Postagem do dia 28.01.2016

Remarcação de preços acelerada nos supermercados
          Olho vivo! As máquinas remarcadoras de preços voltaram a funcionar com força total nos supermercados de Fortaleza: a cada dia que o consumidor vai a um deles  nota imediatamente a diferença nos preços daqueles produtos  mais consumidos.
      “Ainda bem que não é como na época do Governo Sarney,  mas está a caminho”, disse uma consumidora ao blog.
        Nessas remarcações de preços, o produto que custa 5 reais, por exemplo, e aumentou 50 centavos,  essa elevação já corresponde a um aumento de 10%. E quem faz compras nessas unidades comerciais sente de imediato a diferença. O leite e seus derivados têm sido os que mais sofrem reajuste.
        E se o produto – queijo, por exemplo – for importado aí nem é bom falar. Maçãs e tangerinas igualmente.

Portanto, olho vivo.

28.01.2016

PT quer se arrumar para ter candidato a Prefeito de Fortaleza
          A deputada Luizianne Lins (foto)  informou ao presidente nacional do PT, Rui Falcão, sua disposição para ser candidata à prefeitura de Fortaleza em 2016, na reunião que houve em Brasília, na noite de segunda-feira (25), com a presença do deputado federal José Guimarães e dos presidentes do PT Ceará, Fco. de Assis Diniz e do PT Fortaleza, Elmano de Freitas.
          Na reunião (foto)  o grupo comunicou oficialmente à direção nacional a posição da Comissão Executiva Municipal de Fortaleza de lançar candidatura própria a prefeito nestas eleições, ocasião em que Luizianne Lins confirmou sua disposição de ser a candidata, inclusive de disputar prévias, caso haja outro candidato.
          Durante o encontro  o presidente do PT Fortaleza, Elmano de Freitas (foto), explicou a Rui Falcão como se deu o processo interno de discussão na Comissão Executiva Municipal e destacou a unidade interna na construção do manifesto que foi distribuído à imprensa na semana passada, defendendo a tese da candidatura própria.
          Como encaminhamento da reunião ficou definido que o governador Camilo Santana terá de  ser ouvido sobre o processo e deverá ser procurado pela deputada Luizianne Lins para uma conversa.
          O deputado José Guimarães (foto) cobrou de Luizianne uma mudança de postura na relação com o partido e com o governador, destacando a necessidade da construção de unidade interna. (Fonte: Jornal Digital Ceará 247).

28.01.2016

Camilo não estará no palanque de Luizianne
                                  
         É quase certo que o governador Camilo Santana (PT-foto) não embarcará na aventura de candidatura própria de seu partido. Primeiro por não acreditar na viabilidade desse projeto em consequência do profundo desgaste que a agremiação partidária vem sofrendo em todo Brasil e em Fortaleza não é diferente.
          Segundo, Camilo tem compromisso com o grupo político que o elegeu Governador (o ex-governador Cid Gomes e o prefeito Roberto Cláudio (foto), além da ala do PT estadual  que apoia o seu projeto). Entre esses compromissos está certamente a reeleição de Roberto Cláudio.
          Marchando sozinho o PT, além da derrota, vai amargurar o desprestígio de ver o Governador de seu partido em outro palanque pedindo votos para outro candidato. Com sua candidatura, Luizianne Lins quer com certeza testar sua popularidade junto ao eleitorado fortalezense. É bom que se ressalte que estamos trabalhando no campo das suposições.

28.01.2016

“As Velhacas” encerram temporada
          A comédia “As Velhacas”, com o grupo  K'Os Coletivo,  estará  em cartaz no Teatro Sesc Emiliano Queiroz até  sexta-feira, 29, às 20h, quando encerra a temporada do mês de janeiro.  O espetáculo é encenado pelo grupo desde 2013, já foi apresentado em  importantes espaços e eventos em Fortaleza e em outros estados.
          “As Velhacas” é uma comédia que faz um recorte da vida de duas velhas amigas que tem um ponto em comum: o vício de dar calotes na praça. Por conta de várias dívidas, reencontram-se e passam a morar juntas para fugir dos cobradores. Seja na praia, na tertúlia ou no bingo, elas sempre aprontam e deixam aquela conta extensa para pagar. Gerusa e Aretusa são “As Velhacas” que se tornaram sucesso entre os cobradores. A peça surpreende o público com tiradas irreverentes e muita comédia do início ao fim.
          Este ano o K'Os Coletivo comemora 10 de criação com uma trajetória  que conta com grandes contribuições para as artes cênicas do Ceará, com a realização de peças, eventos, apresentações em outros estados, participações em festivais, pesquisas, oficinas. (Fonte: Jornalista Joanice Sampaio).

28.01.2016

Posto de saúde Dr. Pompeu
          Na tarde desta quinta-feira, às 16 horas, o prefeito Roberto Cláudio, que está convidando,  inaugura o Posto de Saúde Dr. Pompeu Vasconcelos no bairro Barroso, área de Messejana.
        Os filhos do saudoso  homenageado - Erick e Pompeuzinho - comparecem representando a família.

28.01.2016

Repórter que  virou boleira
Jovem e  competente repórter na Tv Verdes Mares, a jornalista Gislene Carneiro (foto) trocou o microfone e a câmera pela batedeira e os ingredientes para bolos e outras guloseimas.
          E os que a conhecem dizem que ela está muito satisfeita com a nova empleitada. E já  aceita  encomendas. (Foto publicada no Grupo Radialistas do Ceará do WhatsApp).

28.01.2016

Confiança do consumidor melhora
A confiança do consumidor brasileiro cresceu na comparação entre os meses de janeiro de 2016 e dezembro de 2015, segundo levantamento da FGV. A confiança subiu 2,5 pontos, alcançando o patamar de 67,9, mas permanece no campo negativo (abaixo de 100) e recuou 13,2 pontos em relação ao mesmo mês de 2015. A melhoria no indicador se deu tanto por conta do aumento do Índice de Situação Atual (ISA), que subiu 1,1 ponto, quanto da melhoria no Índice de Expectativas (IE), que cresceu 3,4 pontos, atingindo 70 pontos.
          Outra boa notícia veio do setor externo brasileiro, que, em 2015, registrou um déficit nominal 43% inferior ao verificado de 2014, somando 3,32% do PIB contra 4,31% do ano anterior. Além disso, o financiamento do déficit voltou a ser completamente suprido pela entrada de Investimento Direto no País (IDP), que somou 3,94%, um pouco abaixo dos 4,01% registrados em 2014. Com o câmbio desvalorizado, a expectativa de melhoria ainda mais significativa das balanças comercial e de serviços faz com que alguns analistas projetem déficit nominal zero entre os anos de 2016 e 2017.
          O Banco Central, no entanto, adota previsões mais conservadoras e espera o recuo do déficit nominal em 2016 para apenas 2,69%, que será completamente financiado pela entrada de investimentos estrangeiros. (Fonte: Maxpress).

28.01.2016

Política cultural do Estado agora
será definida por um Conselho
          Como o blog anunciou  Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC) se reuniu pela primeira vez em 2016, durante a manhã e a tarde desta quarta-feira 27/1, no Auditório da Secretaria da Cultura do Estado (Secult). Estiveram presentes 31 membros (titulares e suplentes) representantes de vários segmentos da sociedade civil  e do Poder Público, eleitos por meio de votação via Internet, pela plataforma "Vota Cultura Ceará", democratizando e descentralizando o processo eleitoral, cujo resultado foi publicado em outubro do ano passado. 
          Na ocasião o  Secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, ressaltou o desempenho da Secult em fortalecer a participação da população no Conselho. "É importante a reunião deste Conselho, com ampla participação da sociedade na construção de políticas para a cultura. Lembramos que o Conselho não se relaciona exclusivamente com o governo eleito presente. Ele é permanente e tem suas atividades internas de interesses prioritários da população", destacou o gestor.  

28.01.2016

Agora tem “Sexta Rock”  no  José de Alencar
          Um novo projeto permanente abrindo espaço para bandas de rock cearenses e promovendo seu encontro com o público. Assim é o "Sexta Rock", que a partir deste dia 29 passa a acontecer no Theatro José de Alenca, sempre às 18h e com entrada franca. Os “shows”  acontecem na Praça Mestre Boca Rica, um dos espaços do grande complexo cultural do TJA, reforçando a movimentação do espaço no final de tarde de sexta-feira, também como uma primeira opção para quem sai do trabalho e se prepara para sair e se divertir.
Thrunda
Betrayal
         Nesta sexta-feira, estreia do projeto, as atrações são as bandas Masmorra, Thrunda e Betrayal, com o som pesado chamando o público para o novo espaço musical, cuja realização começou a ser discutida em 2015 pela Associação Cultural Cearense do Rock (ACR) e pela direção do Theatro José de Alencar durante uma das edições do programa "E agora, José", de diálogo e debate com a comunidade em geral sobre os desafios e potenciais do TJA.
        "Todos estão convidados a ocupar este novo e importante espaço, com o projeto 'Sexta Rock', no Theatro José de Alencar. Toda última sexta do mês, com entrada franca", convida a diretora do TJA, Selma Santiago (foto).

28.01.2016

CURTAS SOCIAIS

*Uma missa pelos 10 anos de morte de Dona Maria Macedo foi celebrada nesta quarta-feira no prédio onde o viúvo José Macedo mora.
*Clarissa Cavalcante Barros conduz festa de pré-carnaval neste sábado, 30, a partir das 17h30, no Katsu Chicken Box, em Fortaleza. Kelton Whitehurst ajuda nos convites.
*Amigas articulam almoço para homenagear o “nat” de Gabriela Castro (na foto com Regina Uchôa), na quarta-feira, que viajou com o filho Manoelzinho e família.
*O radialista Cláudio Teran (foto) retornando de férias em sua terra natal Bagé, no Rio Grande do Sul.
*Regininha Benevides (foto) ganha o abraço da lista afetiva nesta data.
*Também fazem aniversário Lara Romcy e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado Nicole Barbosa (foto acima).

*A sra. General Teo Basto, Regina (foto), também é a aniversariante  do dia.
*Na sexta-feira, 29, os abraços vão para Jório da Escóssia Júnior (na foto com a sua Graça) e José Ramos Torres de Melo (foto abaixo).

*Por hoje contei. Até amanhã.