12.06.2017

Namorar, ontem e hoje, muito bom
          Neste Dia dos Namorados, embora o sentimento de namorar seja o mesmo, envolvendo duas pessoas que se gostam, que se  atraem, que  sentem emoção no encontro (antes, com certeza, era um macho e uma fêmea), hoje não mais, já vi macho namorando macho e fêmea namorando  fêmea, com beijinhos e os afetos inerentes ao namoro. O namorar não diferencia os sexos. A libido se excita nos dois casos.  Na minha adolescência, porém,   era diferente. Só valia homem com mulher,  mulher com homem.
  Era emocionando se preparar em casa, se perfumar, e sair para ir para a casa da namorada, ou para o cinema, um passeio na praça (quando ainda se podia passear na praça); no clube a piscina, o tênis que se jogava e as tertúlias, as danças... no máximos alguns beijinhos, uns amassos. Sexo nem pensar.
Os tempos passaram, vieram  a televisão, as novelas, as cenas de sexo explícito por todos os meios de comunicação, a apelação das publicidades. As meninas se emanciparam, muitos meninos se aviadaram, e o namoro à moda antiga virou “ficar” na grande maioria das vezes. Quer dizer, em muitos casos o menino conheceu a menina, teve afinidade, encostou, beijou...foi ficando e, como se dizia na época,  “abateu a lebre”. Daí um grande número de gravidez juvenil.
  Naturalmente existem as exceções e o namoro decente, à moda antiga,  prevalece. Só não muito à antiga porque, na época, quando  estávamos  juntos se conversava, se beijava, se ria, era uma alegria; hoje, nesta época de celular e telefone moderno, os atos mais visíveis entre os jovens casais às vezes carrancudos  nos restaurantes ou em locais público  é o teclamento e alguns sussurros “não atrapalha, pô!”.
Como publicou um amigo meu, o jornalista Ciro Pinheiro,” Mesmo assim considerando, queremos emocionar os casais que ainda vivem o
romantismo, com mensagens musicais de Marisa Monte e Caetano”:


Marisa:
“Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu pensar em você?
Isso me acalma
Me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver”
 

Caetano:
“Às vezes no silencio da noite
Eu fico imaginando nós dois
Eu fico ali sonhando acordado
Juntando o antes, o agora e o depois”

         Porque namorar ainda é muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário