Postagem do dia 26.06.2017

2.800 trotes no Samu só neste ano
          OIho vivo! Na tribuna da Assembleia e, posteriormente, ao blog o deputado Lucílvio Girão  reprovou a atitude de pessoas que ficam passando trotes para o Samu “comunicando ocorrências falsas” o que tem prejudicado sensivelmente o atendimento daquela unidade de emergência. “É um crime que deve ser punido”, afirmou o parlamentar.
  “Este ano, até o final de maio, já foram  2.800 trotes. A sorte é  que as atendentes já têm experiência e fazem a triagem evitando deslocamentos desnecessários das ambulâncias, mas algumas vezes elas são enganadas e mandam aquele aparato todo para uma falsa ocorrência prejudicando um outro procedimento verdadeiro. Algumas vidas são perdidas nessa ocasiões”, disse.
O deputado afirmou  que existe projeto tramitando na Casa autorizando  o Governo a criar  mecanismos para punir tais crimes.

26.06.2017


26.06.2017

Água e semiárido como tema do Pecnordeste
 O tema central de 2017 do Seminário Nordestino  de Pecuária – Pecnordeste será “Água e o Semiárido uma nova postura”. O evento promovido há 21 anos pelo Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL/CNA/SEBRAE/CE acontecerá em Fortaleza de 6 a 8 de julho, no Centro de Eventos do Ceará, Pavilhão Leste.
“Diante dos anos seguidos de seca, a problemática e suas consequências nos últimos anos, a água e sua importância nas atividades agropecuárias e no dia-a-dia do homem do campo, são temas que serão discutidos durante o encontro, com proposição de alternativas para a convivência com a seca”, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, Flávio Saboya.
  “O Pecnordeste vai apresentar uma ampla programação técnico-científica de capacitação,  envolvendo 9 segmentos da cadeia produtiva do agronegócio, através da realização de palestras, mini cursos, oficinas, seminários, mesas redondas e de painéis
com a participação dos segmentos da Apicultura, Aquicultura e Pesca, Avicultura, Bovinocultura, Capriovinocultura, Equinocultura e Suinocultura, além das atividades não agrícolas no meio rural, como artesanato e turismo”, afirma Paulo Hélder  Braga, coordenador do seminário.

26.06.2017

VLT no sertão central
           O deputado Tomaz Holanda apresentou projeto na Assembleia, já com parecer favorável das Comissões Técnicas, dispondo sobre a criação da linha ferroviária Veículo Leve sobre Trilho (VLT) ligando os municípios de Senador Pompeu, Quixadá e Quixeramobim.
           “Isso seria a redenção do transporte de passageiros entre essas cidades e maior segurança para as pessoas”, disse ele ao blog.

26.06.2017


26.06.2017

Prioridades do orçamento estadual para 2018
As áreas que deverão ser priorizadas pelo projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2018 (PLDO 2018) – como saúde, educação, recursos hídricos, infraestrutura e segurança - foram debatidas, em audiência promovida pela Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT). A reunião atendeu a requerimento dos deputados Sérgio Aguiar (PDT) e Roberto Mesquita (PSD).
 Segundo Sérgio Aguiar, a expectativa é de que, com a LDO, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado possa crescer. "Tendo em vista que a Companhia Siderúrgica do Pecém, recém-instalada, é determinante para a produção de riquezas do Estado e, consequentemente, aumentando as riquezas, aumenta-se também o recolhimento de impostos", explicou o parlamentar ao tratar sobre os investimentos no Porto do Pecém.
 Na avaliação do relator da matéria, deputado Evandro Leitão (PDT), a LDO é a "mãe do orçamento". O deputado também informou o que deve ser priorizado em cada área: na infraestrutura, a ampliação do serviço do Porto do Pecém; nos recursos hídricos, a conclusão do projeto do Cinturão das Águas do Ceará; na educação, a ampliação de vagas nas escolas profissionalizantes.

 De acordo com Roberto Mesquita, é preciso buscar uma "gestão por resultados", na qual sejam priorizadas áreas estratégicas que tragam os melhores resultados para o Estado. "É necessário que nós possamos pedir, na LDO, que o orçamento contemple uma gestão por resultados que trate a sustentabilidade como uma ferramenta indispensável a um Estado que convive com a estiagem", argumentou.

26.06.2017

Meio-Ambiente e Eventos
            Nesta quarta-feira, 28, a Secretária Municipal de Urbanismo e Meio-Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, falará sobre “Urbanismo e Meio-Ambiente: Desafios e Demandas do Setor de Eventos”.
  Será, a partir das 9 horas,  durante a 49ª reunião ordinária da Câmara Setorial de Eventos, conduzida pela presidente Enid Câmara, que terá como cenário o auditório da Adece-Agência de Desenvolvimento do Ceará. 
 Todos os representantes das entidades do setor vão estar presentes.

26.06.2017

Paris em festa no verão e mantendo a limpeza
  By Maurício Cals
  O cearense Maurício Cals publicou em seu Facebook e eu pesquei: Paris preparou a região dos Inválidos, Ponte Alexandre III, Petit e Grand Palais para receber todas as modalidades de esportes.
 
      Sob a Ponte Alexandre III foi construída uma pista de atletismo flutuante. Todos eram convidados à participar...logicamente que dentro dos limites.
        Houve demonstração de arco e flecha, saltos ornamentais e muitas outras modalidades. Banda de música, hockey, volley, football...etc.
                                             
          No verão, a população de turistas triplica em Paris e o lixo também.
          E aí a limpeza pública vai onde está o certamente produtor de lixo lhe fornecendo o recipiente plástico adequado para acondicionar os dejetos e descartá-lo nos pontos existentes nas imediações. Maurício Cals fez estas fotos no último dia 21 na Cidade Luz.

26.06.2017


26.06.2017

Camilo visita aeroporto de Frankfurt e conversa com diretores
         O governador Camilo Santana nesta segunda-feira faz visita técnica ao Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, - terminais de passageiros e cargas e, à tarde, tem reunião com o vice-presidente da Fraport, e com diretores.
  A Fraport é que passou a administrar o Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza.

26.06.2017

UFC comemora 62 de instalação 
          O Memorial da Universidade Federal do Ceará realiza na segunda-feira (26)  duas atividades voltadas à comunidade acadêmica e ao público em geral, em comemoração do 62° aniversário de instalação da UFC. Na foto do Memorial acima, época da construção.
  A partir das 9h haverá visitas  à Reitoria (foto).  O ponto de encontro será o Salão Nobre. Às 14h, no Museu de Arte da UFC  ocorrerá a roda de conversa "Gamificando a história da UFC: a utilização do Construct 2.0 na difusão do patrimônio cultural", com participação dos bolsistas que desenvolveram jogos a partir de referências históricas da Universidade. Nas duas ocasiões, haverá emissão de declaração de participação e sorteio de livros.
  A solenidade de instalação da UFC ocorreu no dia 25 de junho de 1955, no Theatro José de Alencar. (Fonte: Memorial da UFC – fone: 85 3366 7414).

26.06.2017

Jovens recebem esclarecimentos sobre violência contra a mulher e igualdade de gênero
          A Caravana de Combate à Violência contra a Mulher”, através da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, realizou  sexta-feira (23), debate com os alunos da rede pública de ensino das cidades de Pacujá e Frecheirinha, na região norte do estado.  
           "O objetivo do projeto é conscientizar jovens estudantes sobre os males do machismo e da violência contra a mulher, formando multiplicadores da equidade de gênero na família comunidade", afirmou a titular da Procuradoria Especial da Mulher, deputada Augusta Brito.
  A Caravana é um projeto inédito no estado, e tem o intuito de levar às escolas estaduais o debate sobre a igualdade de gênero, respeito à diversidade e a reflexão sobre as mais variadas formas de violência contra a mulher.  A iniciativa percorrerá 16 municípios cearenses, alcançando mais de 15 mil alunos, nas macrorregiões da Grande Fortaleza, Região Norte, Região da Ibiapaba, Região do Cariri e Centro Sul.

26.06.2017


26.06.2017

CURTAS SOCIAIS
 *O jornalista  Salomão Castro, presidente da ACI-Associação Cearense de Imprensa, passou o final de semana em Paracuru  conferindo a situação das casas de veraneio da entidade disponíveis para os associados. “Tudo  ok”, me disse.
 *Eugênia (nascida Carneiro, sra. Anselmo Mororó, foto) é a aniversariante desta terça-feira, 27. Saúde e paz. Também muda de idade na mesma data Roberto Gaspar.
 *Nesta segunda-feira, 26, eu cumprimento o ex-prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, Marilde Lopes (sra. Lauro Vinhas Lopes, foto), Kalu Neto Brandão (na foto abaixo com a sua Cristina)  e Walkmar Santos.
*Renato Barroso, atropelado (atravessou a rua vendo o celular), anda agora com uma muleta. Sábado, num almoço, ele apresentava sua nova namorada Maria Ester Quinderé.
*Nesse mesmo almoço, José Carlos Pinheiro (na foto abaixo com Wallaneide Luna e Letinha Pinheiro)  marcava presença apoiado numa bengala
, e conversava com Roberto Martins Rodrigues e Herbert Aragão.

*Três grupos formados ao lado de Bárbara Busgaib em seu almoço de aniversário: o dos sábados (almoços), o do Rotary e da Alfe. Depois eu conto mais. Gente querida é outra coisa!
*A Secretaria de Turismo de Fortaleza está promovendo agora fins de tarde musicais  na Praia de Iracema, aos sábados. O primeiro foi um sucesso.
 *O secretário Alexandre Pereira (Setfor) recebeu parabéns e nativos e turistas pela iniciativa.
 *José Augusto Lopes, jornalista e historiador,  deixou seu livro “Legados Inesquecíveis”, que conta a saga de importantes cearenses, na secretária do Ideal Clube, para vender. Vale a pena conhecer esses nomes.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.