26.06.2017

Prioridades do orçamento estadual para 2018
As áreas que deverão ser priorizadas pelo projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2018 (PLDO 2018) – como saúde, educação, recursos hídricos, infraestrutura e segurança - foram debatidas, em audiência promovida pela Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT). A reunião atendeu a requerimento dos deputados Sérgio Aguiar (PDT) e Roberto Mesquita (PSD).
 Segundo Sérgio Aguiar, a expectativa é de que, com a LDO, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado possa crescer. "Tendo em vista que a Companhia Siderúrgica do Pecém, recém-instalada, é determinante para a produção de riquezas do Estado e, consequentemente, aumentando as riquezas, aumenta-se também o recolhimento de impostos", explicou o parlamentar ao tratar sobre os investimentos no Porto do Pecém.
 Na avaliação do relator da matéria, deputado Evandro Leitão (PDT), a LDO é a "mãe do orçamento". O deputado também informou o que deve ser priorizado em cada área: na infraestrutura, a ampliação do serviço do Porto do Pecém; nos recursos hídricos, a conclusão do projeto do Cinturão das Águas do Ceará; na educação, a ampliação de vagas nas escolas profissionalizantes.

 De acordo com Roberto Mesquita, é preciso buscar uma "gestão por resultados", na qual sejam priorizadas áreas estratégicas que tragam os melhores resultados para o Estado. "É necessário que nós possamos pedir, na LDO, que o orçamento contemple uma gestão por resultados que trate a sustentabilidade como uma ferramenta indispensável a um Estado que convive com a estiagem", argumentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário