Postagem do dia 27.04.2015

Cearenses  Rosier e seu filho Davi estão bem no Everest
          Na  nova maior tragédia no Everest   estão confirmadas 20 mortes  e mais de 60 feridos decorrentes do terremoto de magnitude 7.9 que atingiu o Nepal e matou mais de 2.300 pessoas na região de Katmandu, neste sábado, dia 25 de abril. O epicentro do terremoto foi a 81 km de Katmandu. Uma avalanche no Pumori atingiu o Campo Base do Everest.  Durante a manhã de sábado os helicópteros de resgate não conseguiram voar na região devido a uma nevasca.
          O cearense  Rosier Alexandre  no domingo estava no    no C2 do Everest   estudando uma forma de descer para o Campo Base, já que o trecho de descida pela Cascata de Gelo foi danificado.
          Davi, filho de Rosier Alexandre,  que estava no Campo Base,  tinha ido para o vilarejo de Gorak Shep  e está bem. A médica da equipe de Rosier  morreu no Campo Base.   Marisa Eve Girawong, 29 anos, da equipe da Madison Mountainneering, morreu em decorrência da avalanche do Pumori que atingiu o Campo Base. Marisa era a médica especializada em alta montanha e fazia parte da equipe de Rosier Alexandre. Neste domningo, dia 26, houve um novo terremoto que atingiu o Nepal e a Índia, com 6.7 de magnitude. Houve avalanches na região do Everest, mas as informações que chegaram até o momento é que não houve conseqüências para  os alpinistas e seus  sherpas.  (Fonte: Portal Extremos/Everest 2015).
 
 

 
          Segundo informações da assessoria do alpinista, Rosier foi resgatado por helicóptero do Campo 1 do Everest a 5.900m, o tempo limpo permitiu que os helicópteros fizessem várias viagens para resgatar os montanhistas. Rosier ligou para família do Campo Base, hoje às 03h37min.

   Rosier e Davi passam bem e não tiveram ferimentos. Eles já se encontraram e estavam juntos no Campo Base procurando e resgatando os equipamentos que foram abandonados na hora da avalanche. Rosier relatou que ao descer do helicóptero viu um cenário de guerra pela destruição que a avalanche causou. Os dois seguirão em caminhada para Gorak Shep, vilarejo próximo ao Everest e lá deverão permanecer nos próximos dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário