Confiança do
consumidor melhora
A confiança do consumidor brasileiro
cresceu na comparação entre os meses de janeiro de 2016 e dezembro de 2015,
segundo levantamento da FGV. A confiança subiu 2,5 pontos, alcançando o patamar
de 67,9, mas permanece no campo negativo (abaixo de 100) e recuou 13,2 pontos
em relação ao mesmo mês de 2015. A melhoria no indicador se deu tanto por conta
do aumento do Índice de Situação Atual (ISA), que subiu 1,1 ponto, quanto da
melhoria no Índice de Expectativas (IE), que cresceu 3,4 pontos, atingindo 70
pontos.
Outra boa notícia veio do setor
externo brasileiro, que, em 2015, registrou um déficit nominal 43% inferior ao
verificado de 2014, somando 3,32% do PIB contra 4,31% do ano anterior. Além
disso, o financiamento do déficit voltou a ser completamente suprido pela
entrada de Investimento Direto no País (IDP), que somou 3,94%, um pouco abaixo
dos 4,01% registrados em 2014. Com o câmbio desvalorizado, a expectativa de
melhoria ainda mais significativa das balanças comercial e de serviços faz com
que alguns analistas projetem déficit nominal zero entre os anos de 2016 e
2017.
O Banco Central, no entanto, adota
previsões mais conservadoras e espera o recuo do déficit nominal em 2016 para
apenas 2,69%, que será completamente financiado pela entrada de investimentos
estrangeiros. (Fonte: Maxpress).