Postagem do dia 28.05.2018

General começa batendo forte
          O general Guilherme Theophilo dá o tom de como será a sua campanha ao Governo do Estado pela oposição: “O preço da gasolina no Ceará é um dos mais caros do Brasil. 29% desse valor é relativo ao ICMS, que vai para o Governo do Estado. Os caminhoneiros, assim como todos os cearenses, pagam impostos altíssimos para terem serviços de péssima qualidade. O Governo do Ceará virou uma máquina de arrecadar dinheiro do cidadão e um mestre em fugir de suas responsabilidades”, disse o general.
         “Onde estão o governador e os políticos que o apoiam? O que fazem enquanto a população sofre com o desabastecimento? Um governante de verdade deve estar pronto para antecipar-se aos problemas, não apenas reagir quando as coisas explodem, ou fingir que o problema não é dele.” disse o general em informação publicada em “Política e algo mais,” grupo de radialistas do WhatsApp,

28.05.2018


28.05.2018

Uma greve já anunciada
          A crise do óleo diesel no Brasil já estava anunciada há tempos, desde que o Pedro Parente aportou na Petrobrás e adotou uma política de preços para “a recuperação da empresa” privilegiando os rendimentos dos sócios minoritários em detrimento da grande massa de consumidores da empresa, do povo brasileiro enfim. E o Governo não fez nada. Os caminhoneiros, mais do que os proprietários de carros de passeio, tiveram a coragem de ocupar as estradas e protestar, exigindo mudança imediata nessa política nefasta à economia nacional. “Não somos responsáveis pelos desmandos na empresa”, dizem os manifestantes.
         Insuflados ou não pelos empresários do setor de transporte, o movimento paredista dos motoristas de caminhão, proprietário ou não do veículo, deu o seu recado e as autoridades do Governo tiveram que ceder. Nada justifica essa desenfreada corrida da Petrobrás no reajuste dos preços de seus produtos.

28.05.2018

Luta pela Saúde da Mulher
A Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa promove  nesta terça-feira (29/05), a partir das 14h, audiência pública em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, comemorado em 28 de maio. De iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada Fernanda Pessoa (PSDB), o evento ocorre no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.
Segundo a deputada, o objetivo “é debater temas, como a necessidade de um registro compulsório de câncer e regulamentação do prazo máximo de 30 dias para diagnóstico da doença na rede pública, além do acesso de pacientes com câncer de mama metastático a tratamentos adequados, especialmente os recém-incorporados à rede pública de saúde”.

28,05.2018

Deputadas e seus projetos
        Três deputadas apresentaram projetos aprovados pela Assembleia Legislativa. De autoria da deputada Bethrose (PP) o projeto que dispõe sobre a afixação de cartazes nas unidades públicas de saúde do Estado alertando sobre a Síndrome Alcoólica Fetal.
  Da deputada Dra. Silvana Oliveira (PR) o projeto que institui o Hospital de Cuidados Paliativos no âmbito do Estado do Ceará.                                            
        E da deputada Aderlânia Noronha (SD) o projeto que dispõe sobre a criação da Semana Estadual pela não Violência contra a Mulher no Ceará.

28.05.2018

“Temer e Parente são responsáveis pela crise”, diz Ciro
O pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), comentando a greve de caminhoneiros e a crise de abastecimento no País, atacou o presidente Michel Temer (MDB) e o presidente da Petrobras, Pedro Parente, responsabilizando a política de preços da estatal pela situação que levou ao bloqueio de rodovias no Brasil. Ele defendeu a demissão de Parente e mudança nas regras atuais que reajustam o preço dos combustíveis com base no câmbio e nos preços internacionais.
“Política de preços no Brasil é uma fraude. A política do Pedro Parente e do Michel Temer é uma fraude que basicamente fez uma Nação inteira refém, uma economia inteira refém para beneficiar meia dúzia de acionistas minoritários”, comentou Ciro, após participar de um almoço com empresários do Instituto Desenvolvimento para o Varejo (IDV), na capital paulista.

28.05.2018


28.05.2018

Mais de 500 participantes vão discutir  Governança e Transparência na gestão municipal
Para falar dos  principais assuntos que norteiam os municípios cearenses, será realizado o Seminário Prefeitos Ceará 2018, nos dias 4 e 5 de junho, no Centro de Eventos.  Serão discutidos Desenvolvimento Municipal, Índice Geral de Governança, Indicadores e Resultados para Análise das Políticas Públicas, Modelo de Gestão Inteligente de Cidades, Energia Renovável para a Gestão Pública, Controle Social, Lei Eleitoral na Gestão dos Municípios, entre outros. 
São esperados cerca de 500 gestores (prefeitos, secretários, assessores etc.) dos 184 municípios cearenses. Segundo a organização do evento, este é o maior encontro de autoridades locais do Estado.
O Seminário está na sua 6ª edição e é promovido pelo Diário do Nordeste e a Prática Eventos (Enid Câmara, foto, à frente), com a realização do Instituto Future, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (APRECE). Este ano, o tema central do evento será Governança e Transparência.

28.05.2018

Diplomacia sueca no Brasil faz encontro em Fortaleza
Na semana passada, dias 24 e 25, estiveram reunidos em  conferência, em Fortaleza,  os  cônsules da Suécia no Brasil, evento  que acontece a cada dois anos. Este ano, eles   saíram  do seu território tradicional, a Embaixada em Brasília, em função das aproximações feitas com a Prefeitura da capital cearense.
            Para o Agente Consular da Suécia no Ceará, Marcos de Castro (na foto, o último à direita na visita que o Embaixador fez ao prefeito Robeto Cláudio), foram  discutidos assuntos de natureza protocolar e burocrática com a  presença do embaixador Per-Arne Hjelmborn (ao centro). Participaram também  o Business Sweden, a Câmera de Comercio Brasil-Suécia e a Innovation Sweden, que analisaram as potencialidades comerciais a serem exploradas entre o Nordeste brasileiro e a Suécia, ressaltou Marcos de Castro.

28.05.2018

Paris sediará o “Gay Games” 2018
       Organizado pela Associação Paris 2018, o 10o. encontro anual “Gay Games” será realizado em Paris, de 1 12 de agosto deste ano com previsão de reunir 15 mil participantes de 70 países, mais de 40 mil visitantes da França e de outras nacionalidades. “É um evento global, aberto a todos, sem limites de idade, orientação sexual, religiosa, nacionalidade e sem barreiras de performances atléticas", dizem os organizadores.
        Apoiado pelas associações de atletas do mais alto nível, o Paris 2018 “preparou um evento original para celebrar a diversidade, o respeito, a amizade, a solidariedade e a generosidade via uma variedade atlética com 36 disciplinas, vasta programação cultural com 14 eventos, além de um ciclo de conferências, cerimônias acontecimentos noturnos”, afirmam.
          Desde sua criação em 1982, nos Estados Unidos, o “Gay Games” tem promovido a diversidade com respeito. Apenas duas cidades da Europa já tiveram a oportunidade de anfitrionar o evento, Amsterdã em 1998 e Colônia, em 2010. Este ano é a vez de Paris.

28.05.2018


28.05.2019

CURTAS SOCIAIS
*“Temos o prazer de anunciar que Hotel Laguna Blu ganhou o  Certificado de Excelência 2018 por receber invariavelmente  ótimas avaliações no maior site de viagens do mundo, o TripAsvisor”!.
*É o que  manda dizer ao blog o gerente José Wahnon.
*A Caixa Cultural recebeu até este domingo, 27, o espetáculo “Saudade de Mim”, da Focus Cia. de Dança, que tem  inspirações nas obras de Candido Portinari e Chico Buarque.
*“Entre o onírico e o real, a história mostra dores, amores, triângulos amorosos, indo e voltando através de referências aos dois artistas”, ressaltam os idealizadores do projeto.
 *Rochelle Bonorandi (na foto à esquerda com a mana Vitória Philomeno) programa para o dia 30, no Ideal Clube, reunião do grupo ACAD, do qual é presidente. Antes, ela também fez encontro de seu grupo Sempre Amigas.
*As integrantes da Sociedade Amigas do Livro fizeram o seu encontro de maio anfitrionadas por Cybele Pontes (foto acima) e Leninha Campos.
*A Federação das Indústrias adiou deste dia 30 para outra data a festa pelo Dia da Indústria quando seriam entregues as medalhas de homenagens da categoria.
 *O adiamento deve-se ao estado de saúde do presidente Beto Studart.
*Moema Guilhon movimentou a reunião mensal do Labor Clube, que preside, ocasião em que foram homenageadas as aniversariantes do mês. 
*Entre elas Marilze Studart (na foto com o marido Claumir Rocha), Antonieta Camelo, Edna Goes e Eliane Rebouças.
*Terminou neste domingo o 12º. Festival Passos de Artes do Norte/Nordeste no teatro do Shopping Via Sul. Do Ceará participaram as academias de Rossana Pucci e de Michelle Fontenele (foto).
*Aniversariante do dia, Édison Liberato (na foto com a sua Eleni) ganha o abraço de familiares e da lista afetiva.
*Arialdo Pinho, o Secretário de Turismo do Estado que no final de semana estava em Dubai participando de convenção da operadora de turismo CVC (na foto, ao centro, com dirigentes da empresa). Nesta terça-feira, 29,  é o aniversário dele. Parabéns.

*Por hoje contei. Até amanhã.