27.04.2015

Medalha da Abolição reúne expressivos nomes do Ceará

          Apesar de ser num sábado no final da tarde, a cerimônia de entrega da Medalha da Abolição à Fausto Nilo, Maria da Penha e José Huygens Garcia lotou o auditório e os jardins do palácio. O governador Camilo e a vice governadora Izolda distribuíram em conjunto as comendas. Os acostumados ao uísque nessas ocasiões reclamaram a falta do "precioso líquido", mas o Governador determinou lei seca nos eventos oficiais. Não faltou comida nem água nem sucos, "mas não tem nem um espumantezinho?", perguntavam ao garçom.

          Em seu discurso disse o Governador: "A definição dos agraciados deste ano me levou a pensar em quantos cearenses fazem diferença nas suas ruas,  bairros, localidades e cidades com ações que nem sempre são visíveis, mas que são fundamentais para mantermos nossas crianças nas escolas, ou prevenir doenças, ou melhorar a qualidade de vida de nossos irmãos e irmãs". Foi assim, ampliando o foco para todos os cearenses, que o governador Camilo Santana exemplificou o perfil dos três homenageados com a Medalha da Abolição de 2015: o arquiteto, compositor e poeta Fausto Nilo; a farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes, que empresta seu nome à Lei Maria da Penha; e o médico responsável pelo programa de transplante de fígado no Estado, José Huygens Parente Garcia.
          “Os três receberam a maior comenda concedida pelo Estado do Ceará das mãos do governador e da vice-governadora, Izolda Cela, em solenidade realizada no Palácio da Abolição, na noite deste sábado”. Durante a solenidade, Camilo Santana destacou a relevância do trabalho prestado pelos agraciados, sem deixar de ressaltar que todos os méritos não seriam possíveis sem a boa aceitação dos que os acompanham. "Toda esta reflexão me leva a dizer a vocês, Maria da Penha, Dr. José Huygens e Fausto Nilo, que esta comenda tem uma simbologia muito  importante. Para mim, entregar a Medalha da Abolição para vocês significa agraciar a todos os cearenses que  fizeram e fazem parte da história de vocês e de nosso Estado. Por favor, levem com vocês o meu agradecimento a cada um deles", disse.
Fausto Nilo ganhando beijo da esposa
          À medida que eram agraciados cada um dos homenageados agradeciam a distinção falando um pouco sobre a sua vida e recebiam efusivos aplausos.

Janos Fuzesi, filho e pai, cônsul da Hungria,

José Rangel e Luiz Sérgio Vieira

Dentre as muitas personalidades presentes estavam os casais ex-governador Adauto Bezerra e Ivens Dias Branco, o senador José Pimentel, deputados federais José Guimarães e José Airton Cirilo, deputados estaduais Sérgio Aguiar, Júlio César Filho e noiva, Tin Gomes, Raquel Marques e o marido Ilário Marques,  empresário Deusmar Queirós, conselheiro Luiz Sérgio Vieira, agentes consulares Janos Fuzesi, da Hungria, com o filho empresário Janos Cavalcante Fuzesi, e Francisco Brandão, de Portugal; desembargador Ernani Barreira, Cristiano Maia com esposa, Eudoro Santana e esposa, a executiva da área de eventos Enid Câmara, secretários de Estado Guilherme Sampaio,  Artur Bruno e Adail Fontenele, Assis Machado, João Batista Fujita, Carlinhos Fujita, Pio Rodrigues,  enfim uma grande quantidade dos nomes mais representativos do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário