuarista, produtor de leite , proprietário da Fazenda Aipiti, no município de Trairi.
         Ele é  presidente da Associação dos Criadores de |Gado Jersey do Ceará. A informação é de Antônio Magalhães.

27.04.2015

Idade nova de amiga querida
As muitas amigas de Criselda Rocha se reuniram num restô  da cidade para lhe cantar parabéns pela idade nova. Praticamente toda a lista afetiva marcou presença. Citando algumas: nas fotos abaixo, a aniversariante com Sarah Aragão, Zeneida Rangel, Gabriela Castro, Lenilza Campos, Ester Lins Cavalcante e Margareth (Margô) Gonçalves.
 

27.04.2015

CURTAS SOCIAIS
*O ex-governador Cid Ferreira Gomes (foto) é o aniversariante deste dia 27. O brinde acontece entre os familiares e os mais próximos.
*Também neste  dia 27 acontece a idade nova de Neyara Santiago Cysne (foto), que comemora com a família e ao lado do marido Bené.
*Marcam igualmente o calendário nesta segunda-feira  Karísia Pontes e  Schubert Machado (foto acima).
*A sociedade está muito consternada com a morte de Sílvio Leal Filho (foto), médico oftalmologista e pessoa muito querida na sociedade tradicional. Minha solidariedade à Tida, filhos e aos irmãos.
*Já os meios literários e artísticos cearenses estão de tudo com a morte de Audifax Rios (foto). Como disse o Secretário de Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, “Era um  artista de múltiplas linguagens e expressões, com um legado de inestimáveis contribuições para a cena cultural e a sociedade cearense. Pintor, desenhista, cronista, romancista, capista, publicitário, comunicador, pesquisador, Audifax atingiu a grande meta buscada por todo artista: o desenvolvimento de uma identidade própria, uma assinatura inconfundível, um sotaque próprio, nos vários meios e mensagens com que presentou o público, em uma longa trajetória de contribuições ao Ceará e ao Brasil”.
*Por hoje contei. Até amanhã.