Postagem do dia 12.06.2015

O Dia da União Amorosa
          Os corações enamorados estão em festa hoje com a data chamada de Dia dos Namorados, que em alguns países é  conhecido como Dia de São Valentim. Trata-se de  uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, namorados e em alguns lugares até com amigos. Sendo comum a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons.
Em diversos países a data é comemorada no dia 14 de Fevereiro. No Brasil, a comemoramos no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António, também conhecido pela fama de "Santo Casamenteiro".
      O Dia de São Valentim cai num dia festivo de dois mártires cristãos diferentes, de nome Valentim. Mas os costumes relacionados com este dia,  provavelmente,  vêm de uma antiga festa romana chamada “Lupercalia”, que se realizava todo dia 14 de fevereiro.
         A festa homenageava Juno, a deusa romana das mulheres e do casamento, e Pã, o deus da natureza". (Fonte Wikepedia e o repórter JR).

12.06.2015

AL pode efetivar Leonardo no lugar de Wellingtom
           O suplente de deputado estadual Leonardo Pinheiro (PSD-foto) deverá ser efetivado na vaga do deputado Wellington Landim (Pros), que morreu na terça-feira, 9. Ele pertence à ampla coligação de partidos (Pros, PT, PDT, PSD etc) que elegeu o Governador.
            A Assembleia Legislativa, que esta semana realizou sessão apenas durante alguns minutos na terça-feira, e teve luto de 3 dias decretado pela morte do ex-presidente, deputado Wellington Landim (foto), espera realizar nesta sexta-feira uma substanciosa sessão inclusive com a votação da pauta que seria apreciada na quinta-feira.

12.06.2015

Aumento para professores pode ser aprovado hoje
      Com a retomada das atividades do plenário da Assembleia Legislativa, após os três dias de luto, diversas matérias estão previstas para serem votadas nesta sexta-feira, entre elas a que fixa o piso de professores da rede estadual.
          A mensagem nº 7.741/15, que acompanha o projeto de lei nº 23/15, de autoria do Poder Executivo, foi aprovada nesta quinta-feira (11/06) pelas comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Trabalho, Administração e Serviço Público e propõe reajuste de 6,163% para os professores. Percentual que se soma ao reajuste linear concedido em dezembro de 2015 para todos os servidores do estado.
        Desta maneira, todos os professores da educação básica serão beneficiados com 13,01%. "Continuamos vigilantes na efetivação das conquistas da categoria", declara Helano Maia, Secretário-Geral do Sindicato Apeoc. (Fonte: Jornalista Haroldo Holanda – Ascom Apeoc).

12.06.2015

Ceará perdeu competitividade no leilão das eólicas

           A 9ª edição da Feira Internacional de Energias Renováveis – All About Energy 2015-, foi aberta  em Fortaleza, com expectativa de o Ceará retomar a liderança na produção, distribuição e investimento em energias renováveis, especialmente a eólica. O evento é um dos mais importantes do setor na América Latina, atraindo grandes companhias do setor e representantes de vários países.
          Para Armando Abreu (foto), CEO da Braselco e um dos organizadores do evento, ele veio no momento certo, pois o Ceará tem um grande potencial nas áreas eólica e solar mas, infelizmente, perdeu competitividade durante os leilões. “Então, o objetivo principal é relançar o Ceará dentro do setor eólico, levando-o à posição que pode atingir”.
        Acrescentou mais:  “Queremos sensibilizar o novo governador e seus secretários, no sentido de voltar a criar um ambiente de negócios propício aqui. Não podemos permitir que os investidores fujam, por isso talvez seja a pedra fundamental do novo movimento para voltar a criar este ambiente favorável, com andamento rápido e eficiente dos projetos, sem a criação de entraves. Temos mais de 150 CNPJs envolvidos aqui na feira e, com as várias rodadas de negócios, poderemos gerar lucros da ordem de bilhões de dólares”, afirmou Abreu. (Fonte: Câmara Brasil/Portugal do Ceará).

12.06.2015

150 anos de Riachuelo na EAM
          Solenidade na manhã de quarta-feira, 10, na Escola de Aprendizes Marinheiro pelos 150 anos da Batalha Naval de Riachuelo.
         Na ocasião os comandantes Mário Luís Brandão (EAM) e Marcelo Campbel (Capitania dos Portos) entregaram medalhas de ouro, prata e bronze aos marinheiros com 30, 20 e 10 anos na Marinha e também foram lidas mensagens do Comando Naval e da presidente Dilma Rousself relativas à data.
          A tropa desfilou em homenagem. Além dos militares representantes das unidades da Marinha, Exército e Aeronáutica, os civis presentes eram o deputado Manuel Duca, representando a Assembleia; o secretário Delci Teixeira, os Amigos da Marinha Zainito Holanda, José Rangel, Margarida Borges, Mônica Arruda,  Rubens Studart, Wilton Daher, os generais da reserva Limaverde e Manuel Teófilo e outras personalidades.
          Depois das formalidades que a solenidade exigiu, os participantes foram recepcionados com água, sucos e salgadinhos  no refeitório da unidade.

12.06.2015

Dia de Portugal comemorado com homenagens e festas
          O Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza, a Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro, a Câmara Brasil Portugal no Ceará e a Academia do Bacalhau promovem  as comemorações pelo  Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, que serão realizadas nesta sexta-feira,  12, às 20 horas, na Sociedade Portuguesa Beneficente Dous de Fevereiro, na Praia do Futuro.
 
Na ocasião serão homenageados com o Troféu Martim Soares Moreno: Ângela Barros Leal, jornalista e autora do livro Praça Portugal: Um laço entre Portugal e o Ceará; e o advogado José Augusto Rosário Dias. Na Sociedade Portuguesa  a comemoração tem início às 19h e inclui apresentação de coral e de grupos de cantares e tradições e animação para as crianças. Bebidas e comidas típicas portuguesas estarão disponíveis durante o evento.
          Os ingressos individuais custam 10 reais e estão  à venda  nas sedes das instituições portuguesas organizadoras do evento e  na bilheteria do evento. Para mais informações contatar através do e-mail diadeportugalemfortaleza@gmail.com.

12.06.2015

Governança corporativa
          O executivo financeiro Wilton Daher (foto) decola nesta sexta-feira para a Alemanha onde participa de reuniões sobre “business” corporativo junto a diversas entidades financeiras.
Ele me enviou mensagem comunicando que  de 12 a 27 de junho estará ausente de Fortaleza, em razão de viagem de estudo “que realizarei na Alemanha, nas cidades de Dusseldorf e Frankfurt, sobre Governança Corporativa, em Jornada Técnica organizado pelo IBGC-Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (SP), entidade da qual  sou afiliado desde 2003”.

12.06.2014

Trânsito engarrafado sem agente da AMC
        Quarta-feira, 10, no final da tarde, pense no sufoco do trânsito em quase toda cidade com o "apagão" e, consequentemente, os semáforos sem funcionar. Foi preciso mais um exercício de paciência.
         Em determinados trechos, como na Aldeota, Dionísio Torres e Meireles o trânsito “enganchou” de tal maneira que foram precisos vários minutos de espera. E em nenhum lugar dessas vias apareceu um agente da AMC sequer.
Eles estão realmente mais preocupados em multar.

12.06.2015

Cataratas em Simpósio de Mácula

Dia 19, no Seara Praia Hotel,  mais uma edição do Simpósio Mácula, sob a curadoria do oftalmologista Abelardo Targino.
O evento vai discutir os principais avanços no tratamento e diagnóstico das maculopatias, que ocasionam a perda da visão central e que são tão comuns como a catarata.

12.06.2015

Feirão de imóveis do Cariri
           Acontece hoje, às 11 horas, a solenidade de abertura do 8o Feirão de Imóveis Cariri, realização do Sinduscon. Como cenário o Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte. O evento terá duração de dois dias.
           Enid Câmara (foto) está lá com sua Prática Eventos dando apoio à estruturação da feira, que pretende realizar grandes negócios. Depois eu conto mais.

12.06.2015

Labomar abre concurso para professor efetivo

        Estarão abertas, no período de 15 de junho a 14 de julho, as inscrições do concurso público para uma vaga de professor efetivo do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da UFC.  A vaga é destinada ao setor de estudo "Oceanografia Biológica", em regime de trabalho de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.

          Os candidatos precisam ter diploma de graduação e título de doutor em uma destas quatro áreas: Oceanografia, Ciências do Mar, Ecologia ou Botânica. A remuneração é de R$ 8.639,50. Detalhes podem ser obtidos no Edital nº 118/2015 (
http://bit.ly/1FbmOO2), disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas  - www.progep.ufc.br. (Fonte: Divisão de Planejamento e Movimentação de Pessoal da Progep – fone: 85 3366 7407).

12.06.2015

CURTAS SOCIAIS
*Um verdadeiro “showman”, Francis Bringel (foto) estará se apresentando hoje à noite, em Fortaleza, em evento especial programado para os namorados no Spazio Residence. Vale a pena conferir.
*Domingo o “coiffeur” Gurgel do Amaral (foto) promoverá final de tarde junino em sua chácara do Euzébio reunindo os amigos e arrecadando algum recurso para as obras assistenciais da paróquia do município.
*Folhinha da semana,  o jornalista Ivonilo Praciano (foto) festejará a data na  próxima segunda-feira, no restô Santa Grelha, ocasião em que vai brindar os 12 anos de sua coluna “Muito Prazer”.
*O Marina Park Hotel (foto) brindará o dia dos namorados, hoje, com jantar romântico ao som do sax de  Christian e banda. O hotel também oferece pacote com hospedagem nos luxuosos apês & suítes com décor especial.

Aunésia com a neta Gisela, Consuelo Dias Branco,

Gabriela e Graça Dias Branco da Escóssia..

*Nesta quinta-feira a lista afetiva da ex-primeira-dama de Fortaleza,  Aunésia Ayres de Moura, brindou a sua chegada aos 90 anos. A “chef” Camila Câmara cuidou do menu, Jacaúna Aguiar da decoração e Rafael Maia (piano e sax) da música. O Ideal Clube como cenário.
*Ganha abraços da lista afetiva na data o jornalista Nelson Faheina (foto), que deixou a capital, depois a serra e voltou para sua terra natal Limoeiro do Norte. Hoje é também o aniversário de Heloisa Rodrigues.
*Uma feijoada marca o lançamento do  Villa do Lago, na Precabura, realização da Construtora A e M Ltda e Markcorpo Empreendimentos, neste sábado, 13, das 11 às 14 horas. A Priscila Eventos cuida dos detalhes.
*A buate Mucuripe Music (foto) anunciando para hoje, sexta, uma super noitada pelo Dia dos Namorados com André Guerreiro, M15 e o Zero BS.

 *Coquetel pelo Dia dos Namorados aconteceu ontem na loja Victor Hugo do Iguatemi.

*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.