Postagem do dia 12.06.2017

Oposição mais sufocada na Assembleia

                       
          Olho vivo! A crise entre blocos partidários e lideranças governamentais, que estão se sentido cada vez mais desconfortável com as críticas e  posicionamento de alguns parlamentares (críticas ao Governador, à saúde, à falta de segurança, desperdício de dinheiro, os negócios dos Ferreira Gomes etc).  está bem visível na Assembleia e agora chega a seu ápice com o deslocamento de deputados de posições aceitas até  poucos dias.  Primeiro ato:  o presidente em exercício da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), deputado Antônio Granja (PDT), determinou a redistribuição dos relatores de quatro projetos em tramitação na Comissão. 
 O parlamentar, por meio de memorando ao Departamento Legislativo, mandou  expedir  Comunicado  pela liderança do bloco partidário 
PMDB/PMB/PSD,   substituindo o deputado Leonardo Araújo (PMDB, leiam matéria abaixo) como membro titular da CCJR pelo deputado Osmar Baquit (PSD), governista,  que reassumiu o mandato. Leonardo ainda perdeu a liderança da bancada partidária para sua colega Dra. Silvana (PMDB).
Por determinação ainda de  Antônio Granja, deverão ser substituídos   e designados novos   relatores para projetos de lei de autoria dos deputados Roberto Mesquita (PSD), de oposição,  Tin Gomes (PHS), situação,   Aderlânia Noronha (SD), situação,   e a PEC do deputado Heitor Férrer (PSB), oposição,  que extingue o TCM.
 Ele anunciou também  a realização nesta terça-feira (13/06), às 14h, de audiência pública para debater a PEC nº 07/17, que trata sobre a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O debate será no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

12.06.2017


12.06.2017

“Só não podem me tomar é  esta tribuna”, diz o deputado Leonardo
          O deputado Leonardo Araújo (PMDB) já disse em alto e bom som “ninguém vai me calar aqui, podem tomar o que me deram, só  não vão me tomar é a tribuna, que é do povo que me elegeu.”  Mas, nessas ocasiões, quando o deputado começa a falar, a situação esvazia o plenário, manda os deputados para seus gabinetes,  e ele fica falando para as cadeiras parlamentares vazias, para um presidente de plantão, para os funcionários do plenário e para alguns jornalistas.
O orador só não fica tão sem audiência porque, para sorte dele, agora tem a tv e a rádio Assembleia.

12.06.2017

Assembleia homenageia a Marinha
           Na terça-feira, 13, por requerimento do deputado Manuel Duca (PDT), a Assembleia Legislativa realiza sessão solene às 15 horas, no Plenário 13 de Maio, pelo aniversário de 152 anos  da Batalha Naval de Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil. 
  Comandantes militares e Amigos da Marinha vão estar presentes.

12.06.2017

Namorar, ontem e hoje, muito bom
          Neste Dia dos Namorados, embora o sentimento de namorar seja o mesmo, envolvendo duas pessoas que se gostam, que se  atraem, que  sentem emoção no encontro (antes, com certeza, era um macho e uma fêmea), hoje não mais, já vi macho namorando macho e fêmea namorando  fêmea, com beijinhos e os afetos inerentes ao namoro. O namorar não diferencia os sexos. A libido se excita nos dois casos.  Na minha adolescência, porém,   era diferente. Só valia homem com mulher,  mulher com homem.
  Era emocionando se preparar em casa, se perfumar, e sair para ir para a casa da namorada, ou para o cinema, um passeio na praça (quando ainda se podia passear na praça); no clube a piscina, o tênis que se jogava e as tertúlias, as danças... no máximos alguns beijinhos, uns amassos. Sexo nem pensar.
Os tempos passaram, vieram  a televisão, as novelas, as cenas de sexo explícito por todos os meios de comunicação, a apelação das publicidades. As meninas se emanciparam, muitos meninos se aviadaram, e o namoro à moda antiga virou “ficar” na grande maioria das vezes. Quer dizer, em muitos casos o menino conheceu a menina, teve afinidade, encostou, beijou...foi ficando e, como se dizia na época,  “abateu a lebre”. Daí um grande número de gravidez juvenil.
  Naturalmente existem as exceções e o namoro decente, à moda antiga,  prevalece. Só não muito à antiga porque, na época, quando  estávamos  juntos se conversava, se beijava, se ria, era uma alegria; hoje, nesta época de celular e telefone moderno, os atos mais visíveis entre os jovens casais às vezes carrancudos  nos restaurantes ou em locais público  é o teclamento e alguns sussurros “não atrapalha, pô!”.
Como publicou um amigo meu, o jornalista Ciro Pinheiro,” Mesmo assim considerando, queremos emocionar os casais que ainda vivem o
romantismo, com mensagens musicais de Marisa Monte e Caetano”:


Marisa:
“Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu pensar em você?
Isso me acalma
Me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver”
 

Caetano:
“Às vezes no silencio da noite
Eu fico imaginando nós dois
Eu fico ali sonhando acordado
Juntando o antes, o agora e o depois”

         Porque namorar ainda é muito bom!

12.06.2017


12.06.2017


Câmara Brasil-Portugal do Ceará inova com mulheres dinâmicas em sua diretoria
        Será empossada nesta terça-feira, 13, durante almoço de adesão  no Hotel Dom Pedro Laguna, no Aquiraz Riviera, a nova diretoria da Câmara Brasil-Portugal/Ceará que tem a seguinte diretoria:
          Armando Abreu (presidente), Rômulo Soares, Carlos José Maia e Wandocyr Romero, primeiro, segundo e terceiro vices-presidentes, respectivamente.
Diretores Setoriais:  Enid Câmara (Eventos especiais), Ricardo André Guedes (Energia),  Antônio Eugênio Filho (Jurídico), Josefa Maria Alencar (Relações Internacionais), Gustavo Rodrigues Silva (Tesoureiro), Verônica Maria Gurgel do Amaral (Aduaneiro), João Teixeira Júnior (Agronegócio) e José Maria Zanocchi (Intermediação e Arbitragem).
À solenidade  estarão presentes o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro,  e o Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Dias, conforme o blog já se referiu.
 Merece especial referência nessa nova diretoria a presença das mulheres e,  particularmente de  Enid Câmara de Vasconcelos (foto), conhecida pelo seu dinamismo, organizadora de grandes eventos locais, como o Seminário dos Prefeitos e o de Resíduos Sólidos, e nacionais (citando-se apenas os Encob). Ela já presidiu o Skal Internacional de Fortaleza, integra a Academia Brasileira de Eventos e Turismo (São Paulo), preside a Câmara Setorial de Eventos do Ceará e está à frente de sua empresa a Prática Eventos.

12.06.2017

Leite do sertão central no Agropacto
           Nesta terça-feira, a partir das 7h30, mais um Agropacto com as ações de desenvolvimento da bovinocultura  leiteira no sertão central – projetos Infoleite e Nosso Leite apresentado por  Paulo Jorge Mendes Leitão, engenheiro-agrônomo e articulador de negócios do Sebrae.
  O Agropacto é uma realização do Fórum da Agropecuária Cearense, idealizado e executado pela Faec/Senar sob o comando do presidente Flávio  Saboya e do coordenador-geral Paulo Hélder Braga. Informações: 3535.8006.

12.06.2017


12.06.2017

146 mil crianças e adolescentes ainda trabalham no Ceará
         A Assembleia Legislativa realiza nesta segunda-feira (12/06), a partir das 15h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene pelo transcurso do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A solenidade atende a solicitação da deputada Bethrose (PMB). Pra ela,  o tema em questão requer debates contínuos e atenção redobrada das autoridades e da sociedade civil organizada.   
  “Precisamos desconstruir essa falsa ideia de que trabalho precoce é um caminho possível para o desenvolvimento humano e social”, argumenta. Para ela, antes de trabalhar, a criança precisa “estudar, brincar, realizar-se com outras crianças, para se desenvolver em todas as suas faculdades de forma integral”.
 A parlamentar explica que, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2015, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2,6 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalham em todo o território nacional. No Ceará, o  número foi reduzido para 146 mil, tirando o Estado da terceira para a 16ª posição no ranking de estados brasileiros com maior incidência de exploração de trabalho infantil.

12.06.2017

Jeri entrega Troféu Pedra Furada a Paloma Rocha
            Neste final de semana teve  continuidade a programação do VI Festival de Jericoacoara Cinema Digital, com entrada franca e muitas atrações ao longo de todo o dia. Como na sexta-feira, 9/6, marcada por sol forte, lua cheia e uma programação intensa, incluindo pela manhã o segundo dia de debate sobre o filme "Terra em Transe", de Glauber Rocha, produção homenageada pelo evento nos 50 anos desde o lançamento.
            "É com muita satisfação que entregamos esse troféu do nosso festival à Paloma, em agradecimento ao que ela tem feito pelo cinema brasileiro e, em particular, pelo nosso festival, cedendo filmes como 'Deus e o Diabo na Terra do Sol', em 2014, e agora 'Terra em Transe'. Agradecemos não só pela cessão do filme, mas pela participação neste seminário. É por essas razões que estamos aqui fazendo a entrega do Troféu Pedra Furada", ressaltou Francis vale.
          Paloma Rocha agradeceu pelo convite e ressaltou a luta da equipe "para fazer o festival em uma cidade de areia, que não deve ser tão fácil". "Tô muito feliz. Esses dias pra mim foram dias de realização”.
O VI Festival de Jericoacoara Cinema Digital conta, na Mostra Competitiva de Curtas, com a exibição de 30 filmes, de realizadores de 13 estados, selecionados entre nada menos que 237 inscritos. 

        Neste ano, chamou atenção da comissão de seleção o grande número de documentários inscritos, refletindo-se também na lista dos selecionados. "Um total de 15 filmes, metade dos selecionados, são documentários, o que demonstra a atenção que o gênero vem recebendo por realizadores de todo o País", destaca o diretor do festival, cineasta e escritor cearense Francis Vale. 


SERVIÇO:
Ass. De Imprensa - 98878-8805 / 98699-6524  – Dalwton Moura
FOTOS: Divulgação/Icaro Firmino

12.06.2017

Medical Center no Euzébio
          Continuando sua expansão em empreendimentos imobiliários  de alto padrão, o Euzébio volta-se para  o segmento de saúde: trata-se do Medical Center Eusébio, da Incorporadora Blue Star.
A primeira fase da obra deve ser entregue até dezembro deste ano. (Fonte: Jornalista Neila Fontenele, O Povo).

12.06.2017


12.06.2017

CURTAS SOCIAIS
*Nesta segunda, 12, abraço o amigo e companheiro Nelson Faheina, que faz aniversário.
  *Em São Paulo, amanhã, o banqueiro Norberto Pinheiro (na foto com a sua Alba Maria) é felicitado pela sua idade nova.
  *Os Correios parece estarem involuindo. Antes tinha telegrama fonado, hoje não tem mais nem pela Internet. É preciso  ir a uma agência com o papel. Pode?
 *O Náutico fez 88 anos de inauguração e houve solenidade cívica conduzida pelo presidente Pedro Jorge.
*O vereador Idalmir Feitosa operou-se do coração e ganhou missa em ação de graças que a sua esposa Marizart mandou celebrar na capela de Nossa Senhora das Graças no Hospital Militar. Era também o aniversário dele.
  *Maria e o desembargador  Eymard Amoreira (foto acima) foram festejar o primeiro aninho da neta Olívia na festa que Luana e Daniel Amoreira realizaram.
 *Os restaurantes de Fortaleza resolveram abrir nesta segunda-feira para receber os namorados que estão comemorando o  seu dia.
*Os publicitários cearenses  estão radiantes com a escolha de Roberto (Bob) Santos, herdeiro do grande  e sempre lembrado Assis Santos (SG Propag), eleito presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Ceará (Sinapro).   Parabéns!
*Por hoje contei. Até amanhã.